Buscar

SÍNTESE DE APRENDIZADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
HACA01-ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I
ALUNO: LUCAS ROCHA FREITAS
 SÍNTESE DE APRENDIZADOS
Venho por meio deste documento promover todos meus aprendizados ao longo deste semestre na matéria de Estudos sobre a contemporaneidade. Acho então de suma importância começar com o conceito de contemporâneo, trazendo também a visão do autor italiano Giogio Agamben.
Para o autor italiano Giorgio Agamben, contemporâneo é conseguir fazer parte, mas não plenamente da época que se vive. É conseguir se encontrar nela, mas ao mesmo tempo conseguir observa-la de longe. Enxergar não só as luzes, mas também a escuridão do momento que se vive. Quem está completamente confortável em seu tempo, nunca será contemporâneo, pois esse indivíduo não consegue se projetar fora dessa época e enxergar suas obscuridades.
Acredito eu que no contexto em que vivemos, luz e sombra podem ser entendidas como enxergar não só as coisas boas, mas também as ruins em nossa vida. Ver como a pandemia impactou a vida de milhões de pessoas e mesmo assim trouxe ensinamentos, nos mostrou que a vida é frágil como nunca e não devemos negligenciar a ciência. Mostrou que para muitos líderes mundiais, a pandemia serviu de jogo político, seja com ações ou opiniões. Em suma, enxergar a luz e a sombra é ter olhar crítico, não ser passivo.
Outro conceito que é impossível deixar passar batido nesse semestre é em relação a globalização e como ela nos afeta diretamente, seja no âmbito social, econômico ou cultural.
 A Globalização é um fenômeno que começou quando as maiores potências mundiais no período mercantilista navegaram oceanos a fora em busca de novas terras e riquezas de outros povos. Porém na maioria esmagadora dos casos houve imposição cultural pelos países colonialistas, onde houve extinção em massa de povos indígenas, acabando com suas línguas, costumes e cultura. Trazendo pros dias de hoje, as grandes economias do mundo ainda influenciam diretamente no globo. Como na porção ao norte do mundo, em países como Canadá e Estados Unidos, foram feitas colônias de povoamento, diferente das colônias na fatia abaixo da linha do Equador que eram de exploração. Essa escolha de tipo de colônia impõe influências ainda nos dias de hoje, pois os países ao norte conseguiram se desenvolver sem entraves e com estímulos do velho continente. Esses países setentrionais, ditam o que será globalizado e abominam o que vem da porção meridional, isso fica explicito como por exemplo hoje em dia é mais valorizada a cultura norte-americana ou europeia em vez de nossas culturas locais e milenares, o "American Way of Life" perdura até hoje.
Com a globalização e abertura de mercados no mundo, nossa Floresta Amazônica sofre com isso, ano após ano, é devastada cada vez mais. Na grande maioria dos casos, é desmatada de forma ilegal e desgovernada, seja para comercializar a madeira de suas árvores ou para utilizar a área desmatada para plantio. Plantio esse, que ainda quando legalizado, utiliza de agrotóxicos nocivos para toda fauna em volta, sem fiscalização necessária do IBAMA. Esses e outros fatores relacionados aos desafios socioambientais brasileiros nós estudamos no artigo PORTO, Marcelo. Eixos de desenvolvimento econômico e geração de conflitos socioambientais no Brasil: desafios para a sustentabilidade e a justiça ambiental.
Após tomarmos ciência da questão socioambiental brasileira, falamos sobre a questão da vida do universitário no Brasil e todos seus desafios, falamos também sobre a Universidade ser não só um local de estudo, mas de trocas culturais importantíssimas, pois é um ambiente que tenta ser o mais democrático possível, mesmo com todas as suas limitações econômicas e espaciais de uma universidade pública, é inegável a troca cultural que ocorre entre diversos indivíduos ao ingressarem numa Universidade Federal. Agora, o que é cultura? Cultura é esse complexo inteiro que inclui o conhecimento, as crenças, as artes, as leis, as morais, os costumes, e qualquer outra capabilidade e hábitos adquiridos pelo homem como o membro de uma sociedade. E é importante lembrar, o que é sociedade? Sociedade é o agrupamento de indivíduos envolvidos em persistentes interações sociais, ou em um grande grupo social dividindo o mesmo território seja ele espacial ou social, tipicamente sujeito as mesmas autoridades políticas e expectativas culturais. Logo, após apresentar os conceitos de cultura e sociedade, fica claro a importância de sermos expostos a tantas culturas diferentes no âmbito universitário. Isso nos torna melhores cidadãos, pois a aprender um pouco mais sobre a cultura de cada um, seja ele indígena, quilombola, estrangeiro, ou até mesmo só é de outro estado ou região do Brasil, nós estamos também aprendendo a dor do outro, entendendo as dificuldades que ele sofre por carregar todo esse fardo cultural consigo. Isso nos torna mais humanos, mais políticos, mais dispostos a tentar mudar o país, país esse que ainda deixa muito a desejar em questões sociais e humanitárias. Fazer parte do Bacharelado Interdisciplinar também ajuda muito a nos tornar cientes em relação a isso, já que nosso curso é multicultural, temos direito a tantas aulas e matérias, e todos os B.I’s tem sua importância, sejam eles de Artes, Ciências, Saúde ou Humanidades. Finalizo esse trabalho agradecendo á professora Gabriela Lamego, por nos ter guiado e compartilhado tantos ensinamentos nesse semestre diferente que foi, mesmo sendo a distância não deixou nada a desejar em sua troca de ensinamentos e ajudou a me guiar e moldar nesse meu primeiro semestre na Universidade.

Continue navegando