Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL
PROF DANIEL LAUMONIER
Constitucionalismo 
Conceito: É um movimento social, um movimento político, um movimento jurídico, que tem por objetivo limitar o poder do Estado por meio de uma Constituição. 
Relação Histórica 
Constitucionalismo Antigo
Hebreus onde havia os profetas que avaliava se era certo ou não certo 
Idade Média: em 1215 tivemos a assinatura da Magna Carta ela controlava a atuação do rei, protegia os Senhores Feudais. Funcionou apenas por um curto período. 
Era Moderna / constitucionalismo moderno: Tivemos a Constituição Americana em 1787 ainda vigente e a Constituição Francesa 1791. O que mais desejam era a liberdade. Porém somente liberdade não era o suficiente, era necessário ter direitos sociais. 
Eis que surge o constitucionalismo contemporâneo. Período contemporâneo as duas Constituições que inauguram essa ideia de direitos sociais são a Mexicana 1917 e a Weimar (1919). Constituição Alemã, elas começaram a trazer os direitos sociais (conhecido com 2ª Dimensão). 
Neoconstitucionalismo – o prefixo NEO vem trazer a ideia de novo. O que deu origem ao Neoconstitucionalismo foi com fim da 2º Guerra Mundial. Sua principal finalidade era garantir maior eficácia da constituição em especial respeito pelos direitos fundamentais e para que isso aconteça a constituição passou a ocupar o maior patamar das leis, como norma mais importante do ordenamento jurídico. 
Como consequências foi o de criar métodos de interpretação da constituição – fixação, passamos a ter métodos de interpretação não só na constituição como de todas as leis de acordo com a constituição, ou seja, eu tenho técnicas de interpretação, para intender o que está na constituição e nas leis. Conseguiu também uma maior eficácia nos exercícios dos direitos fundamentais. Aumento da jurisdição constitucional. Garantia do mínimo existencial.
PODER CONSTITUINTE
Conceito: Poder Constituinte é o poder para criar, alterar e extinguir uma Constituição. 
É um poder de titularidade do povo, conforme Art. 1º, §2 da CF. 
Todo poder emana do povo, através de representante por ele eleito.
titularidade é o povo ≠ exercício por meio de representante 
Importante: poder de criar uma Constituição, bem como a competência para reformá-la. É a mais alta expressão do poder político.
Classificação:
a) Poder constituinte originário;
b) Poder constituinte derivado;
c) Poder constituinte difuso.
Poder constituinte originário
Cria uma constituição de um país.
Histórico: poder de criar a primeira Constituição de um país;
Revolucionário: poder de criar uma nova Constituição de um país.
Características do Poder Constituinte Originário:
a) Inicial: cria um ordenamento jurídico, antecede um ordenamento, surgimento das leis
b) Incondicionado: não tem condições preexistentes, pode ser exercido de qualquer maneira, não possuindo formas preestabelecidas de manifestação, ou seja, não se exige, por exemplo, quórum mínimo para aprovação.
c) Latente/permanente: não se esgota após seu uso
d) Ilimitado: é livre para criar e mudar todo o ordenamento, não há garantia de que uma nova constituição irá garantir os direitos da anterior, não possui limites em nenhuma outra lei. O constituinte originário é livre para a escolha dos valores que irão vigorar na nova Constituição Federal. Entretanto, para Canotilho, o Poder Constituinte Originário só é ilimitado do ponto de vista interno, haja vista que se submete aos princípios gerais do direito, as regras de direito internacional e as regras de direito natural.
 
Poder Constituinte Derivado 
Dividido em 3 espécies:
1) Reformador
2) Decorrente 
3) Revisor
Difuso
Supranacional 
Emenda constitucional é quando eu uso o Poder Constituinte para alterar a Constituição. O Poder Constituinte no Brasil é realizado por representantes eleitos pelo povo. 3- Como esta divido o nosso Poder Constituinte? • Originário – Histórico – Revolucionário • Derivado – Reformador – Decorrente - Revisor • Difuso – • Transnacional - Poder Constituinte Originário - esse é o poder constituinte que nos temos para criar uma nova Constituição, é com ele que começamos todo um novo ordenamento jurídico. Ele tem duas divisões: a) Histórico – é quando eu crio a primeira constituição de um país. b) Revolucionário – todas as demais constituição são revolucionarias, quando há uma revolução no país cria-se uma nova constituição. Características: O Poder Constituinte Originário ele é: inicial - quando eu uso esse poder constituinte originário eu crio todo um novo ordenamento jurídico. Incondicionado – é porque eu não tenho condições especificas para criar uma nova constituição. Latência/permanência – só esta adormecido, aguardando um novo chamado para manifestar. Ilimitado – quando ele desperta ele pode falar sobre qualquer coisa. Expressão: Pode se dar de duas formas: • Assembleia constituinte – eu falo na construção de uma constituição democrática, tenho representantes que o povo escolheu. • Outorga – eu tenho uma imposição do governante. Poder Constituinte Derivado – é porque deriva do originário ele é de segundo grau. Espécies: • Reformador – ele é utilizado para alterar a constituição vigente. • Decorrente – esta relacionado ao federalismo, aqui eu estou falando sobre as constituições estaduais. Eu uso para criar, alterar ou extinguir uma constituição estadual. • Revisor – era para fazer uma revisão da Constituição Federal. Características: • Condicionado – Emenda Constitucional 3/5 +2+2 é o formato de aprovação de uma PEC. • Limitado – quando eu falo limitado é porque a Constituição tem as Cláusulas Pétreas. Poder Constituinte Difuso (Mutação Constitucional) É a mudança da interpretação da Constituição sem alterar o texto constitucional. Somente o STF pode fazer. Poder Constituinte Transnacional ou Supranacional É o poder para criar uma constituição para uma comunidade de países. Exemplo: Constituição da União Europeia.

Continue navegando