Buscar

Farmacologia: Conceitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Explique o princípio geral de ação dos fármacos no organismo.
As moléculas dos fármacos precisam exercer alguma influência química sobre um ou mais constituintes das células para produzir uma resposta farmacológica, o fármaco precisa ligar-se a alvos específicos das células para obter seus efeitos. 
2. Explique a diferença entre afinidade, eficácia e especificidade de fármacos.
Afinidade - garante a ligação específica entre a molécula do fármaco e o receptor da célula alvo, é a tendência de um fármaco ligar a determinado componente no sistema biológico.
Eficácia - garante a produção do efeito esperado do fármaco, é a tendência de um fármaco, uma vez ligado, ativar o receptor.
Especificidade - recíproca entre substâncias e ligantes, a substância se liga somente em determinados alvos e os alvos só reconhecem determinada substância
3. Qual a diferença entre ação e efeito de um fármaco?
A ação são as alterações bioquímicas ou fisiológicas, determina o que será demandado do organismo e está relacionado com a eficácia do fármaco e ao surgimento de reações adversas 
O efeito é a consequência da ação, clinicamente observável ou mensurável e é influenciável por fatores concomitantes ao uso dos fármacos como dieta, prática de atividade física...
4. O que você entende por via de transdução do sinal?
São as vias de transmissão de informação de um lado da membrana para o outro utilizando proteínas de membrana, o processo pelo qual uma molécula sinalizadora extracelular ativa um receptor de membrana, que, por sua vez, altera moléculas intracelulares para gerar uma resposta.
5. Quais os principais tipos de receptores farmacológicos?
Receptores intracelulares/nucleares, receptores ligados a quinases, receptores ionotrópicos e os Receptores metabotrópicos. 
6. O que é uma curva dose-resposta em Farmacologia? 
A curva dose-resposta é a representação gráfica da expressão matemática da relação entre a dose de um princípio farmacologicamente ativo e o seu efeito.
7. Qual a diferença entre potência e eficácia de um determinado fármaco?
A potência de um fármaco é caracterizada pela dose necessária para se obter um efeito fisiológico ou também a concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. 
A Eficácia se refere à resposta máxima de efeito produzida pelo fármaco com uma determinada dose.
8. Qual a principal diferença entre fármacos agonistas e antagonistas? Explique.
O fármaco agonista ao ligar-se a um receptor, altera o estado conformacional do mesmo, resultando em uma resposta biológica, ele tem afinidade e atividade intrínseca. Já o fármaco antagonista ao ligar-se a um receptor, não altera o estado conformacional do mesmo, mas impede a ação de outro fármaco ou ligante endógeno, ele tem afinidade, mas não tem atividade.

Continue navegando