Buscar

Fichamento - A Estrutura da Sessão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHAMENTO
Texto 
Finger, IR. A estrutura da sessão de terapia. In: Andretta, I; Oliveira, MS. Manual prático de terapia cognitivo-comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2011.
Síntese
	O texto propõe uma síntese da estrutura de uma sessão terapêutica em TCC, e também explica algumas peculiaridades que possam surgir e possíveis problemas que podem ocorrer na sessão.
Principais ideias
	Para o autor, a estrutura em uma sessão de TCC é um dos elementos mais importantes para que se tenha um tratamento eficiente e, apesar de muitos acharem que é um recurso que pode atrapalhar a sessão e o vínculo terapêutico, para a TCC o terapeuta assume um papel de norteador do paciente, pois, o principal objetivo da terapia é que o paciente saiba o que está acontecendo com ele.
A terapia em TCC possui uma estrutura padrão. Porém, esses aspectos não são imutáveis, e não necessariamente seguem uma ordem especifica. Nesta estrutura são avaliados o humor do paciente para entender melhor como ele está se sentindo e se houve alguma alteração entre uma sessão e outra. Outro aspecto muito importante é o estabelecimento de metas terapêuticas de curto prazo e longo prazo. É importante que se faça uma breve atualização nas primeiras sessões para que o terapeuta possa entender se o paciente já faz uso de algum medicamento, se faz uso de drogas ou se já apresenta sintomas de transtornos psicológicos. 
Durante as sessões é importante que o terapeuta faça uma ponte com a sessão anterior para retomar assuntos importantes que foram trabalhados anteriormente. Semelhante a isso, terapeuta e paciente formulam juntos uma agenda de assuntos importantes a serem trabalhados para que assim os assuntos mais relevantes sejam vistos primeiro. É importante lembrar que os assuntos da agenda podem se modificar com o tempo e alguns aspectos podem ganhar mais relevância e outros perderem conforme as sessões. Dentro da sessão esses tópicos são discutidos e algumas ferramentas terapêuticas podem ser utilizadas.
Dentro da TCC o terapeuta também propõe tarefas de casa para o paciente tentar realizar e trazer para a próxima sessão para que ambos revisem juntos. Após revisar a tarefa o terapeuta estabelece uma nova. Por fim, é importante que o terapeuta faça um resumo da sessão e também solicite um resumo do paciente. Assim, ambos recebem feedbacks que podem ajudar a melhor aspectos que possam estar atrapalhando de alguma forma o andamento do tratamento.
Para o autor, a primeira sessão de TCC apresenta algumas peculiaridades que devem ser bem trabalhadas pelo terapeuta como, o estabelecimento de rapport e confiança entre psicólogo e paciente, socializar o paciente a terapia cognitiva para que ele entenda como funciona o modelo cognitivo e o processo de terapia, educar o paciente em relação ao seu transtorno, regularizar quais as dificuldades do paciente e instaurar esperança de melhora, avaliar as expectativas do paciente quanto a terapia, coletar informações sobre as dificuldades do paciente e utilizar essas informações na lista de metas.
Por fim, o autor contextualiza quais são as principais dificuldades na estruturação da sessão para que o terapeuta possa pensar em estratégias de agir em cima delas. Dentro da sessão o paciente pode apresentar pensamentos disfuncionais que podem atrapalhar o andamento do tratamento, pode haver uma falha na psicoeducação do paciente fazendo com que ele não compreenda os objetivos da TCC, o paciente pode não querer avaliar o humor, das muitos detalhes na breve atualização, pode apresentar problemas em realizar a ponte com a sessão anterior, pode não querer contribuir para o estabelecimento da agenda, o terapeuta pode esquecer de revisar a tarefa de casa o que pode gerar um sentimento de frustração e desanimo no paciente, além disso o terapeuta pode não solicitar ou dar um feedback ao paciente o que pode gerar questões que não são trabalhadas e acabam prejudicando o tratamento.
Citações
	Sobre estrutura o autor cita “Se o terapeuta assume o comando no início da terapia, norteando-o e auxiliando-o na resolução de problemas, o processo terapêutico tende a ser mais eficiente e eficaz.” (pg 119)
Sobre a importância da estrutura “Estrutura-se a sessão para gerar esperança ao paciente. Seguindo o padrão das sessões, é possível mostrar ao paciente a evolução do problema entre uma sessão e outra, e entre um grupo de sessões e outro.” (pg 120)
“Por fim, estruturar promove a aprendizagem das habilidades da TCC para que o paciente seja seu próprio terapeuta.” (pg 121)

Continue navegando