Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual Didática Língua inglesa II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A criança de seis anos possui sua coordenação motora fina avançando consideravelmente, por isso, gosta de atividades que envolvam essa exploração, por exemplo, cortar, colar etc. Com relação ao seu emocional, a criança nesta faixa etária é bem instável, mas já se zanga com menos frequência. O que pode acontecer é que essas crianças provoquem cenas de choro, não quer dizer que ajam sempre dessa forma. No aspecto social, as crianças de seis anos valorizam as amizades e os vínculos. Gostam de correr e brincar de pegar, esconder, procurar objetos, adivinhar etc. Estão mais interessadas no jogo em si do que no vencer ou perder. Sua fase linguística é de facilidade para apropriar-se das expressões utilizadas pelos outros, no qual deve ser muito bem aproveitada para as aulas de língua inglesa. Já no intelectual essas crianças supervalorizam a leitura, mais uma chance de trabalho com a leitura em língua inglesa. O cérebro está formado, e sua coordenação motora e habilidades desportivas múltiplas devem ser valorizadas com a utilização de jogos, brincadeiras etc.
Sobre como trabalhar com crianças de 6 anos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Após o término de determinada atividade, elogie seu desempenho, com palavras e atitudes confortantes. Não poupe gestos para mostrar o quão bem-sucedida a criança foi ao realizar tal atividade.
( ) A criança de 6 anos é emocionalmente desafiadora. Gosta de provocar, cutucar, quer acima de tudo ter razão.
( ) Procurar canalizar esse comportamento desafiador para o âmbito pedagógico, através de competições e jogos, ela sente necessidade de aprovação, anseia por elogios e congratulações.
( ) Apresenta comportamento egocêntrico, embora com intensidade menor do que em anos anteriores da infância. o professos deve promover debates, rodas de conversa para abordar tais aspectos da personalidade infantil. Mostrar à criança o quão prejudicial para si e para o grupo é esse tipo de comportamento.
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - F - F - F.
D V - V - V - V.

O processo de aprendizagem de um segundo idioma acontece de diferentes maneiras e depende, entre outros fatores, da faixa etária do estudante. Os alunos adultos têm diferentes características para a aprendizagem de uma língua estrangeira e isso pode estar relacionado às expectativas quanto ao novo idioma, que podem ser profissionais, pessoais, culturais, entre outras. De modo geral, os adultos se sentem pressionados a aprender uma nova língua e, muitas vezes, desanimam ao longo do percurso. Por isso, como professor de língua inglesa, você deve estar atento à didática de ensino, que deve ser coerente com a faixa etária e expectativas dos alunos, para que os objetivos de ambos envolvidos sejam atingidos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ensinar uma segunda língua é uma tarefa muito complexa, que exige não somente conhecimento do desenvolvimento intelectual, mas também de muitos outros fatores que são relativos à particularidade de cada aluno.
( ) As experiências de vida dos alunos não devem ser utilizadas pelos professor como contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira.
( ) A motivação não tem relação com o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira.
( ) Os adultos podem ter muitas expectativas sobre o processo de aprendizagem da língua estrangeira e alguns já têm seus próprios padrões de aprendizagem.
A F - V - F - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - V.

O modelo de ensino intitulado Experimental Learning inclui atividades que trabalham tanto com o lado direito quanto com o lado esquerdo do cérebro, integrando as quatro habilidades e direcionando para um ensino contextualizado, autêntico e real. O principal foco desse modelo é proporcionar aos alunos situações de experiência concreta nas quais eles mesmos descobrem os princípios da língua fazendo tentativas, errando e aprendendo, construindo hipóteses sobre a língua e, assim, aos poucos irem adquirindo a língua.
Sobre as características deste modelo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O papel do professor consiste em centralizar o processo de ensino nele mesmo, sendo responsável por explicar todos os conceitos e entregar o conteúdo.
( ) Atividades que envolvam o movimento do corpo (psicomotoras) são relacionadas com este modelo, pois elas proporcionam a aprendizagem de diversas habilidades ao mesmo tempo.
( ) Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas dentro deste modelo: projetos de pesquisa e brincadeiras de faz de conta.
( ) Este modelo defende que o papel do aluno é passivo no processo de ensino e aprendizagem, pois ele deve aguardar que o conteúdo venha completamente do professor.
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - F.

De acordo com Donnini, Platero e Weigel (2010), formação continuada e competência profissional não se resumem mais a somente treinar professores de língua estrangeira, mas sim fazê-los refletir sobre sua trajetória e, a partir dela, articular conhecimento pessoal, conhecimento adquirido e conhecimento experimentado.
A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dependendo da experiência profissional dos professores, suas necessidades e interesses são modificados com o tempo.
( ) No início da carreira, os professores tendem a focar seus estudos mais nos conceitos de sua rotina, pesquisas em sala de aula e dia a dia.
( ) Depois de um tempo de experiência, a tendência é que os professores busquem estudar mais sobre metodologia e materiais para as aulas.
A V - V - F
B V - V - F.
C F - V - F.
D F - F - V.

O ensino de idiomas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I não é obrigatório por lei, entretanto, são muitas as escolas que oferecem línguas como Inglês, Alemão, entre outras, nesse período. Embora pareça simples, ensinar uma segunda língua para crianças é um desafio, visto que durante o desenvolvimento infantil as crianças apresentam diferentes comportamentos e necessidades.
Sobre os princípios do desenvolvimento infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O aspecto intelectual, assim como o social, o emocional e o desenvolvimento físico estão intrinsecamente ligados.
( ) As crianças, assim como os adultos, têm diferentes interesses, necessidades e motivações.
( ) O desenvolvimento pode ser 'ensinado' ou 'apressado pelos professores'.
( ) O aprendizado acontece do abstrato para o concreto, por isso, as crianças necessitam de experiências da vida real para que então o conhecimento possa ser construído.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - F.

Leia o excerto a seguir: A aprendizagem de língua estrangeira no ensino fundamental não é só um exercício intelectual em aprendizagem de formas e estruturas linguísticas em um código diferente; é, sim, uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades de agir discursivamente no mundo. O papel educacional da língua estrangeira é importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do indivíduo, devendo seu ensino proporcionar ao aluno essa nova experiência de vida. Experiência que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construção e para o cultivo, pelo aluno, de uma competência não só no uso de línguas estrangeiras, mas também na compreensão de outras culturas.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os aspectos gramaticais da Língua Inglesa têm maior relevância, por isso devem ser ensinados de forma prioritária, excluindo os demais aspectos (social e cultural).
( ) Os alunos necessitam de experiências da vida real, interagindo com objetos concretos, para que então o conhecimento possa ser construído.
( ) O ensino da Língua Inglesa desempenha um papel social de relevância e repleto de significação.
( ) O contato com outras culturas possibilita enriquecimento cultural.
A F - F - V - F.
B V - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

Quando os estudantes iniciam o Ensino Médio, os conteúdos ensinados durante os anos de Ensino Fundamental I e II devem ser aproveitados nessa nova fase. As habilidades e competências exigidas anteriormente ajudam para que o aprofundamento da língua inglesa possa acontecer, pois se espera que os alunos possam usar o que foi adquirido em anos anteriores de forma prática em benefício de suas aspirações futuras.
Sobre o ensino de língua inglesa no Ensino Médio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com a Emenda Constitucional n° 59, de 2009, a partir de 2016, a matrícula dos jovens no Ensino Médio tornou-se obrigatória.
( ) Na maioria dos casos, os jovens de 11 a 15 anos formam o grupo de estudantes correspondentes do Ensino Médio.
( ) Pesquisas apontam que essa fase é marcada por muitos conflitos e, assim, o ensino de inglês deve ser diferenciado e atrativo.
A F - F - V.
B F - V - F.
C V - V - V.
D V - F - V.

Harmer (2001) destaca fatores que influenciam na motivação do aluno pelo estudo, e também divide essa motivação entre intrínseca e extrínseca.
Sobre a motivação intrínseca, assinale a alternativa INCORRETA:
A O professor: um dos maiores fatores na continuidade e no desejo de se aprender.
B A sociedade em que vivemos: a importância de se aprender a língua vista pela sociedade.
C Passar em uma importante prova, na qual necessita de muito estudo.
D O método: que se encaixa de acordo com os gostos pessoais de cada um.

Harmer (2001) sugere dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca. A extrínseca é aquela cujos fatores são variados e vêm de fora, por exemplo, passar em um exame, conseguir uma promoção no trabalho. A intrínseca tem relação com o individual, ou seja, aqueles que querem aprender a língua por satisfação pessoal.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor de língua inglesa exerce pouca influência sobre a motivação ou não dos alunos em aprenderem a língua-alvo.
( ) O método utilizado pode levar o aluno a se sentir motivado ou desmotivado para as aulas de inglês, dependendo do quanto se encaixe com seus gostos pessoais.
( ) O ambiente físico e a atmosfera emocional do ambiente são de suma importância para que o aluno se sinta bem durante as aulas.
A V - F - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - V.

Burrhus Frederic Skinner, psicólogo norte-americano, desenvolveu a teoria do behaviorismo, uma prática que perdurou até os anos de 1950 em consultórios de psicologia e, consequentemente, no pensamento de aquisição de línguas, tendo como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
Sobre a teoria do behaviorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para os behavioristas tradicionais, a aprendizagem de línguas é o resultado da formação de hábitos.
( ) Para os behavioristas, a linguagem é aprendida intuitivamente.
( ) Para os behavioristas, quanto mais reforços positivos, mais a criança terá sucesso na aprendizagem da língua.
( ) Para os behavioristas, a linguagem se desenvolve na criança da mesma forma que outras funções biológicas.
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D F - V - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A criança de seis anos possui sua coordenação motora fina avançando consideravelmente, por isso, gosta de atividades que envolvam essa exploração, por exemplo, cortar, colar etc. Com relação ao seu emocional, a criança nesta faixa etária é bem instável, mas já se zanga com menos frequência. O que pode acontecer é que essas crianças provoquem cenas de choro, não quer dizer que ajam sempre dessa forma. No aspecto social, as crianças de seis anos valorizam as amizades e os vínculos. Gostam de correr e brincar de pegar, esconder, procurar objetos, adivinhar etc. Estão mais interessadas no jogo em si do que no vencer ou perder. Sua fase linguística é de facilidade para apropriar-se das expressões utilizadas pelos outros, no qual deve ser muito bem aproveitada para as aulas de língua inglesa. Já no intelectual essas crianças supervalorizam a leitura, mais uma chance de trabalho com a leitura em língua inglesa. O cérebro está formado, e sua coordenação motora e habilidades desportivas múltiplas devem ser valorizadas com a utilização de jogos, brincadeiras etc.
Sobre como trabalhar com crianças de 6 anos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Após o término de determinada atividade, elogie seu desempenho, com palavras e atitudes confortantes. Não poupe gestos para mostrar o quão bem-sucedida a criança foi ao realizar tal atividade.
( ) A criança de 6 anos é emocionalmente desafiadora. Gosta de provocar, cutucar, quer acima de tudo ter razão.
( ) Procurar canalizar esse comportamento desafiador para o âmbito pedagógico, através de competições e jogos, ela sente necessidade de aprovação, anseia por elogios e congratulações.
( ) Apresenta comportamento egocêntrico, embora com intensidade menor do que em anos anteriores da infância. o professos deve promover debates, rodas de conversa para abordar tais aspectos da personalidade infantil. Mostrar à criança o quão prejudicial para si e para o grupo é esse tipo de comportamento.
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - F - F - F.
D V - V - V - V.

O processo de aprendizagem de um segundo idioma acontece de diferentes maneiras e depende, entre outros fatores, da faixa etária do estudante. Os alunos adultos têm diferentes características para a aprendizagem de uma língua estrangeira e isso pode estar relacionado às expectativas quanto ao novo idioma, que podem ser profissionais, pessoais, culturais, entre outras. De modo geral, os adultos se sentem pressionados a aprender uma nova língua e, muitas vezes, desanimam ao longo do percurso. Por isso, como professor de língua inglesa, você deve estar atento à didática de ensino, que deve ser coerente com a faixa etária e expectativas dos alunos, para que os objetivos de ambos envolvidos sejam atingidos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ensinar uma segunda língua é uma tarefa muito complexa, que exige não somente conhecimento do desenvolvimento intelectual, mas também de muitos outros fatores que são relativos à particularidade de cada aluno.
( ) As experiências de vida dos alunos não devem ser utilizadas pelos professor como contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira.
( ) A motivação não tem relação com o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira.
( ) Os adultos podem ter muitas expectativas sobre o processo de aprendizagem da língua estrangeira e alguns já têm seus próprios padrões de aprendizagem.
A F - V - F - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - V.

O modelo de ensino intitulado Experimental Learning inclui atividades que trabalham tanto com o lado direito quanto com o lado esquerdo do cérebro, integrando as quatro habilidades e direcionando para um ensino contextualizado, autêntico e real. O principal foco desse modelo é proporcionar aos alunos situações de experiência concreta nas quais eles mesmos descobrem os princípios da língua fazendo tentativas, errando e aprendendo, construindo hipóteses sobre a língua e, assim, aos poucos irem adquirindo a língua.
Sobre as características deste modelo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O papel do professor consiste em centralizar o processo de ensino nele mesmo, sendo responsável por explicar todos os conceitos e entregar o conteúdo.
( ) Atividades que envolvam o movimento do corpo (psicomotoras) são relacionadas com este modelo, pois elas proporcionam a aprendizagem de diversas habilidades ao mesmo tempo.
( ) Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas dentro deste modelo: projetos de pesquisa e brincadeiras de faz de conta.
( ) Este modelo defende que o papel do aluno é passivo no processo de ensino e aprendizagem, pois ele deve aguardar que o conteúdo venha completamente do professor.
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - F.

De acordo com Donnini, Platero e Weigel (2010), formação continuada e competência profissional não se resumem mais a somente treinar professores de língua estrangeira, mas sim fazê-los refletir sobre sua trajetória e, a partir dela, articular conhecimento pessoal, conhecimento adquirido e conhecimento experimentado.
A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dependendo da experiência profissional dos professores, suas necessidades e interesses são modificados com o tempo.
( ) No início da carreira, os professores tendem a focar seus estudos mais nos conceitos de sua rotina, pesquisas em sala de aula e dia a dia.
( ) Depois de um tempo de experiência, a tendência é que os professores busquem estudar mais sobre metodologia e materiais para as aulas.
A V - V - F
B V - V - F.
C F - V - F.
D F - F - V.

O ensino de idiomas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I não é obrigatório por lei, entretanto, são muitas as escolas que oferecem línguas como Inglês, Alemão, entre outras, nesse período. Embora pareça simples, ensinar uma segunda língua para crianças é um desafio, visto que durante o desenvolvimento infantil as crianças apresentam diferentes comportamentos e necessidades.
Sobre os princípios do desenvolvimento infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O aspecto intelectual, assim como o social, o emocional e o desenvolvimento físico estão intrinsecamente ligados.
( ) As crianças, assim como os adultos, têm diferentes interesses, necessidades e motivações.
( ) O desenvolvimento pode ser 'ensinado' ou 'apressado pelos professores'.
( ) O aprendizado acontece do abstrato para o concreto, por isso, as crianças necessitam de experiências da vida real para que então o conhecimento possa ser construído.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - F.

Leia o excerto a seguir: A aprendizagem de língua estrangeira no ensino fundamental não é só um exercício intelectual em aprendizagem de formas e estruturas linguísticas em um código diferente; é, sim, uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades de agir discursivamente no mundo. O papel educacional da língua estrangeira é importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do indivíduo, devendo seu ensino proporcionar ao aluno essa nova experiência de vida. Experiência que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construção e para o cultivo, pelo aluno, de uma competência não só no uso de línguas estrangeiras, mas também na compreensão de outras culturas.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os aspectos gramaticais da Língua Inglesa têm maior relevância, por isso devem ser ensinados de forma prioritária, excluindo os demais aspectos (social e cultural).
( ) Os alunos necessitam de experiências da vida real, interagindo com objetos concretos, para que então o conhecimento possa ser construído.
( ) O ensino da Língua Inglesa desempenha um papel social de relevância e repleto de significação.
( ) O contato com outras culturas possibilita enriquecimento cultural.
A F - F - V - F.
B V - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

Quando os estudantes iniciam o Ensino Médio, os conteúdos ensinados durante os anos de Ensino Fundamental I e II devem ser aproveitados nessa nova fase. As habilidades e competências exigidas anteriormente ajudam para que o aprofundamento da língua inglesa possa acontecer, pois se espera que os alunos possam usar o que foi adquirido em anos anteriores de forma prática em benefício de suas aspirações futuras.
Sobre o ensino de língua inglesa no Ensino Médio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com a Emenda Constitucional n° 59, de 2009, a partir de 2016, a matrícula dos jovens no Ensino Médio tornou-se obrigatória.
( ) Na maioria dos casos, os jovens de 11 a 15 anos formam o grupo de estudantes correspondentes do Ensino Médio.
( ) Pesquisas apontam que essa fase é marcada por muitos conflitos e, assim, o ensino de inglês deve ser diferenciado e atrativo.
A F - F - V.
B F - V - F.
C V - V - V.
D V - F - V.

Harmer (2001) destaca fatores que influenciam na motivação do aluno pelo estudo, e também divide essa motivação entre intrínseca e extrínseca.
Sobre a motivação intrínseca, assinale a alternativa INCORRETA:
A O professor: um dos maiores fatores na continuidade e no desejo de se aprender.
B A sociedade em que vivemos: a importância de se aprender a língua vista pela sociedade.
C Passar em uma importante prova, na qual necessita de muito estudo.
D O método: que se encaixa de acordo com os gostos pessoais de cada um.

Harmer (2001) sugere dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca. A extrínseca é aquela cujos fatores são variados e vêm de fora, por exemplo, passar em um exame, conseguir uma promoção no trabalho. A intrínseca tem relação com o individual, ou seja, aqueles que querem aprender a língua por satisfação pessoal.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor de língua inglesa exerce pouca influência sobre a motivação ou não dos alunos em aprenderem a língua-alvo.
( ) O método utilizado pode levar o aluno a se sentir motivado ou desmotivado para as aulas de inglês, dependendo do quanto se encaixe com seus gostos pessoais.
( ) O ambiente físico e a atmosfera emocional do ambiente são de suma importância para que o aluno se sinta bem durante as aulas.
A V - F - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - V.

Burrhus Frederic Skinner, psicólogo norte-americano, desenvolveu a teoria do behaviorismo, uma prática que perdurou até os anos de 1950 em consultórios de psicologia e, consequentemente, no pensamento de aquisição de línguas, tendo como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
Sobre a teoria do behaviorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para os behavioristas tradicionais, a aprendizagem de línguas é o resultado da formação de hábitos.
( ) Para os behavioristas, a linguagem é aprendida intuitivamente.
( ) Para os behavioristas, quanto mais reforços positivos, mais a criança terá sucesso na aprendizagem da língua.
( ) Para os behavioristas, a linguagem se desenvolve na criança da mesma forma que outras funções biológicas.
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D F - V - F - V.

Prévia do material em texto

18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
1/7
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual
(Cod.:689825)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 39411091
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/1
Canceladas 1
Nota 9,00
A criança de seis anos possui sua coordenação motora fina avançando
consideravelmente, por isso, gosta de atividades que envolvam essa exploração,
por exemplo, cortar, colar etc. Com relação ao seu emocional, a criança nesta
faixa etária é bem instável, mas já se zanga com menos frequência. O que pode
acontecer é que essas crianças provoquem cenas de choro, não quer dizer que
ajam sempre dessa forma. No aspecto social, as crianças de seis anos valorizam
as amizades e os vínculos. Gostam de correr e brincar de pegar, esconder,
procurar objetos, adivinhar etc. Estão mais interessadas no jogo em si do que no
vencer ou perder. Sua fase linguística é de facilidade para apropriar-se das
expressões utilizadas pelos outros, no qual deve ser muito bem aproveitada para
as aulas de língua inglesa. Já no intelectual essas crianças supervalorizam a
leitura, mais uma chance de trabalho com a leitura em língua inglesa. O cérebro
está formado, e sua coordenação motora e habilidades desportivas múltiplas
devem ser valorizadas com a utilização de jogos, brincadeiras etc. Sobre como
trabalhar com crianças de 6 anos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) Após o término de determinada atividade, elogie seu desempenho, com
palavras e atitudes confortantes. Não poupe gestos para mostrar o quão bem-
sucedida a criança foi ao realizar tal atividade.
( ) A criança de 6 anos é emocionalmente desafiadora. Gosta de provocar,
cutucar, quer acima de tudo ter razão.
( ) Procurar canalizar esse comportamento desafiador para o âmbito
pedagógico, através de competições e jogos, ela sente necessidade de aprovação,
anseia por elogios e congratulações.
( ) Apresenta comportamento egocêntrico, embora com intensidade menor do
que em anos anteriores da infância. o professos deve promover debates, rodas de
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
2/7
conversa para abordar tais aspectos da personalidade infantil. Mostrar à criança o
quão prejudicial para si e para o grupo é esse tipo de comportamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - F - F - F.
D V - V - V - V.
O processo de aprendizagem de um segundo idioma acontece de diferentes
maneiras e depende, entre outros fatores, da faixa etária do estudante. Os alunos
adultos têm diferentes características para a aprendizagem de uma língua
estrangeira e isso pode estar relacionado às expectativas quanto ao novo idioma,
que podem ser profissionais, pessoais, culturais, entre outras. De modo geral, os
adultos se sentem pressionados a aprender uma nova língua e, muitas vezes,
desanimam ao longo do percurso. Por isso, como professor de língua inglesa,
você deve estar atento à didática de ensino, que deve ser coerente com a faixa
etária e expectativas dos alunos, para que os objetivos de ambos envolvidos
sejam atingidos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas: ( ) Ensinar uma segunda língua é uma tarefa muito complexa, que
exige não somente conhecimento do desenvolvimento intelectual, mas também
de muitos outros fatores que são relativos à particularidade de cada aluno. ( ) As
experiências de vida dos alunos não devem ser utilizadas pelos professor como
contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de uma língua
estrangeira. ( ) A motivação não tem relação com o ensino e aprendizagem de
uma língua estrangeira. ( ) Os adultos podem ter muitas expectativas sobre o
processo de aprendizagem da língua estrangeira e alguns já têm seus próprios
padrões de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
A F - V - F - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - V.
2
18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
3/7
D V - V - V - F.
O modelo de ensino intitulado Experimental Learning inclui atividades que
trabalham tanto com o lado direito quanto com o lado esquerdo do cérebro,
integrando as quatro habilidades e direcionando para um ensino contextualizado,
autêntico e real. O principal foco desse modelo é proporcionar aos alunos
situações de experiência concreta nas quais eles mesmos descobrem os princípios
da língua fazendo tentativas, errando e aprendendo, construindo hipóteses sobre
a língua e, assim, aos poucos irem adquirindo a língua. Sobre as características
deste modelo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O
papel do professor consiste em centralizar o processo de ensino nele mesmo,
sendo responsável por explicar todos os conceitos e entregar o conteúdo. ( )
Atividades que envolvam o movimento do corpo (psicomotoras) são relacionadas
com este modelo, pois elas proporcionam a aprendizagem de diversas
habilidades ao mesmo tempo. ( ) Exemplos de atividades que podem ser
desenvolvidas dentro deste modelo: projetos de pesquisa e brincadeiras de faz de
conta. ( ) Este modelo defende que o papel do aluno é passivo no processo de
ensino e aprendizagem, pois ele deve aguardar que o conteúdo venha
completamente do professor. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - F.
De acordo com Donnini, Platero e Weigel (2010), formação continuada e
competência profissional não se resumem mais a somente treinar professores de
língua estrangeira, mas sim fazê-los refletir sobre sua trajetória e, a partir dela,
articular conhecimento pessoal, conhecimento adquirido e conhecimento
experimentado. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e
F para as falsas: ( ) Dependendo da experiência profissional dos professores, suas
necessidades e interesses são modificados com o tempo. ( ) No início da carreira,
os professores tendem a focar seus estudos mais nos conceitos de sua rotina,
pesquisas em sala de aula e dia a dia. ( ) Depois de um tempo de experiência, a
tendência é que os professores busquem estudar mais sobre metodologia e
materiais para as aulas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA: FONTE: DONNINI, L.; PLATERO, L.; WEIGEL, A. Ensino de
língua inglesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
A V - V - F
3
4
18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
4/7
A V - V - F.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - F - F.
O ensino de idiomas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I não é
obrigatório por lei, entretanto, são muitas as escolas que oferecem línguas como
Inglês, Alemão, entre outras, nesse período. Embora pareça simples, ensinar uma
segunda língua para crianças é um desafio, visto que durante o desenvolvimento
infantil as crianças apresentam diferentes comportamentos e necessidades. Sobre
os princípios do desenvolvimento infantil, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas: ( ) O aspecto intelectual, assim como o social, o
emocional e o desenvolvimento físico estão intrinsecamente ligados. ( ) As
crianças, assim como os adultos, têm diferentes interesses, necessidades e
motivações. ( ) O desenvolvimento pode ser "ensinado" ou "apressado pelos
professores". ( ) O aprendizado acontece do abstrato para o concreto, por isso, as
crianças necessitam de experiências da vida real para que então o conhecimento
possa ser construído. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - F.
Leia o excerto a seguir: A aprendizagem de língua estrangeira no ensino
fundamental não é só um exercício intelectual em aprendizagem de formas e
estruturas linguísticas em um código diferente; é, sim, uma experiência de vida,
pois amplia as possibilidades de agir discursivamente no mundo. O papel
educacional da língua estrangeira é importante, desse modo, para o
desenvolvimento integral do indivíduo, devendo seu ensino proporcionar ao
aluno essanova experiência de vida. Experiência que deveria significar uma
abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o
mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construção e para
o cultivo, pelo aluno, de uma competência não só no uso de línguas estrangeiras,
mas também na compreensão de outras culturas. Sobre o exposto, classifique V
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os aspectos gramaticais da
Língua Inglesa têm maior relevância, por isso devem ser ensinados de forma
5
6
18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
5/7
prioritária, excluindo os demais aspectos (social e cultural). ( ) Os alunos
necessitam de experiências da vida real, interagindo com objetos concretos, para
que então o conhecimento possa ser construído. ( ) O ensino da Língua Inglesa
desempenha um papel social de relevância e repleto de significação. ( ) O contato
com outras culturas possibilita enriquecimento cultural. Assinale a alternativa
que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Ministério da
Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Estrangeira. Ensino
Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília, 1998 (adaptado).
A F - F - V - F.
B V - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.
Quando os estudantes iniciam o Ensino Médio, os conteúdos ensinados
durante os anos de Ensino Fundamental I e II devem ser aproveitados nessa nova
fase. As habilidades e competências exigidas anteriormente ajudam para que o
aprofundamento da língua inglesa possa acontecer, pois se espera que os alunos
possam usar o que foi adquirido em anos anteriores de forma prática em
benefício de suas aspirações futuras. Sobre o ensino de língua inglesa no Ensino
Médio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Com a
Emenda Constitucional n° 59, de 2009, a partir de 2016, a matrícula dos jovens
no Ensino Médio tornou-se obrigatória. ( ) Na maioria dos casos, os jovens de 11
a 15 anos formam o grupo de estudantes correspondentes do Ensino Médio. ( )
Pesquisas apontam que essa fase é marcada por muitos conflitos e, assim, o
ensino de inglês deve ser diferenciado e atrativo. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B F - V - F.
C V - V - V.
D V - F - V.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
7
8
18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
6/7
Harmer (2001) destaca fatores que influenciam na motivação do aluno pelo
estudo, e também divide essa motivação entre intrínseca e extrínseca. 
Sobre a motivação intrínseca, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. Harlow:
Longman, 2001.
A O professor: um dos maiores fatores na continuidade e no desejo de seaprender.
B A sociedade em que vivemos: a importância de se aprender a língua vistapela sociedade.
C Passar em uma importante prova, na qual necessita de muito estudo.
D O método: que se encaixa de acordo com os gostos pessoais de cada um.
Harmer (2001) sugere dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca. A
extrínseca é aquela cujos fatores são variados e vêm de fora, por exemplo, passar
em um exame, conseguir uma promoção no trabalho. A intrínseca tem relação
com o individual, ou seja, aqueles que querem aprender a língua por satisfação
pessoal. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas: ( ) O professor de língua inglesa exerce pouca influência sobre a
motivação ou não dos alunos em aprenderem a língua-alvo. ( ) O método
utilizado pode levar o aluno a se sentir motivado ou desmotivado para as aulas de
inglês, dependendo do quanto se encaixe com seus gostos pessoais. ( ) O
ambiente físico e a atmosfera emocional do ambiente são de suma importância
para que o aluno se sinta bem durante as aulas. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA: FONTE: HARMER, J. Describing learners.
In: HARMER, J. The practice of language teaching. 3. ed. Londres: Pearson,
2001.
A V - F - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - V.
9
18/04/2022 10:42 Avaliação I - Individual
7/7
D F V V.
Burrhus Frederic Skinner, psicólogo norte-americano, desenvolveu a teoria
do behaviorismo, uma prática que perdurou até os anos de 1950 em consultórios
de psicologia e, consequentemente, no pensamento de aquisição de línguas,
tendo como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é
cientificamente observável. Sobre a teoria do behaviorismo, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para os behavioristas tradicionais, a
aprendizagem de línguas é o resultado da formação de hábitos. ( ) Para os
behavioristas, a linguagem é aprendida intuitivamente. ( ) Para os behavioristas,
quanto mais reforços positivos, mais a criança terá sucesso na aprendizagem da
língua. ( ) Para os behavioristas, a linguagem se desenvolve na criança da mesma
forma que outras funções biológicas. Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D F - V - F - V.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina