Buscar

Relatorio critico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO CRÍTICO-AVALIATIVO DE OBSERVADORES DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TEMÁTICOS 
Obs: Este roteiro tem por objetivo apoiar sua avaliação do grupo que apresentará o tema em aula prática
Tema: JOGOS E BRINCADEIRAS COOPERATIVOS Data: 09/03/2022 
Grupo observador: Nanayara Dias dos Santos e Petterson Pereira Costa
Grupo observado: Israel, Bernardo Bregunci, Caio
Aspectos gerais a serem observados na exposição do tema: 
a) Conhecimento dos graduandos expositores sobre o tema (consistência teórica/ estudo do tema). O grupo apresentou quatro brincadeiras, no entanto não foi possível avaliar a consistência teórica, pois os alunos não apresentaram qual a metodologia por trás das brincadeiras trazidas para a prática aquática. Apesar de não apresentar qual a teoria por trás das brincadeiras o grupo conseguiu explicar para os demais alunos como a sequência de brincadeiras deveriam ser realizadas.
b) Coerência entre as partes do trabalho (organização didática / Quantidade e qualidade das atividades propostas para a aula que seria ministrada na prática). O trabalho do grupo apresentou coerência, a exposição das brincadeiras foi de forma clara e objetiva, devido à ausência da consistência teórica sobre as brincadeiras expostas não ficou claro qual o objetivo das brincadeiras.
c) Qualidade do plano de aula que seria desenvolvido na prática. No que diz respeito ao plano de aula, o grupo se organizou para realizar as atividades na piscina sendo uma aula prática e expositiva, foi exposto pelo grupo observado a forma de realizar cada atividade e todo o grupo ficou acompanhando as brincadeiras, quando necessário realizaram correção de postura incorreta. 
d) Controle de tempo (Pontualidade /Duração da exposição e condução das atividades em relação ao previsto – em torno de 30 min). O grupo chegou atrasado para a apresentação do trabalho, mas conseguiu cumprir o cronograma de apresentação, realizando a aula em 30 minutos.
e) Recursos didáticos utilizados na prática (adequação, diversidade). O grupo buscou adequar as brincadeiras para que todos os alunos conseguissem participar buscando a diversidade, foram utilizados espaguetes para realizar parte das brincadeiras o que enriqueceu a apresentação do grupo.
f) Postura dos graduandos expositores (segurança, clareza e exposição de qualidade). O grupo se apresentou seguro na apresentação das brincadeiras, mas se mostraram perdidos no início, sem saber se realizariam a exposição da aula dentro ou fora da piscina. Ficou pendente trazer o objetivo teórico de cada brincadeira desenvolvida.
g) Sugestões complementares / ir além / possíveis variações que você sugere. Como se pode ver, e necessário que antes da execução da brincadeira seja realizado uma introdução da consistência teórica e objetiva de tal exercício, pois, sendo a aula prática um recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem, a introdução da metodologia facilitaria a aprendizagem. Todavia, o uso de matérias aquáticos como o espaguete foi enriquecedor para a aula, sendo assim, o grupo poderia ter utilizado um número maior de matérias e diversificado a metodologia e o número de brincadeiras.

Outros materiais