Buscar

Atividade 04 Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e dá outras Providências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em primeiro momento, as palavras “meio” e “ambiente” têm significados semelhantes; algumas vezes, são sinônimas e apontam ambas para o entorno, o contexto, o espaço. Entretanto, quando usadas conjuntamente, formam nova expressão, geram um significado novo, mais amplo. Considerando o conceito legal de Meio Ambiente, disposto pela Lei n° 6938/81, e a existência de outros meios ambientes juridicamente tutelados (do trabalho, histórico, cultural, paisagístico, urbano, etc.).
BRASIL. Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e dá outras Providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1981]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938compilada.htm. Acesso em: 10 fev. 2020.
 
Redija um texto explicando os elementos do meio ambiente natural e suas diferenças com os meios ambientes artificiais.
O primeiro mecanismo legal a disciplinar o meio ambiente enquanto direito autônomo foi a lei 6.938/1981, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente. Antes dessa lei, sua proteção advinha da tutela de outros direitos, como, por exemplo, o direito de vizinhança, propriedade, regras urbanas de ocupação do solo, dentre outros. E posteriormente, com promulgação da constituição federal brasileira no ano de 1988, assegurou a estruturação jurídica do Direito Ambiental, no âmbito de sua tutela material, e por mais que meio e ambiente sejam entendidos como expressões sinônimas por grande parte da Doutrina, durante a assembleia constituinte de 1988 essa expressão foi muito apreciada, e se elegeu adotar a terminologia considerada redundante. 
O conceito legal de meio ambiente tem o sentido de não limitar o conceito a um único lugar, ele amplia o conceito para qualquer lugar onde tenha a função de manutenção sustentável à vida, e este é reconhecido pela lei 6.938/1981. Segundo a norma, estamos tratando com “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
A conceituação do meio ambiente é integrada ao estudo de dois elementos, natural e o artificial. O meio ambiente natural é composto por bens ambientais, os bens da natureza que existem independentemente da ação humana, sem modificações que afetem o curso natural, normal das coisas. Que engloba a fauna, a flora, a atmosfera, o solo, estando ligada diretamente aos recursos naturais. O meio ambiente artificial, é toda manifestação humana ligada à modificação que, inevitavelmente, modifica o meio ambiente natural, sendo formado por bens tangíveis criados pelo homem. O espaço urbano é o grande exemplo de Meio Ambiente Artificial, devido a sua construção física, de prédios, asfaltos, praças e muitos outros bens.
A interação dos elementos naturais e artificiais deve propiciar o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas, mantendo as relações com e entre os seres vivos. De acordo com o princípio de equilibrio, é necessário assegurar uma harmonia entre as intervenções realizadas na natureza em busca de uma solução que melhor concilie um resultado, em uma abordagem global, positiva.
Portanto, as consequências da intervenção na natureza precisam ser todas monitoradas, observando-se o limite ecológico dos sistemas, a capacidade de regeneração da natureza e a sua oferta de recursos naturais.

Outros materiais