Buscar

CADERNO DA GESTÃO EM AÇÃO (1)

Prévia do material em texto

Cadernoda Gestão em Ação
I Encontro de Acompanhamento Formativo 2021
 (
Escola:
 Nome:
 Função
:
 
 
)
Olá, Gestor!
Tendo em vista a continuidade da situação de pandemia da Covid-19 e suas consequências para a rotina escolar, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e a Secretaria de Estado da Educação entendem que não podemos desenvolver os Ciclos de Acompanhamento Formativo presenciais.
O cenário que se apresenta ainda é complexo e instável. Assim propomos este primeiro semestre de 2021, a substituição do CAF por realização do I Encontro para Acompanhamento Formativo/2021 em que a Equipe de Implantação, os representantes das Regionais e Equipes Escolares, junto com consultores do ICE farão importantes reflexões sobre o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre à luz de uma pauta especialmente planejada para esta situação excepcional.
O I EAF de 2021, acontecerá em formato remoto e gerará um Relatório que será encaminhado para escola, para a SER e para a equipe EMTI. Visando potencializar esse momento formativo encaminhamos um importante instrumento de registro pelos Gestores Escolares, o Caderno da Gestão em Ação, a ser utilizado durante o Encontro para o registro individual de todos os participantes, Gestores, Professores, Técnicos das Regionais e Equipe de Implantação.
No seu Caderno você registrará suas reflexões, os pontos de destaque, os desafios e boas práticas que poderão apoiar o trabalho na escola, bem como poderá registrar os pontos de atenção e/ou oportunidades de melhoria que identificar a necessidade de promover ajustes.
Neste ano de 2021 o Acolhimento também não aconteceu de forma presencial e sim através do PET Acolhimento, com atividades impressas. As equipes gestoras foram orientadas a empenhar esforços para que que os estudantes entreguem na escola o Livro da Vida e o Varal dos Sonhos que irão compor o portfólio do estudante. É fundamental cuidar desse material e dar conhecimento a todos da escola após a sistematização dos sonhos dos estudantes.
Importante lembrar que todos sofreram o impacto da interrupção das atividades desde o início do ano letivo de 2020, sobretudo aquelas escolas com a implantação iniciada em 2020 e 2021, portanto, no Encontro a expectativa é de que possamos apoiar o desenvolvimento do Modelo da Escola da Escolha para que siga vivo mesmo considerando esta realidade.
No I Encontro de Acompanhamento Formativo/2021, assim como na aprendizagem dos estudantes, o desenvolvimento da pauta se dá numa espiral onde as reflexões e análises se entrelaçam. A atuação do consultor do ICE será de condutor e mediador das trocas e compartilhamento com os Gestores e suas equipes escolares. Os registros no Caderno da Gestão em Ação e o Relatório do I EAF 2021 serão importante fonte de informações para o processo de melhoria contínua na implantação do EMTI.
Esperamos que este momento seja rico na troca de ideias, que a multiplicação de boas práticas e o trabalho coletivo colaborem para a implantação do Modelo da Escola da Escolha.
Desejamos que você tenha um excelente Encontro Formativo! Equipe do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.
Programação
1. Abertura do Encontro
2. Diálogo com a Gestão Escolar e com a Equipe Escolar
3. Diálogo sobre a rotina escolar no contexto atual
4. Sessão de fechamento
Orientações
O Encontro será realizado por videoconferência/ videochamada e requer cuidados prévios para o seu sucesso. Aqui seguem algumas orientações:
· Tenha em mãos todos os materiais, Cadernos de Formação do ICE. É muito importante que você se dedique a esta ação para melhor aproveitar os momentos que estaremos juntos;
· Busque um local apropriado para o dia do Encontro: um lugar tranquilo para que você se mantenha focado, bem iluminado, com bom sinal de internet e com o necessário conforto para favorecer a sua postura corporal;
· Mantenha pequenos lanches acessíveis (café, água e biscoitos, por exemplo) e outros recursos que considere necessário;
· Utilize o suporte que melhor se adeque ao seu estilo: tablet, celular ou notebook. Caso a sua opção seja o celular, lembre-se de que o ele limitará a sua interação. Se for possível, opte pelo uso de um computador ou notebook com webcam, fone de ouvido e microfone que favorecerão a sua interação;
· Teste os equipamentos de áudio e vídeo 15 minutos antes de iniciar o Encontro;
· Cuide para que o cenário de fundo seja aquele que você deseja compartilhar com os demais participantes pois espera-se que você possa abrir a câmera;
· Fique muito à vontade, se apresente utilizando o chat ou o áudio. Após utilizar o áudio, lembre-se de colocar no silencioso (mute) pois isso evitará interferências e poluição sonora;
· Sempre que quiser interagir com o grupo, você pode utilizar o chat para colocar suas dúvidas e eventuais sugestões e contribuições;
· Se você quiser fazer uso da palavra, utilize o recuso “levantar a mão” (raise your hand). Como pode haver muitos participantes no grupo, lembre-se de, após o uso da palavra, colocar o seu microfone no silencioso (mute);
· Se for possível, faça uso do notebook ou computador para realizar o Encontro e use o celular apenas para realizar as atividades interativas para as quais você receberá um link durante o Encontro;
· Concentre-se e não permita que situações tirem o seu foco;
· Ao final do Encontro pediremos que faça uma avaliação. Isso é muito importante para nós. Contamos com suas observações para aperfeiçoar os nossos processos e oferecer ainda melhores Encontros!
A Pauta
1- Abertura
O EAF não tem a finalidade de auditar, mas sim de dar apoio nas questões de implantação do projeto escolar e é mais uma oportunidade de formação da equipe nas condições inovadoras do Modelo Pedagógico e de Gestão.
Esperamos que tenha trazido as histórias, boas práticas e dúvidas também. E que ao final do Encontro, este Caderno da Gestão em Ação esteja cheio com as anotações que o apoiarão no desenvolvimento das atividades de implantação do Modelo. Esperamos também que leve em seu Caderno novas ideias, aprendizagens, e as contribuições que, esperamos, este Encontro favorecerá na implantação deste novo Projeto Escolar.
Sugestões para combinados:
•Manter seu microfone no silencioso e as câmeras abertas.
•Interagir com o grupo via chat para dúvidas, sugestões e contribuições.
· Usar o recurso “raise your hand” para levantar a mão.
· Ajustar o celular no modo silencioso para manter sua atenção e foco.
•O horário do cafezinho ser de 15 minutos.
A Parte Que Vem Antes
 (
OBJETIVO
Garantia do pleno entendimento (fundamentos, princípios, metodologias e práticas) do Modelo
 
de
 
Gestão e
 
do
 
Modelo
 
Pedagógico
 
com
 
ênfase
 
na
 
Formação
 
Diversificada
 
(Atividades
 
Integradoras)
 
tendo
 
em
 
vista
 
a
 
obtenção
 
dos
 
resultados
 
pactuados no
 
Plano de
 
Ação
 
do
 
EMTI.
FOCO
Verificar a forma de implantação do Modelo de Gestão (TGE e/ou CdG) e do Modelo
 
Pedagógico
 
com
 
ênfase
 
na
 
Formação
 
Diversificada
 
(Atividades
 
Integradoras).
Verificar a forma de implantação e verificar como está sendo implantado o Modelo de Gestão e
 
Pedagógico,
 
com
 
olhar
 
mais
 
atento
 
às
 
metodologias
 
e
 
prtáticas
 
fundamentas
 
nos
 
Princípios
 
Educativo.
)
 (
Ajustar as práticas e recomendar ações de melhoria tendo em vista as metas do EMTI
 
pactuadas para o ano. Retomar aquilo que não foi bem compreendido e esclarecer, tendo a
 
compreensão de que isso é fundamental para o atingimento das metas pactuadas no Plano de
 
Ação.
ABORDAGEM
Esclarecer
 
o
 
propósito
 
do
 
Encontro
 
para
 
Acompanhamento
 
Formativo
 
e
 
o
 
papel
 
dos
 
consultores.
Verificar
 
os
 
meios
 
utilizados
 
pela
 
Equipe
 
Escolar
 
na
 
apropriação
 
dos
 
fundamentos
 
do
 
Modelo.
 
Verificar
 
como
 
a
 
equipe
 
escolar
 
está
 
praticando
 
aquilo
 
que
 
compreende
 
do
 
Modelo.
Verificar
 
a completude da Equipe
 
Escolar
 
e
 
a compreensão
 
da
 
Macroestrutura
 
(apéis e
 
atribuições).
Introduzir
 
instrumentos
 
de
 
monitoramento
 
e
 
acompanhamento
 
a
 
cada
 
bimestre.Apoiar
 
nas
 
dúvidas,
 
orientar
 
e
 
ajustar
 
as
 
iniciativas
 
da
 
Equipe
 
Escolar.
)
2- Diálogo com a Gestão Escolar e com a Equipe Escolar
Vamos conversar, a partir dos itens da pauta, com o objetivo de refletir e oportunizar o compartilhamento dos desafios, das boas práticas e iniciativas vivenciadas pela comunidade escolar no período de distanciamento social. Refletir sobre a rotina dos estudantes, dos professores e da equipe Gestora contribuirá para a construção do entendimento das realidades em que estão inseridas e favorecerá a orientação para a implementação das inovações que apoiarão neste momento de pandemia.
3- Diálogo sobre a rotina escolar no contexto atual
FIO CONDUTOR DAS REFLEXÕES
Acesso e devolutiva dos PETs e abandono:
Monitoramento do acesso e devolução dos PETs (BNCC e Atividades Integradoras) pelos estudantes. Acompanhamento do número de estudantes que estão participando das atividades dos PETs.
Resultados de aprendizagem do bimestre:
Correção e devolutiva para os estudantes do resultado de aprendizagem dos PETS.
Ações Protagonistas
Identificar com a Equipe Escolar quais ações podem ajudar a avaliar o protagonismo dos estudantes no contexto do REANP (Ex: o jovem atuando como fonte de solução quanto ao engajamento seu e dos colegas na realização dos PETs, Conselho de Líderes ou Líderes apoiando a gestão da escola)
Eletivas
Planejamento, Elaboração e Desenvolvimento conforme documento orientador da SEE;
Professores planejaram em duplas ou trios; Fizeram os Mapas;
Realizaram a divulgação das Eletivas; Como os estudantes se inscreveram; Interdisciplinaridade na área;
Estudantes devolvendo as atividades e estas estão sendo avaliadas pelos professores (não confundir com atribuir nota).
Estudos Orientados
Se os estudantes estão devolvendo as atividades propostas nos PETs e,
se estas estão sendo avaliadas pelos professores (não confundir com atribuir nota).
Há indícios ou indicadores que está apoiando a BNCC e a organização dos estudantes para o trabalho remoto.
Como está a rotina dos estudantes com deficiência e/ou transtornos.
Projeto de Vida
Se os professores foram selecionados de acordo com o perfil desejado; Número de professores de PV;
PETs iniciados; acesso e devolutiva dos estudantes acompanhados; Retorno dos professores sobre a receptividade dos estudantes.
Acolhimento
Qual a percepção da Equipe em relação ao PET Acolhimento e como foi a receptividade dos estudantes Se há planejamento para devolutiva do PET Acolhimento
Se o Acolhimento diário remoto está acontecendo e de que forma.
Se o Diretor está na condução, planeja e desenvolve ações para Acolhimento diário remoto.
Tutoria
Se a aula de Tutoria está sendo garantida semanalmente no Estudos Orientados II (Propedêutico) e como aula da matriz (Profissional).
Se há iniciativas de debate sobre como a Tutoria pode auxiliar no engajamento e na permanência dos estudantes.
Nivelamento
A aplicação das Sequências Didáticas foi iniciada e se há cronograma com previsão semanal em 2 aulas de Língua Portuguesa e 2 de Matemática (Propedêutico) e nas aulas de Nivelamento (Profissional).
Estão previstas formas de monitoramento da superação das defasagens dos estudantes.
Estudos por Área:
Estão sendo realizadas reuniões e encontros para estudos, por área;
Guias de Ensino e de Aprendizagem dos 40% das aulas foram elaborados, se foi compartilhado com os estudantes, se está sendo utilizados para monitoramento do currículo previsto, dado e aprendido.
Equipe Gestora - Diretor, Especialista do EMTI e Coordenadores de Área:
· Clareza sobre suas atribuições;
· Rotinas
· Reuniões	de fluxo
· Agenda Bimestral: orientar a equipe sobre a importância, finalidade e uso como instrumentos de alinhamento de fazeres e tempos educativos
· Conselho de Classe:	a escola realizou o primeiro conselho de classe (este pode ser conselho participativo ou não)
Preparação básica para o trabalho (Estudantes da Educação profissional)
Como está a percepção da satisfação do Estudante em relação ao curso técnico.
Registros do Compartilhamento
	Tema
	Registro e compartilhamento
	Acesso e devolutiva dos PETs e abandono:
Monitoramento do acesso e devolução dos PETs (BNCC e Atividades Integradoras) pelos estudantes.
Acompanhamento do número de estudantes que estão participando das atividades dos PETs.
	
	Resultados de aprendizagem do bimestre:
Correção e devolutiva para os estudantes do resultado de aprendizagem dos PETS.
	
	Ações Protagonistas
Identificar		com		a		Equipe Escolar quais ações podem ajudar	a		avaliar		o protagonismo dos estudantes no contexto do REANP (Ex: o jovem atuando como fonte de solução					quanto ao engajamento seu				e		dos colegas na realização		dos PETs, Conselho de Líderes ou Líderes apoiando a gestão da escola)
	
	Eletivas
Planejamento, Elaboração e Desenvolvimento	conforme
	
	documento orientador da SEE;
Professores planejaram em duplas ou trios;
Fizeram os Mapas;
Realizaram a divulgação das Eletivas;
Como os estudantes se inscreveram;
Interdisciplinaridade na área;
Estudantes devolvendo as atividades e estas estão sendo avaliadas pelos professores (não confundir com atribuir nota).
	
	Estudos Orientados
Se os estudantes estão devolv endo as atividades propostas nos PETs e,
se estas estão sendo avaliadas pelos professores (não confun dir com atribuir nota).
Há indícios ou indicadores que está apoiando a BNCC
e a organização dos estudante s para o trabalho remoto.
Como está a rotina dos estuda ntes com deficiência e/ou tran stornos.
	
	Projeto de Vida
Se os professores foram selecionados de acordo com o perfil desejado;
Número de professores de PV;
PETs iniciados; acesso e devolutiva dos estudantes acompanhados;
Retorno dos professores sobre a	receptividade	dos estudantes.
	
	Acolhimento
Qual a percepção da Equipe em relação ao PET Acolhimento e como foi a
	
	receptividade dos estudantes
Se há planejamento para devolutiva	do	PET Acolhimento
Se o Acolhimento diário remoto está acontecendo e de que forma.
Se o Diretor está na condução, planeja e desenvolve ações para	Acolhimento diário remoto.
	
	Tutoria
Se a aula de Tutoria está sendo	garantida semanalmente no Estudos Orientados II (Propedêutico) e como aula da matriz (Profissional).
Se há iniciativas de debate sobre como a Tutoria pode auxiliar no engajamento e na permanência dos estudantes.
	
	Nivelamento
A aplicação das Sequências Didáticas foi iniciada e se há cronograma com previsão semanal em 2 aulas de Língua Portuguesa e 2 de Matemática (Propedêutico) e nas aulas de Nivelamento (Profissional).
Estão previstas formas de monitoramento	da superação das defasagens dos estudantes.
	
	Estudos por Área:
Estão sendo realizadas reuniões e encontros para estudos, por área;
	
	Guias de Ensino e de Aprendizagem dos 40% das aulas foram elaborados, se foi compartilhado com os estudantes, se está sendo utilizados	para
monitoramento do currículo previsto, dado e aprendido.
	
	Equipe	Gestora	-	Diretor,
	
	Especialista	do	EMTI	e Coordenadores de Área:
Clareza	sobre	suas atribuições;
Rotinas
Reuniões de fluxo
Agenda Bimestral: orientar a equipe sobre a importância, finalidade e uso como instrumentos de alinhamento de fazeres e tempos educativos
Conselho de Classe: a escola realizou o primeiro conselho de classe (este pode ser conselho participativo ou não)
	
	Preparação básica para o trabalho (Estudantes da Educação profissional)
Como está a percepção da satisfação do Estudante em relação ao curso técnico.
	
4. Sessão de fechamento
Chegamos ao final de nosso Encontro de Acompanhamento Formativo. O registro realizado por cada um foi fruto do coletivo, do olhar para o trabalho planejado, aquilo que foi realizado e a análise necessária para seguir adiante (PDCA), esta será uma importante ferramenta de trabalho no retorno às suas escolas.
Gestor, convidamos para apresentarem o seu “matulão”, seu Caderno da Gestão em Ação. Fale sobre a colheita que fiz neste Encontro de Acompanhamento Formativo e sobre como fará a lição de casa, que é fazer o compartilhamentodo produto do EAF com a Equipe Escolar.
A PARTE QUE VEM DEPOIS
 (
O
 
ICE
 
acredita
 
muito
 
que
 
toda
 
a
 
equipe
 
escolar
 
se
 
envolverá
 
e
 
todos
 
se
 
sentirão
 
realizados
 
pelos
 
resultados que entregam à sociedade. O trabalho realizado pelas Equipes Escolares gera valor quando
 
entrega a sociedade estudantes formados com base em conhecimentos, valores e competências para
 
atuar diante dos imensos desafios deste século, sobretudo, neste momento complexo pelo qual estamos
 
passando.
)
Siga em frente, estamos juntos!

Continue navegando