Buscar

Cultura como ferramenta da sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cultura como ferramenta da sociedade
A cultura é um termo de sentido bastante amplo, que pode ser resumido como o conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante. E é por meio dela que buscamos soluções para nossos problemas cotidianos, interpretamos a realidade e produzimos novas formas de interação social, condicionando, portanto, cada indivíduo a um determinado papel em sua cultura, que segue uma lógica, uma dinâmica.
Observa-se que além da existência de diversas culturas diferentes ao redor do mundo, o que leva a construção de uma pluralidade cultural ampla devido as visões de mundo opostas, cada cultura tem muitas variações de um mesmo padrão cultural. E é nesse sentido, que o ser humano encontra-se condicionado por essa herança a não entender o outro, a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante, pois, quando um homem vê o mundo sob a ótica da sua cultura, sempre é propenso a considerar seu ponto de vida como o mais correto e natural, o que pode gerar preconceitos e conflitos sociais, como o racismo e a xenofobia.
A cultura pode também influenciar fatores biológicos, pois o resultado de heranças culturais, refletem-se no indivíduo, como nas doenças psicossomáticas, a exemplo de que ingerir ‘’manga e leite’’ simultaneamente faz mal, e que ao fazer isto, sentirá um enorme desconforto no estômago; africanos na época da escravidão, por abandonar a sua cultura de forma drástica, começaram a suicidar; ou até mesmo no caso das tribos que acreditam em magia, fazem com que alguns indivíduos cheguem até a morrer por este fator, chamado de choque fisiopsicológico.
Ademais, a cultura, como qualquer sistema social, pode e deve passar por mudanças pois os homens sempre questionam seus hábitos e procuram modificá-los, a fim de adequá-los a uma necessidade. Esse processo, chamado de aculturação, vai acontecer: de forma interna, resultante da dinâmica do próprio sistema cultural, que será uma mudança lenta quase imperceptível para o observador; e resultado do contato de um sistema cultural com um outro. Esse segundo caso é mais rápido e brusco.
Portanto deve se compreender que a cultura possui uma lógica e uma dinâmica própria, que está em constante transformação seja de maneira lenta ou não e que apesar de se estar condicionado a entender e respeitar apenas sua própria cultura, o ser humano deve estudar conviver com as diferenças.

Outros materiais