Buscar

AD1 cultura e cotidiano escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Cultura e Cotidiano escolar Coordenação: Mailsa Passos Tutoria: Isabel Machado e Lhais
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 
Aluno(a): Caroline Flor de Almeida Matrícula: 18212080217 Polo: Três Rios
		1)      A resposta deve ter NO MÍNIMO 15 e NO MÁXIMO 20 linhas. Textos fora desse padrão não serão considerados.
2)      Citações devem ser feitas entre aspas e com indicação da fonte.. Ex.: “ as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza” (SANTOS, 1997, p.30).
3)      A citação não pode substituir a sua própria reflexão, apenas apoiá-la.
 
Após ver o vídeo da palestra da escritora Chimamanda Adichie e ler os textos (o literário e o teórico) das aulas 1 e 2, produza uma reflexão estabelecendo relações entre as três narrativas, apontando a discussão de cada uma delas e no que elas contribuem para pensar um conceito de cultura. É muito importante utilizar os textos como referência, de acordo com o descrito no enunciado da atividade.
Texto literário: Uma experiência particular (Chimamanda Adichie)
Texto teórico: Conceito_Cultura (texto obrigatório referente a aula 2)
A leitura do texto teórico nos leva a refletir de como a cultura faz parte da vida do cidadão, e no seu significado mais simples para se entender cultura, ela está nos artefatos, nas crenças, objetos, costumes. Sabemos também que a cultura apesar de parecer simples e todos saberem descrever e falar um pouco sobre. “Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido”. (Dicionário de Conceitos Históricos – Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed. Contexto – São Paulo; 2006, pag.1). Ela é algo de extrema complexibilidade, pois a cultura está em constante mudança, gerações vão passando e deixando para trás um pouco de seu legado para os próximos. Podemos considerar que a cultura será sempre algo mutável, e devemos sempre estar em busca de aperfeiçoar os conhecimentos para serem ensinados de maneira coerente. Diante disto, podemos perceber que a cultura não é única como explica a autora Chimamanda Adichie e ela diz sobre o perigo da história única, isso significa que é pegar toda a complexidade de uma pessoa e de seu contexto e reduzi-los a um só aspecto, é também quando mostramos um povo como se fosse somente uma coisa, um objeto do discurso dos outros. Para a escritora, é impossível falar da história única sem se falar de poder, uma vez que quem conta a história única é quem detém poder, seja ele econômico, político ou epistémico. devemos desconstruir pensamentos, às vezes ficamos vidrados em consumir conteúdos de apenas uma cultura como é o caso da Americana e fazemos isso sem perceber. Quando vemos algo de nossa própria cultura em livros e séries, mas idiomas diferentes, acabamos achando muito estranho, pois acaba que a cultura que a pessoa consome se torna única. Temos que normalizar todos os tipos de cultura e não ficarmos preso somente a um único conteúdo. 
Referência bibliográfica:
 Silva, Kalina Vanderlei. Silva, Maciel Henrique. Cultura. In: Dicionário de Conceitos Históricos – Ed. Contexto – São Paulo; 2006.