Buscar

Atividade Avaliativa de Mitos e Deuses no Contexto das Africanidades FCE 180hr

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Leia os enunciados e assinale a alternativa correta:
 
I. A religião pode ser considerada como um conjunto de atos e manifestações que cumpre a função de ligar o homem ao divino, numa relação de dependência de seres invisíveis, ditos sobrenaturais. A religião está ainda na relação de “completar o que falta ao homem”, alimentando-o com sensações que não se pode ter com elementos materiais. “Ela dá o que não se pode ver, apenas sentir”. Essa relação é bem distante da relação mitológica, no instante em que explicações são dadas para atitudes e ações que não se explicam pelas vias naturais, dentro daquilo que está na normalidade. Brandão ainda reitera que “a religião para os antigos é a reatualização e a ritualização do mito”.
 II. A religião pode ser considerada como um conjunto de atos e manifestações que cumpre a função de ligar o homem ao divino, numa relação de dependência de seres invisíveis, ditos sobrenaturais. A religião não está na relação de “completar o que falta ao homem”, alimentando-o com sensações que não se pode ter com elementos materiais. “Ela dá o que não se pode ver apenas sentir”. Essa relação é bem próxima da relação mitológica, no instante em que explicações são dadas para atitudes e ações que não se explicam pelas vias naturais, dentro daquilo que está na normalidade. Brandão ainda reitera que “a religião para os antigos é a reatualização e a ritualização do mito”.
 III. A religião pode ser considerada como um conjunto de atos e manifestações que cumpre a função de ligar o homem ao divino, numa relação de dependência de seres invisíveis, ditos sobrenaturais. A religião está ainda na relação de “completar o que falta ao homem”, alimentando-o com sensações que não se pode ter com elementos materiais. “Ela dá o que não se pode ver, apenas sentir”. Essa relação é bem próxima da relação mitológica, no instante em que explicações são dadas para atitudes e ações que não se explicam pelas vias naturais, dentro daquilo que está na normalidade. Brandão ainda reitera que “a religião para os antigos é a reatualização e a ritualização do mito”.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas a II esta correta
b. Apenas III esta correta
c. N.D. A.
d.  Apenas a I esta correta
e.    I, II, III estão corretas
2 - Leia os enunciados e assinale a alternativa correta:
I. Nos rituais não é considerado o tempo profano, recuperando, assim, o tempo sagrado. Justamente porque o tempo cronológico é linear e irreversível (você pode comemorar uma data histórica, mas não pode fazer volta-la no tempo). Nessa recuperação do tempo sagrado é evidente uma relação circular, na qual o tempo sempre volta sobre si mesmo. Justamente essa relação de circularidade estabelecida nos rituais que confere ao homem a possibilidade de libertação, de ir e vir, de religa-lo com aquilo que não seria possível através das vias profanas.
 
II. Nos rituais é considerado o tempo profano, recuperando, assim, o tempo sagrado. Justamente porque o tempo cronológico é linear e irreversível (você pode comemorar uma data histórica, mas não pode fazer volta-la no tempo). Nessa recuperação do tempo sagrado é evidente uma relação circular, na qual o tempo sempre volta sobre si mesmo. Justamente essa relação de circularidade estabelecida nos rituais que confere ao homem a possibilidade de libertação, de ir e vir, de religá-lo com aquilo que não seria possível através das vias profanas.
 
III. Nos rituais não é considerado o tempo profano, recuperando, assim, o tempo sagrado. Justamente porque o tempo cronológico é não linear e irreversível (você pode comemorar uma data histórica, mas não pode fazer volta-la no tempo). Nessa recuperação do tempo sagrado é evidente uma relação circular, na qual o tempo sempre volta sobre si mesmo. Justamente essa relação de circularidade estabelecida nos rituais que confere ao homem a possibilidade de libertação, de ir e vir, de religá-lo com aquilo que não seria possível através das vias profanas.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas a I esta correta
b. Apenas a II esta correta
c. I, II, III estão corretas
d.  Apenas III esta correta
e.   N.D. A.
3 - Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
 
I. Os africanos conseguiram estabelecer uma língua geral, modulada em meio ao universo de cada povo. Também criaram novas línguas, com as quais estabeleciam comunicações que alcançavam os senhores, nem capatazes – assim sobreviviam os negros, estabelecendo seu código linguístico de defesa social.
II. Os africanos conseguiram estabelecer uma língua geral, modulada em meio ao universo de cada povo. Também criaram novas línguas, com as quais estabeleciam comunicações que não alcançavam os senhores, nem capatazes – assim sobreviviam os negros, estabelecendo seu código linguístico de defesa social.
III. Os africanos conseguiram estabelecer uma língua geral, modulada em meio ao universo de cada povo. Também criaram novas línguas, com as quais estabeleciam comunicações que não alcançavam os senhores, nem capatazes – assim sobreviviam os negros, estabelecendo seu código linguístico de ataque social.
Assinale a alternativa correta:
a.  Apenas III esta correta
b. N.D. A.
c.  I, II, III estão corretas
d. Apenas a II esta correta
e. Apenas a I esta correta
4 - Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Os deuses e heróis, em especial os orixás e seus enviados, são feitos à imagem e semelhança do homem comum, com suas lutas e paixões, sua grandeza e mesquinhez, exprimem uma tentativa um tanto anárquica e sem dúvida frustrada – mas fascinante – da criatura humana para desvendar seu próprio mistério, que a transcende.
 II. Os deuses e heróis, em especial os orixás e seus enviados, são feitos à imagem e semelhança de Deus, com suas lutas e paixões, sua grandeza e mesquinhez, exprimem uma tentativa um tanto anárquica e sem dúvida frustrada – mas fascinante – da criatura humana para desvendar seu próprio mistério, que a transcende.
 III. Os deuses e heróis, em especial os orixás e seus enviados, são feitos à imagem e semelhança do homem comum, com suas lutas e paixões, sua grandeza e mesquinhez, exprimem uma tentativa um tanto folclórica e sem dúvida frustrada – mas fascinante – da criatura humana para desvendar seu próprio mistério, que a transcende.
 
Assinale a alternativa correta:
a.   I, II, III estão corretas
b. Apenas a II esta correta
c. Apenas III esta correta
d. Apenas a I esta correta
e. N.D. A.
5 - Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
 I.              A mitologia dos iorubás engloba toda a visão de mundo e as religiões dos iorubás, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde não influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Iorubá é definida por Itans de Ifá.
II.            A mitologia dos iorubás engloba toda a visão de mundo e as religiões dos iorubás, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Umbanda no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Iorubá é definida por Itans de Ifá.
 III.           A mitologia dos iorubás engloba toda a visão de mundo e as religiões dos iorubás, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Iorubá é definida por Itans de Ifá.
 Assinale a alternativa correta:
a.    I, III estão corretas
b. N.D. A.
c. Apenas a II esta correta
d.   Apenas a I esta correta
e.  Apenas III esta correta

Continue navegando