Logo Passei Direto
Buscar
User badge image
Maria Dália

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia os textos e responda à questão.
Com base nos textos e tendo em mente a ideia de que a linguagem tem funções que dependem das intenções do autor em relação ao leitor, considere as afirmacoes e assinale a alternativa correta.
I. O propósito predominante do texto 1 é discutir conceitos culturais de forma direta e objetiva, o que caracteriza a função referencial da linguagem.
II. Predomina, no texto 2, a função apelativa da linguagem, fato percebido no uso das palavras consumidor, anúncios e persuasão, termos típicos do gênero publicitário.
III. O texto 2 utiliza a metalinguagem ao explicar que o uso de verbos na segunda pessoa do imperativo singular produz um forte efeito persuasivo no consumidor, pois o individualiza e o faz sentir-se único.
IV. Nos dois textos, predomina a função emotiva, porque ambos pretendem expressar sentimentos de insatisfação com a valorização da consciência crítica do indivíduo pela massa manipulada.
A) Somente I está correta.
B) Somente II está correta.
C) Somente III está correta.
D) Somente II e III estão corretas.
E) Somente III e IV estão corretas.

De acordo com o texto, Célio da Cunha defende a seguinte tese a respeito da educação brasileira:
A educação nacional precisa se situar acima de conflitos ideológicos e interesses partidários ou de grupos, visando ao futuro das novas gerações.
A) A produção científica das universidades brasileiras precisa ser estimulada, reconhecida e amplamente divulgada em âmbito internacional.
B) A divulgação de listas de ranking da produção científica das universidades é um instrumento importante para se verificar a qualidade do ensino.
C) A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um órgão importante para o avanço do ensino superior no Brasil.
D) As universidades brasileiras precisam prestar contas de sua produção científica em relatórios anuais, a fim de justificar sua relevância social.
E) É Necessário que a educação brasileira esteja voltada para o futuro das novas gerações e desvinculada de compromissos ideológicos particulares.

Leia o poema a seguir e, de posse de seus conhecimentos sobre literatura, responda o que se pede na questão:
O dadaísmo foi uma das vanguardas cujos preceitos serviram de base para o movimento do________________, no início do século XX. Ele levou em consideração a afirmação da identidade nacional mas soube aproveitar (devorar) as influências estrangeiras para a concepção das obras. O termo que completa corretamente o espaço é:
A) Trovadorismo.
B) Arcadismo.
C) Romantismo.
D) Modernismo.
E) Concretismo.

Leia os versos e responda à questão.
Depreende-se corretamente do texto que
A) A pessoa amada, por meio da imaginação, transforma o peito amante em alma delirante.
B) A distância entre amante e pessoa amada é tão grande que faz do amor algo irremediavelmente perdido.
C) Nem nos sonhos é possível realizar plenamente o desejo amoroso.
D) O amante, no plano do imaginário, transfigura-se no ser amado.
E) O bem amado atrai para si o peito amante, graças ao delírio amoroso.

A clássica acusação de Sócrates, movida pelo poeta Meleto, pode ser considerada o início do conflito com o pensamento sofista.
A este respeito, assinale a alternativa INCORRETA que não representa uma acusação contra Sócrates.
A) Sócrates é acusado de corromper a juventude, uma vez que, diferente dos sofistas, não usa como método a persuasão de retórica.
B) Sócrates é acusado pelo Tribunal Ateniense de ter como método de raciocínio um discurso que incita a reflexão sobre si mesmo.
C) Sócrates é acusado porque, a partir da ironia, reconhece que a ignorância precede o conhecimento. Neste sentido, Sócrates manifestava-se contra o discurso político do Tribunal Ateniense.
D) Sócrates é acusado de opor-se aos deuses reconhecidos pelo Estado e a questionar, por meio da ironia, os costumes que são provenientes.
E) Sócrates é acusado pelos sofistas, frente ao Tribunal Ateniense, por demonstrar que não se descobre a verdade pelo uso da razão, mas pela retórica persuasiva que é proveniente da conveniência individual.

A filosofia grega está dividida em dois períodos, antes e depois de Sócrates. Embora ele não tenha deixado nenhum escrito, seus ensinamentos são estudados até os tempos atuais.
A alternativa em que se registra uma afirmativa referente a esse filósofo é a
A) A ironia desenvolvida pelo filósofo grego tem em seu escopo a parturição de ideias metafisicas e irreais.
B) A maiêutica representa na filosofia socrática um conjunto de argumentos falaciosos e desprovidos da intencionalidade da verdade.
C) Tanto a maiêutica quanto a ironia socrática, ao longo do devir histórico social, representam um engodo epistemológico substancial.
D) A maiêutica socrática representa uma tentativa no estabelecimento de dogmas irrefutáveis.
E) A ironia e a maiêutica figuram na filosofia socrática como metodologias de investigação.

Platão (428-374 a.C.), em sua célebre obra A república, propôs um modelo educativo que
A alternativa em que se registra uma afirmativa referente a esse filósofo é a
A) Tinha exclusivamente a intenção de educar aos que tivessem a posse da terra e dividia os poderes político, militar e jurídico com os senhores de bem.
B) Possibilitava a todos igual acesso à educação, independentemente do grupo social ao qual pertencesse cada indivíduo por nascimento.
C) Determinava que os servos pudessem obter acesso à educação erudita desde que tivessem a permissão do seu senhor.
D) Foi marcado também pelo letramento dos vilões, descendentes dos jônios, eólios e dórios que, não podendo defender suas propriedades, entregavam-nas a um senhor em troca de educação.

A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos.
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
A) Processo civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
B) Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
C) Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
D) Afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
E) Fim do monoteísmo como condição para consolidação da ciência.

De acordo com Boris Fausto (1999, p. 122): Logo ao chegar, durante sua breve estada na Bahia, Dom João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas (28 de janeiro de 1808). Mesmo sabendo-se que naquele momento a expressão “nações amigas” era equivalente à Inglaterra, o ato punha fim a trezentos anos de sistema colonial. [...] A abertura dos portos foi um ato historicamente previsível, mas ao mesmo tempo impulsionado pelas circunstâncias do momento. Portugal estava ocupado por tropas francesas, e o comércio não podia ser feito através dele. Para a coroa, era preferível legalizar o extenso contrabando existente entre a colônia e a Inglaterra e receber os tributos devidos.
Sobre as consequências da abertura dos portos, marque a alternativa correta.
A) A abertura dos portos não beneficiou a Inglaterra porque, devido ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão, a Inglaterra não conseguia comerciar com nenhuma região do Ocidente.
B) Embora a família real portuguesa e sua Corte tenham se instalado no Rio de Janeiro (e isso tenha dinamizado o comércio da região), a cidade não se tornou um porto de entrada de produtos manufaturados ingleses após a abertura dos portos.
C) Revogou os decretos que proibiam que a colônia possuísse manufaturas; isentou de impostos a importação de matérias-primas para a indústria; ofereceu incentivo para as indústrias de lã, seda e ferro; também incentivou a introdução de novas máquinas, bem como sua invenção.
D) D. João VI, ao decretar a abertura dos portos às nações amigas em 1808, manteve os decretos que proibiam a instalação de manufaturas na Colônia porque revogar essas medidas prejudicaria a Inglaterra e esta se indisporia com Portugal.
E) A abertura dos portos não favoreceu os proprietários rurais produtores de bens destinados à exportação (por exemplo, o açúcar e o algodão) porque estes continuaram atrelados ao pacto colonial, ou seja, a colônia só poderia comercializar com a metrópole.

Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval.
Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao
I - Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando na maior proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes vínculos com a estrutura feudal.
II - Viviam afastados das tentações do mundo por meio do isolamento em abadias e de votos de castidade, pobreza e silêncio. Com o tempo, num mundo em que uma restrita minoria era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros e as abadias converteram-se nos principais centros da cultura letrada.
III - Viviam apegados aos bens materiais e em contacto com a sociedade, a terra, a administração e a exploração das riquezas.
IV - A proibição de casamento rigorosamente aplicada a partir do Século XI liberava os padres dos compromissos conjugais e contribuía, além disso, para a manutenção do patrimônio eclesiástico feudal, ao evitar a divisão entre possíveis herdeiros dos membros do clero.
A) Poder temporal, clero secular, clero regular e celibato clerical.
B) Celibato clerical, clero regular, clero secular e poder temporal.
C) Clero secular, celibato clerical, poder temporal e clero regular.
D) Poder temporal, clero regular, clero secular e celibato clerical.
E) Clero regular, clero secular, poder temporal e celibato clerical.

No século XI, o bispo Fulbert de Chartes foi convidado a escrever sobre a fórmula da fidelidade e assim o fez: Aquele que jura fidelidade a seu senhor deve ter sempre em mente estes seis princípios: proteção, segurança, honra, interesse, liberdade, faculdade.
Os princípios apresentados na cerimônia descrita pelo texto fazem referência às relações sociais entre
A) Patrícios e plebeus na Antiguidade.
B) Suseranos e vassalos na Idade Média.
C) Proprietários de terras e escravos no Brasil Colonial.
D) Burgueses e classe trabalhadora na sociedade industrial.
E) Latifundiários e camponeses na América Contemporânea.

Quanto à distribuição espacial da população no Brasil é CORRETO afirmar:
A) Os estados brasileiros mais populosos estão localizados na região Sul, concentrando cerca de 40,0% da população.
B) O estado de maior população absoluta é São Paulo; o de menor densidade é o Rio de Janeiro.
C) A distribuição populacional no território brasileiro é bastante homogênea, havendo apenas alguma concentração da população em determinadas regiões, como no litoral e no Nordeste.
D) Entre os municípios brasileiros, o Rio de Janeiro é o mais populoso com cerca 6,2 milhões de pessoas.
E) A população brasileira atingiu em 2008, segundo o IBGE, cerca de 191,5 milhões de habitantes, os quais se apresentam distribuídos nas 27 Unidades Federativas (26 estados e 1 Distrito Federal) e nos 5.565 municípios.

O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.
Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:
A) Elevação do valor real do salário mínimo
B) Redução da carga tributária do setor produtivo
C) Diminuição da taxa básica de juros ao consumidor
D) Ampliação do investimento público em infraestrutura

A água é um recurso natural finito e possui um ciclo hidrológico que, devido ao desequilíbrio ambiental, está causando vários problemas à população mundial.
Considerando esse recurso natural, analise as assertivas:
I. De acordo com o CONAMA, as águas são divididas em doces, salobras e salinas.
II. Aquíferos são reservatórios de águas subterrâneas, geleiras e neves.
III. O Brasil possui, em toda sua extensão, disponibilidade de água para abastecer atividades industriais, domésticas e agrícolas, inclusive o semiárido nordestino, que possui o aquífero Guarani.
IV. Os estuários são recursos hídricos que, em conjunto com as águas oceânicas, formam os recursos hídricos costeiros.
A) Apenas as assertivas I, II e IV.
B) Apenas as assertivas I e II.
C) Apenas as assertivas I e III.
D) Todas as assertivas.
E) Apenas a assertiva I.

As correntes marítimas são importantes por influenciam o clima de algumas regiões do planeta. Um dos casos mais conhecidos é o da Corrente do Golfo, que transfere o calor gerado nas baixas latitudes para a costa oeste europeia, exercendo função primordial no aquecimento e na elevação das temperaturas.
A respeito do assunto e levando em consideração as correntes marítimas com influência climática no continente sul-americano, assinale a alternativa correta.
A) As baixas temperaturas que caracterizam a Corrente de Humboldt influenciam grande parte da costa leste do continente, contribuindo para temperaturas mais amenas e também para a formação do Deserto do Atacama, no Chile.
B) A Corrente de Benguela é responsável pelo fenômeno de ressurgência que ocorre no litoral brasileiro, principalmente no verão e na região de Cabo Frio/RJ, quando as águas de menor temperatura chegam à superfície.
C) A Corrente das Malvinas é fria e influencia na temperatura mais amena do litoral atlântico sul do continente, principalmente no inverno, quando consegue atingir o litoral dos estados das regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste do Brasil.
D) A Corrente das Guianas origina-se na área equatorial e, devido às temperaturas mais elevadas de suas águas, é responsável pela ocorrência de alta pluviosidade em todo o litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
E) A Corrente do Brasil, que se origina a partir da bifurcação da Corrente Sul Equatorial, desloca-se próximo à costa e se caracteriza por águas quentes, as quais influenciam na temperatura e pluviosidade de parte do litoral brasileiro.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) O rio São Francisco foi caminho natural para a expansão da cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro.
b) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geomorfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco.
c) Essa região caracterizava-se, nesse período, por paisagens onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas capitanias.
d) O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas bandeiras paulistas para penetração na região aurífera da Chapada dos Parecis e posterior pagamento do “quinto” na sede da capitania, em Salvador.
e) As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os Santos para a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro propiciaram o surgimento de localidades com economia baseada na agricultura monocultora de exportação.

Se um pacote de biscoito contém 10 biscoitos e pesa 95 gramas, e se 15 gramas de biscoito correspondem a 90 calorias, quantas calorias tem cada biscoito?
A) 53 Calorias.
B) 55 Calorias.
C) 57 Calorias.
D) 59 Calorias.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia os textos e responda à questão.
Com base nos textos e tendo em mente a ideia de que a linguagem tem funções que dependem das intenções do autor em relação ao leitor, considere as afirmacoes e assinale a alternativa correta.
I. O propósito predominante do texto 1 é discutir conceitos culturais de forma direta e objetiva, o que caracteriza a função referencial da linguagem.
II. Predomina, no texto 2, a função apelativa da linguagem, fato percebido no uso das palavras consumidor, anúncios e persuasão, termos típicos do gênero publicitário.
III. O texto 2 utiliza a metalinguagem ao explicar que o uso de verbos na segunda pessoa do imperativo singular produz um forte efeito persuasivo no consumidor, pois o individualiza e o faz sentir-se único.
IV. Nos dois textos, predomina a função emotiva, porque ambos pretendem expressar sentimentos de insatisfação com a valorização da consciência crítica do indivíduo pela massa manipulada.
A) Somente I está correta.
B) Somente II está correta.
C) Somente III está correta.
D) Somente II e III estão corretas.
E) Somente III e IV estão corretas.

De acordo com o texto, Célio da Cunha defende a seguinte tese a respeito da educação brasileira:
A educação nacional precisa se situar acima de conflitos ideológicos e interesses partidários ou de grupos, visando ao futuro das novas gerações.
A) A produção científica das universidades brasileiras precisa ser estimulada, reconhecida e amplamente divulgada em âmbito internacional.
B) A divulgação de listas de ranking da produção científica das universidades é um instrumento importante para se verificar a qualidade do ensino.
C) A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um órgão importante para o avanço do ensino superior no Brasil.
D) As universidades brasileiras precisam prestar contas de sua produção científica em relatórios anuais, a fim de justificar sua relevância social.
E) É Necessário que a educação brasileira esteja voltada para o futuro das novas gerações e desvinculada de compromissos ideológicos particulares.

Leia o poema a seguir e, de posse de seus conhecimentos sobre literatura, responda o que se pede na questão:
O dadaísmo foi uma das vanguardas cujos preceitos serviram de base para o movimento do________________, no início do século XX. Ele levou em consideração a afirmação da identidade nacional mas soube aproveitar (devorar) as influências estrangeiras para a concepção das obras. O termo que completa corretamente o espaço é:
A) Trovadorismo.
B) Arcadismo.
C) Romantismo.
D) Modernismo.
E) Concretismo.

Leia os versos e responda à questão.
Depreende-se corretamente do texto que
A) A pessoa amada, por meio da imaginação, transforma o peito amante em alma delirante.
B) A distância entre amante e pessoa amada é tão grande que faz do amor algo irremediavelmente perdido.
C) Nem nos sonhos é possível realizar plenamente o desejo amoroso.
D) O amante, no plano do imaginário, transfigura-se no ser amado.
E) O bem amado atrai para si o peito amante, graças ao delírio amoroso.

A clássica acusação de Sócrates, movida pelo poeta Meleto, pode ser considerada o início do conflito com o pensamento sofista.
A este respeito, assinale a alternativa INCORRETA que não representa uma acusação contra Sócrates.
A) Sócrates é acusado de corromper a juventude, uma vez que, diferente dos sofistas, não usa como método a persuasão de retórica.
B) Sócrates é acusado pelo Tribunal Ateniense de ter como método de raciocínio um discurso que incita a reflexão sobre si mesmo.
C) Sócrates é acusado porque, a partir da ironia, reconhece que a ignorância precede o conhecimento. Neste sentido, Sócrates manifestava-se contra o discurso político do Tribunal Ateniense.
D) Sócrates é acusado de opor-se aos deuses reconhecidos pelo Estado e a questionar, por meio da ironia, os costumes que são provenientes.
E) Sócrates é acusado pelos sofistas, frente ao Tribunal Ateniense, por demonstrar que não se descobre a verdade pelo uso da razão, mas pela retórica persuasiva que é proveniente da conveniência individual.

A filosofia grega está dividida em dois períodos, antes e depois de Sócrates. Embora ele não tenha deixado nenhum escrito, seus ensinamentos são estudados até os tempos atuais.
A alternativa em que se registra uma afirmativa referente a esse filósofo é a
A) A ironia desenvolvida pelo filósofo grego tem em seu escopo a parturição de ideias metafisicas e irreais.
B) A maiêutica representa na filosofia socrática um conjunto de argumentos falaciosos e desprovidos da intencionalidade da verdade.
C) Tanto a maiêutica quanto a ironia socrática, ao longo do devir histórico social, representam um engodo epistemológico substancial.
D) A maiêutica socrática representa uma tentativa no estabelecimento de dogmas irrefutáveis.
E) A ironia e a maiêutica figuram na filosofia socrática como metodologias de investigação.

Platão (428-374 a.C.), em sua célebre obra A república, propôs um modelo educativo que
A alternativa em que se registra uma afirmativa referente a esse filósofo é a
A) Tinha exclusivamente a intenção de educar aos que tivessem a posse da terra e dividia os poderes político, militar e jurídico com os senhores de bem.
B) Possibilitava a todos igual acesso à educação, independentemente do grupo social ao qual pertencesse cada indivíduo por nascimento.
C) Determinava que os servos pudessem obter acesso à educação erudita desde que tivessem a permissão do seu senhor.
D) Foi marcado também pelo letramento dos vilões, descendentes dos jônios, eólios e dórios que, não podendo defender suas propriedades, entregavam-nas a um senhor em troca de educação.

A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos.
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
A) Processo civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
B) Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
C) Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
D) Afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
E) Fim do monoteísmo como condição para consolidação da ciência.

De acordo com Boris Fausto (1999, p. 122): Logo ao chegar, durante sua breve estada na Bahia, Dom João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas (28 de janeiro de 1808). Mesmo sabendo-se que naquele momento a expressão “nações amigas” era equivalente à Inglaterra, o ato punha fim a trezentos anos de sistema colonial. [...] A abertura dos portos foi um ato historicamente previsível, mas ao mesmo tempo impulsionado pelas circunstâncias do momento. Portugal estava ocupado por tropas francesas, e o comércio não podia ser feito através dele. Para a coroa, era preferível legalizar o extenso contrabando existente entre a colônia e a Inglaterra e receber os tributos devidos.
Sobre as consequências da abertura dos portos, marque a alternativa correta.
A) A abertura dos portos não beneficiou a Inglaterra porque, devido ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão, a Inglaterra não conseguia comerciar com nenhuma região do Ocidente.
B) Embora a família real portuguesa e sua Corte tenham se instalado no Rio de Janeiro (e isso tenha dinamizado o comércio da região), a cidade não se tornou um porto de entrada de produtos manufaturados ingleses após a abertura dos portos.
C) Revogou os decretos que proibiam que a colônia possuísse manufaturas; isentou de impostos a importação de matérias-primas para a indústria; ofereceu incentivo para as indústrias de lã, seda e ferro; também incentivou a introdução de novas máquinas, bem como sua invenção.
D) D. João VI, ao decretar a abertura dos portos às nações amigas em 1808, manteve os decretos que proibiam a instalação de manufaturas na Colônia porque revogar essas medidas prejudicaria a Inglaterra e esta se indisporia com Portugal.
E) A abertura dos portos não favoreceu os proprietários rurais produtores de bens destinados à exportação (por exemplo, o açúcar e o algodão) porque estes continuaram atrelados ao pacto colonial, ou seja, a colônia só poderia comercializar com a metrópole.

Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval.
Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao
I - Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando na maior proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes vínculos com a estrutura feudal.
II - Viviam afastados das tentações do mundo por meio do isolamento em abadias e de votos de castidade, pobreza e silêncio. Com o tempo, num mundo em que uma restrita minoria era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros e as abadias converteram-se nos principais centros da cultura letrada.
III - Viviam apegados aos bens materiais e em contacto com a sociedade, a terra, a administração e a exploração das riquezas.
IV - A proibição de casamento rigorosamente aplicada a partir do Século XI liberava os padres dos compromissos conjugais e contribuía, além disso, para a manutenção do patrimônio eclesiástico feudal, ao evitar a divisão entre possíveis herdeiros dos membros do clero.
A) Poder temporal, clero secular, clero regular e celibato clerical.
B) Celibato clerical, clero regular, clero secular e poder temporal.
C) Clero secular, celibato clerical, poder temporal e clero regular.
D) Poder temporal, clero regular, clero secular e celibato clerical.
E) Clero regular, clero secular, poder temporal e celibato clerical.

No século XI, o bispo Fulbert de Chartes foi convidado a escrever sobre a fórmula da fidelidade e assim o fez: Aquele que jura fidelidade a seu senhor deve ter sempre em mente estes seis princípios: proteção, segurança, honra, interesse, liberdade, faculdade.
Os princípios apresentados na cerimônia descrita pelo texto fazem referência às relações sociais entre
A) Patrícios e plebeus na Antiguidade.
B) Suseranos e vassalos na Idade Média.
C) Proprietários de terras e escravos no Brasil Colonial.
D) Burgueses e classe trabalhadora na sociedade industrial.
E) Latifundiários e camponeses na América Contemporânea.

Quanto à distribuição espacial da população no Brasil é CORRETO afirmar:
A) Os estados brasileiros mais populosos estão localizados na região Sul, concentrando cerca de 40,0% da população.
B) O estado de maior população absoluta é São Paulo; o de menor densidade é o Rio de Janeiro.
C) A distribuição populacional no território brasileiro é bastante homogênea, havendo apenas alguma concentração da população em determinadas regiões, como no litoral e no Nordeste.
D) Entre os municípios brasileiros, o Rio de Janeiro é o mais populoso com cerca 6,2 milhões de pessoas.
E) A população brasileira atingiu em 2008, segundo o IBGE, cerca de 191,5 milhões de habitantes, os quais se apresentam distribuídos nas 27 Unidades Federativas (26 estados e 1 Distrito Federal) e nos 5.565 municípios.

O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.
Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:
A) Elevação do valor real do salário mínimo
B) Redução da carga tributária do setor produtivo
C) Diminuição da taxa básica de juros ao consumidor
D) Ampliação do investimento público em infraestrutura

A água é um recurso natural finito e possui um ciclo hidrológico que, devido ao desequilíbrio ambiental, está causando vários problemas à população mundial.
Considerando esse recurso natural, analise as assertivas:
I. De acordo com o CONAMA, as águas são divididas em doces, salobras e salinas.
II. Aquíferos são reservatórios de águas subterrâneas, geleiras e neves.
III. O Brasil possui, em toda sua extensão, disponibilidade de água para abastecer atividades industriais, domésticas e agrícolas, inclusive o semiárido nordestino, que possui o aquífero Guarani.
IV. Os estuários são recursos hídricos que, em conjunto com as águas oceânicas, formam os recursos hídricos costeiros.
A) Apenas as assertivas I, II e IV.
B) Apenas as assertivas I e II.
C) Apenas as assertivas I e III.
D) Todas as assertivas.
E) Apenas a assertiva I.

As correntes marítimas são importantes por influenciam o clima de algumas regiões do planeta. Um dos casos mais conhecidos é o da Corrente do Golfo, que transfere o calor gerado nas baixas latitudes para a costa oeste europeia, exercendo função primordial no aquecimento e na elevação das temperaturas.
A respeito do assunto e levando em consideração as correntes marítimas com influência climática no continente sul-americano, assinale a alternativa correta.
A) As baixas temperaturas que caracterizam a Corrente de Humboldt influenciam grande parte da costa leste do continente, contribuindo para temperaturas mais amenas e também para a formação do Deserto do Atacama, no Chile.
B) A Corrente de Benguela é responsável pelo fenômeno de ressurgência que ocorre no litoral brasileiro, principalmente no verão e na região de Cabo Frio/RJ, quando as águas de menor temperatura chegam à superfície.
C) A Corrente das Malvinas é fria e influencia na temperatura mais amena do litoral atlântico sul do continente, principalmente no inverno, quando consegue atingir o litoral dos estados das regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste do Brasil.
D) A Corrente das Guianas origina-se na área equatorial e, devido às temperaturas mais elevadas de suas águas, é responsável pela ocorrência de alta pluviosidade em todo o litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
E) A Corrente do Brasil, que se origina a partir da bifurcação da Corrente Sul Equatorial, desloca-se próximo à costa e se caracteriza por águas quentes, as quais influenciam na temperatura e pluviosidade de parte do litoral brasileiro.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) O rio São Francisco foi caminho natural para a expansão da cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro.
b) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geomorfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco.
c) Essa região caracterizava-se, nesse período, por paisagens onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas capitanias.
d) O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas bandeiras paulistas para penetração na região aurífera da Chapada dos Parecis e posterior pagamento do “quinto” na sede da capitania, em Salvador.
e) As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os Santos para a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro propiciaram o surgimento de localidades com economia baseada na agricultura monocultora de exportação.

Se um pacote de biscoito contém 10 biscoitos e pesa 95 gramas, e se 15 gramas de biscoito correspondem a 90 calorias, quantas calorias tem cada biscoito?
A) 53 Calorias.
B) 55 Calorias.
C) 57 Calorias.
D) 59 Calorias.

Prévia do material em texto

1 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 01 
UFG-GO 
Leia os textos e responda à questão. 
 Texto 1 
Nossa cultura valoriza a consciência crítica dos indivíduos. As 
decisões coletivas nos parecem fadadas ao erro por serem 
paixões da massa manipulada ou médias estatísticas, 
consensos numéricos sem argumentação e sem complexidade. 
CALLIGARIS, C. Elogio das eleições. Folha de S.Paulo, 30 set. 
2004. 
Texto 2 
Qualquer estagiário de publicidade sabe que não se deve 
conjugar os verbos no plural. O certo é dizer: “compre”, “veja”, 
“experimente”; nunca “comprem”, “vejam”, “experimentem”. 
Cada consumidor quer ser tratado como indivíduo, e não como 
rebanho. Teoricamente, os anúncios apelam para a liberdade 
de quem os lê: apresentam-se como um esforço de persuasão 
pessoal, e não de mobilização coletiva. 
COELHO, M. Por que era tão moderno usar chapéu. 
Folha de S.Paulo, 8 jun. 2005. 
Com base nos textos e tendo em mente a ideia de que a 
linguagem tem funções que dependem das intenções do autor 
em relação ao leitor, considere as afirmações e assinale a 
alternativa correta. 
I. O propósito predominante do texto 1 é discutir conceitos 
culturais de forma direta e objetiva, o que caracteriza a função 
referencial da linguagem. 
II. Predomina, no texto 2, a função apelativa da linguagem, fato 
percebido no uso das palavras consumidor, anúncios e 
persuasão, termos típicos do gênero publicitário. 
III. O texto 2 utiliza a metalinguagem ao explicar que o uso de 
verbos na segunda pessoa do imperativo singular produz um 
forte efeito persuasivo no consumidor, pois o individualiza e o 
faz sentir-se único. 
IV. Nos dois textos, predomina a função emotiva, porque 
ambos pretendem expressar sentimentos de insatisfação com 
a valorização da consciência crítica do indivíduo pela massa 
manipulada. 
 
A) Somente I está correta. 
B) Somente II está correta. 
C) Somente III está correta. 
D) Somente II e III estão corretas. 
E) Somente III e IV estão corretas. 
 
Questão 02 
UNIFESP 
Leia os textos e responda à questão. 
Texto 1 
Perante a Morte empalidece e treme, 
Treme perante a Morte, empalidece. 
Coroa-te de lágrimas, esquece 
O Mal cruel que nos abismos geme. 
Cruz e Sousa, Perante a morte. 
Texto 2 
Tu choraste em presença da morte? 
Na presença de estranhos choraste? 
Não descende o cobarde do forte; 
Pois choraste, meu filho não és! 
Gonçalves Dias, I-Juca-Pirama. 
Texto 3 
Corrente, que do peito destilada, 
Sois por dous belos olhos despedida; 
E por carmim correndo dividida, 
Deixais o ser, levais a cor mudada. 
Gregório de Matos, Aos mesmos sentimentos. 
Texto 4 
Chora, irmão pequeno, chora, 
Porque chegou o momento da dor. 
A própria dor é uma felicidade... 
Mário de Andrade, Rito do irmão pequeno. 
Texto 5 
Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira é esta, 
Que impudente na gávea tripudia?!... 
Silêncio!... Musa! Chora, chora tanto 
Que o pavilhão se lave no teu pranto... 
Castro Alves, O navio negreiro. 
Dois dos cinco textos apresentados expressam sentimentos de 
incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse 
transbordamento sentimental se faz por meio de frases e 
recursos linguísticos que dão ênfase à função emotiva e à 
função conativa da linguagem. Esses dois textos são: 
 
A) I e IV. 
B) II e III. 
C) II e V. 
D) III e V. 
E) IV e V. 
 
 
 
 
2 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 03 
Texto 1 
A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO 
Em 1988, a Folha divulgou a então denominada “lista 
improdutiva da USP”, relacionada à produção científica das 
universidades. A celeuma provocada pela lista contribuiu para 
a criação de um programa de avaliação das universidades 
brasileiras, mostrando que elas precisam prestar contas de sua 
produção científica. 
Em março de 1990, controversa medida provisória 
determinava a extinção da Capes (Coordenação de 
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do MEC), que 
fracassou devido à mobilização da comunidade científica. Esses 
são alguns dos muitos avanços e percalços da educação 
brasileira tratados no livro O MEC pósconstituição, do 
professor Célio da Cunha e colaboradores, editado pela Liber 
Livro Editora em colaboração com a Unesco e a Universidade 
Católica de Brasília. 
Célio da Cunha acumula conhecimento e experiência da área 
em funções na Unesco, CNPq (Conselho Nacional de 
Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e universidades de 
Brasília e Federal de Mato Grosso há mais de 40 anos. Ele 
alerta para o fato de que a educação nacional precisa se situar 
acima de conflitos ideológicos e interesses partidários ou de 
grupos, visando ao futuro das novas gerações. 
A obra está dividida em onze capítulos nas suas 527 páginas e 
aborda temas de educação desde os eventos do famoso 
“Manifesto dos Pioneiros de 1932” à Constituição de 1988 e às 
gestões no MEC de 1988 a 2015. É destinada a pesquisadores 
da área de Educação e demais interessados em entender 
certos aspectos do sistema educacional brasileiro. 
ABRAMCZYK, Julio. Folha de S. Paulo , sábado, 5 mar. 2016, 
Ciência + Saúde, p. B9. (Adaptado). 
De acordo com o texto, Célio da Cunha defende a seguinte tese 
a respeito da educação brasileira: 
 
A) A produção científica das universidades brasileiras precisa 
ser estimulada, reconhecida e amplamente divulgada em 
âmbito internacional. 
B) A divulgação de listas de ranking da produção científica das 
universidades é um instrumento importante para se verificar a 
qualidade do ensino. 
C) A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de 
Nível Superior) é um órgão importante para o avanço do 
ensino superior no Brasil. 
D) As universidades brasileiras precisam prestar contas de sua 
produção científica em relatórios anuais, a fim de justificar sua 
relevância social. 
E) É Necessário que a educação brasileira esteja voltada para o 
futuro das novas gerações e desvinculada de compromissos 
ideológicos particulares. 
 
Questão 04 
Leia o poema a seguir e, de posse de seus conhecimentos 
sobre literatura, responda o que se pede na questão: 
Receita para fazer um poema Dadaísta 
(Tristan Tzara) 
Pegue um jornal. 
Pegue uma tesoura. 
Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pensa dar 
ao seu poema. 
Recorte o artigo. 
Depois, recorte cuidadosamente todas as palavras que formam 
o artigo e meta-as num saco. 
Agite suavemente. 
Seguidamente, tire os recortes um por um. 
Copie conscienciosamente pela ordem em que saem do saco. 
O poema será parecido consigo. 
E pronto: será um escritor infinitamente original e duma 
adorável sensibilidade, embora incompreendido pelo vulgo. 
O dadaísmo foi uma das vanguardas cujos preceitos serviram 
de base para o movimento do________________, no início do 
século XX. Ele levou em consideração a afirmação da 
identidade nacional mas soube aproveitar (devorar) as 
influências estrangeiras para a concepção das obras. O termo 
que completa corretamente o espaço é: 
 
A) Trovadorismo. 
B) Arcadismo. 
C) Romantismo. 
D) Modernismo. 
E) Concretismo. 
 
Questão 05 
 Mackenzie-SP 
Leia os versos e responda à questão. 
Faz a imaginação de um bem amado, 
Que nele se transforme o peito amante; 
Daqui vem que a minha alma delirante 
Se não distingue já do meu cuidado. 
Vocabulário 
Do meu cuidado: da pessoa amada. 
Depreende-se corretamente do texto que 
 
A) A pessoa amada, por meio da imaginação, transforma o 
peito amante em alma delirante. 
B) A distância entreamante e pessoa amada é tão grande que 
faz do amor algo irremediavelmente perdido. 
C) Nem nos sonhos é possível realizar plenamente o desejo 
amoroso. 
D) O amante, no plano do imaginário, transfigura-se no ser 
amado. 
E) O bem amado atrai para si o peito amante, graças ao delírio 
amoroso. 
 
 
 
 
3 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 06 
A clássica acusação de Sócrates, movida pelo poeta Meleto, 
pode ser considerada o início do conflito com o pensamento 
sofista. Segundo Platão, no texto de acusação, Sócrates é réu 
por “pesquisar indiscretamente o que há sob a terra e nos 
céus, de fazer que prevaleça a razão mais fraca e de ensinar 
aos outros o mesmo comportamento” 
(PLATÃO. A Defesa de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1980, 
p.12). 
A este respeito, assinale a alternativa INCORRETA que não 
representa uma acusação contra Sócrates. 
 
A) Sócrates é acusado de corromper a juventude, uma vez que, 
diferente dos sofistas, não usa como método a persuasão de 
retórica. 
B) Sócrates é acusado pelo Tribunal Ateniense de ter como 
método de raciocínio um discurso que incita a reflexão sobre si 
mesmo. 
C) Sócrates é acusado porque, a partir da ironia, reconhece que 
a ignorância precede o conhecimento. Neste sentido, Sócrates 
manifestava-se contra o discurso político do Tribunal 
Ateniense. 
D) Sócrates é acusado de opor-se aos deuses reconhecidos 
pelo Estado e a questionar, por meio da ironia, os costumes 
que são provenientes. 
E) Sócrates é acusado pelos sofistas, frente ao Tribunal 
Ateniense, por demonstrar que não se descobre a verdade pelo 
uso da razão, mas pela retórica persuasiva que é proveniente 
da conveniência individual. 
 
Questão 07 
A filosofia grega está dividida em dois períodos, antes e depois 
de Sócrates. Embora ele não tenha deixado nenhum escrito, 
seus ensinamentos são estudados até os tempos atuais. 
A alternativa em que se registra uma afirmativa referente a 
esse filósofo é a 
 
A) A ironia desenvolvida pelo filósofo grego tem em seu escopo 
a parturição de ideias metafisicas e irreais. 
B) A maiêutica representa na filosofia socrática um conjunto de 
argumentos falaciosos e desprovidos da intencionalidade da 
verdade. 
C) Tanto a maiêutica quanto a ironia socrática, ao longo do 
devir histórico social, representam um engodo epistemológico 
substancial. 
D) A maiêutica socrática representa uma tentativa no 
estabelecimento de dogmas irrefutáveis. 
E) A ironia e a maiêutica figuram na filosofia socrática como 
metodologias de investigação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 08 
 UFSJ-MG 
Platão (428-374 a.C.), em sua célebre obra A república, propôs 
um modelo educativo que 
 
A) Tinha exclusivamente a intenção de educar aos que 
tivessem a posse da terra e dividia os poderes político, militar e 
jurídico com os senhores de bem. 
B) Possibilitava a todos igual acesso à educação, 
independentemente do grupo social ao qual pertencesse cada 
indivíduo por nascimento. 
C) Determinava que os servos pudessem obter acesso à 
educação erudita desde que tivessem a permissão do seu 
senhor. 
D) Foi marcado também pelo letramento dos vilões, 
descendentes dos jônios, eólios e dórios que, não podendo 
defender suas propriedades, entregavam-nas a um senhor em 
troca de educação. 
 
Questão 09 
Enem 
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um 
conhecimento maior e geral das condições sob as quais 
vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, 
poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não 
há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as 
coisas pelo cálculo. 
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. 
(Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: 
Zahar, 1979. Adaptado. 
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a 
respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia 
o(a) 
 
A) Processo civilizatório como decorrência da expansão do 
industrialismo. 
B) Extinção do pensamento mítico como um desdobramento 
do capitalismo. 
C) Emancipação como consequência do processo de 
racionalização da vida. 
D) Afastamento de crenças tradicionais como uma 
característica da modernidade. 
E) Fim do monoteísmo como condição para consolidação da 
ciência. 
 
 
 
 
4 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 10 
Unimontes-MG 
O intelectual alemão Max Weber (1864-1920), reconhecido 
como um dos principais autores clássicos da sociologia, 
considerou as organizações na sociedade moderna como um 
indício da contínua racionalização da vida cotidiana. Com base 
nessa análise do sociólogo clássico, é correto afirmar, exceto: 
 
A) As pessoas formam grupos sociais homogêneos, integrados 
uniformemente na sociedade contemporânea. 
B) A ação racional, presente nas organizações sociais, é 
orientada para fins claramente estabelecidos, em que os 
métodos da burocracia expressam os meios mais eficazes para 
alcançar os fins de maneira racional. 
C) As organizações sociais expressam uma união de interesses 
racionalmente motivados, tendo em vista determinado fim. 
D) Os indivíduos ingressam na organização e deixam-na; são 
contratados ou demitidos, aceitos ou expulsos, mas a 
organização pode persistir. 
 
Questão 11 
PUC-SP 
Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele. 
Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não 
lhe queriam por mão. Depois lhe pegaram, mas como 
espantados. Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, 
confeitos, bolos, mel, figos-passa. Não quiseram comer daquilo 
quase nada; e se provaram alguma coisa, logo a lançavam fora. 
Trouxeram-lhes vinho em uma taça; mal lhe puseram a boca, 
não gostaram dele nada, nem quiseram mais. 
A carta de Pero Vaz Caminha, maio de 1500. Apud FENELON, 
Dea Ribeiro. 50 textos de história do Brasil. São Paulo: Hucitec, 
1986. p. 23. 
O documento mostra um dos primeiros contatos entre 
portugueses e nativos do atual Brasil.Podemos dizer, entre 
outras coisas, que a carta, na sua íntegra, demonstra a 
 
A) Superioridade técnica dos europeus em relação aos 
indígenas e os motivos de a conquista portuguesa não ter 
enfrentado resistência. 
B) Necessidade de reeducar os hábitos dos indígenas, cuja 
alimentação cotidiana era muito menos diversificada que a dos 
conquistadores. 
C) Importância da chegada dos portugueses ao continente 
americano, pois eles trouxeram melhores alimentos e 
melhores hábitos de vestimenta. 
D) Variedade de hábitos culturais de europeus e indígenas, ao 
expor diferenças nas vestimentas, nos utensílios e na 
alimentação. 
E) Harmonia plena com que se deram as relações entre 
conquistadores e conquistados, que se identificaram 
facilmente. 
 
 
 
 
 
Questão 12 
Cefet-RJ 
As guerras napoleônicas e a invasão francesa da Península 
Ibérica (1807-1808) resultaram na transferência da Corte 
portuguesa e de setores dirigentes do Estado português para o 
Brasil, criando uma situação inédita para a principal colônia 
portuguesa. Entre as mudanças trazidas, assinale a opção que 
expressa a opção verdadeira. 
 
A) A transformação do Rio de Janeiro em sede da monarquia 
portuguesa trouxe uma série de benefícios para esta cidade, 
como a criação de indústrias, centros culturais e universidades. 
B) A transferência da sede do Império Português para o Brasil 
era um projeto existente desde o século XVII, prevendo a 
modernização econômica da colônia e a gradativa abolição da 
escravidão. 
C) A vinda da família real democratizou,de certa forma, as 
relações políticas existentes no Brasil, abrindo caminho para 
uma maior participação de camadas populares livres na vida 
política. 
D) A abertura dos portos, em 1808, e os tratados comerciais 
assinados em 1810 resultaram, na prática, no fim do exclusivo 
colonial português, em benefício dos interesses econômicos 
ingleses. 
 
Questão 13 
PUC-PR De acordo com Boris Fausto (1999, p. 122): Logo ao 
chegar, durante sua breve estada na Bahia, Dom João decretou 
a abertura dos portos do Brasil às nações amigas (28 de janeiro 
de 1808). Mesmo sabendo-se que naquele momento a 
expressão “nações amigas” era equivalente à Inglaterra, o ato 
punha fim a trezentos anos de sistema colonial. [...] A abertura 
dos portos foi um ato historicamente previsível, mas ao mesmo 
tempo impulsionado pelas circunstâncias do momento. 
Portugal estava ocupado por tropas francesas, e o comércio 
não podia ser feito através dele. Para a coroa, era preferível 
legalizar o extenso contrabando existente entre a colônia e a 
Inglaterra e receber os tributos devidos. 
 
 
 
5 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Sobre as consequências da abertura dos portos, marque a 
alternativa correta. 
 
A) A abertura dos portos não beneficiou a Inglaterra porque, 
devido ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão, a 
Inglaterra não conseguia comerciar com nenhuma região do 
Ocidente. 
B) Embora a família real portuguesa e sua Corte tenham se 
instalado no Rio de Janeiro (e isso tenha dinamizado o 
comércio da região), a cidade não se tornou um porto de 
entrada de produtos manufaturados ingleses após a abertura 
dos portos. 
C) Revogou os decretos que proibiam que a colônia possuísse 
manufaturas; isentou de impostos a importação de matérias-
primas para a indústria; ofereceu incentivo para as indústrias 
de lã, seda e ferro; também incentivou a introdução de novas 
máquinas, bem como sua invenção. 
D) D. João VI, ao decretar a abertura dos portos às nações 
amigas em 1808, manteve os decretos que proibiam a 
instalação de manufaturas na Colônia porque revogar essas 
medidas prejudicaria a Inglaterra e esta se indisporia com 
Portugal. 
E) A abertura dos portos não favoreceu os proprietários rurais 
produtores de bens destinados à exportação (por exemplo, o 
açúcar e o algodão) porque estes continuaram atrelados ao 
pacto colonial, ou seja, a colônia só poderia comercializar com 
a metrópole. 
 
Questão 14 
Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO 
e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval. 
I - Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando na maior 
proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes 
vínculos com a estrutura feudal” . 
II - Viviam afastados das tentações do mundo por meio do 
isolamento em abadias e de votos de castidade, pobreza e 
silêncio. Com o tempo, num mundo em que uma restrita 
minoria era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros e as abadias 
converteram-se nos principais centros da cultura letrada. 
III - Viviam apegados aos bens materiais e em contacto com a 
sociedade, a terra, a administração e a exploração das 
riquezas. 
IV - A proibição de casamento rigorosamente aplicada a partir 
do Século XI liberava os padres dos compromissos conjugais e 
contribuía, além disso, para a manutenção do patrimônio 
eclesiástico feudal, ao evitar a divisão entre possíveis herdeiros 
dos membros do clero. 
Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao 
 
A) Poder temporal, clero secular, clero regular e celibato 
clerical. 
B) Celibato clerical, clero regular, clero secular e poder 
temporal. 
C) Clero secular, celibato clerical, poder temporal e clero 
regular. 
D) Poder temporal, clero regular, clero secular e celibato 
clerical. 
E) Clero regular, clero secular, poder temporal e celibato 
clerical. 
 
Questão 15 
No século XI, o bispo Fulbert de Chartes foi convidado a 
escrever sobre a fórmula da fidelidade e assim o fez: 
Aquele que jura fidelidade a seu senhor deve ter sempre em 
mente estes seis princípios: proteção, segurança, honra, 
interesse, liberdade, faculdade. Proteção, quer dizer, nada 
deve ser feito em prejuízo do senhor quanto ao seu corpo. 
Segurança, nada em prejuízo da residência onde ele habita ou 
de suas fortalezas nas quais ele possa se achar. Honra, quer 
dizer, nada em detrimento de sua justiça ou do que possa sua 
honra depender. Interesse, quer dizer, nada que possa 
prejudicar suas possessões. Liberdade e faculdade, quer dizer, 
o bem que o senhor possa fazer não lhe deva ser tornado difícil 
e o que ele esteja fazendo tornado impossível 
(...) 
Fonte: Fulbert de Chartres. Epistolae, LVIII, ano 1020. In: Jaime 
Pinsky. Modo de produção feudal. 2 ed. São Paulo: Global, 
1982. 
Os princípios apresentados na cerimônia descrita pelo texto 
fazem referência às relações sociais entre 
 
A) Patrícios e plebeus na Antiguidade. 
B) Suseranos e vassalos na Idade Média. 
C) Proprietários de terras e escravos no Brasil Colonial. 
D) Burgueses e classe trabalhadora na sociedade industrial. 
E) Latifundiários e camponeses na América Contemporânea. 
 
Questão 16 
Quanto à distribuição espacial da população no Brasil 
é CORRETO afirmar: 
 
A) Os estados brasileiros mais populosos estão localizados na 
região Sul, concentrando cerca de 40,0% da população. 
B) O estado de maior população absoluta é São Paulo; o de 
menor densidade é o Rio de Janeiro. 
C) A distribuição populacional no território brasileiro é 
bastante homogênea, havendo apenas alguma concentração 
da população em determinadas regiões, como no litoral e no 
Nordeste. 
D) Entre os municípios brasileiros, o Rio de Janeiro é o mais 
populoso com cerca 6,2 milhões de pessoas. 
E) A população brasileira atingiu em 2008, segundo o IBGE, 
cerca de 191,5 milhões de habitantes, os quais se apresentam 
distribuídos nas 27 Unidades Federativas (26 estados e 1 
Distrito Federal) e nos 5.565 municípios. 
 
 
 
 
6 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 17 
O exame da distribuição de renda da população auxilia na 
avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação 
previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de 
combate à pobreza. 
Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 
10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, 
nos anos de 2001 a 2008. 
 
Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a 
principal ação governamental que contribuiu para a mudança 
verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira 
durante o período indicado foi: 
 
A) Elevação do valor real do salário mínimo 
B) Redução da carga tributária do setor produtivo 
C) Diminuição da taxa básica de juros ao consumidor 
D) Ampliação do investimento público em infraestrutura 
 
Questão 18 
A água é um recurso natural finito e possui um ciclo hidrológico 
que, devido ao desequilíbrio ambiental, está causando vários 
problemas à população mundial. 
Considerando esse recurso natural, analise as assertivas: 
I. De acordo com o CONAMA, as águas são divididas em doces, 
salobras e salinas. 
II. Aquíferos são reservatórios de águas subterrâneas, geleiras 
e neves. 
III. O Brasil possui, em toda sua extensão, disponibilidade de 
água para abastecer atividades industriais, domésticas e 
agrícolas, inclusive o semiárido nordestino, que possui o 
aquífero Guarani. 
IV. Os estuários são recursos hídricos que, em conjunto com as 
águas oceânicas, formam os recursoshídricos costeiros. 
Está(ão) CORRETA(S): 
 
A) Apenas as assertivas I, II e IV. 
B) Apenas as assertivas I e II. 
C) Apenas as assertivas I e III. 
D) Todas as assertivas. 
E) Apenas a assertiva I. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 19 
As correntes marítimas são importantes por influenciam o 
clima de algumas regiões do planeta. Um dos casos mais 
conhecidos é o da Corrente do Golfo, que transfere o calor 
gerado nas baixas latitudes para a costa oeste europeia, 
exercendo função primordial no aquecimento e na elevação 
das temperaturas. A respeito do assunto e levando em 
consideração as correntes marítimas com influência climática 
no continente sul-americano, assinale a alternativa correta. 
 
A) As baixas temperaturas que caracterizam a Corrente de 
Humboldt influenciam grande parte da costa leste do 
continente, contribuindo para temperaturas mais amenas e 
também para a formação do Deserto do Atacama, no Chile. 
B) A Corrente de Benguela é responsável pelo fenômeno de 
ressurgência que ocorre no litoral brasileiro, principalmente no 
verão e na região de Cabo Frio/RJ, quando as águas de menor 
temperatura chegam à superfície. 
C) A Corrente das Malvinas é fria e influencia na temperatura 
mais amena do litoral atlântico sul do continente, 
principalmente no inverno, quando consegue atingir o litoral 
dos estados das regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste do 
Brasil. 
D) A Corrente das Guianas origina-se na área equatorial e, 
devido às temperaturas mais elevadas de suas águas, é 
responsável pela ocorrência de alta pluviosidade em todo o 
litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil. 
E) A Corrente do Brasil, que se origina a partir da bifurcação da 
Corrente Sul Equatorial, desloca-se próximo à costa e se 
caracteriza por águas quentes, as quais influenciam na 
temperatura e pluviosidade de parte do litoral brasileiro. 
 
 
 
 
7 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 20 
Observe o mapa abaixo. 
 
Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a 
alternativa correta. 
 
A) O rio São Francisco foi caminho natural para a expansão da 
cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a 
Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. 
B) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi 
marcada por duas características geomorfológicas: a serra do 
Espinhaço e o vale do rio São Francisco. 
C) Essa região caracterizava-se, nesse período, por paisagens 
onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a 
mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas 
capitanias. 
D) O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas 
bandeiras paulistas para penetração na região aurífera da 
Chapada dos Parecis e posterior pagamento do “quinto” na 
sede da capitania, em Salvador. 
E) As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os 
Santos para a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro 
propiciaram o surgimento de localidades com economia 
baseada na agricultura monocultora de exportação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 21 
O proprietário de uma oficina mecânica presta serviços de 
manutenção e de recuperação de carros de passeio, além de 
troca e de reposição de óleos em geral. Ao analisar por um ano 
a troca regular de óleo do motor em 45 carros de passeio de 
seus clientes com fidelidade, verificou que ela é efetuada em 
um período médio de quatro meses e que são utilizados 3 litros 
de óleo em cada troca. 
Com base nessas informações, pode-se concluir que o consumo 
de litros de óleo nos carros de passeio dessa oficina dos 
clientes com fidelidade, em um semestre, é igual a 
 
A) 250,0 
B) 225,0 
C) 222,5 
D) 205,0 
E) 202,5 
 
Questão 22 
Na tabela abaixo, estão indicadas três possibilidades de 
arrumar n cadernos em pacotes: 
 
Se n é menor do que 1200, a soma dos algarismos do maior 
valor de n é: 
 
A) 12 
B) 17 
C) 21 
D) 26 
 
Questão 23 
Se um pacote de biscoito contém 10 biscoitos e pesa 95 
gramas, e se 15 gramas de biscoito correspondem a 90 
calorias, quantas calorias tem cada biscoito? 
 
A) 53 Calorias. 
B) 55 Calorias. 
C) 57 Calorias. 
D) 59 Calorias. 
 
 
 
 
8 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 24 
As baterias B1 e B2 de dois aparelhos celulares apresentam em 
determinado instante, respectivamente, 100% e 90% da carga 
total. 
Considere as seguintes informações: 
• as baterias descarregam linearmente ao longo do tempo; 
• para descarregar por completo, B1 leva t horas e B2 leva duas 
horas a mais do que B1; 
• no instante z, as duas baterias possuem o mesmo percentual 
de carga igual a 75%. 
Observe o gráfico: 
 
O valor de t, em horas, equivale a: 
 
A) 1 
B) 2 
C) 3 
D) 4 
 
Questão 25 
A função f : R R satisfaz as condições: f(1) = 2 e f(x + 1) = f(x) 
- 1 para todo número real x. Os valores f(14), f(36), f(102) 
formam, nessa ordem, uma progressão geométrica. A razão 
dessa progressão é 
 
A) 1,5. 
B) 2,0. 
C) 2,5. 
D) 3,0. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 26 
A mutação no DNA de uma célula eucariota acarretou a 
substituição, no RNA mensageiro de uma proteína, da 15ª base 
nitrogenada por uma base C. 
A disposição de bases da porção inicial do RNA mensageiro da 
célula, antes de sua mutação, é apresentada a seguir: 
 
Observe os códons correspondentes a alguns aminoácidos: 
 
Sabe-se que o códon de iniciação de leitura é AUG. 
A probabilidade de que a proteína a ser traduzida pelo RNA 
mensageiro da célula que sofreu mutação não apresente 
alterações na disposição de seus aminoácidos é de: 
 
A) 0,25 
B) 0,50 
C) 1,00 
 
Questão 27 
PUC-SP 
Pesquisas recentes indicam que segmentos de DNA dispostos 
entre os genes nos cromossomos, conhecidos por “DNA lixo”, 
teriam importante papel na regulação da atividade gênica. Até 
o momento, sabe-se que tais segmentos podem servir de 
molde na transcrição de moléculas. Esses segmentos de DNA: 
 
A) São capazes de controlar a produção de RNA e estão 
presentes em apenas algumas células do corpo. 
B) Não são capazes de controlar a produção de RNA e estão 
presentes em apenas algumas células do corpo. 
C) São capazes de controlar a produção de RNA, sendo 
transmitidos de uma célula às suas filhas no processo de 
mitose. 
D) Não são capazes de controlar a produção de RNA e não são 
transmitidos de uma célula às suas filhas no processo de 
mitose. 
E) Não são capazes de se replicar nem de controlar a produção 
de RNA. 
 
 
 
 
9 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 28 
Em relação aos processos de divisão celular que ocorrem nos 
seres vivos. identifique as afirmativas corretas. 
I - O desenvolvimento de um organismo constituído por 
diversos órgãos e tecidos, desde célula-ovo até adulto, 
depende primordialmente da mitose. 
II - As células somáticas de um animal que se reproduz 
sexuadamente têm metade do número de cromossomos 
existentes em seus gametas. 
lll - Mitose e meiose são processos que ocorrem em todos os 
seres vivos. 
IV- Ao se dividir por mitose, uma célula dá origem a duas 
células, cada uma com o mesmo número de cromossomos da 
célula inicial. 
Pode-se afirmar, de modo correto. que: 
 
A) Somente I e III são verdadeiras. 
B) Somente I e IV são verdadeiras.C) Somente II, III e IV são verdadeiras. 
D) Todas as afirmativas são verdadeiras. 
 
Questão 29 
Observe a figura que apresenta provável filogenia de grupos de 
animais com rica diversidade em nosso meio. Os números 
representam características consideradas novidades evolutivas. 
 
Sobre essas características, considere o que segue. 
I. O número 1 representa membros locomotores adaptados ao 
deslocamento terrestre. 
II. O número 2 representa uma característica que permitiu a 
reprodução independente da água. 
III. O número 3 representa uma característica compartilhada 
pelo grupo dos répteis e das aves. 
Está(ão) correta(s) 
 
A) apenas I e II. 
B) apenas I e III. 
C) apenas II. 
D) apenas III. 
E) I, II e III. 
 
 
 
Questão 30 
A filogenia baseada no estudo dos genes tem evoluído 
substancialmente nos últimos anos. É possível construir 
relações de parentesco entre diferentes grupos de organismos 
a partir da análise da variação genética de genes conhecidos. 
Há genes que apresentam pouquíssima variabilidade ao longo 
da escala filogenética, como os que codificam as proteínas 
histonas, que participam na compactação do DNA na 
cromatina. Outros genes são altamente variáveis, como os que 
codificam o citocromo c, que participa da cadeia 
transportadora de elétrons da respiração celular e o gene de 
RNA ribossômico (componente do ribossomo). Com base 
nessas informações, considere as seguintes afirmativas: 
1. Genes que apresentam maior variabilidade divergiram há 
mais tempo. 
2. O gene para histonas possibilita a construção de árvores 
filogenéticas mais precisas que o gene para citocromo c. 
3. Os genes citados acima não são adequados para a 
construção de uma filogenia de todos os seres vivos. 
4. A grande variabilidade dos genes para citocromo c e RNA 
ribossômico reflete a maior exposição desses genes a fatores 
ambientais. 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
B) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. 
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
 
Questão 31 
Na solução da prova, use quando necessário: g=10 m/s 2 , e 
sen60° =0,87. 
A sonda interplanetária New Horizons foi lançada de uma 
plataforma no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, no dia 19 
de Janeiro de 2006, e demorou 83.000h (mais de nove anos!) 
para chegar a Plutão. Sabendo-se que as informações da sonda 
viajam à velocidade da luz e demoram cerca de 5,81h para 
chegar de Plutão à Terra, CALCULE a velocidade média da 
sonda no percurso Terra-Plutão. Considere a velocidade da luz 
como sendo 1x109 km/h. 
 
A) 5,81 X103 km/h 
B) 7,0X104 km/h 
C) 7,0X106 km/h 
D) 7,0 X103 km/h 
E) 5,81 X104 km/h 
 
 
 
 
10 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 32 
Um avião comercial, partindo do repouso, percorre uma pista 
com aceleração escalar constante e, após 25 segundos, atinge 
sua velocidade mínima para decolagem, de 450 km/h. Qual 
deve ser o comprimento mínimo aproximado da pista para que 
o avião possa executar o procedimento? 
 
A) 1,2 Km. 
B) 3,2 Km. 
C) 5,7 Km. 
D) 1,6 Km. 
E) 2,1 Km. 
 
Questão 33 
Um trem, durante os primeiros minutos de sua partida, tem o 
módulo de sua velocidade dado por v = 2t , onde t é o tempo 
em segundos e v a velocidade, em m/s. Considerando que um 
dos vagões pese 3×103 kg, qual o módulo da força resultante 
sobre esse vagão, em Newtons? 
 
A) 3000. 
B) 6000. 
C) 1500. 
D) 30000. 
 
Questão 34 
 
Dois blocos, A e B, de massas, respectivamente, iguais a 10,0kg 
e 30,0kg, são unidos por meio de um fio ideal, que passa por 
uma polia, sem atrito, conforme a figura. 
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local 
igual a 10,0m/s2 , o coeficiente de atrito cinético entre os 
blocos e as superfícies de apoio igual a 0,2, sen 37° = cos 53° = 
0,6 e sen 53° = cos 37° = 0,8, é correto afirmar que o módulo da 
tração no fio que liga os dois blocos, em kN, é igual a 
 
A) 0,094 
B) 0,096 
C) 0,098 
D) 0,102 
E) 0,104 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 35 
Considere uma caixa com tijolos sendo erguida do solo ao 
último andar de um prédio em construção. A carga é erguida 
por uma corda vertical acoplada a uma polia no ponto mais 
alto da construção. Suponha que o módulo da velocidade da 
caixa aumente linearmente com o tempo dentro de um 
intervalo de observação. Caso os atritos possam ser 
desprezados, é correto afirmar que, durante esse intervalo, a 
tensão na corda é 
 
A) proporcional ao quadrado do tempo. 
B) proporcional ao tempo. 
C) constante. 
D) zero. 
 
Questão 36 
Um pedreiro descascou uma coluna que apresentava desgaste 
e deixou parte das ferragens livres de concreto. Em seguida, 
aplicou uma solução aquosa de ácido fosfórico (a 90%) para 
remover a ferrugem (Fe2O3) existente. Após um 
borbulhamento no local, verificou-se a formação de uma 
camada preta recobrindo a superfície do metal. 
A substância presente na camada preta é 
 
A) Iônica. 
B) Metálica. 
C) Diatômica. 
D) Covalente polar. 
E) Covalente apolar. 
 
Questão 37 
Qual a fórmula do composto resultante da ligação entre 
átomos dos elementos químicos 15P
31 e Ca, que possui 20 
prótons? 
 
A) CaP 
B) Ca3P 
C) CaP3 
D) Ca2P3 
E) Ca3P2 
 
Questão 38 
Um óxido básico é um óxido iônico que reage com água tendo 
um hidróxido como produto. 
São óxidos básicos todas as seguintes substâncias: 
 
A) CO2 , SO3 , TiO2 . 
B) CaO, Na2O, K2O. 
C) CaSO4 , MgO, CO. 
D) Li2O, Mg(OH)2 , SiO2 . 
E) KNO3 , CaO, BaSO4 . 
 
 
 
 
11 | P á g i n a Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com 
fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, SEM AUTORIZAÇÃO DO CURSO EQUAÇÃO CURSOS PREPARAÓRIOS. 
 
 
SIMULADO SEMANAL 11/04 
Questão 39 
A Química atua ativamente no desenvolvimento de materiais 
avançados. A alta velocidade na transmissão de dados está 
relacionada ao desenvolvimento de vidros especiais, como as 
fibras óticas. Um desses tipos de vidros é composto por WO3, 
SbPO4 e PbO e pode apresentar melhor desempenho quando 
dopado com nanopartículas de metais, como a prata, que é 
inserida utilizando-se a substância AgCl. 
Com base nas informações e nos conhecimentos sobre 
compostos inorgânicos, pode-se afirmar: 
I. O vidro mencionado apresenta dois componentes na forma 
de óxidos. 
II. O PbO é denominado óxido de chumbo (II). 
III. O SbPO4 é uma base. 
IV. O AgCl é denominado cloreto de prata. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
 
A) II 
B) III e IV 
C) I, II e IV 
D) I e III 
E) II e IV 
 
Questão 40 
O ácido fosfórico possui uma ampla gama de utilizações, entre 
as quais podemos destacar a fabricação de fosfatos e 
superfosfatos (utilizados como fertilizantes agrícolas), 
fabricação de produtos para remoçãode ferrugem, além de 
estar presente em refrigerantes do tipo cola, agindo, neste 
caso, como acidulante (responsável pelo sabor ácido 
característico). Sobre a unidade elementar do ácido fosfórico 
são feitas as seguintes afirmações: 
I. O número de oxidação do fósforo é igual a +5. 
II. As ligações estabelecidas entre os átomos formadores da 
molécula de ácido fosfórico são do tipo covalente polar. 
III. O átomo de fósforo expande sua camada de valência 
acomodando dez elétrons nesta. 
IV. A geometria estabelecida ao redor do átomo de fósforo é 
do tipo piramidal. 
V. Apresenta apenas forças intermoleculares do tipodipolo 
permanente. 
São CORRETAS: 
 
A) I, II e IV apenas. 
B) I, III e IV apenas. 
C) II, III e V apenas. 
D) I, II e III apenas. 
E) III, IV e V apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina