Buscar

Aap2 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap2 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos
1)
Simeticona é a forma ativada da dimeticona, contendo dióxido de silicone finamente dividido, para aumentar suas propriedades. Esse fármaco diminui a tensão superficial das bolhas de gás presentes no trato gastrintestinal, facilitando sua eliminação. Dimeticona e simeticona apresentam aplicações diferentes; a nomenclatura correta para o fármaco antiflatulento é simeticona. Apesar disso, no Brasil, ainda é comum o uso dos dois termos como sinônimos, porém, isso é feito erroneamente.
A simeticona é um fármaco que,  não necessita de alvo molecular para desencadear sua ação farmacológica , reduz a tensão superficial das bolhas de ar presentes no trato gastrointestinal, permitindo que as mesmas se desfaçam ou que ajudem na formação de uma grande massa de ar a qual é expelida facilmente por meio de eructações ou flatos; altera a tensão superficial.
Por que a simeticona não necessita de alvo molecular para desencadear sua ação farmacológia
Alternativas:
· a)porque é estruturalmente inespecífica
· b)porque é estruturalmente específica
· c)porque é insolúvel em água
· d)porque apresenta estrutura polar
· e)porque apresenta estrutura apolar
2)
Qualquer molécula ou seu produto de biotransformação, que possa formar ligações covalentes com substâncias nucleofílicas de vários constituintes celulares, pode atacar o DNA provocando modificações na estrutura molecular É através do DNA que os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas. É o momento que ocorre a interação entre as moléculas do toxicante e os receptores e os sítios de ação, específicos ou não dos órgãos e consequentemente, a alteração do equilíbrio do organismo.
A intoxicação possui a fase de exposição , fase toxicocinética , fase toxicodinâmica e fase clínica , qual é a fase que esta relacionada com o texto:
Alternativas:
· a)Fase toxicodinâmica
· b)Fase de exposição
· c)Fase toxicocinética
· d)Fase pré -clínica
· e)Fase clínica
3)
A molécula  apresenta em uma das extremidades um anel aromático lipofílico, uma cadeia intermediária e na outra extremidade da molécula um terminal amina. Todos  são bases fracas, pouco solúveis em água e instáveis em exposição ao ar, podem se apresentar de duas formas: não ionizada ou ionizada.A forma ionizada  se liga aos canais de sódio , inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular. O pKa de uma base fraca define o pH no qual as duas formas coexistem em equilíbrio. Como o pH dos tecidos difere do pKa de uma determinada droga, haverá maior proporção de uma das formas, a ionizada ou a não ionizada. O pKa desse grupo de fármacos  determina a quantidade de droga existente na forma ionizada em um determinado pH. A lidocaína possui pKa de 7,9, por isso em pH fisiológico apenas 25% da droga apresenta-se na sua forma não-ionizada; a droga com maior fração não-ionizada em pH fisiológico alcança seu sítio efetor de forma mais rápida. No pH fisiológico (7,4) todos os fármacos desse grupo apresentam sua forma ionizada em maior proporção, visto que o pKa de todos  é maior que 7,4. Características físico-químicas como a estrutura do anel aromático e o comprimento da cadeia de hidrocarbonetos determinam a lipossolubilidade  dos componentes desse grupo , relacionada com sua potência. Podem ser tóxicos de acordo com a dose aplicada e o grau de absorção sistêmica. Todos podem ser perigosos
O texto caracteriza qual grupo farmacológico.
Alternativas:
· a)Anestésicos locais
· b)Anti-inflamatórios
· c)Antimicrobianos
· d)Antivirais
· e)Antifúngicos
4)
Apresenta meia-vida mais prolongada, o que possibilita seu emprego em doses mais espaçadas. Os alimentos podem retardar um pouco a absorção da Cefalexina, mas não interferem de modo significativo na sua efetividade.
O texto faz referência a qual antimicrobiano?
Alternativas:
· a)cefpirona
· b)cefepima
· c)cefmenoxina
· d)Cefadroxil
· e)cefotetana

Continue navegando