Logo Passei Direto
Buscar

Prática Objetiva - Prática Objetiva 6 (Regular) - SOCIOLOGIA CLÁSSICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o seguinte fragmento de texto: “[...] mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa, a qual pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. A natureza dessas necessidades, se elas se originam do estômago ou da fantasia, não altera nada na coisa”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, K. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 101. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre a ideia de mercadoria na obra de Marx, analise as assertivas a seguir:
São corretas as alternativas:
I. As mercadorias são dependentes e por isso não possuem um valor de uso e de troca.
II. As mercadorias se equivalem a partir do tempo de trabalho socialmente aceito para a sua produção.
III. Para comparar diferentes produtos, era calculado o seu valor de troca.
IV. Em caso de discordância do valor de troca, surge o dinheiro que é usado como um equivalente geral na circulação de mercadorias.
A I, II e III.
B II, III e IV
C III e IV
D I, III e IV
E I e IV

Leia o seguinte excerto de texto: “No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILD. Bianca. Os tipos de dominação segundo Max Weber. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Max Weber, é correto afirmar que os três tipos de dominação estabelecidos por esse sociólogo são:
Nota: 10.0
A Dominação carismática, tradicional e racional-legal.
B Dominação aberta, fechada e impositiva.
C Dominação objetiva, estrutural e abstrata.
D Dominação individual, social e comunal.
E Dominação maior, menor e mediana.

Leia o seguinte extrato de texto: “Originariamente, o comércio é o pressuposto da transformação da produção agrícola feudal, das guildas e da produção camponesa caseira, numa produção capitalista. Desenvolve o produto em mercadoria, criando, de um lado, um mercado, de outro, novos equivalentes de mercadoria, além de trazer novos materiais para a produção e abrir com isso novos modos de produção; esses, desde o início, se baseiam no comércio, porque produzem para um mercado ou dependem de elementos da produção que provêm do mercado mundial. [...] o comerciante domina a produção e o capital comercial domina a indústria do artesanato e a indústria camponesa caseira, posta por ele em funcionamento. Os ofícios são seus subalternos”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974, p.289-290. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre a ciência que mais fortemente influenciou o trabalho de Marx, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A História.
B Biologia.
C Geografia.
D Economia.
E Teologia.

Considere o seguinte trecho de texto: “A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobre o valor de uso e, consequentemente, a ocultação do mediato pelo imediato, Marx chama de fetichismo. Termo esse que tem uma similitude ao processo religioso – ‘suas sutilezas e manhas teológicas’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Fábio Cesar da. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de T. W. Adorno e M. H.orkheimer: Uma ampliação do fetichismo marxiano. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Marx, é correto afirmar que a citação acima diz respeito à sua definição de:
Nota: 10.0
A Mercadoria.
B Fetichismo da mercadoria.
C Comunismo.
D Valor de troca.
E Corporações.

Leia a seguinte citação: “[Serve] como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Lucas De Oliveira. Introdução à teoria de Max Weber. Brasil Escola. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Max Weber, é correto afirmar que o recurso metodológico utilizado por esse sociólogo para a análise da ação social é:
Nota: 0.0
A A racionalização.
B O tipo ideal.
C A relação social.
D O sentido.
E A interpretação.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior: ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 40. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre as características de um fato social, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
A Subjetivo, replicável e normatizado.
B Intrapsíquico, singular e observável.
C Externo, coercitivo e geral.
D Cognitivo, isolável e único.
E Ordenado, individualizado e psíquico.

Leia o seguinte excerto de texto: “Historicamente, o processo de racionalização econômica levou à eliminação dos recursos (inclusive humanos) ineficientes. O propósito do esforço humano deixou de ser a simples produção e passou a ser o dever de trabalhar, conduzindo ao ascetismo da contenção e do consumo. Esse conjunto de resultantes, Weber chama de ‘espírito do capitalismo’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: O processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. . Acesso em 27 de set. 2016. O “espírito do capitalismo” é o nome que Max Weber dá ao conjunto de fenômenos englobados pela ideia do dever de trabalhar, do ascetismo do consumo e da contenção, “espírito” que se torna possível por causa de uma ética específica. A esse respeito, considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral, é correto afirmar que essa ética é a:
Nota: 10.0
A Ética católica.
B Ética do trabalho.
C Ética protestante.
D Ética formal.
E Ética intelectualista.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se não houver consciências particulares; mas esta condição necessária não é suficiente. É necessário ainda que estas consciências se associem, se combinem, e se combinem de certa maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 115. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre o agir coletivo em Durkheim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
Agora, assinale a sequência correta:
I. ( ) As manifestações individuais são consideradas fatos sociais, já que implicam em condições particulares de existência.
II. ( ) As maneiras de agir coletivas são orientadas e normatizadas pelas instituições sociais como Estado, escola, família e igreja.
III. ( ) As instituições sociais têm a responsabilidade de formar o ser social por meio de suas crenças, ideologias e práticas.
IV. ( ) Esse conjunto de saberes resultaria em uma alma coletiva impondo-se aos indivíduos.
A F – V – V – F
B V – V – V – F
C F – V – V – V
D V – F – F – V
E V – F – V – F

Leia o seguinte fragmento de texto: “A preocupação de Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, ou a racionalidade, impactou as instituições modernas como o Estado, os governos e ainda o âmbito cultural, social e individual do sujeito moderno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Racionalização em Max Weber. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre as ideias de Weber, é correto afirmar que esse sociólogo propõe como forma de explicação da vida social:
Nota: 0.0
A A ideia de organização.
B A revolução científica.
C O fato social.
D O processo de racionalização.
E A educação.

da problemática do poder, da sua origem e legitimidade, da sua estrutura organizacional, da sua eficácia e destinação e, por fim, das suas consequências”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Gercina. A burocracia weberiana e a administração federal brasileira. Disponível em: . Acesso em 30 set. 2016.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre o conceito de burocracia para Weber, assinale a alternativa correta:
A A burocracia instala-se nas instituições, com uma lógica própria, resultado da especialização das disciplinas e da produção de conhecimento racional.
B A burocracia é um fenômeno extremamente prejudicial para as empresas e para as instituições.
C Burocracia diz respeito à rigidez de um Estado ou partido político que acaba por torná-los inoperantes.
D Burocracia é a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas.
E A burocracia é atividade física ou intelectual com o objetivo de mudar a realidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o seguinte fragmento de texto: “[...] mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa, a qual pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. A natureza dessas necessidades, se elas se originam do estômago ou da fantasia, não altera nada na coisa”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, K. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 101. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre a ideia de mercadoria na obra de Marx, analise as assertivas a seguir:
São corretas as alternativas:
I. As mercadorias são dependentes e por isso não possuem um valor de uso e de troca.
II. As mercadorias se equivalem a partir do tempo de trabalho socialmente aceito para a sua produção.
III. Para comparar diferentes produtos, era calculado o seu valor de troca.
IV. Em caso de discordância do valor de troca, surge o dinheiro que é usado como um equivalente geral na circulação de mercadorias.
A I, II e III.
B II, III e IV
C III e IV
D I, III e IV
E I e IV

Leia o seguinte excerto de texto: “No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILD. Bianca. Os tipos de dominação segundo Max Weber. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Max Weber, é correto afirmar que os três tipos de dominação estabelecidos por esse sociólogo são:
Nota: 10.0
A Dominação carismática, tradicional e racional-legal.
B Dominação aberta, fechada e impositiva.
C Dominação objetiva, estrutural e abstrata.
D Dominação individual, social e comunal.
E Dominação maior, menor e mediana.

Leia o seguinte extrato de texto: “Originariamente, o comércio é o pressuposto da transformação da produção agrícola feudal, das guildas e da produção camponesa caseira, numa produção capitalista. Desenvolve o produto em mercadoria, criando, de um lado, um mercado, de outro, novos equivalentes de mercadoria, além de trazer novos materiais para a produção e abrir com isso novos modos de produção; esses, desde o início, se baseiam no comércio, porque produzem para um mercado ou dependem de elementos da produção que provêm do mercado mundial. [...] o comerciante domina a produção e o capital comercial domina a indústria do artesanato e a indústria camponesa caseira, posta por ele em funcionamento. Os ofícios são seus subalternos”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974, p.289-290. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre a ciência que mais fortemente influenciou o trabalho de Marx, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A História.
B Biologia.
C Geografia.
D Economia.
E Teologia.

Considere o seguinte trecho de texto: “A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobre o valor de uso e, consequentemente, a ocultação do mediato pelo imediato, Marx chama de fetichismo. Termo esse que tem uma similitude ao processo religioso – ‘suas sutilezas e manhas teológicas’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Fábio Cesar da. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de T. W. Adorno e M. H.orkheimer: Uma ampliação do fetichismo marxiano. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Marx, é correto afirmar que a citação acima diz respeito à sua definição de:
Nota: 10.0
A Mercadoria.
B Fetichismo da mercadoria.
C Comunismo.
D Valor de troca.
E Corporações.

Leia a seguinte citação: “[Serve] como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Lucas De Oliveira. Introdução à teoria de Max Weber. Brasil Escola. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Max Weber, é correto afirmar que o recurso metodológico utilizado por esse sociólogo para a análise da ação social é:
Nota: 0.0
A A racionalização.
B O tipo ideal.
C A relação social.
D O sentido.
E A interpretação.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior: ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 40. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre as características de um fato social, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
A Subjetivo, replicável e normatizado.
B Intrapsíquico, singular e observável.
C Externo, coercitivo e geral.
D Cognitivo, isolável e único.
E Ordenado, individualizado e psíquico.

Leia o seguinte excerto de texto: “Historicamente, o processo de racionalização econômica levou à eliminação dos recursos (inclusive humanos) ineficientes. O propósito do esforço humano deixou de ser a simples produção e passou a ser o dever de trabalhar, conduzindo ao ascetismo da contenção e do consumo. Esse conjunto de resultantes, Weber chama de ‘espírito do capitalismo’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: O processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. . Acesso em 27 de set. 2016. O “espírito do capitalismo” é o nome que Max Weber dá ao conjunto de fenômenos englobados pela ideia do dever de trabalhar, do ascetismo do consumo e da contenção, “espírito” que se torna possível por causa de uma ética específica. A esse respeito, considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral, é correto afirmar que essa ética é a:
Nota: 10.0
A Ética católica.
B Ética do trabalho.
C Ética protestante.
D Ética formal.
E Ética intelectualista.

Leia o seguinte fragmento de texto: “Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se não houver consciências particulares; mas esta condição necessária não é suficiente. É necessário ainda que estas consciências se associem, se combinem, e se combinem de certa maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 115. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre o agir coletivo em Durkheim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
Agora, assinale a sequência correta:
I. ( ) As manifestações individuais são consideradas fatos sociais, já que implicam em condições particulares de existência.
II. ( ) As maneiras de agir coletivas são orientadas e normatizadas pelas instituições sociais como Estado, escola, família e igreja.
III. ( ) As instituições sociais têm a responsabilidade de formar o ser social por meio de suas crenças, ideologias e práticas.
IV. ( ) Esse conjunto de saberes resultaria em uma alma coletiva impondo-se aos indivíduos.
A F – V – V – F
B V – V – V – F
C F – V – V – V
D V – F – F – V
E V – F – V – F

Leia o seguinte fragmento de texto: “A preocupação de Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, ou a racionalidade, impactou as instituições modernas como o Estado, os governos e ainda o âmbito cultural, social e individual do sujeito moderno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Racionalização em Max Weber. . Acesso em 27 de set. 2016. Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre as ideias de Weber, é correto afirmar que esse sociólogo propõe como forma de explicação da vida social:
Nota: 0.0
A A ideia de organização.
B A revolução científica.
C O fato social.
D O processo de racionalização.
E A educação.

da problemática do poder, da sua origem e legitimidade, da sua estrutura organizacional, da sua eficácia e destinação e, por fim, das suas consequências”. Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Gercina. A burocracia weberiana e a administração federal brasileira. Disponível em: . Acesso em 30 set. 2016.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-Modernas sobre o conceito de burocracia para Weber, assinale a alternativa correta:
A A burocracia instala-se nas instituições, com uma lógica própria, resultado da especialização das disciplinas e da produção de conhecimento racional.
B A burocracia é um fenômeno extremamente prejudicial para as empresas e para as instituições.
C Burocracia diz respeito à rigidez de um Estado ou partido político que acaba por torná-los inoperantes.
D Burocracia é a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas.
E A burocracia é atividade física ou intelectual com o objetivo de mudar a realidade.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia Clássica 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“[...] mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa, a qual pelas suas propriedades satisfaz 
necessidades humanas de qualquer espécie. A natureza dessas necessidades, se elas se originam do 
estômago ou da fantasia, não altera nada na coisa”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, K. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 101. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-
Modernas sobre a ideia de mercadoria na obra de Marx, analise as assertivas a seguir: 
 
I. As mercadorias são dependentes e por isso não possuem um valor de uso e de troca. 
 
II. As mercadorias se equivalem a partir do tempo de trabalho socialmente aceito para a sua produção. 
III. Para comparar diferentes produtos, era calculado o seu valor de troca. 
 
IV. Em caso de discordância do valor de troca, surge o dinheiro que é usado como um equivalente geral na 
circulação de mercadorias. 
São corretas as alternativas: 
Nota: 0.0 
 
A I, II e III. 
 
 
B II, III e IV 
As alternativas II, III e IV são corretas. A alternativa I está incorreta, pois segundo o livro-base: “Marx verifica que as mercadorias pareciam autônomas, dotadas de valor de 
uso e de troca” (livro-base p. 89). 
 
C III e IV 
 
D I, III e IV 
 
E I e IV 
 
Questão 2/10 - Sociologia Clássica 
Leia o seguinte excerto de texto: 
“No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação 
esta assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação 
estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de 
atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILD. Bianca. Os tipos de dominação segundo Max Weber. <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-
weber.htm>. Acesso em 27 de set. 2016. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Max Weber, 
é correto afirmar que os três tipos de dominação estabelecidos por esse sociólogo são: 
Nota: 10.0 
 
A Dominação carismática, tradicional e racional-legal. 
Você acertou! 
“Weber distingue três tipos básicos de dominação: a dominação carismática, a dominação tradicional e a dominação racional-legal” (livro-base, p. 128). 
 
B Dominação aberta, fechada e impositiva. 
 
C Dominação objetiva, estrutural e abstrata. 
 
D Dominação individual, social e comunal. 
 
E Dominação maior, menor e mediana. 
 
Questão 3/10 - Sociologia Clássica 
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Originariamente, o comércio é o pressuposto da transformação da produção agrícola feudal, das guildas e 
da produção camponesa caseira, numa produção capitalista. Desenvolve o produto em mercadoria, criando, 
de um lado, um mercado, de outro, novos equivalentes de mercadoria, além de trazer novos materiais para 
a produção e abrir com isso novos modos de produção; esses, desde o início, se baseiam no comércio, 
porque produzem para um mercado ou dependem de elementos da produção que provêm do mercado 
mundial. [...] o comerciante domina a produção e o capital comercial domina a indústria do artesanato e a 
indústria camponesa caseira, posta por ele em funcionamento. Os ofícios são seus subalternos”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974, p.289-290. 
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-
Modernas sobre a ciência que mais fortemente influenciou o trabalho de Marx, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A História. 
 
B Biologia. 
 
C Geografia. 
 
D Economia. 
Você acertou! 
Segundo o livro-base: “Pudemos observar que Marx faz uma leitura da sociedade a partir da economia e de seus mecanismos de funcionamento” (livro-base p. 100). 
 
E Teologia. 
 
Questão 4/10 - Sociologia Clássica 
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado 
e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobre o valor de uso e, consequentemente, a 
ocultação do mediato pelo imediato, Marx chama de fetichismo. Termo esse que tem uma similitude ao 
processo religioso – ‘suas sutilezas e manhas teológicas’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Fábio Cesar da. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de T. W. Adorno e M. Horkheimer: Uma ampliação do fetichismo 
marxiano. <http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/FabioCesardaSilva.pdf>. Acesso em 27 de set. 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Marx, é correto afirmar que a citação 
acima diz respeito à sua definição de: 
Nota: 10.0 
 
A Mercadoria. 
 
B Fetichismo da mercadoria 
Você acertou! 
“Marx diz que as relações que se estabelecem nas trocas dos valores de uso não se dão entre aqueles que produzem e aqueles que necessitam de um produto qualquer. Isso 
porque o produto não pertence àquele que o produziu; logo, a relação não se dá entre os produtores das mercadorias, mas entre as mercadorias. No sistema de corporações, 
era o próprio mestre artesão que vendia seu produto a outra pessoa. No capitalismo, a mercadoria é vendida no mercado e já não tem mais nenhuma relação com quem a 
produziu. Uma cadeira passa a ser igual a um valor em uma determinada moeda. A isso Marx chama de fetichismo da mercadoria e reificação do homem. Ou seja, as 
mercadorias criam vida, e o homem se torna uma ‘coisa’, um objeto, a força de trabalho que confere valor à mercadoria. A mercadoria é misteriosa simplesmente por 
encobrir características sociais do próprio trabalho dos homens” (livro-base, p. 102). 
 
C Comunismo. 
 
D Valor de troca. 
 
E Corporações. 
 
Questão 5/10 - Sociologia Clássica 
Leia a seguinte citação: 
“[Serve] como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que 
serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Lucas De Oliveira. Introdução à teoria de Max Weber. Brasil Escola. <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/introducao-teoria-max-
weber.htm>. Acesso em 27 de set. 2016. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre Max Weber, é 
correto afirmar que o recurso metodológico utilizado por esse sociólogo para a análise da ação social é: 
Nota: 0.0 
 
A A racionalização. 
 
B O tipo ideal. 
Na sua tentativa de compreender os fenómenos sociais, Weber estabelece uma tipologia das ações sociais. A construção de uma tipologia faz parte de sua metodologia 
(Aron, 2003). As várias tipologias constituem um recurso que Weber chamou de tipo ideal [...] [e é] utilizado como instrumento de pesquisa, possibilitando verificar se a 
realidade a ser estudada se aproxima ou se distancia do tipo ideal construído (livro-base, p. 120,121). 
 
C A relação social. 
 
D O sentido. 
 
E A interpretação. 
 
Questão 6/10 - Sociologia Clássica 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção 
exterior: ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência 
própria, independente das suas manifestações individuais”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 40. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-baseTeorias Sociológicas Modernas e Pós-
Modernas sobre as características de um fato social, assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0 
 
A Subjetivo, replicável e normatizado. 
 
B Intrapsíquico, singular e observável. 
 
C Externo, coercitivo e geral. 
Segundo o livro-base: “[...] podem ser chamados de fatos sociais aqueles fenômenos sociais passíveis de análise de natureza externa ao indivíduo, coercitivos e 
generalizados” (livro-base p. 47). 
 
D Cognitivo, isolável e único. 
 
E Ordenado, individualizado e psíquico. 
 
Questão 7/10 - Sociologia Clássica 
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Historicamente, o processo de racionalização econômica levou à eliminação dos recursos (inclusive 
humanos) ineficientes. O propósito do esforço humano deixou de ser a simples produção e passou a ser o 
dever de trabalhar, conduzindo ao ascetismo da contenção e do consumo. Esse conjunto de resultantes, 
Weber chama de ‘espírito do capitalismo’". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: O processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações 
contemporâneas. <http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n4/v43n4a07.pdf>. Acesso em 27 de set. 2016. 
O “espírito do capitalismo” é o nome que Max Weber dá ao conjunto de fenômenos englobados pela ideia 
do dever de trabalhar, do ascetismo do consumo e da contenção, “espírito” que se torna possível por 
causa de uma ética específica. A esse respeito, considerando a citação acima e os conteúdos do livro-
base Sociologia Geral, é correto afirmar que essa ética é a: 
Nota: 10.0 
 
A Ética católica. 
 
B Ética do trabalho. 
 
C Ética protestante. 
Você acertou! 
“O aspecto inovador da obra de Weber está na particularidade de relacionar seitas protestantes e uma conduta capitalista que considera particular do Ocidente [...]. A relação 
mais específica é entre uma ética – uma conduta pregada pela religião – e uma conduta requerida pelo sistema capitalista. Mas, no âmbito do protestantismo e do 
capitalismo, Weber também limita os elementos que entrarão em sua análise. Assim, ele demonstra que existe uma “afinidade eletiva” entre a ética protestante e a 
atividade capitalista moderna, ou o que chama de espírito do capitalismo” (livro-base, p. 132,133). 
 
D Ética formal. 
 
E Ética intelectualista. 
 
Questão 8/10 - Sociologia Clássica 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se não houver consciências particulares; mas esta condição 
necessária não é suficiente. É necessário ainda que estas consciências se associem, se combinem, e se 
combinem de certa maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta 
combinação que a explica”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2002. p. 115. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-
Modernas sobre o agir coletivo em Durkheim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas 
verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
 
I. ( ) As manifestações individuais são consideradas fatos sociais, já que implicam em condições 
particulares de existência. 
 
II. ( ) As maneiras de agir coletivas são orientadas e normatizadas pelas instituições sociais como Estado, 
escola, família e igreja. 
III.( ) As instituições sociais têm a responsabilidade de formar o ser social por meio de suas crenças, 
ideologias e práticas. 
 
IV. ( ) Esse conjunto de saberes resultaria em uma alma coletiva impondo-se aos indivíduos. 
Agora, assinale a sequência correta: 
Nota: 0.0 
 
A F – V – V – F 
 
B V – V – V – F 
 
C F – V – V – V 
As alternativas II, III e IV são verdadeiras. A alternativa I é falsa, pois segundo o livro-base: “as manifestações individuais, conforme Durkheim, não podem ser consideradas 
fatos sociais e, portanto, sociológicos, pois dependem de condições particulares de existência” (livro-base p. 48). 
 
D V – F – F – V 
 
E V – F – V – F 
 
Questão 9/10 - Sociologia Clássica 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A preocupação de Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, 
ou a racionalidade, impactou as instituições modernas como o Estado, os governos e ainda o âmbito 
cultural, social e individual do sujeito moderno”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Racionalização em Max Weber. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/racionalizacao-max-weber.htm>. Acesso em 
27 de set. 2016. 
 
Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral sobre as ideias de Weber, é correto afirmar 
que esse sociólogo propõe como forma de explicação da vida social: 
 
Nota: 0.0 
 
A A ideia de organização. 
 
B A revolução científica. 
 
C O fato social. 
 
D O processo de racionalização. 
Segundo Weber, o processo de racionalização é o abandono das concepções mágicas e tradicionais como forma de explicação e orientação da vida social cada vez mais 
organizada e burocratizada (livro-base, p. 127). 
 
E A educação. 
 
Questão 10/10 - Sociologia Clássica 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“O conceito weberiano de burocracia é resultante da concepção weberiana de autoridade legal. Suas raízes 
emergem da problemática do poder, da sua origem e legitimidade, da sua estrutura organizacional, da sua 
eficácia e destinação e, por fim, das suas consequências”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Gercina. A burocracia weberiana e a administração federal brasileira. Disponível 
em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/4847/3585>. Acesso em 30 set. 2016. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-
Modernas sobre o conceito de burocracia para Weber, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A A burocracia instala-se nas instituições, com uma lógica própria, resultado da especialização das disciplinas e da produção de conhecimento racional. 
Você acertou! 
Segundo o livro-base: “Outro debate importante refere-se ao fenômeno da burocracia que se instala nas instituições, como uma lógica própria, resultado da especialização e 
departamentalização das disciplinas e da produção de conhecimento racional” (livro-base p. 67). 
 
B A burocracia é um fenômeno extremamente prejudicial para as empresas e para as instituições. 
 
C Burocracia diz respeito à rigidez de um Estado ou partido político que acaba por torná-los inoperantes. 
 
D Burocracia é a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas 
privadas. 
 
E A burocracia é atividade física ou intelectual com o objetivo de mudar a realidade.

Mais conteúdos dessa disciplina