Buscar

Decodificador de Hemograma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o hemograma?
Hemograma é o exame utilizado para avaliar as três principais linhagens de células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. Ele é utilizado para o diagnóstico de várias doenças, incluindo anemia, infecções e leucemia.
Como entender os resultados
Os atuais valores de referência do hemograma foram estabelecidos na década de 1960, após observação de vários indivíduos sem doenças. O considerado normal é, na verdade, os valores que ocorrem em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência (2,5% um pouco abaixo e outros 2,5% um pouco acima).
	Valores de Referência no Hemograma
	 Parâmetro
	Homem
	Mulher
	Hemoglobina (g/dL)
	15.7 ± 1.7
	13.8 ± 1.5
	Hematócrito (%)
	46.0 ± 4.0
	40.0 ± 4.0
	Hematimetria (milhões/microL)
	5.2 ± 0.7
	4.6 ± 0.5
	Reticulócitos (%)
	1.6 ± 0.5
	1.4 ± 0.5
	Volume Corpuscular Médio (VCM) (fL)
	88.0 ± 8.0
	88.0 ± 8.0
	Hemoglobina Corpuscular Média (pg/hemácia)
	30.4 ± 2.8
	30.4 ± 2.8
	Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (g/dL de hemácia)
	34.4 ± 1.1
	34.4 ± 1.1
	Índice de anisocitose (RDW)
	13.1 ± 1.4
	13.1 ± 1.4
Portanto, pequenas variações para mais ou para menos não necessariamente indicam alguma doença. Obviamente, quanto mais afastado um resultado se encontra do valor de referência, maior é a chance de isso verdadeiramente representar alguma patologia.É a contagem do número de eritrócitos por milímetro cúbico (mm3) de sangue e seus valores de normalidade variam de espécie para espécie.
São eritrócitos (ou hemácias) imaturos, recém-emitidos na circulação sanguínea.
Avalia o tamanho dos eritrócitos.
Não me vou ater muito a valores específicos, uma vez que os laboratórios atualmente fazem essa contagem automaticamente através de máquinas, e os valores de referência vêm sempre impressos nos resultados. Cada laboratório tem o seu valor de referência próprio e, em geral, são todos muito semelhantes.Reflete a intensidade da coloração dos eritrócitos.
Expressa a quantidade absoluta de hemoglobina presente nos eritrócitos.
Varação de tamanho entre eritrócitos 
O que são VCM, HCM, CHCM e RDW?
O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias.
Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído. Esse dado ajuda a diferenciar os vários tipos de anemia.
Por exemplo, anemias por carência de ácido fólico cursam com hemácias grandes, enquanto que anemias por falta de ferro se apresentam com hemácias pequenas. Existem também as anemias com hemácias de tamanho normal.
Alcoolismo é uma causa de VCM aumentado (macrocitose) sem anemia.
O CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) ou CHGM (concentração de hemoglobina globular média) avalia a concentração de hemoglobina dentro da hemácia.
O HCM (hemoglobina corpuscular média) ou HGM (hemoglobina globular média) é o peso da hemoglobina dentro das hemácias.
Os dois valores indicam basicamente a mesma coisa, a quantidade de hemoglobina nas hemácias. Quando as hemácias têm poucas hemoglobinas, elas são ditas hipocrômicas. Quando têm muitas, são hipercrômicas.
Assim como o VCM , o HCM e o CHCM também são usados para diferenciar os vários tipos de anemia.
O RDW é um índice que avalia a diferença de tamanho entre as hemácias. Quando este está elevado significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes circulando. Isso pode indicar hemácias com problemas na sua morfologia. É muito comum RDW elevado, por exemplo, na carência de ferro, onde a falta deste elemento impede a formação da hemoglobina normal, levando à formação de uma hemácia de tamanho reduzido.
Excetuando-se o hematócrito e a hemoglobina, que são de fácil entendimento, os outros índices do eritrograma são mais complexos, e pessoas sem formação médica dificilmente conseguirão interpretá-los de forma correta. É preciso conhecer bem todos os tipos de anemia para que esses dados possam ser úteis.
A hemoglobina aumente quando o número de hemácias aumenta, e diminui até abaixo do normal, indicando anemia.
É a percentagem de volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.

Outros materiais