Buscar

PTI Fundamentos da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos da Administração 
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, CLASSICA E HUMANISTICA
A) Independente dos conceitos apresentados, são as pessoas que administram as organizações. Desta forma, elas precisam estar atualizadas para que possam exercer sua função da maneira mais adequada possível.
 No início do XX, uma das principais preocupações dos processos industriais e administrativos era a eficiência dos processos de fabricação. A pessoa que desenvolveu um conjunto de técnicas e princípios para tratar a eficiência foi Frederick Winslow Taylor (1856-1915), na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Graduou-se em engenharia no Steven Institut of Technology de Hoboken, New Jersey, em 1883. Ele era o líder de um grupo que promove o movimento denominado administração científica (MAXIMIANO, 2016).
 Pode-se afirmar que o movimento de administração científica surgiu como uma resposta eficiente à questão da existência de uma nova força de trabalho, desqualificada e barata. Na época em que o movimento surgiu, o cenário mundial se modificava.
 Os princípios e as técnicas criadas por esse movimento aumentavam a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. As metas que evitam o desperdício e promovem a prosperidade dos patrões e dos funcionários. Podemos destacar cinco aspectos que caracterizam o sistema proposto por Taylor (SILVA, 2013):
 Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, Padronização das ferramentas, Seleção dos trabalhadores, Supervisão e planejamento e o Pagamento. Os princípios da administração científica desenvolvidos e disseminados por Taylor são os seguintes: Princípio do planejamento, Princípio do preparo, Princípio da execução, Princípio de controle.
Um exemplo que sofreu influência do taylorismo foi o método desenvolvido por Henry Ford conhecido como Fordismo.
 • Produção em massa
 • Geração de estoques
 • Padronização dos produtos
 • Trabalhadores especializados
 • Controle de qualidade é realizado ao final da produção
 • Ritmo de produção realizado em linhas de linhas de montagem
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Prevalência dos interesses gerais, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de equipe.
Um exemplo da administração clássica que também conta com alguns princípios do Taylorismo nos tempos atuais é um call center.
 • planejamento de todo o trabalho dos atendentes; 
 • preparação e treinamento de todos os colaboradores para que sigam os scripts definidos no processo de atendimento; 
 • coordenação e execução dos atendimentos para que seja a disciplina desejada para o processo; 
 • controle do trabalho com o monitoramento da conexão das ligações de atendimento, por meio do sistema de acesso acessível ao gestor de todo o processo; 
 • sempre que necessário, a gestão pode intervir para correção ou a orientação de um procedimento adequado por parte do atendente.
Com a Abordagem Humanística o foco não é mais a tarefa ou a organização, mas sim as pessoas. Sendo assim ela foi a primeira teoria administrativa a emprestar um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores, mais como seres humanos e menos como simples empregados. A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando de lado a rigidez existente. Ela desenvolveu as ciências humanas, principalmente a psicologia e enfatizou as pessoas como principal, ingrediente do sucesso de uma organização. Percebe-se que as características pessoais de cada um influenciam no ambiente de trabalho. De maneira inovadora para a época, qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, esperando-se que os mesmos tenham a capacidade de influenciar seus liderados objetivamente, conseguindo que desempenhem suas funções com motivação e qualidade.
 Um exemplo é a empresa de cosméticos Avon que tem na mulher não só seu público-alvo, mas também o foco de suas ações sociais. Em cada país onde atua, a empresa prepara essas revendedoras não só para vender seus produtos, mas também para transmitir informações que promovam a qualidade de vida da mulher. No Brasil, as 500 mil revendedoras da empresa são treinadas para oferecer dicas de saúde às suas clientes.
B) Com as mudanças no mundo contemporâneo, devemos destacar o fenômeno da globalização, que devemos considerar uma expansão do capitalismo, impactando toda a economia, a cultura e, consequentemente, a administração das organizações no mundo. Isso se justifica porque o impactou diretamente nos processos de produção de riquezas bens ou serviços, nas relações de trabalho empregador e empregado, nos governos, nos aspectos socioculturais e nos fluxos de informações, nos capitais e nas pessoas pelo mundo.
Outro fator de grande importância para a administração é uma sociedade atual da informação e do conhecimento, onde ocorre uma mudança do eixo do poder dos recursos para a mente e a identificação do conhecimento do principal recurso, em familiar da terra, do capital e do trabalho braçal, que assume papel secundário (VERGARA, 2016).
Outro aspecto a ser destacado é que, ao mesmo tempo em que se verifica uma competição entre organizações, contraditoriamente, temos, no ambiente de negócios, um movimento bastante representativo de cooperação, parcerias, alianças que configuram novas relações entre países e empresas, empresas e concorrentes, empresas e fornecedores. Trata-se de uma economia denominada colaborativa.
A economia colaborativa é uma tendência do século XXI, pois visa reduzir os desperdícios, o consumismo e as desigualdades e aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais. É o resultado da união três pontos de sucesso, que fazem o conceito cada vez mais atrativo a partir da evolução ampla da sociedade (KRUPINSK, 2014)
A disponibilidade da informação traz impactos relevantes para a sociedade, pois os centros de decisão se movem por continentes e países, embalados por negócios, de mercado e exigências de reprodução do capital (VERGARA, 2016).
Referência:
Material Senac: Fundamentos da Administração
VERGARA, SC Gestão de pessoas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
KRUPINSK, C. Entendendo a economia colaborativa e economia compartilhada. E-Commerce News, [sl], 12 jan. 2014. Disponível em: <https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/entendendo-a-economia-colaborativae-compartilhada/>. Acesso em: 7 ago. 2018.
https://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-41-num-2-ano-2001-nid-46004/ 
Acesso em 28/02/2022

Continue navegando