Buscar

Funções e Classificação dos Lipídios

Prévia do material em texto

Lipídios
Função: Composição das membranas biológicas: Todos os tecidos apresentam lipídios em sua composição, uma vez que a membrana das células é formada por fosfolipídios. Fornecimento de energia: liberam, em média, 2,23 vezes mais energia do que carboidratos. Vale destacar, no entanto, que o metabolismo energético dos lipídios ocorre de maneira secundária ao dos carboidratos. Precursores de hormônios e de sais biliares: estão relacionados com a produção de hormônios esteroides, tais como a testosterona, progesterona e estradiol. Também se relacionam com a produção de sais biliares, compostos que agem como detergente, ajudando no processo de absorção de lipídios. Transporte de vitaminas lipossolúveis: Transporte de vitaminas lipossolúveis • Os lipídios transportam vitaminas que são solúveis em gordura, tais como a A, D, E e K. Isolante térmico e físico: garantem proteção contra as baixas temperaturas e contra choques mecânicos. Impermeabilização de superfícies: impermeabilizam evitando a desidratação. Cera de ouvido, produzido pelas glândulas sebáceas para proteção do canal auditivo ceras encontradas nas superfícies dos frutos.
Classificação: Os lipídios são construídos a partir do ácido graxo. Suas variações ocorrem em função do tipo de álcool. Assim, eles podem ser classificados em: glicerídeos, fosfolipídios, esterídeos e cerídeos.
Glicerídeos: Podem ter de 1 a 3 ácidos graxos unidos a uma molécula de glicerol (um álcool, com 3 carbonos unidos a hidroxilas-OH). O exemplo mais conhecido é o triglicerídeo, que é composto por três moléculas de ácidos graxos. 
Cerídeos: São constituídas por uma molécula de álcool (diferente do glicerol) e 1 ou mais ácidos graxos. Esse tipo de lipídio é altamente insolúvel, têm função protetora e impermeabilizante. Fosfolipídios: São os principais componentes das membranas das células, é um glicerídeo (um glicerol unido a ácidos graxos) combinado com um fosfato.
 Esterídeos: São grupos mais complexos de lipídios. Possuem quatro anéis e estrutura química contendo um ciclo-pentano-fenantreno e um núcleo cíclico, como o colesterol. Além do colesterol, alguns hormônios pertencem à classe de lipídios, como a progesterona e a testosterona.
Lipídeos complexos ESTERÍDEOS: lipídeos complexos são lipídeos que são ligados a outros tipos de moléculas. Os mais comuns e importantes deles são as lipoproteínas plasmáticas, responsáveis pelo transporte de outros lipídeos no organismo. Lipídeos são apenas moderadamente solúveis em água, e o movimento deles de um órgão para outro através da corrente sanguínea requer um sistema de transporte que usa lipoproteínas do plasma. As partículas de lipoproteínas consistem em um núcleo de lipídeos hidrofóbicos cercados por proteínas anfipáticas, fosfolipídeos e colesterol.

Continue navegando