Buscar

Prevenção a alergia alimentar



Continue navegando


Prévia do material em texto

A alergia alimentar é uma condição do organismo, caracterizada por uma reação inflamatória desencadeada por uma substância presente no alimento, bebida ou aditivo alimentar consumido, o que pode levar a apresentar sintomas em diferentes partes do corpo, além de poder afetar os sistemas gastrointestinal e respiratório, isso ocorre quando a reação é muito grave. 
Contudo algumas medidas e recomendações são válidas como evitar fumar, e o consumo de álcool durante a gestação, manter o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Deve-se também aumentar o consumo de ômega 3, garantir níveis adequados de vitamina D, praticar regularmente exercícios físicos e manter uma dieta saudável.
A obesidade tem diversas causas, e é caracterizada principalmente pelo acumulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores responsáveis pela doença estão os nutricionais, psicológicos e psiquiátricos, genéticos, fisiológicos, comportamentais e ambientais. A prevenção da obesidade começa com uma alimentação adequada, conscientização da importância de realizar atividades físicas, e também vale a pena ressaltar que no que diz respeito a alimentação, o indivíduo deve ter em mente a necessidade de ingerir alimentos saudáveis, além de reduzir o consumo de gordura e açúcares.
Com relação às doenças cardiovasculares, podem ser definidas como patologias, crônicas ou não que acometem o sistema cardiovascular e circulatório. Uma das principais causas desse estado patológico é o excesso de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos do corpo humano. Portanto esse grupo de doenças afetam o coração e os vasos sanguíneos.
Os principais fatores de riscos são: tabagismo, má alimentação, sedentarismo, uso nocivo de álcool, homens acima de 50 anos e falta de atividade física.
Diante dos aspectos acima citados, vale a pena ressaltar a importância da mudança de hábitos alimentares e busca de uma melhor qualidade de vida, como por exemplo, a realização de exercícios físicos regulares, contato com a natureza e a pratica de atividades externas que promovam a higienização mental e bem estar social.
BIBLIOGRAFIA
https://www.educamaisbrasil.com.br/
https://www.tuasaude.com/
https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares
https://alergiaalimentarbrasil.com.br/