Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DIREITOS INDIVIDUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
João Vitor Silva de Oliveira
03103964
Superior de Tecnologia em Gestão Pública
AV1- Atividade contextualizada
Setor público
Banco do Brasil: Empresa de 50% de capital público e 50% privado é uma das empresas mais sustentáveis do mundo. Destaca-se pelo uso de energia solar contribuindo para preservação do meio ambiente e geração de uma energia limpa e acessível. Forte atuação no estado de Minas Gerais onde foi construída uma usina solar para abastecimento de mais de cem agências.
Caixa econômica: Empresa do setor público, é uma empresa que zela pelo impacto e complexidade de suas atividades, incorpora a responsabilidade sustentável nos negócios, nos produtos e na estratégia, através de recursos próprios prioriza o investimento em apoio a projetos que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade. Zela pela erradicação da pobreza e ainda promove o acesso da população de baixa renda ao crédito, estimulando a inclusão financeira e socioeconômica.
Câmara municipal de Jacareí: Órgão da administração pública, estabeleceu em sua agenda objetivos de desenvolvimento sustentável no âmbito econômico e ambiental. Esse projeto tem como objetivos a erradicação da pobreza, promover uma agricultura sustentável, desenvolver um saneamento de qualidade entre outros. Outros programas sustentáveis auxiliam as políticas e diretrizes para concretização do projeto.
Setor privado
Natura: Empresa do setor privado muito famosa quando o assunto é sustentabilidade, ela produz seus cosméticos através de riquezas naturais da floresta de forma ambientalmente correta e com ótimo qualidade para os consumidores. Contribui fortemente para uma agricultura sustentável, já que, faz parcerias com produtores rurais para exploração consciente de algumas riquezas naturais, como por exemplo, castanha do Pará e erva doce. 
Renner: Empresa do setor privado que tem uma rede de lojas em todo o Brasil. Desenvolve alguns projetos de sustentabilidade, dentre eles a gestão do consumo de água, ela tem instalação de cisternas que reduzem o consumo na sua corporação, preservando o meio ambiente e transformando uma parcela da comunidade em sustentáveis.
Ambev: Empresa do setor privado de muita importância na produção de bebidas, desenvolve alguns programas de sustentabilidade. Dentre eles está a preservação de água potável e saneamento, gerenciando o índice de consumo de água nas cervejarias e preservação de bacias hidrográficas. Existe êxito nessa atividade devido o apoio de sistemas tecnológicos que reduzem o consumo de água nas plantas.
Terceiro setor
Instituto Dharma: É uma entidade do terceiro setor que busca levar saúde e bem-estar para comunidades isoladas no Brasil e no mundo por meio de expedições médicas e projetos ambientais, seus objetivos sustentáveis contribuintes são muitos, entre eles, saúde, meio-ambiente e educação. Um exemplo exaltado é a construção de uma escola em Nepal. Inclusive, projeto inicial que fundou criação do estatuto; ainda em 2017 houve uma expedição médica para Índia.
Membros do GBC: O objetivo dessa ONG é utilizar sua forca no mercado para as boas práticas de um processo que contribua para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais. Segundo o GBC, as construções verdes reduzem o consumo de energia, o uso de água e a emissão de gás carbônico. Dessa maneira, a indústria da construção civil e a cultura da sociedade podem garantir a melhoria de qualidade de vida e bem-estar das futuras gerações.
Route Brasil: O objetivo dessa ONG é reduzir o impacto do consumo e do descarte de resíduos em ambientes naturais. Sua atuação atinge vários países com diversos projetos, entre limpezas de praia e ilhas, e ainda, palestras que questionam e orientam a responsabilidade do consumidor. O Route envolve também calouros em trote solidário na limpeza de praias, todo o resíduo recolhido é encaminhado para reciclagem.
Referências:
1-Exemplos de empresas sustentáveis. Portal Solar, 2020. Disponível em https://www.portalsolar.com.br/exemplos-de-empresas-sustentaveis-para-seu-negocio/ acesso em: 15 mar. De 2022.
2-Sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Caixa econômica. Disponível em https://www.caixa.gov.br/sustentabilidade/Paginas/ acesso em 15 mar de 2022.
3-Câmara Municipal aprova criação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Câmara municipal de Jacareí, 2021. Disponível em https://www.jacarei.sp.leg.br/geral/camara-municipal-aprova-criacao-da-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel/ acesso em 15 mar de 2022.
4-Instituto Dharma – Nós acreditamos. Instituto Dharma, 2018. Disponível em https://institutodharma.org/projetos/ acesso em 16 mar de 2022.
5-Construindo um futuro sustentável. GBC Brasil, 2018. Disponível em https://www.gbcbrasil.org.br/membros/ acesso em 16 mar de 2022

Outros materiais