Buscar

Comida, Memória e Identidade no Brasil

Prévia do material em texto

TÍTULO DO SEU SCRAPBOOK
NOME:
RU:
POLO:
FONTE DA IMAGEM:
LOCAL, ANO
Comida, memória e identidade – ASPECTOS DO BRASIL: A INFLUÊNCIA DA IMIGRAÇÃO
		
	A comida é mais do que nutrição: tem verdadeiros significados socioculturais e engloba todos as formas de associações que inclui o aspecto da memória dos alimentos no que diz respeito à cultura e afiliações. 
A imigração que criou as mais diversas culturas do país é evidente, trazendo não apenas alimentos, mas formas de preparos e memórias além das fronteiras de países. 
Os imigrantes que chegaram ao Brasil trouxeram diferentes experiências de comida, comida, memória e identidade. Portanto, o Brasil possui uma identidade própria no âmbito cultural e culinário, mas também uma grande influência de consumo provinda dos imigrantes.
		IMAGEM 2: DIVERSIDADE DE ALIMENTOS E CULTURAS NO BRASIL
Imagem disponível em: <encurtador.com.br/inBEV>. Acesso em: 14 set. 2021. 
Fonte da imagem: 
Relação entre comida, memória e identidade - ASPECTOS REGIONAIS: AS INFLUENCIAS DA COMDIA NO REGIONALISMO
		
	A culinária regional é a culinária baseada em regiões nacionais, estaduais ou locais. A culinária regional pode variar de acordo com a disponibilidade e o comércio de alimentos, climas variados, tradições e práticas culinárias e diferenças culturais.
Uma definição digna de nota é baseada na cozinha tradicional: Uma cozinha tradicional é uma tradição coerente de preparação de alimentos que surge da vida cotidiana e da cozinha de um povo por um longo período em uma região específica de um país, ou um país específico, e que, quando localizada, tem notáveis ​​distinções da culinária do país como um todo. 
As tradições, costumes e ingredientes regionais de preparação de alimentos geralmente se combinam para criar pratos exclusivos para uma determinada região. 
Isto traz uma identidade muito própria do local, bem como define suas origens e traz memórias dos imigrantes e antepassados daquela região, mantendo viva culturas e conhecimentos locais.
		IMAGEM 3: COMIDA REGIONAL E SUA SIMPLICIDADE
 
Imagem disponível em: <encurtador.com.br/EQSU1>. Acesso em: 14 set. 2021. 
Fonte da imagem:
 
RELAÇÃO ENTRE COMIDA, MEMÓRIA E IDENTIDADE INDIVIDUAL – MEMÓRIA AFETIVA
		
	Todos nós temos nossas memórias de comida, algumas boas e outras ruins. O sabor, o cheiro e a textura dos alimentos podem ser extraordinariamente evocativos, trazendo de volta memórias não apenas de comer os alimentos em si, mas também do lugar e do ambiente. A comida é um gatilho eficaz de memórias mais profundas de sentimentos e emoções, estados internos da mente e do corpo. 
Tecnicamente, o sentido do olfato é o sentido mais intimamente ligado à memória. Mas o sentido do paladar certamente está em segundo lugar, especialmente quando você considera o quanto do que você prova é afetado pelo seu sentido do olfato. E quando você combina cheiro e sabor, é literalmente disso que as memórias são feitas.
Na imagem, remete-se a momentos em família a mesa, ou até a comida da vó, feita com carinho e tendo um sabor muito pessoal.
		IMAGEM 4: COMIDA DE VÓ E AS MEMORIA AFETIVAS
Imagem disponível em: <encurtador.com.br/gioDR>. Acesso em: 14 set. 2021. 
Fonte da imagem:
CONSIDERAÇÕES FINAIS: subtítulo 5
		
	A comida não é apenas um alimento, são as experiências que foram criadas enquanto desfrutava da comida. É o tempo que passamos com os entes queridos, é aprender novas habilidades, é celebrar os momentos da vida. Lembranças alimentares como essas são muito comuns e muitas pessoas não pensam muito nelas. Compreender o papel dos fatores psicológicos envolvidos na alimentação em excesso é fundamental se quisermos desenvolver intervenções eficazes para conter o aumento da obesidade associada ao ambiente alimentar moderno. A codificação de informações sobre refeições e lanches nos permite levar em consideração a ingestão de energia recente e o prazer alimentar durante eventos alimentares posteriores.
		IMAGEM 5
Imagem disponível em: <encurtador.com.br/afrw8>. Acesso em: 14 set. 2021. 
Fonte da imagem:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMON, Denise; MENASCHE, Renata. Comida como narrativa da memória social. Sociedade e cultura, v. 11, n. 1, p. 13-21, 2008.
CALDEIRA, REGIANE; FAVA, BRUNA MENDES. Comida: uma contadora de histórias. Anais do Seminário Nacional do Centro de Memória-UNICAMP, 2016.
6

Continue navegando