Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA: CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
ALUNO: SEVERINO JOSÉ DE LIMA RA: 01371053
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Conteúdo do exercício
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.
Preparado(a)? Vamos começar!
Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina Resultados da Consultoria. Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito ao trabalho de um consultor em uma organização. 
O trabalho de um consultor é atuar no diagnóstico organizacional, entendendo a situação de cada organização, as causas de cada demanda levantada e sua análise de como resolvê-las. Abordando estas questões, vamos apresentar um caso para seu estudo.
Você é um consultor de gestão de projetos. Um cliente seu, Projetos X, liga passando uma indicação de um novo possível cliente. Seu antigo cliente lhe diz que indicou seu nome por ser um caso semelhante.
A empresa Projetos X estava atrasando a entrega de seus projetos e gerando prejuízos a partir disto. Você os auxiliou analisando seu processo etapa por etapa. Entendendo que as atividades eram definidas de forma bastante breve, o que gerava bastante retrabalho. Além disso, a ferramenta de registro das atividades estava com diversos problemas, o que dificultava ainda mais a comunicação. Você atuou medindo todo o retrabalho gerado por estes dois itens. Recomendando a troca de ferramenta e um novo processo de definição das atividades.
Você então marca com o novo potencial cliente, Projetos K. No início da reunião ele lhe diz que aceitou o convite por cortesia profissional, já que não acredita que um consultor possa lhe ajudar. Ele diz que o problema são as pessoas que fazem o projeto neste momento, portanto a solução é trocar a equipe.
Eis os argumentos:
Sua equipe possui um profissional excelente, que sempre entregou suas atividades em dia, o que demonstra que é possível realizar as atividades como estão estabelecidas.
A empresa cresceu recentemente, por isto, este profissional mais experiente e de alto desempenho, foi convidado a gerenciar a equipe de desenvolvimento e novos técnicos foram contratados para compor a equipe.
Desde que a nova equipe foi aberta, os projetos têm atrasado e os resultados da empresa caíram.
Como parte deste primeiro contato, ele leva você para conhecer a empresa. Você observa que a empresa tem uma excelente infraestrutura, incluindo aí um bom software de gestão de projetos. Você descobre que eles implementaram o software há um ano.
O dono lhe apresenta seu gestor de projetos. Ele pede desculpas a você, por não poder conversar pois está atuando em uma atividade crítica do projeto. Sua equipe é composta por 4 pessoas. No momento em que você está ali, 1 delas está trabalhando em seu computador, 2 estão discutindo uma dúvida sobre o que eles entenderam de uma tarefa e o outro funcionário está lendo conteúdo online sobre o software que a empresa usa.
Ao final da conversa seu potencial cliente pede sua avaliação da situação e se considera que ele está certo sobre demitir seus técnicos e recontratar a equipe.
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:
1) Você considera correta a avaliação de seu cliente da Projetos X, que os dois casos são semelhantes e que as soluções são as mesmas? Justifique sua resposta.
2) Considerando que você tem uma visão parcial dos fatos, pelo observado na visita, você considera que o problema de desenvolvimento dos projetos da equipe atual está apenas nos colaboradores recém-contratados? Como você avalia a postura do líder da equipe?
3) Com apenas estes dados iniciais, o que você sugeriria para o possível cliente? Você diria que ele está certo em sua avaliação ou errado? O que você sugeriria para confirmar a sua hipótese? Apresente uma proposta resumida do trabalho que você faria como consultor (sua hipótese do que está ocorrendo e quais atividades faria para investigar se está correto).
Aprofunde os seus estudos a partir da seguinte leitura: https://inside.contabilizei.com.br/dicas-e-desafios-na-transi%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A1rea-t%C3%A9cnica-para-a-gest%C3%A3o-de-pessoas-d0d3d8eb873.
	Recentemente fui contactado pela empresa T.B (Transporte Brasil) para realizar o projeto organizacional no preparo de planejamento gerencial e Gestão de Pessoas na qual a empresa está enfrentando problemas de atraso nas entregas no qual estava gerando prejuízos afetando vários setores dentro da empresa. 
	Na qual o Diretor da empresa considerando que a organização estava arruinada e sem opção, pois não acreditava nos consultores achando que não havia saída para resolução. Com a indicação fornecida por um cliente na qual sua empresa havia passado por este tipo de problema prestei assistência anteriormente a empresa. Na primeira reunião foi dado a entender que o Diretor estava consciente na sua estratégia, parar suas atividades. Portanto, coloquei meu projeto em pauta e sugerir que sua organização está bem estruturada em local privilegiado e que precisava formar uma equipe coach com os próprios líderes, gestores e colaboradores; fazendo treinamentos periódicos levantando a auto estima no que diz respeito a Gestão de Pessoas com a mudança nestas ferramentas foi possível traçar metas nas áreas técnicas, lançar desafios, as quais os coordenadores automotivados na área de Gestão de Pessoas melhorando assim o auto desempenho tanto nas entregas quanto nas pós vendas. Mudando assim o perfil com melhorias contínuas no relacionamento entre a empresa e o seus clientes. Com relação ao meu cliente parar as atividades não procedia porque há soluções que foram realizadas o resultado foram satisfatórios para ambos os clientes.
	Posso afirmar, que gestores e colaboradores bem assistidos preparados e treinados recebendo feedback, sua empatia aumenta circunstancialmente passa a refletir melhor sobre as ações e atitudes inclusive no profissional, pois apenas com plus a mais é fundamental incentivar o profissional para que ele possa aproveitar o momento, melhorar o aprendizado tanto para o líder e quanto para o liderado. Baseados nas mudanças de ferramentas feitas na gestão de pessoas e também no gerenciamento na organização foi notório outra posturas no tocante a produção na entrega, no pós-venda engrenando assim os outros setores que passaram a trabalhar e liderar melhor suas equipes
	Pois o sucesso é investir no seu negócio na sua empresa, no seu patrimônio humano, sua direção e seus objetivos, torna-se engajado para o potencial tanto da sua equipe quanto da sua empresa, tudo dar certo.

Outros materiais