Buscar

Atividade Reflexiva - AR_IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Aline de oliveira freires
Curso: Química (licenciatura)
RGM: 1619682727
Polo: Cruzeiro do sul virtual – Rolim de moura (RO)
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DOENSINO FUNDAMENTAL II - 40h_Turma_01_082020
Para aprofundar a compreensão sobre as ondas eletromagnéticas, propomos que seja realizada uma atividade experimental simples, que permite utilizar o modelo de propagação das ondas eletromagnéticas e entender o princípio básico do funcionamento de uma série de aparelhos eletrônicos.
Para que os alunos aprofundem o estudo deste tema, deve ser realizada uma pesquisa sobre o espectro eletromagnético, associando-o aos diferentes aparelhos eletrônicos (SEE, 2009).
 Objetivos
Nesta situação de aprendizagem proposta para este tema, enfatiza-se as seguintes ações do aluno:
• Caracterizar ondas eletromagnéticas;
• Compreender aspectos fenomenológicos envolvidos;
• Associar as características ondulatórias da luz para estabelecer e compreender o espectro eletromagnético;
• Descrever as interações entre os aparelhos de comunicação;
• Produção de textos envolvidos. Entre os tipos de produção solicitados aos estudantes, deve estar a elaboração de relatórios-síntese;
• Realização de pesquisas, exposição oral e participação em discussões, entre outras.
Contextualização
Ainda que extensamente presente no cotidiano, a imensa maioria dos alunos não compreende como uma onda eletromagnética é produzida, tampouco sabe como as informações são transmitidas e captadas pelos aparelhos eletrônicos que os cercam.
Assim, o objetivo desta Situação de Aprendizagem é fazer os alunos perceberem e interpretarem, por meio de fenômenos eletromagnéticos, a propagação de “algo” entre dois dispositivos (SEE, 2009).
Vimos que uma onda eletromagnética sai de um Sistema (bateria) e chega a outro de alguma forma.
Podemos interferir nessa transmissão, bloqueando? Isso é possível?
Para responder a essas e a outras perguntas, você deverá realizar o experimento descrito a seguir.
Materiais
• 2 telefones celulares;
• Papel alumínio (pode ser um marmitex);
• 1 rádio de pilha.
Procedimento
1. Com a orientação do professor, o aluno liga para o celular de algum amigo de sua classe. É preciso que todos tenham ouvido a chamada claramente. Por que é exatamente o telefone dele que toca e não outro;
2. Em seguida, enrole no papel alumínio o celular de seu amigo e ligue novamente para ele. Nesta situação, não se ouve mais o som de ligação. O que você acha que aconteceu? Levante hipóteses;
3. Agora, sintonize uma estação no Rádio, cubra-o com papel alumínio e responda o que aconteceu. Você viu que tanto o celular quanto o rádio "não funcionam" quando embrulhados no papel alumínio? Os dois aparelhos são idênticos? Quais são suas semelhanças e suas diferenças?
4. Em quais situações do dia a dia você observa fenômenos semelhantes a esses?
Esse fenômeno pode ocorrer, por exemplo, no migro ondas.
5. Para sistematizar o que foi aprendido, redija um pequeno texto explicando como ocorrem a produção e a captação de ondas eletromagnéticas no seguinte caso:
• Na transmissão de uma música, entre a estação de rádio e seu aparelho. Além disso, explique, com suas palavras, o que ocorre quando se bloqueia a recepção de uma onda eletromagnética.
Orientação para o professor
Trata-se de um experimento bastante simples e com apelo muito forte entre os alunos. Certifique-se de que tudo dará certo fazendo os testes previamente. A experiência também pode ser realizada com latas de achocolatado. Caso queira aprofundar um pouco mais o assunto, use outras matérias para blindar, como plástico ou vidro (SEE, 2009).
Peça a cada grupo que leia para a classe o texto redigido. Os alunos sempre trazem à tona discussões sobre como evitar que celulares funcionem nos presídios. Assim, para tornar a Atividade mais rica, procure nos sites de grandes jornais matérias sobre o assunto e as leve para a sala de aula.
Com tudo isso, pode-se aprofundar ainda mais o conceito de onda eletromagnética, discutindo suas diferentes interações com os mais diversos materiais.
EXPERIMENTO: BLINDANDO UM CELULAR ELETROSTATICAMENTE
Primeiramente, o que são ondas magnéticas?
 São oscilações de campos elétricos e magnéticos que se propagam no vácuo na velocidade da luz. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, ou seja, são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnéticos perpendiculares entre si. Esse tipo de onda eletromagnética é largamente utilizado na transmissão de informações, como em sistemas de televisão, rádio, Wifi, Bluetooth, etc.
 Quanto ao experimento, observou-se que o celular ao estar embrulhado com o papel alumínio se encontra fora de área, ou seja, sem sinal para receber ligações ou acessar a internet. Vale salientar que, a comunicação entre os celulares se dá por ondas eletromagnéticas. Posto isso, ao ligarmos um celular, ele funcionará como transmissor e receptor de ondas eletromagnéticas. Então, quando o celular é embrulhado na folha de papel, ele perde o sinal, visto que no interior do papel alumínio o equilíbrio eletrostático é nulo e também porque o papel serve como uma blindagem eletrostática, protegendo o celular de qualquer ação de forças externas. 
 Ademais, isso não acontece apenas com celulares. Todos os eletrônicos se incluem. Porque o papel alumínio blinda o celular eletrostaticamente, impedindo a propagação das ondas eletromagnéticas geralmente enviadas por um satélite ou antenas, ficando retida sobre a superfície de contato do papel. As cargas em questão ficam distribuídas de forma uniforme sob o papel, gerando uma resulte de campo nulo.
Em relação ao rádio, ao embrulhar o rádio com papel alumínio, percebe-se que o sinal começa a ficar fraco gradualmente, caso bem vedado o rádio passa a ser apenas ruídos. Isso acontece porque o papel alumínio serve como barreira de sinal (ondas eletromagnéticas). Assim, quando é retirado o alumínio o efeito “gaiola” é cancelado.

Continue navegando