Buscar

Relatório Amilase Salivar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA DE AULA: ATIVIDADE CATALÍTICA DA AMILASE SALIVAR
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
A amilase salivar é uma enzima da saliva e serve para degradar o amido. Para identificação catalítica, realizamos uma técnica enzimática e técnica química, utilizamos para a hidrolise enzimática a amilase salivar e para a hidrolise química utilizamos a solução de acido clorídrico.
2. Materiais utilizados.
pipeta de vidro de 1mL; Tubos de ensaio; Solução de lugol; Solução de amido a 1%; Solução de HCl 1:2; Solução salina a 0,95%; Solução de saliva; Pêra de borracha; Papel Toalha; água destilada; Banho-Maria; Termômetro; Cronômetro; Pinça.
3. Responda as Perguntas: 
A) Qual a composição do amido?
O amido é composto pelas moléculas de glicose que pode ser encontrada na natureza ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes. O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. 1
B) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise química do amido.
No tubo 1, observamos a hidrolise do amido, no tubo 2 e 3 observamos a presença do amido, não havendo degradação da hidrolise.
C) Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?
O objetivo do resfriamento é que a hidrolise aconteça, e do aquecimento é que as moléculas se encontrem com o amido para que não aconteça a hidrolise. Como mostra na foto, o tubo 1 ficou no banho de gelo, o tubo 2 ficou em água fervente por 10 minutos e após isso foi para o banho de gelo e o tubo 3 ficou 20 minutos no banho quente e depois foi para o banho de gelo.
D) Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.
Com a mastigação há liberação da amilase, presente na saliva. Ela catalisará a hidrolise nas ligações glicosídicas da amilose, resultando em maltose glicose e amilopectina; e das ligações da amilopectina, resultando em dextrina, mistura de polissacarídeos6
E) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise enzimática do amido.
No tubo 1 observamos a presença do amido após o banho de gelo; no tubo 2 que ficou 10 minutos no aquecimento observamos o lugol interagindo com o amido ficando numa cor amarelo; no tubo 3 ficou 20 minutos no aquecimento e após 10 minutos no gelo observamos que em contato com a solução lugol houve a coloração na cor amarela.2
F) Explique a relação entre a atividade da amilase salivar, o tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores observada no procedimento da hidrólise enzimática do amido. 
A solução de lugol 2% concentração-solução de iodo que reage com a composição do amido formando cor esverdeada, quando encontra o amido. O período de incubação e temperatura influenciam na hidrolise.
3. Conclusão sobre a atividade catalítica da amilase salivar.
Referencias
1- (Amido. Constituição química e fontes do amido - Brasil Escola (uol.com.br))
2- https://www.infoescola.com/bioquimica/amido/#:~:text=Com%20a%20mastiga%C3%A7%C3%A3o%20h%C3%A1%20libera%C3%A7%C3%A3o,em%20dextrina%2C%20mistura%20de%20polissacar%C3%ADdeos.

Outros materiais