Buscar

gestao 1 - APX1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo, com o Prof. Mário Sérgio Cortella, o novo gestor de pessoas é aquele que tem uma liderança, que é capaz de concertar, como concerto de música a pluralidade, a diversidade de habilidades, competências e capacidades com que eleva o objetivo, a missão e a visão de que uma organização tem, seja ela no campo privado ou no campo público. O gestor tem atividades gerenciais, tem atividades pedagógicas, tem atividades de coaching e manejo do estoque de conhecimento. 
A partir da fala subracitada, podemos dizer que o gestor escolar já faz esse trabalho, só precisa aprimorar a cada dia. Pois, como em qualquer lugar há diferentes tipos de gestores: os que gostam que sejam servidos, e os que estão prontos a servir a sua equipe e trabalhar em conjunto para que haja sucesso no trabalho. Enquanto, gestores escolares, pode ser sentido na pele o quanto essa atarefa é árdua por todos precisam trabalhar para que aja um futuro brilhante para os alunos, pois, serão o futuro da nossa nação. Sem educação, ou melhor, sem uma gestão de qualidade não será possível chegar a caminhos vislumbrantes.
2
De acordo como texto, p.7 “O Planejamento Participativo pretende ser mais do que uma ferramenta para a administração; parte da idéia que não basta uma ferramenta para “fazer bem as coisas” dentro de um paradigma instituído, mas é preciso desenvolver conceitos, modelos, técnicas, instrumentos para definir “as coisas certas” a fazer, não apenas para o crescimento e a sobrevivência da entidade planejada, mas para a construção da sociedade; neste sentido, inclui como sua tarefa contribuir para a construção de novos horizontes, entre os quais estão, necessariamente, valores que constituirão a sociedade. Nas escolas, por exemplo, não basta que os professores, isoladamente ou mesmo em conjunto, definam “como” e “com que” vão “passar” um conteúdo preestabelecido, dando, assim, um carácter de só administração ao trabalho escolar; é necessário que se organizem para definir que resultados pretendem buscar, não apenas em relação a seus alunos, mas no que diz respeito às realidades sociais, e, que, a partir disto realizem uma avaliação circunstanciada de sua prática e proponham práticas alternativas para ter influência na construção social”.
A partir desse fragmento, o gestor deverá ter o papel de liderança e fazer o planejamento, juntamente com o corpo docente para definir metas, objetivos para juntos chegarem ao objetivo comum que é uma escola de qualidade para que os alunos possam ter um futuro digno.

Outros materiais