Buscar

carta de intenções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARTA DE INTENÇÃO/ 2022 
 
Coloco algumas observações nessa carta referente ao nosso proceder por conta da pandemia do covid-19, onde já está autorizado o atendimento 100% presencial nesse ano, porém será dada a continuidade nos cuidados com o uso das máscaras e álcool em gel. Estarei disponibilizando todo o desenvolvimento das crianças, de acordo com as intenções por mim apresentadas, lembrando que estarei seguindo todos os protocolos de segurança de acordo com o ministério da saúde e da gestão, os ambientes estarão preparados e equipados com toda a segurança, e a realização do desenvolvimento aqui apresentada nessa carta será de acordo com os procedimentos necessários para que tudo corra da melhor maneira, respeitando os procedimentos nas documentações a nós apresentadas. 
Por meio desta carta irei explicar as minhas intenções do trabalho pedagógico dentro da linha de desenvolvimento com base no currículo da cidade, na BNCC juntamente com os campos de experiências que irão auxiliar minhas práticas profissionais e também utilizando o TRILHAS De APRENDISAGENS. Isso se dará na fala e escuta das crianças, onde observei no período de algumas semanas o coletivo e individual e juntos realizarmos esse projeto de maneira em que todos sejamos colaboradores e assim termos um ótimo desenvolvimento voltado ao agrupamento do mini- grupo I e mini- grupo II (sala mista) que tem um número composto de 15 crianças na faixa etária entre 2, 3 e 4 anos. 
Tenho como intenção que as crianças se desenvolvam de forma global, construindo com seus amigos e professora uma boa realização e aprendam a respeitar a si e o outro. Que explorem os ambientes e espaços do CEI, podendo ser realizados os cantinhos com elementos da natureza, mostrando o aproveitamento dos espaços. Desenvolver suas vontades e autonomias onde poderão se expressarem através da oralidade, expressões faciais/ corporais e habilidades a serem desenvolvidas, utilizando o (espelho por exemplo). Também buscar as possibilidades de promover a aprendizagem e importância da higiene pessoal como: escovação, lavar as mãos e uso do banheiro adequadamente como o controle dos seus esfíncteres. Aprender a cuidar e reconhecer os seus pertences, calçar e se vestir. Pretendo realizar roda de conversa, de história (como conhecer as literaturas desenvolvendo as linguagens oral e visual) e música (sendo um dos meios de podermos observar além dos gestos/movimentos uma importante percepção auditiva, utilizando de músicas que podemos aprender os nomes dos amigos/professoras, imitar sons utilizando entre eles o “Karaokê”), e se aprofundando em nosso cantinho da imaginação, onde as crianças terão a oportunidade de vivenciar algumas histórias, onde podemos aproveitar e realizar teatros, fantoches. Explorar o espaço do parque e brinquedoteca, assim as crianças irão desenvolver a coordenação motora (correr, pular, jogar bola, participar de circuitos, e entre elas utilizar os jogos de figuras/cores, envolvendo e favorecendo as crianças através de brincadeiras e cantigas de roda beneficiando a comunicação em um todo. Oferecer o momento de se expressarem através da pintura com diferentes materiais, realizando também o brincar com materiais não estruturados, permitindo assim o momento de correr o brincar de forma espontânea ou intencional. Desenvolver a boa alimentação trabalhando com alimentos, suas vitaminas, seu formato, textura, cor, suas sementes e nomes. Possibilitar a confecção do tapete sensorial com as crianças, desenvolvendo o conhecimento dos materiais recicláveis mostrando a importância da sustentabilidade. O brincar fará parte da nossa rotina, lembrando que mesmo nas brincadeiras os pequenos podem aprender, pois existem inúmeras formas de construir diversidades de conhecimentos enquanto se brinca, aqui vemos a importância de explorar o contato com diversos objetos como: (massinha de modelar, giz, argila, tinta, lixa, potes diversos, algodão, esponja entre outros). 
Também tenho a intenção de estabelecer uma parceria escola/família, com algumas propostas para auxiliá-los, onde as famílias terão uma grande importância no desenvolvimento das crianças, utilizando- se também de todas as bases pedagógicas. 
De acordo com as intenções apresentadas a cima, podemos citar as propostas que serão realizadas com as crianças como: musicalização, roda de conversa, contação de história, cantinho da leitura, cantinhos temáticos e algumas brincadeiras (bolinha de sabão/escorregador/gangorra/brinquedos diversos entre outros), também iremos explorar alguns cantinhos do CEI (solário/parque/sala de vídeo/brinquedoteca) e proporcionar algumas experiências e confecções. Com isso as crianças estarão desenvolvendo algumas habilidades “correr/pular/andar/subir/ descer e também sua coordenação motora, oralidade, atenção e socialização” onde todas as propostas serão seguidas pelos campos de experiências da BNCC. 
Todas essas e outras propostas que poderão ser acrescentadas nessa carta serão registradas no seminário de de classe, onde também serão realizados os relatórios de cada criança que apresentarão seu desenvolvimento observado pela professora (lembrando que cada criança tem seu tempo e momento) 
Essa são as intenções para esse agrupamento, onde esta carta será revisitada periodicamente podendo ser modificada de acordo com as respostas das crianças e suas vivências. 
“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade” Lev Vygotsky. 
 ____________________________________________________

Continue navegando