Buscar

estudo dirigido 1 hemato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas. Estes processos estão dependentes de diferentes genes existentes nas células.
 é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta.
2- Glóbulos vermelhos ou eritrócitos ou hemácias: são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo.
Plaquetas: são células pequenas responsáveis pela coagulação sanguínea.
Glóbulos brancos ou leucócitos: são células relacionadas com a proteção do nosso organismo.
3- Os índices hematimétricos são parâmetros de avaliação das hemácias no que diz respeito ao tamanho das células, o formato e as características físicas dos eritrócitos e à distribuição da hemoglobina, por isso são importantes e servem especialmente para a classificação das anemias.
•VCM;
•HCM;
•CHCM;
•RDW;
Quatro parâmetros hematimétricos:
· VGM (volume globular médio) - representa a determinação média do volume dos eritrócitos, pois em uma mesma amostra de sangue podem ocorrer hemácias de tamanhos ligeiramente diferentes.
Como se refere a tamanho, o VGM serve para classificar as anemias em:
- Macrocítica: VGM acima do valor máximo esperado para a espécie em questão;
- Normocítica: VGM dentro dos intervalos de referência para a espécie avaliada;
- Microcítica: VGM abaixo do valor mínimo esperado para a espécie.
· CHGM (concentração de hemoglobina globular média): estima a média, em porcentagem, de quanto o eritrócito está preenchido pela hemoglobina. Assim, considera-se que o eritrócito tenha um espaço de 100% e o CHGM representa o quanto destes 100% está ocupado por hemoglobina. Este parâmetro serve para classificar morfologicamente as anemias em normocrômica e hipocrômica.
· HGM (hemoglobina globular média): refere-se à quantidade de hemoglobina em termos de peso que cada um dos eritrócitos carrega.
· RDW (red blood cell distribution width): avalia a distribuição dos eritrócitos em relação a sua largura, funcionando como marcador da existência ou não da anisocitose, pois reflete o grau de heterogeneidade entre as hemácias, considerado equivalente à anisocitose observada na extensão sanguínea. 
· as anemias humanas são classificadas de acordo com o VGM (baixo, normal e alto); e o RDW, em normal (homogênea) e alto (heterogênea), o que possibilita ao clínico um diagnóstico diferencial mais acurado.

Continue navegando