Buscar

IPCE Slides

Prévia do material em texto

Intervenção Psicológica no contexto escolar
tema:
NOVOS INSTRUMENTAIS DE INTERVENÇÃO AS NECESSIDADES DAS ESCOLAS;
O MÉTODO HISTÓRICO-CULTURAL;
FUNCOES E INSTRUMMENTOS DO TERAPEUTA NA ABORDAGEM WINNICOTTIANA
Estudantes:
 Elisa Alfredo Sibanda
Lisandra António Domingos
Nélia Pedro Manhique
Osfemio Timóteo Chaúque
Perla Arlindo Miambo
 
Docente: Niate Adamo
Novos instrumentais de intervenção as necessidades das escolas
O psicólogo escolar é envolvido em processos de mudança intervindo de uma forma mais abrangente e holística com todos os elementos da comunidade educativa. 
A entrevista psicológica, os testes psicológicos, a observação e os relatórios constituem-se como os principais instrumentos de que o psicólogo escolar dispõe. 
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Entrevista Psicológica 
A entrevista é uma técnica de recolha de dados que possibilita o levantamento de um conjunto de informações, com base na relação entre duas ou mais pessoas.
Na preparação da entrevista, o psicólogo deve considerar tanto o contexto educativo, como o contexto familiar e social, podendo delinear como objectivos a exploração de dados relativos à situação pessoal, familiar e educativa do aluno.
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Cont.	
Em função dos objectivos a alcançar o psicólogo escolar determina o tipo de entrevista a utilizar e perspectiva o seu guião. 
Poderá, assim, recorrer a: 
Entrevistas estruturadas
Entrevistas abertas
Entrevistas semi-estruturadas, 
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Testes Psicológicos
A utilização de testes implica uma série de conhecimentos de base, designadamente, aqueles que se referem à selecção adequada e parcimoniosa dos mesmos, à estatística descritiva, fidelidade, validade, interpretação normativa, procedimentos de administração e elaboração de hipóteses interpretativas, numa lógica compreensiva dos diferentes tipos de resultados.
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Observação 
Um método comum de recolha de dados acerca do comportamento e funcionamento de alunos, bem como da sua interacção com o meio envolvente, é a observação em actividades de rotina. 
A observação pode ter como enfoque o aluno individual, grupos de alunos, o grupo turma, mas também a sala de aula (organização do espaço, recurso, práticas pedagógicas, interacções, etc.). Registos de acontecimentos e subsequente análise funcional.
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Relatórios
O relatório, no âmbito de um processo de avaliação psicológica, é um documento técnico que organiza e sistematiza a informação recolhida através de diferentes fontes e modalidades, tanto relativas às características individuais do avaliado, como dos contextos onde ele se insere. 
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Cont.
Deve conter a apreciação global das diferentes fases do processo de avaliação, a análise qualitativa e quantitativa dos testes psicológicos, caso tenham sido aplicados, e a análise integrada de todos os elementos que contribuam para uma melhor compreensão do aluno.
Na elaboração de um relatório, deve ser tido em conta o destinatário, uma vez que este tipo de documentos poderá ser lido por um conjunto heterogéneo de intervenientes (alunos, pais, professores, directores, entre outros).
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Cont.
Deverá ser acautelada a utilização de linguagem técnica, salvaguardando-se a precisão e mantendo a objectividade e a clareza. Ao optar-se pela apresentação de dados quantitativos, estes devem ser criteriosamente seleccionados e explicados tendo em conta o destinatário do relatório. Tendo presente o respeito pela confidencialidade, deve ser especificado quem tem acesso aos dados dos relatórios.
07/03/2022
(DGE, 2016). 
Método Histórico-Cultural
Lev Vigotski, advogado e filósofo russo, iniciou seu trabalho como psicólogo após a Revolução Russa de 1917. 
Vigotski utilizou princípios e métodos do materialismo histórico-dialéctico, o qual busca compreender a realidade a partir de suas contradições e dentro do processo histórico em constante transformação - para organizar o novo sistema psicológico.
07/03/2022
(António, 2008). 
Elementos básicos da teoria histórico-cultural 
A génese social das funções psicológicas superiores
A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, em sua génese, pressupõe uma natureza social da aprendizagem.
Internalização 
É através das relações com os outros homens, por meio da mediação de instrumentos, principalmente por meio da linguagem e dos objectos, que o indivíduo chega a interiorizar os elementos culturalmente estruturados. 
 
07/03/2022
(António, 2008). 
Cont.
Relação Entre Aprendizado E Desenvolvimento
O desenvolvimento da criança é considerado como um processo dialéctico complexo caracterizado por inúmeras transformações. 
Temos que determinar pelo menos dois níveis de desenvolvimento da criança:
 
07/03/2022
(António, 2008). 
Cont.
Nível de desenvolvimento real: é o nível de desenvolvimento da criança onde suas funções mentais já se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados; 
Zona de desenvolvimento proximal ou potencial: é o nível de desenvolvimento da criança determinado através da capacidade de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com os colegas mais capazes.
07/03/2022
(António, 2008). 
Funções e instrumentos do terapeuta na abordagem Winnicottiana
Winnicott, seguidor da psicanálise fala basicamente da relação entre mãe e bebe, explicando como e que se pode evitar o surgimento das neuroses e psicoses na infância. 
07/03/2022
(Bizzarri, 2010). 
Cont.
A relação entre o ambiente mãe-bebe condiciona um bom desenvolvimento psicológico do infantil, a mãe deve ser suficientemente boa para que haja uma formação saudável da psique da criança, por tanto, toda carência na relação mame-bebe pode acarretar o surgimento da ansiedade comprometendo a constituição da subjectividade do bebe, assim pode se dizer que os quadros psicóticos dos infantis decorem das disfunções no relacionamento mãe e o bebe.
07/03/2022
(Bizzarri, 2010). 
Cont.
Nesta abordagem Winnicott criou desenhos, jogos, brinquedos, diálogos ou os jogos de rabisco que poder-se-ão usar como instrumentos do terapeuta. 
Ele utilizava esse jogo porque gostava, porque facilitava a tomada de notas sobre os acontecimentos das consultas (que eram registrados pelos desenhos produzidos), e não como uma técnica necessária para a realização de consultas .
07/03/2022
(Lescovar, 2004). 
Cont.
O jogo de rabisco é apenas uma maneira de entrar em contacto com o paciente pelo uso de lápis e papel. Caracteriza-se pela flexibilidade (diferentemente dos jogos de regras, em que está em questão ganhar ou perder) e consiste no seguinte: o analista faz um rabisco a esmo, que pode ser transformado pelo paciente em um desenho.
07/03/2022
(Lescovar, 2004). 
Cont.
Depois o paciente faz o seu rabisco e o analista o transforma em um outro desenho, construindo paulatinamente um caminho de comunicação... Durante o jogo, o analista deixa o paciente escolher livremente se prefere desenhar sozinho, nomear os rabiscos, em vez de produzir activamente transformações gráficas, ou parar o jogo e conversar.
07/03/2022
(Lescovar, 2004). 
“Tudo que nos irrita nos outros, pode nos levar a uma compressão melhor de nos mesmos”
(C. Jung) 
Pela atenção dispensada nosso Muito Obrigado!

Continue navegando