Buscar

A1 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1: O que é ser um administrador e qual é sua função no ambiente organizacional
O papel do administrador através do tempo mostro que são uma aérea muito necessária nas organizações, não só para empresas, porque administrador é útil em todo lugar, pode ser no governo, no exército, e em qual organização que precisar estar em ordem e evoluindo.
 
A Administração permite alcançar resultados com os meios disponíveis. Fazer maravilhas com os recursos e competências de que se dispõe. Esse é o encanto da Administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. A Administração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela, o mundo moderno jamais seria o que é hoje. (CHIAVENATO, 2014, p. 6)
 
O administrador tem uma função clara, e algumas vezes um pouco diferente mais não perde sua a essência. 
 
A Administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações apresentando um significado global e mundial. A moderna Administração não se restringe aos limites ou fronteiras nacionais. Para ela, as fronteiras nacionais perderam a antiga relevância. Além do mais, o centro de nossa sociedade e de nossa economia não é mais a tecnologia, nem a informação e a produtividade. O fulcro central está na organização: a organização administrada que maneja a tecnologia, a informação e a produtividade.
 Chiavenato (2014, p. 8)
 
O administrador tem na sua essência pensar e tomar ação, ele pode ter estas qualidades ou estás características: Liderar, monitorar ou gerenciar, solucionar problemas, otimizar processos, empreender. Bem depende para onde se quer especializar, mais isso o que um administrador é e faz.
 
No ambiente organizacional o administrador deve ter estas qualidades:
Liderar, comunicar, e ter eficiência e eficácia. Cada um deles é importante, nenhum administrador poderá melhorar se não aprende a liderar, comunicar ou ter eficiência e eficácia.
 
Na liderança tem como objetivo dirigir e influenciar o comportamento dos membros da empresa, o líder tem o objetivo de pregar uma cultura de superação, de enfoque, ou aquela que ele quer transmitir, depende sim do líder como os outros membros vão agir. 
 
Um líder é um vendedor de esperança.
Napoleão Bonaparte
O líder pode ter estes estilos: coercitivo, dirigente, afetivo, democrático, modelador, treinador. Sendo o democrático, dirigente e afetivo os mais usados, nessa ordem hierarquicamente.
 
A comunicação pode funcionar destas formas: comunicação horizontal, vertical e informal.
“A comunicação é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos compartilhados” (BATEMAN; SNELL, 2011, p. 479).
Estas funcionam assim, a comunicação horizontal ocorre no mesmo nível hierárquico de trabalhadores, na comunicação vertical funciona de cima para abaixo sendo dos maiores niveles hierárquico da empresa até os níveis mais baixos, e por último a comunicação informal que também é oficial; ela acontece entre os agentes que fazem parte da organização.
 
Bem para terminar temos a definição de eficiência e eficácia, são fatores que têm influência direta sobre a boa Administração nas organizações.
 
A eficiência está relacionada à otimização dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos, dentre outros, com o principal objetivo de obter resultados positivos para a organização.
 
A eficácia é referente à contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações durante seu processo de planejamento para determinado período.
 
Isso é tudo para responder o que é e o faz um administrador, também respondendo o comportamento ou ações do administrador no ambiente organizacional.

Continue navegando