Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

User badge image
Janais Coelho

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A MEXPAR é uma metodologia criada em 2004 visando à revitalização do rural brasileiro, privilegiando a participação e a autonomia dos atores sociais. Com foco nos agricultores familiares e suas organizações, esta metodologia é utilizada na formulação e implementação de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Sobre a MEXPAR, analise as alternativas a seguir.
As alternativas A e C estão corretas.
A) A MEXPAR é, atualmente, uma referência para a ação extensionista, em termos metodológicos e técnicos.
B) A MEXPAR foi criada por iniciativa do governo federal para ser aplicada em organizações de extensão rural como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
C) A MEXPAR foi construída a partir da reelaboração do processo metodológico de ação extensionista, com base numa concepção educativa.
D) A MEXPAR é uma metodologia destinada exclusivamente ao uso por parte da equipe de extensionistas.
E) Uma organização ligada a comunidade rural, a exemplo de um conselho comunitário, pode usar a metodologia MEXPAR.
1. As alternativas A e C estão corretas.
2. Incorreta: Todas as alternativas estão corretas.
3. Apenas a alternativa E está correta.
4. Apenas a alternativa E está correta.
5. As alternativas A, C e E estão corretas.

A assistência técnica e a extensão rural são serviços de importância fundamental no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária. Sobre a extensão rural no Brasil, escolha a alternativa CORRETA:
Extensão rural pode ser entendida como um processo educativo de comunicação de conhecimentos de qualquer natureza, técnicos ou não.
1. Disciplinas como economia, contabilidade e administração, a despeito de serem matérias importantes para o desenvolvimento agropecuário, não são consideradas pela extensão rural, a qual aplica apenas técnicas agronômicas.
2. Os serviços de assistência técnica e extensão rural se confundem, não sendo possível a sua dissociação.
3. A extensão rural prioriza a prestação de serviços de assistência técnica, em detrimento da difusão educacional.
4. Como processo eminentemente de execução de técnicas agrícolas, esta está dissociada da pesquisa e da difusão de tecnologias.
5. Extensão rural pode ser entendida como um processo educativo de comunicação de conhecimentos de qualquer natureza, técnicos ou não.

É responsabilidade do agente de ATER avaliar os programas e projetos de extensão rural a seu cargo. Segundo Caporal e Ramos (CAPORAL, Francisco Roberto; RAMOS, L. de F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. Brasília: Embrapa, set. 2006), algumas condições são necessárias para se concluir que existe alinhamento com os princípios e as propostas da agroecologia que fundamentam a ATER. Sob esse ponto de vista, analise as alternativas a seguir:
As alternativas A e E estão corretas.
A) Houve aumento na geração de emprego.
B) A renda aumentou, apesar de ainda ser muito expressiva a exclusão social.
C) Houve aumento na produção agrícola para exportação.
D) Houve aumento do número de produtores assistidos, que é o principal indicador.
E) Os agricultores têm mais facilidade de vender seus produtos para compradores locais.
1. As alternativas A e C estão corretas.
2. As alternativas A e E estão corretas.
3. Apenas a alternativa A está correta.
4. Nenhuma alternativa está correta.
5. As alternativas B, e E estão corretas.

A figura a seguir ilustra os três momentos da metodologia MEXPAR. Sobre cada um deles, pode-se dizer que:
As alternativas A e E estão corretas.
A) Os campos considerados no diagnóstico participativo por campo de desenvolvimento são: econômico, social e ambiental.
B) A identificação, de maneira participativa, dos problemas, das necessidades e das potencialidades da comunidade, do município ou território deve ocorrer no 2º momento.
C) No 2º momento – organização da ação e gestão social –, é elaborado o diagnóstico participativo por campo de desenvolvimento.
D) No 3º momento – execução da ação e acompanhamento – ,ocorre a formação e capacitação dos atores sociais.
E) Explicar em detalhes o que é o projeto, compartilhar com a comunidade quais as políticas públicas estão ligadas aquela iniciativa e dialogar sobre as possíveis transformações que o projeto trará para a realidade local são ações que devem ocorrer no 1º momento – conhecimento da realidade.
1. As alternativas A e E estão corretas.
2. As alternativas C e D estão corretas.
3. As alternativas D e E estão corretas.
4. Todas as alternativas estão corretas.
5. As alternativas A, D e E estão corretas.

A metodologia participativa na extensão rural é entendida como o estudo, a classificação e a sistematização de métodos construtivistas do conhecimento, fundamentados no diálogo, na troca de saberes, no planejamento e na gestão social. (RAMOS, G. L.; SILVA, A. P. G.; BARROS, A. A. F. Manual de metodologia de extensão rural. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco, 2013 [adaptado].). Com base nessas informações e nos métodos de extensão rural, analise as afirmacoes a seguir:
As alternativas A, D e E estão corretas.
A) O trabalho de extensão deve considerar temas transversais como gênero, geração e etnia, que precisam ser incluídos no processo de tomada de decisão.
B) Apenas as atividades agrícolas devem fazer parte do escopo da extensão rural.
C) O extensionista deve evitar compartilhar sua história de vida com a comunidade, para não gerar conflito de interesse.
D) É preciso considerar a história de vida dos agricultores e suas famílias, bem como suas condições de vida e de produção para desenvolver o trabalho de extensão rural.
E) Mulheres, jovens, idosos, índios, quilombolas etc. devem participar ativamente dos projetos.
1. Apenas a alternativa D está correta.
2. As alternativas A, D e E estão corretas.
3. Apenas a alternativa A está correta.
4. As alternativas B, D e E estão corretas.
5. As alternativas A, B e E estão corretas.

A agroecologia é um novo campo do conhecimento que traz uma abordagem participativa e multidisciplinar da atividade agrícola, mais alinhada à cultura, aos valores e às condições socioeconômicas das populações rurais. Sobre essa questão, é correto afirmar que:
O propósito da agroecologia é viabilizar a implantação e o desenvolvimento de formas de agricultura com mais sustentabilidade ao longo do tempo.
1. A agroecologia nega a ciência, pois não concorda com o desenvolvimento a qualquer custo e com a adoção cega das tecnologias ditas “modernas”.
2. A agroecologia tem como foco atividades específicas, por exemplo, a produção de hortaliças para a alimentação da família.
3. O propósito da agroecologia é viabilizar a implantação e o desenvolvimento de formas de agricultura com mais sustentabilidade ao longo do tempo.
4. A agroecologia não é um novo paradigma científico, mas uma nova forma de trabalhar a produção agropecuária.
5. A transição agroecológica tem a ver com maior racionalidade produtiva e econômica por parte dos produtores rurais familiares.

A dicotomia rural-urbano, em que o meio rural era o lado considerado atrasado ou “caipira”, vem perdendo importância, em favor de uma realidade em que rural e urbano se misturam, tanto em termos geográficos, como socioeconômicos. A crescente diversidade produtiva e de opções de emprego e renda pode contribuir para que essa população conquiste mais estabilidade econômica e social. O meio rural brasileiro vem se transformando ao longo do tempo e, atualmente, não tem mais caráter exclusivamente agrícola, o que é denominado o novo rural brasileiro, demandando novas abordagens de extensão rural. Sobre esse tema, analise as questões a seguir:
As alternativas A, B, C e E estão corretas.
A) Nesse contexto, é recomendável que as equipes de extensão rural sejam multidisciplinares e atuem de forma integrada.
B) Além das atividades agropecuárias, as populações do novo rural brasileiro se dedicam ao trabalho assalariado e a outras atividades que geram emprego e renda para a comunidade rural, tais como comércio, indústria e turismo.
C) A diversidade produtiva e de opções de emprego e renda, no contexto do novo rural brasileiro, é um fator que contribui para que a população rural tenha mais estabilidade econômica e social.
D) No novo rural brasileiro, o papel da agricultura familiar é muito importante para a subsistência das famílias, porém a contribuição para o desenvolvimento econômico é reduzida, porque o mercado para esses produtos é limitado.
E) Os salários recebidos por essa população tendem a ser mais baixos que os da população urbana, em razão dos níveis deficientes de educação.
1. Apenas a alternativa A está correta.
2. Todas as alternativas estão corretas.
3. Apenas a alternativa B está correta.
4. As alternativas A e E estão corretas.
5. As alternativas A, B, C e E estão corretas.

Em relação às atividades de extensão rural junto às comunidades tradicionais de agricultores, analise as afirmações a seguir:
As alternativas A, B e C estão corretas.
A) Os objetivos do trabalho devem ser informados aos agricultores antes do início das atividades.
B) As propostas de trabalho devem ser construídas de forma participativa, envolvendo os conhecimentos tradicionais e técnicos.
C) É preciso conhecer e debater as atividades agrícolas e não agrícolas, como turismo, comércio, artesanato e outros, para que sejam criadas estratégias de ação apropriadas à realidade da comunidade.
1. Apenas a alternativa A está correta.
2. As alternativas A, B e C estão corretas.
3. Apenas a alternativa B está correta.
4. As alternativas A e B estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A MEXPAR é uma metodologia criada em 2004 visando à revitalização do rural brasileiro, privilegiando a participação e a autonomia dos atores sociais. Com foco nos agricultores familiares e suas organizações, esta metodologia é utilizada na formulação e implementação de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Sobre a MEXPAR, analise as alternativas a seguir.
As alternativas A e C estão corretas.
A) A MEXPAR é, atualmente, uma referência para a ação extensionista, em termos metodológicos e técnicos.
B) A MEXPAR foi criada por iniciativa do governo federal para ser aplicada em organizações de extensão rural como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
C) A MEXPAR foi construída a partir da reelaboração do processo metodológico de ação extensionista, com base numa concepção educativa.
D) A MEXPAR é uma metodologia destinada exclusivamente ao uso por parte da equipe de extensionistas.
E) Uma organização ligada a comunidade rural, a exemplo de um conselho comunitário, pode usar a metodologia MEXPAR.
1. As alternativas A e C estão corretas.
2. Incorreta: Todas as alternativas estão corretas.
3. Apenas a alternativa E está correta.
4. Apenas a alternativa E está correta.
5. As alternativas A, C e E estão corretas.

A assistência técnica e a extensão rural são serviços de importância fundamental no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária. Sobre a extensão rural no Brasil, escolha a alternativa CORRETA:
Extensão rural pode ser entendida como um processo educativo de comunicação de conhecimentos de qualquer natureza, técnicos ou não.
1. Disciplinas como economia, contabilidade e administração, a despeito de serem matérias importantes para o desenvolvimento agropecuário, não são consideradas pela extensão rural, a qual aplica apenas técnicas agronômicas.
2. Os serviços de assistência técnica e extensão rural se confundem, não sendo possível a sua dissociação.
3. A extensão rural prioriza a prestação de serviços de assistência técnica, em detrimento da difusão educacional.
4. Como processo eminentemente de execução de técnicas agrícolas, esta está dissociada da pesquisa e da difusão de tecnologias.
5. Extensão rural pode ser entendida como um processo educativo de comunicação de conhecimentos de qualquer natureza, técnicos ou não.

É responsabilidade do agente de ATER avaliar os programas e projetos de extensão rural a seu cargo. Segundo Caporal e Ramos (CAPORAL, Francisco Roberto; RAMOS, L. de F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. Brasília: Embrapa, set. 2006), algumas condições são necessárias para se concluir que existe alinhamento com os princípios e as propostas da agroecologia que fundamentam a ATER. Sob esse ponto de vista, analise as alternativas a seguir:
As alternativas A e E estão corretas.
A) Houve aumento na geração de emprego.
B) A renda aumentou, apesar de ainda ser muito expressiva a exclusão social.
C) Houve aumento na produção agrícola para exportação.
D) Houve aumento do número de produtores assistidos, que é o principal indicador.
E) Os agricultores têm mais facilidade de vender seus produtos para compradores locais.
1. As alternativas A e C estão corretas.
2. As alternativas A e E estão corretas.
3. Apenas a alternativa A está correta.
4. Nenhuma alternativa está correta.
5. As alternativas B, e E estão corretas.

A figura a seguir ilustra os três momentos da metodologia MEXPAR. Sobre cada um deles, pode-se dizer que:
As alternativas A e E estão corretas.
A) Os campos considerados no diagnóstico participativo por campo de desenvolvimento são: econômico, social e ambiental.
B) A identificação, de maneira participativa, dos problemas, das necessidades e das potencialidades da comunidade, do município ou território deve ocorrer no 2º momento.
C) No 2º momento – organização da ação e gestão social –, é elaborado o diagnóstico participativo por campo de desenvolvimento.
D) No 3º momento – execução da ação e acompanhamento – ,ocorre a formação e capacitação dos atores sociais.
E) Explicar em detalhes o que é o projeto, compartilhar com a comunidade quais as políticas públicas estão ligadas aquela iniciativa e dialogar sobre as possíveis transformações que o projeto trará para a realidade local são ações que devem ocorrer no 1º momento – conhecimento da realidade.
1. As alternativas A e E estão corretas.
2. As alternativas C e D estão corretas.
3. As alternativas D e E estão corretas.
4. Todas as alternativas estão corretas.
5. As alternativas A, D e E estão corretas.

A metodologia participativa na extensão rural é entendida como o estudo, a classificação e a sistematização de métodos construtivistas do conhecimento, fundamentados no diálogo, na troca de saberes, no planejamento e na gestão social. (RAMOS, G. L.; SILVA, A. P. G.; BARROS, A. A. F. Manual de metodologia de extensão rural. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco, 2013 [adaptado].). Com base nessas informações e nos métodos de extensão rural, analise as afirmacoes a seguir:
As alternativas A, D e E estão corretas.
A) O trabalho de extensão deve considerar temas transversais como gênero, geração e etnia, que precisam ser incluídos no processo de tomada de decisão.
B) Apenas as atividades agrícolas devem fazer parte do escopo da extensão rural.
C) O extensionista deve evitar compartilhar sua história de vida com a comunidade, para não gerar conflito de interesse.
D) É preciso considerar a história de vida dos agricultores e suas famílias, bem como suas condições de vida e de produção para desenvolver o trabalho de extensão rural.
E) Mulheres, jovens, idosos, índios, quilombolas etc. devem participar ativamente dos projetos.
1. Apenas a alternativa D está correta.
2. As alternativas A, D e E estão corretas.
3. Apenas a alternativa A está correta.
4. As alternativas B, D e E estão corretas.
5. As alternativas A, B e E estão corretas.

A agroecologia é um novo campo do conhecimento que traz uma abordagem participativa e multidisciplinar da atividade agrícola, mais alinhada à cultura, aos valores e às condições socioeconômicas das populações rurais. Sobre essa questão, é correto afirmar que:
O propósito da agroecologia é viabilizar a implantação e o desenvolvimento de formas de agricultura com mais sustentabilidade ao longo do tempo.
1. A agroecologia nega a ciência, pois não concorda com o desenvolvimento a qualquer custo e com a adoção cega das tecnologias ditas “modernas”.
2. A agroecologia tem como foco atividades específicas, por exemplo, a produção de hortaliças para a alimentação da família.
3. O propósito da agroecologia é viabilizar a implantação e o desenvolvimento de formas de agricultura com mais sustentabilidade ao longo do tempo.
4. A agroecologia não é um novo paradigma científico, mas uma nova forma de trabalhar a produção agropecuária.
5. A transição agroecológica tem a ver com maior racionalidade produtiva e econômica por parte dos produtores rurais familiares.

A dicotomia rural-urbano, em que o meio rural era o lado considerado atrasado ou “caipira”, vem perdendo importância, em favor de uma realidade em que rural e urbano se misturam, tanto em termos geográficos, como socioeconômicos. A crescente diversidade produtiva e de opções de emprego e renda pode contribuir para que essa população conquiste mais estabilidade econômica e social. O meio rural brasileiro vem se transformando ao longo do tempo e, atualmente, não tem mais caráter exclusivamente agrícola, o que é denominado o novo rural brasileiro, demandando novas abordagens de extensão rural. Sobre esse tema, analise as questões a seguir:
As alternativas A, B, C e E estão corretas.
A) Nesse contexto, é recomendável que as equipes de extensão rural sejam multidisciplinares e atuem de forma integrada.
B) Além das atividades agropecuárias, as populações do novo rural brasileiro se dedicam ao trabalho assalariado e a outras atividades que geram emprego e renda para a comunidade rural, tais como comércio, indústria e turismo.
C) A diversidade produtiva e de opções de emprego e renda, no contexto do novo rural brasileiro, é um fator que contribui para que a população rural tenha mais estabilidade econômica e social.
D) No novo rural brasileiro, o papel da agricultura familiar é muito importante para a subsistência das famílias, porém a contribuição para o desenvolvimento econômico é reduzida, porque o mercado para esses produtos é limitado.
E) Os salários recebidos por essa população tendem a ser mais baixos que os da população urbana, em razão dos níveis deficientes de educação.
1. Apenas a alternativa A está correta.
2. Todas as alternativas estão corretas.
3. Apenas a alternativa B está correta.
4. As alternativas A e E estão corretas.
5. As alternativas A, B, C e E estão corretas.

Em relação às atividades de extensão rural junto às comunidades tradicionais de agricultores, analise as afirmações a seguir:
As alternativas A, B e C estão corretas.
A) Os objetivos do trabalho devem ser informados aos agricultores antes do início das atividades.
B) As propostas de trabalho devem ser construídas de forma participativa, envolvendo os conhecimentos tradicionais e técnicos.
C) É preciso conhecer e debater as atividades agrícolas e não agrícolas, como turismo, comércio, artesanato e outros, para que sejam criadas estratégias de ação apropriadas à realidade da comunidade.
1. Apenas a alternativa A está correta.
2. As alternativas A, B e C estão corretas.
3. Apenas a alternativa B está correta.
4. As alternativas A e B estão corretas.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
/1 
A MEXPAR é uma metodologia criada em 2004 visando à revitalização do rural 
brasileiro, privilegiando a participação e a autonomia dos atores sociais. Com foco nos 
agricultores familiares e suas organizações, esta metodologia é utilizada na formulação 
e implementação de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Sobre a 
MEXPAR, analise as alternativas a seguir. 
A) A MEXPAR é, atualmente, uma referência para a ação extensionista, em termos 
metodológicos e técnicos. 
B) A MEXPAR foi criada por iniciativa do governo federal para ser aplicada em 
organizações de extensão rural como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão 
Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). 
C) A MEXPAR foi construída a partir da reelaboração do processo metodológico de 
ação extensionista, com base numa concepção educativa. 
D) A MEXPAR é uma metodologia destinada exclusivamente ao uso por parte da 
equipe de extensionistas. 
E) Uma organização ligada a comunidade rural, a exemplo de um conselho 
comunitário, pode usar a metodologia MEXPAR. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As alternativas A e C estão corretas. 
2. Incorreta: 
Todas as alternativas estão corretas. 
3. 
Apenas a alternativa E está correta. 
4. 
Apenas a alternativa E está correta. 
5. 
As alternativas A, C e E estão corretas. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
/1 
A assistência técnica e a extensão rural são serviços de importância fundamental no 
processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária. Sobre a extensão rural 
no Brasil, escolha a alternativa CORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Disciplinas como economia, contabilidade e administração, a despeito de 
serem matérias importantes para o desenvolvimento agropecuário, não 
são consideradas pela extensão rural, a qual aplica apenas técnicas 
agronômicas. 
2. 
Os serviços de assistência técnica e extensão rural se confundem, não 
sendo possível a sua dissociação. 
3. 
A extensão rural prioriza a prestação de serviços de assistência técnica, 
em detrimento da difusão educacional. 
4. 
Como processo eminentemente de execução de técnicas agrícolas, esta 
está dissociada da pesquisa e da difusão de tecnologias. 
5. 
Extensão rural pode ser entendida como um processo educativo de 
comunicação de conhecimentos de qualquer natureza, técnicos ou não. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
/1 
É responsabilidade do agente de ATER avaliar os programas e projetos de extensão 
rural a seu cargo. Segundo Caporal e Ramos (CAPORAL, Francisco Roberto; RAMOS, L. 
de F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento 
sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. Brasília: Embrapa, set. 2006), 
algumas condições são necessárias para se concluir que existe alinhamento com os 
princípios e as propostas da agroecologia que fundamentam a ATER. Sob esse ponto de 
vista, analise as alternativas a seguir: 
A) Houve aumento na geração de emprego. 
B) A renda aumentou, apesar de ainda ser muito expressiva a exclusão social. 
C) Houve aumento na produção agrícola para exportação. 
D)Houve aumento do número de produtores assistidos, que é o principal indicador. 
E)Os agricultores têm mais facilidade de vender seus produtos para compradores 
locais. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As alternativas A e C estão corretas. 
2. 
As alternativas A e E estão corretas. 
Resposta correta 
3. 
Apenas a alternativa A está correta. 
4. 
Nenhuma alternativa está correta. 
5. 
As alternativas B, e E estão corretas. 
4. Pergunta 4 
/1 
O termo “ATER”, que significa assistência técnica e extensão rural, incorpora conceitos, 
que, desdobrados em duas expressões separadas (AT e ER), expressam ações de 
caráter mais geral (ER) com outras, de caráter específico para a situação considerada 
(ER). Sobre essa afirmação, analise as alternativas a seguir e escolha a alternativa 
CORRETA: 
A) A extensão rural (ER) ocorre quando o extensionista desenvolve ações específicas 
de caráter técnico, sob o ponto de vista agronômico/veterinário ou social. 
B)Na assistência técnica (AT), é preciso que a formação técnica dos extensionistas 
esteja ajustada às singularidades da situação, em relação ao “itinerário técnico” a ser 
seguido (por exemplo, formação em medicina veterinária, para um projeto de 
inseminação artificial em bovinos; formação em antropologia, para um trabalho 
envolvendo o resgate cultural de uma comunidade quilombola; e assim por diante). 
C) A junção dos dois termos - AT + ER - produz o “substantivo” ATER, cuja construção 
atende às necessidades de uma política de desenvolvimento sustentável para a 
agricultura de grande porte. 
D) A extensão rural (ER) está associada a processos educativos e de animação e utiliza 
metodologias participativas, em harmonia com as dinâmicas próprias da comunidade, 
independendo, portanto, da formação acadêmica. 
E)O termo “itinerário técnico” está mais ligado à extensão rural que à assistência 
técnica. 
Escolha a resposta CORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As alternativas A, B e E estão corretas. 
2. 
As alternativas B e D estão corretas. 
Resposta correta 
3. 
As alternativas B, D e E estão corretas. 
4. 
Nenhuma alternativa está correta. 
5. 
Apenas a alternativa D está correta. 
5. Pergunta 5 
/1 
A figura a seguir ilustra os três momentos da metodologia MEXPAR. Sobre cada um 
deles, pode-se dizer que: 
 
BQ04_SOCIOLOGIA EXTENSÃO RURAL_10_v1.PNG.png 
A) Os campos considerados no diagnóstico participativo por campo de 
desenvolvimento são: econômico, social e ambiental. 
B) A identificação, de maneira participativa, dos problemas, das necessidades e das 
potencialidades da comunidade, do município ou território deve ocorrer no 2º 
momento. 
C) No 2º momento – organização da ação e gestão social –, é elaborado o diagnóstico 
participativo por campo de desenvolvimento. 
D) No 3º momento – execução da ação e acompanhamento – ,ocorre a formação e 
capacitação dos atores sociais. 
E) Explicar em detalhes o que é o projeto, compartilhar com a comunidade quais as 
políticas públicas estão ligadas aquela iniciativa e dialogar sobre as possíveis 
transformações que o projeto trará para a realidade local são ações que devem ocorrer 
no 1º momento – conhecimento da realidade. 
Fonte: GAVA, R. C. (COORD.). Metodologia participativa de extensão rural para o 
desenvolvimento sustentável-MEXPAR. Emater-MG, 2006. 
Escolha a resposta CORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As alternativas A e E estão corretas 
2. 
As alternativas C e D estão corretas 
3. 
As alternativas D e E estão corretas 
Resposta correta 
4. 
Todas as alternativas estão corretas 
5. 
As alternativas A, D e E estão corretas 
6. Pergunta 6 
/1 
A MEXPAR utiliza um conjunto de técnicas para viabilizar a implantação da 
metodologia. Visando identificar quais ações estão ligadas à MEXPAR, analise as 
técnicas a seguir: 
A) Caminhada Transversal – trecho da comunidade é percorrido de modo transversal, 
observando-se as características. 
B) Diagrama de Venn – visualização gráfica das relações entre órgãos e entidades 
comunitárias. 
C) Entrevistas estruturada e semiestruturada – questionários com perguntas. 
D) Linha do tempo – recorte histórico do passado e nova leitura da realidade. 
E) Tempestade de ideias (ou brainstorming) – técnica grupal para obter informações 
de maneira rápida. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas as alternativas estão corretas 
Resposta correta 
2. 
As alternativas B, D e E estão corretas 
3. 
As alternativas A, B e C estão corretas 
4. 
As alternativas B, C e D estão corretas 
5. 
As alternativas A, C e D estão corretas 
7. Pergunta 7 
/1 
A metodologia participativa na extensão rural é entendida como o estudo, a 
classificação e a sistematização de métodos construtivistas do conhecimento, 
fundamentados no diálogo, na troca de saberes, no planejamento e na gestão social. 
(RAMOS, G. L.; SILVA, A. P.G.; BARROS, A. A. F. Manual de metodologia de extensão 
rural. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco, 2013 [adaptado].). Com base 
nessas informações e nos métodos de extensão rural, analise as afirmações a seguir: 
A) O trabalho de extensão deve considerar temas transversais como gênero, geração e 
etnia, que precisam ser incluídos no processo de tomada de decisão. 
B) Apenas as atividades agrícolas devem fazer parte do escopo da extensão rural. 
C) O extensionista deve evitar compartilhar sua história de vida com a comunidade, 
para não gerar conflito de interesse. 
D) É preciso considerar a história de vida dos agricultores e suas famílias, bem como 
suas condições de vida e de produção para desenvolver o trabalho de extensão rural. 
E) Mulheres, jovens, idosos, índios, quilombolas etc. devem participar ativamente dos 
projetos. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a alternativa D está correta. 
2. 
As alternativas A, D e E estão corretas. 
Resposta correta 
3. 
Apenas a alternativa A está correta. 
4. 
As alternativas B, D e E estão corretas. 
5. 
As alternativas A, B e E estão corretas. 
8. Pergunta 8 
/1 
A agroecologia é um novo campo do conhecimento que traz uma abordagem 
participativa e multidisciplinar da atividade agrícola, mais alinhada à cultura, aos 
valores e às condições socioeconômicas das populações rurais. Sobre essa questão, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A agroecologia nega a ciência, pois não concorda com o desenvolvimento 
a qualquer custo e com a adoção cega das tecnologias ditas “modernas”. 
2. 
A agroecologia tem como foco atividades específicas, por exemplo, a 
produção de hortaliças para a alimentação da família. 
3. 
O propósito da agroecologia é viabilizar a implantação e o 
desenvolvimento de formas de agricultura com mais sustentabilidade ao 
longo do tempo. 
Resposta correta 
4. 
A agroecologia não é um novo paradigma científico, mas uma nova forma 
de trabalhar a produção agropecuária. 
5. 
A transição agroecológica tem a ver com maior racionalidade produtiva e 
econômica por parte dos produtores rurais familiares. 
9. Pergunta 9 
/1 
A dicotomia rural-urbano, em que o meio rural era o lado considerado atrasado ou 
“caipira”, vem perdendo importância, em favor de uma realidade em que rural e 
urbano se misturam, tanto em termos geográficos, como socioeconômicos. A crescente 
diversidade produtiva e de opções de emprego e renda pode contribuir para que essa 
população conquiste mais estabilidade econômica e social. 
O meio rural brasileiro vem se transformando ao longo do tempo e, atualmente, não 
tem mais caráter exclusivamente agrícola, o que é denominado o novo rural brasileiro, 
demandando novas abordagens de extensão rural. Sobre esse tema, analise as 
questões a seguir: 
A) Nesse contexto, é recomendável que as equipes de extensão rural sejam 
multidisciplinares e atuem de forma integrada. 
B) Além das atividades agropecuárias, as populações do novo rural brasileiro se 
dedicam ao trabalho assalariado e a outras atividades que geram emprego e renda 
para a comunidade rural, tais como comércio, indústria e turismo. 
C) A diversidade produtiva e de opções de emprego e renda, no contexto do novo rural 
brasileiro, é um fator que contribui para que a população rural tenha mais estabilidade 
econômica e social. 
D) No novo rural brasileiro, o papel da agricultura familiar é muito importante para a 
subsistência das famílias, porém a contribuição para o desenvolvimento econômico é 
reduzida, porque o mercado para esses produtos é limitado. 
E) Os salários recebidos por essa população tendem a ser mais baixos que os da 
população urbana, em razão dos níveis deficientes de educação. 
Escolha a resposta CORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a alternativa A está correta. 
2. 
Todas as alternativas estão corretas. 
3. 
Apenas a alternativa B está correta. 
4. 
As alternativas A e E estão corretas. 
5. 
As alternativas A, B, C e E estão corretas. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
/1 
Em relação às atividades de extensão rural junto às comunidades tradicionais de 
agricultores, analise as afirmações a seguir: 
A) Os objetivos do trabalho devem ser informados aos agricultores antes do início das 
atividades. 
B) As propostas de trabalho devem ser construídas de forma participativa, 
envolvendo os conhecimentos tradicionais e técnicos. 
C) É preciso conhecer e debater as atividades agrícolas e não agrícolas, como turismo, 
comércio, artesanato e outros, para que sejam criadas estratégias de ação apropriadas 
à realidade da comunidade. 
Fonte: adaptado de INEP. Disponível em: 
<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2013/01_AGRONO
MIA.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2019. 
Escolha a resposta CORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a alternativa A está correta. 
2. 
As alternativas A, B e C estão corretas. 
Resposta correta 
3. 
Apenas a alternativa B está correta. 
4. 
As alternativas A e B estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina