Buscar

2015 aula 10 estado constitucional direito social (1)

Prévia do material em texto

Estados
absolutista, totalitario, liberal 
2015 aula 11 estado liberal
Estado Absolutista
INÍCIO DA IDADE MODERNA =O declínio do feudalismo, o surgimento do Estado Absolutista e o advento do Renascimento na Europa costumam marcar o início da Idade Moderna (séc XIV) - - profundas transformações no mundo ocidental: 
formação dos Estados Nacionais, 
expansão marítima, 
reformas religiosas, 
enorme avanço tecnológico. 
O Estado moderno pôs fim ao período medieval (quando o governo era exercido por senhores feudais) após um longo processo de desintegração dos feudos, movido por revoltas camponesas, num cenário de surgimento e expansão das cidades.
Estado Absolutista
Estado Absolutista = organizado sob os moldes monárquicos, tem como característica mais evidente a concentração de todos os poderes na mão do rei – criação, execução e julgamento das leis. ( executivo, legislativo, judiciario)
O governo absolutista controlava as atividades
 econômicas (com a criação de impostos, por exemplo), 
as funções administrativas e as 
Forças Armadas. 
 nobreza e o clero foram gradativamente perdendo poder diante da ascensão das burguesias nacionais, classe que desempenhou papel revolucionário ao ajudar a acabar com os regimes feudais.
Estado Absolutista
O Estado é um contrato social – Thomas Hobbes é o pensador inglês do século XVII mais associado ao absolutismo político.
 Hobbes defende a tese de que os homens são movidos pelo medo e pela necessidade, recorrendo a todo instante à violência, pois estão permanentemente em condição de guerra.
Por isso existe o Estado: para proteger os homens, os quais, em seu estado de natureza, não seriam necessariamente dotados de bondade. 
O acordo entre os homens que faz surgir o Estado mostra, portanto, o caráter antinatural deste pacto social. E quanto mais forte fosse a presença do Estado, mais protegido estaria o indivíduo. Por isso, Hobbes defendia a concentração de poder, para guiar as ações humanas em prol de um sentido comum.
Estado totalitário
Totalitarismo  é um regime político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.
Estado totalitário
Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda abrangente divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado.
Estado totalitário
Os regimes totalitários surgem no mundo contemporâneo em um período marcado pela crise do sistema capitalista em algumas regiões da Europa. 
o totalitarismo faz referência a todo e qualquer tipo de governo onde um único indivíduo ou partido passa a controlar as diversas instâncias do Estado. 
campo político, o totalitarismo não aceita a existência de múltiplas orientações político-partidárias.
Na economia, o Estado totalitário empreende uma série de intervenções que colocam o mesmo como líder máximo e direto do progresso material da nação.
instrumentos de repressão são colocados à disposição do Estado para que seus interesses sejam imediatamente atendidos. Justificando sua ação em nome da unidade e dos interesses nacionais, o Estado totalitário encerra as liberdades civis.
Estado Liberal
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. 
“liberalismo” como uma determinada concepção de Estado, na qual este tem poderes e funções limitados. 
Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
apoiam ideias como eleições democráticas, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião, livre comércio e propriedade privada, mas não é necessariamente democrático.
Estado Liberal
 Liberalismo é forma ao mesmo tempo racional e intuitiva de organização social em que prevalece a vontade da maioria quanto à coisa pública, e que está livre de qualquer fundamento filosófico ou religioso capaz de limitar ou impedir a liberdade individual e a igualdade de direitos, e no qual o desenvolvimento e o bem estar social dependem da divisão do trabalho, do direito de propriedade, da livre concorrência e do sentimento de fraternidade e responsabilidade filantrópica frente à diversidade de aptidões e de recursos dos indivíduos.
Estado Liberal
podemos citar como princípios básicos do liberalismo:
Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado); transparência,
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
- Igualdade perante a lei (estado de direito); os direitos individuais 
Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.
Estado social
Estado de bem-estar social, Estado-providência ou Estado social é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia. 
o Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. 
Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.
Estado social
Ao longo do século XIX se vivia sob a forma de estado liberal que entrou em profunda crise no início do século XX. 
A Primeira Guerra Mundial foi resultado da intensa de disputa por mercados trava pelos países europeus. 
 Crise de 1929, decorrente da superprodução que o mercado foi incapaz de absorver. 
Até então, estava em pauta a retirada do Estado da regulamentação econômica, mas a solução da crise foi justamente a retomada do Estado. 
 A partir da década de 1930, então, expandiu-se o modelo chamado de Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção e defesa social. 
O Estado atua ao lado de sindicatos e empresas privadas, atendendo às características de cada país, com o intuito de garantir serviços públicos e proteção à população. 
O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento político. A que corrente se refere o trecho?
"Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se ao domínio e controle de qualquer outro poder?
Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade como outros estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade." (Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991).
13
Visão Política de Locke
Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo teólogo e bispo francês Jacques Bossuet. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim napopulação. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.
Locke também defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica.
Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.
Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão. Não relacionava a escravidão à raça, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas são mantidas, devem trocar a liberdade pela escravidão.

Continue navegando