Buscar

Aula prática 2 - TD avançada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 2
	
	
	DATA:
23/03/2022
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Técnica Dietética Avançada – AULA 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Juliana Maria Falcão Ribeiro Fonseca
	MATRÍCULA: 01395403
	CURSO: Nutrição
	POLO: Caruaru
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Cibele Maria
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
		TEMA DE AULA: BEBIDAS, TEMPEROS E CONDIMENTOS
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
A professora iniciou abordando em suas vídeo-aulas sobre as bebidas, onde ela explicou sobre os benefícios do consumo de sucos de frutas batidas no momento do consumo, diferentemente das polpas, sobre o leite ela exemplificou como podemos saborizar sem a utilização de achocolatados, nas bebidas ela também abordou os chás que podem ser feitos pela metodologia de infusão e decocção e por fim das bebidas ela falou sobre o café, que pode ser produzido através de café solúvel ou em pó torrado.
Sobre a vídeo-aula de temperos a professora abordou sobre o alto consumo de sal que utilizamos diariamente, dando a opção de produzirmos o sal de ervas, que é mais saldável e rico em sabor.
2. Descrever as alterações sensoriais com a utilização da condimentação, bebidas e temperos no preparo de receitas.
A utilização de condimentos, bebidas e temperos no preparo de receitas fornece sabores, suculências, texturas e aromas, que são responsáveis por atribuir sabores as carnes, pescados e verduras.
A maior parte dos condimentos e especiarias contém qualidades culinárias e medicinais e são ingredientes essenciais para uma alimentação nutritiva e equilibrada, colaborando com a digestão.
Os condimentos atribuem sabor, aroma, cor, realça paladar e conservam alimentos.
As ervas aromáticas e temperos naturais secos podem contribuir para reduzir a ingestão de sal nas preparações de alimentos, bem como ajuda na digestão de alimentos como a carne.
3. Expor com base científica as melhores técnicas de cocção para o preparo de bebidas.
Para o preparo de bebidas a técnica de cocção pode variar de acordo com os ingredientes utilizados e quanto ao modo de executa-lo. 
Decocção: as cascas, raízes ou pedaços das plantas (ervas) são fervidas junto com a água por alguns minutos. Esta técnica é aplicada geralmente por serem mais duros e precisam de um método mais rigoroso para a extração dos compostos bioativos para a água.
Infusões: preparadas com ervas, a bebida pode ser preparada em métodos como a prensa francesa, que coloca o pó em contato direto com o líquido, sendo necessário permanecer abafadas para extração dos compostos bioativos.
Sucos: preparações feitas a base de frutas in natura ou polpas, que diferem em níveis sensórias e nutricionais.
Leite: pode ser saborizado, melhorando as características sensoriais com adição de ervas.
Café: pode ser produzido através do pó solúvel ou torrado e com quantidade variada, de acordo com a preferência sensorial do comensal.
		TEMA DE AULA: EXECUÇÃO DE CARDÁPIOS INTERNACIONAIS
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
Na aula foi explicado que os cardápios internacionais, geralmente são mais calóricos. Mostrou a importância dos alunos executarem com os devidos cuidados a elaboração dos cardápios, considerando a execução dos mesmos, e finalizou mostrando o preparo de diversos pratos como a barata recheada, o yakisoba, o arroz piamontese, etc.
2. Descrever as diferenças existentes na elaboração de cardápios para outros países em comparação ao Brasil.
Observa-se que as preparações dos cardápios de outros países são bem mais calóricas em relação ao nosso país, um dos exemplos refere-se ao desjejum dos americanos que é composto geralmente por waffle adicionado com calda, ovos e bacon, milho, entre outros cereais. Enquanto no Brasil geralmente é composto de raízes, cuscuz, pães, ovos entre outros.
A culinária regional, os hábitos alimentares, a diversidade cultural e climática, interferem diretamente na forma como cada comensal se alimenta, os tipos de refeições, alimentos disponíveis na estação e preços.
3. Narrar possíveis alterações nas técnicas de preparo ou uso de novos ingredientes que podem influenciar em alterações no teor de nutrientes dos alimentos, bem como aumentar ou reduzir os custos de execução. 
É essencial obedecer as técnicas de preparo, pois o intuito é promover o melhor uso dos ingredientes, bem como, utilizar métodos que não influenciem no aspecto sensorial, mantendo o teor nutricional dos alimentos.
Macaxeira frita com carne de sol e queijo de coalho – Cozinhar a macaxeira com água e sal até amolecer a sua textura, em seguida escorrer e empanar com farinha de trigo que será submetida a fritura, em seguida cortar a carne de sol em cubos e fritar até ficar dourada, juntar com o queijo após colocar os pedaços da macaxeira e decorar com cheiro verde. 
Para preparação do Yakisoba utiliza-se a carne e o peito de frango que são as proteínas, os vegetais utilizados foram cenoura e acelga, coloca-se a cebola no fogo quando, estiver dourada no azeite, acrescentar os vegetais e as proteínas. Quando a carne bovina estiver quase cozida finalizar com o macarrão (pode também utilizar outros vegetais a gosto), acrescenta o molho shoyu (O macarrão deve ser especifico e previamente cozidos). 
A preparação da carne de cordeiro (pernil) foi previamente embebida na cerveja e acrescentado sal, pimentão, manjericão, tomate, cebola e alho durante 08 horas, depois foi submetido ao forno com temperatura em torno de 200 graus, após dourado, foi posto para servir, podendo acrescentar outras decorações, como cheiro verde, entre outras. 
 
 
.

Continue navegando