Buscar

Técnica Dietética Avançada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
 		 Técnica Dietética Avançada
					 Nome: Igor Filipe Bezerra da Silva
					 Professor: Cibele Maria de Araújo Rocha
					 Matrícula: 01428094
A alimentação é uma das atividades mais importantes do ser humano, seja por função biológicas ou por questões sociais e culturais que abrangem o comer, Proença et al. (2008). Sendo assim ao se alimentar é englobado vários aspectos que vão desde a produção dos alimentos até a realização das refeições e disponibilização às pessoas. Dentro desse seguimento temos Unidade Produtora de Refeições (UPR), tendo duas categorias, coletiva ou comercial, comercial é quando o indivíduo não se alimenta na própria unidade fornecedora da alimentação, quando o indivíduo se alimenta na própria unidade essa refeição se torna coletiva, passando assim a depender de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), e então seja possível planejar um cardápio com enfoque no indivíduo, levando em consideração necessidades energéticas onde o cardápio deve ser atrativo e que possa também cativar o cliente ou paciente quando se tratar de enfermos. No setor de alimentação de coletividades temos a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), a qual tem o objetivo de fornecer uma refeição equilibrada nutricionalmente e alertando o mercado e como ele deve se alimentar, responsável pelos cardápios para que não se torne repetitivos a UAN tem seu foco na Nutrição do indivíduo e UPR na produção dessa refeição, sendo essa a diferença mais importante entre UAN e UPR. Dentro de uma UAN ou de uma UPR a Ficha técnica operacional e a Ficha Técnica gerencial são ferramentas fundamentais para o planejamento e controle de produção, dessa forma facilitando e mantendo um padrão na criação de cardápios pensados na coletividade. É de suma importância que o profissional tenha conhecimentos de técnicas de descongelamento e armazenamento dos alimentos, sendo essas etapas os pontos mais críticos na produção de alimentos. Diante da carência nutricional e alimentar que viemos enfrentando ao longo dos anos, nós como nutricionistas devemos ter pleno conhecimentos das Leis da alimentação, planejando cardápios variados para suprir as necessidades dietéticas de todos indivíduos.
REFERÊNCIAS: 
VEIROS, MB; PROENÇA, R.P.C. Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio em uma Unidade de Alimentação e Nutrição – Método AQPC. Nutrição em Pauta, [S.I.]: v.62, n.11, p.36-42, set./out. 2003.
ROSA, Carla de Oliveira Barbosa; MONTEIRO, Márcia Regina Pereira. Unidades produtoras de refeições: uma visão prática. Editora Rubio, 2014. Acesso em 08 de setembro de 22.
SANTO ANTÔNIO DE JESUS, Bahia. Aspectos quantitativos e qualitativos das preparações de uma Unidade de Alimentação e Nutrição em. NUTRIVISA, v. 60, p. 22, 2015.

Outros materiais