Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE CULTURA POPULAR BRSILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE CULTURA POPULAR BRASILEIRA
1Em nossa sociedade, existem vários meios de disseminação da cultura, que acabam influenciando na formação de nossa identidade. Devido à importância que a cultura tem como elemento formador de nossa identidade social, é necessário que a escola também seja um meio de difusão cultural. Qual a importância da escola para a disseminação da cultura e de que forma ela é organizada para isso?
Resposta esperada
A escola é um dos principais meios de disseminar a cultura em nossa sociedade. Ela é responsável por sistematizar e difundir os conhecimentos culturais de forma a facilitar o aprendizado dos alunos. Esses conhecimentos podem ser hierarquizados, bem como adaptados para a realidade do educando de acordo com o meio em que vive. A escola deve ser um espaço democrático, possibilitando que a própria interação do sujeito com outros indivíduos contribua para a sua formação.
Minha resposta
A escola é o espaço onde ocorre melhor disseminação da cultura em nossa sociedade. A escola tem a responsabilidade de difundir os conhecimentos culturais para melhor aprendizado dos alunos. O conhecimento cultural deve sempre ser adaptado de forma fácil ao aprendizado dos alunos e adaptando sempre para a sua realidade e o meio em que se vive. A escola deve ser um espaço onde haja interação entre os alunos, onde possam contribuir com seus conhecimentos e ouvindo os conhecimentos dos colegas , mas sempre de forma democrática. Com a interação dos alunos, a escola e os conteúdos culturais se tornam mais atraentes e atrativos.
2A literatura folclórica brasileira é riquíssima, sendo transmitida de forma oral ou escrita. Integram a literatura folclórica os provérbios, as parlendas, os trava-línguas, as adivinhas e os dísticos de caminhão. Sendo assim, explique a diferença entre cada uma das categorias mencionadas.
Resposta esperada
Ditados e provérbios são expressões que trazem algum ensinamento, também são conhecidos como a filosofia do povo. Os dísticos também são ditados, porém são expostos nas traseiras dos caminhões e possuem um caráter humorístico ou satirizam os provérbios que trazem algum ensinamento. Parlendas são frases fáceis de decorar e que são ditas pelas crianças durante as brincadeiras. O trava-língua são frases com palavras sonoras parecidas e que devem ser repetidas rapidamente sem errar. Adivinhas são questionamentos que trazem respostas inesperadas e que geralmente inicia-se com “o que é o que”.
Minha resposta
*Provérbios - são expressões ou frases que trazem algum conselho, não devem ser interpretados ao pé da letra. Também conhecido como a filosofia do povo. * Parlendas - são comuns entre as crianças, por ser fácil de decorar. elas eram ditas pelos pais e repetidas pelos filhos e são ditas pelas crianças durante as brincadeiras. * Trava-línguas - são frases que tem palavras sonoras parecidas e tem objetivo que a pessoa fale rapidamente a frase sem errar. * Adivinhas - são perguntas que trazem respostas que quem perguntou já sabe a resposta e algumas vezes na pergunta já está contida a resposta. Quase sempre se inicia a pergunta com "o que é o que é" Dísticos de caminhão - são frases populares entre os caminhoneiros e escritos no para-choque dos caminhões. Geralmente tem teor humorístico ou são sátiras de provérbios que expressam algum ensinamento.

Continue navegando