Buscar

Exercício de Planejamento e Orçamento Financeiro

Prévia do material em texto

Questões
1. O que é Gestão Baseada em Valor?
A Gestão Baseada em Valor (GBV) direciona a administração de uma empresa para seu principal objetivo, representado pela criação de valor para seus acionistas. O modelo da GBV apoia-se em diferentes medidas de valor agregado aplicadas às diversas decisões tomadas pelas empresas.
2. Explique o que é custo de oportunidade e a importância do conceito para a análise financeira.
O custo de oportunidade é um conceito econômico indispensável a todo processo de decisão. A ideia básica dessa medida é quanto se deixou de ganhar por não se aproveitarem outras oportunidades disponíveis, ao se decidir por determinada alternativa financeira. 
3. Explique o que é valor agregado. Quais as análises atreladas ao seu resultado?
O valor é criado quando o retorno dos investimentos é maior que a remuneração exigida pelos fornecedores de capital.
Se o valor agregado for positivo, entende-se que a empresa produz riqueza.
4. Qual a importância da busca de valor pelos acionistas?
Criar valores para empresa ultrapassa objetivo de cobrir os custos explícitos identificados nas vendas. Incorpora a remuneração dos custos implícitos (custo de oportunidade do capital próprio investido.
5. Uma empresa pode agregar valor mesmo sem apresentar lucro no período? 
Justifique sua resposta. 
Sim. Pois, o valor de um negócio decorre de expectativas futuras de desempenho, e a inexistência de lucros na Contabilidade em certo intervalo de tempo não deve interferir no valor calculado.
6. Explique duas recomendações para a Utilização de um Modelo de Gestão Baseada em Valor.
· Criar mecanismos de incentivos aos vários agentes da empresa, premiando aqueles que atuaram na criação de valor. 
(Adoção de um sistema de remuneração variável, no qual os pagamentos aos funcionários sejam estabelecidos a partir do valor criado. Um sistema de remuneração variável deve oferecer aos administradores motivação para que as estratégias sejam focadas na criação de valor aos acionistas; remuneração adequada, suficiente para mobilizar as pessoas a dedicar maiores esforços ao trabalho; e perspectivas de realização profissional que as motivem a permanecer na empresa, mesmo em momentos de recessão dos negócios.)
· Utilizar a medida de criação de valor em toda a organização.
(Visão estratégica de longo prazo voltada para a criação de valor. O lucro por ação trimestral, por exemplo, deixa de revelar maior importância na avaliação econômica do desempenho;)

Continue navegando