Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - GRUPO E EQUIPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE
Sandro Rodrigo M Souza
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 
GRUPO E EQUIPE
A diferença entre grupo e equipe é que os grupos embora estejam interagindo com outros de mesma crenças e valores não há uma clara divisão de responsabilidade, do papel de cada um, não levando em considerações suas habilidades e não são coordenados pelos líderes. Há tão somente um objetivo e todos cooperam para alcançarem a meta.
 Por outro lado, a equipe há uma clara organização quanto ao reconhecimento dos valores de todos. Eles sabem onde querem chegar, assim, definem metas, objetivos que podem ser mensurados e, os desafios são assumidos por todos. Logo, em uma equipe todos são responsáveis e tem um papel fundamental não só nas metas.
Podemos ter dentro de uma instituição equipes e grupos.
Diferenciações encontradas quando tratamos de Grupo X Equipe
No grupo há uma competição interna onde um quer ser melhor que o outro. Há divergência envolvendo o objetivo, a comunicação é falha, trocas de informações é difícil, reuniões entre os membros são pouco produtivas devido ao clima de troca de informações. Na equipe de trabalho por sua vez, as pessoas trabalham para conseguir o mesmo fim, os membros não trabalham de forma individual, existe uma interação entre os membros, a motivação é maior e onde há dificuldade de um é um problema que todos se unem para ajudar a sanar, a troca de experiência é constante, com o foco em atingir um objetivo trabalhando unidos, faz necessário, disciplina e organização entre todos os seus membros para atingir os objetivos. Seja no grupo ou na equipe, o líder é o principal responsável pelo desenvolvimento dos liderados, a forma como ele se comunica, os valores que ele prega e, acima de tudo, como age com influência sobre todos os demais. Assim, ele é responsável por criar um sentimento de “um por todos e todos por um” ou “cada um por si e deus por nós todos”.
Com cada um dos profissionais que estão sob sua liderança, direcionando-os a elaborar estratégias eficientes que venham mantê-los cada vez mais unidos em prol de algo maior, o sucesso da empresa e de todo o corpo que o constitui.
Referências:
https://siteango.portaleducacao.com.br/conteudo/argos/educacao/diferenca-entre-grupo-e-equipe/11071#https://negocios.umcomo.com.br/argo/qual-e-a-diferenca-entre-grupo-e-equipe-11651.html

Outros materiais