Buscar

Aap3 - Gestão de Projetos - B

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aap3 - Gestão de Projetos - B
1)O desdobramento da função da qualidade (QFD) e o Modelo de Maturidade em Capacitação (CMMI) são partes integrantes de que processo em gestão de projetos.
Estas ferramentas fazem parte de
Alternativas:
d)Planejamento da qualidade. Alternativa assinalada
2)O Ciclo PDCA, cujas iniciais significam Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Através do PDCA a empresa garante a organização de seus processos, não importando a sua natureza. O método PDCA foi criado Walter A. Shewart, na década de 20, e se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como ‘Ciclo Deming’. Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto e metodologias conhecidas em gerenciamento da qualidade como o Modelo de Maturidade em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration); Seis (Six) Sigma, Desdobramento da Função da Qualidade (QFD); e Lean.
Analise a tabela a seguir com as metodologias e suas funções.
Metodologias - Coluna A	Funções - Coluna B
1-Modelo de Maturidade em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration)	I-Por meio desta metodologia é possível descobrir e quantificar (nas etapas do desenvolvimento do produto) os vários requisitos que vão ao encontro das necessidades dos consumidores e, com isso, reduzir os custos e o tempo gasto no seu desenvolvimento.
2-Seis (Six) Sigma	II-Metodologia que foca o aumento da produtividade, reduzindo os desperdícios e melhorando o fluxo de trabalho. Tem como preceito fazer mais com menos pessoas.
3-Desdobramento da Função da Qualidade (QFD)	III-É uma metodologia que tem o objetivo de melhorar a capacidade (habilidade de alcançar o resultado desejado) dos processos de forma contínua, organizando a estrutura das organizações de modo que elas estabeleçam metas e prioridades para melhorar o desenvolvimento de produtos e serviços.
4-Lean	IV-É uma metodologia de melhoria e otimização de processos, em que são utilizados dados e análises estatísticas na medição do desempenho dos processos de produtos e serviços, tendo como foco a identificação e eliminação de defeitos (não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações) e falhas dos processos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a)1-III, 2-IV, 3-I, 4-II. Alternativa assinalada
3)O planejamento impulsiona o comprometimento, rendimento, esforço humano, produção e o gerenciamento levando à qualidade do produto final. Todo projeto precisa passar por um processo estruturado de planejamento, com metas a serem alcançadas ao longo do seu desenvolvimento. A qualidade não se refere apenas ao produto desenvolvido: envolve também os processos executados, o fluxo de trabalho, produção, satisfação do cliente, maior concorrência e diferencial no mercado.
Fonte: Matos, Fernanda Fernandes. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/planejamento-e-gestao-da-qualidade/26759/ acesso em 17.mar.2018.
Complete as lacunas do texto a seguir:
Planejar a qualidade é responsabilidade do ____________ ou gerente do projeto, e para que ele possa trabalhar neste quesito, algumas estratégias podem ser ____________: escrever e distribuir aos envolvidos o manual da qualidade do projeto; anexar toda especificação ao plano de qualidade do projeto; usar critérios para selecionar fornecedores; exigir dos fornecedores documentos que certifiquem que seus materiais atendem às especificações exigidas; ____________ conhecimento com todos os envolvidos no projeto, com o objetivo de que todos tenham ____________ em qualidade e persigam o mesmo padrão; e divulgar informações de controle de qualidade indicando e solicitando aos responsáveis medidas corretivas e preventivas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
e)Líder/ aplicadas/ compartilhar/ competência. Alternativa assinalada
4)No clico PDCA, a inicial D de Do ou traduzindo para "fazer" ou "realizar" a garantia da qualidade, é uma fase responsável pela auditoria dos processos e garantir que as atividades do projeto estejam usando os padrões de qualidade e definições operacionais apropriados, seguindo as políticas e processos escolhidos como base de garantia da qualidade. As auditorias da qualidade podem ser programadas ou serem aleatórias, "surpresa", onde são escolhidos processos específicos do projeto para revisão.
Por quem poderão ser realizadas as auditorias da qualidade?
Alternativas:
a)Auditores internos ou externos. Alternativa assinalada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais