Buscar

PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS - Larissa Bianchi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Larissa de Seabra Pereira Bianchi
PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS – AVA 2
Ser uma aluna universitária em duas faculdades (UFF e UVA) e já ter uma graduação prévia a esta me deixou apta a criação de escritas e leituras acadêmicas. No início da minha graduação, leitura de textos acadêmicos era uma tarefa árdua e cansativa, eu precisava ler o mesmo texto diversas vezes para entender o que o autor estava tentando passar. A partir de uma reflexão dos meus próprios limites tenho algumas propostas para auxiliar o desenvolvimento do letramento acadêmico e aquisição de capacidades neste sentido.
Para desenvolver o letramento acadêmico na universidade é preciso que os professores façam um trabalho de leitura crítica e solicitem aos alunos a criação de resenhas para que pratiquem a assimilação de conteúdo.
Um dos problemas na criação de escritas acadêmicas estudantis, como mencionado por Van Dijk é a integração do conhecimento dos complexos textos acadêmicos pelo aluno (VAN DIJK; KINTSCH, 1983). Ao criar resenhas o aluno escreve sobre o que entendeu e treina a sua mente a aquisição de conteúdos mais complexos, fichamentos também auxiliam à retenção de informação e aprendizado. A partir disso, fichamentos e resenhas devem ser indicados como avaliações rotineiramente para os alunos. Para os recém-chegados a universidade os textos são de difícil compreensão por serem mais densos que os do ensino médio, com um vocabulário mais traiçoeiro e indagações complexas. Um curso de graduação superior, entretanto, tem que auxiliar o aluno a aquisição dessa nova habilidade, de leitura e compreensão de textos acadêmicos. No primeiro momento o professor deve guiar o aluno na leitura do texto acadêmico revisando o mesmo em sala de aula para confirmar a assimilação de conteúdo. 
Após capacitar os alunos a leitura acadêmica é necessário que estes sejam ensinados sobre as regras de citação em trabalhos autorais. O aluno tendo conhecimento sobre como fazer citações diretas e indiretas pode começar a produzir seus próprios textos de reflexão a partir de um dado texto acadêmico. O aluno deve, com orientação do professor, fazer uma resenha autoral de um dado artigo acadêmico sem fazer nenhuma citação direta apenas comentando indiretamente o que foi apontado pelo autor e sua tese.
O aluno capacitado a resenhar textos acadêmicos e fazer citações diretas e indiretas consegue então criar seus próprios trabalhos com embasamento em diversos artigos. Neste momento, o professor deveria indicar textos com diferentes autores discursando sobre o mesmo assunto de preferência, de pontos de vistas diferentes e solicitar ao aluno que os leia e faça um trabalho em cima dos dois textos, tomando os dois pontos de vista e desenvolvendo um próprio, uma conclusão autoral.
Finalmente, o trabalho de letramento acadêmico é multidisciplinar. Os professores devem trabalhar em conjunto durante toda a graduação treinando o aluno para leituras e escritas acadêmicas. Os ensinando os direitos e deveres do graduando e como evitar o plagio guiando-os em suas citações diretas e indiretas.
Referência:
FESTAS, I.; MATOS, A.; SEIXAS, A. Escrita académica e plágio no ensino superior. Revista educação em questão (Links para um site externo.), v.58, n.56, 2020.

Continue navegando