Prévia do material em texto
8 HORAS INSANAS DE8 HORAS INSANAS DE RESOLUÇÕES DE QUESTÕESRESOLUÇÕES DE QUESTÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIODE DIREITO TRIBUTÁRIO IEFIIEFI JÚLISON OLIVEIRAJÚLISON OLIVEIRA CURSO PROIBIDOCURSO PROIBIDO PARA CONCURSEIROPARA CONCURSEIRO NUTELLANUTELLA https://youtu.be/vME-ag-PRK4 https://youtu.be/vME-ag-PRK4 https://www.iefi.com.br/ WWW.JULISON.COM.BR 176 QUESTÕES TEMAS DAS QUESTÕES: • COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA • CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DOS IMPOSTOS • IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO • IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DF • IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS • REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS Instrutor: Júlison Oliveira WWW.INSTAGRAM.COM/OLIVEIRA.JULISON WWW.YOUTUBE.COM/C/JULISONOLIVEIRA MAIS CURSOS EM: WWW.JULISON.COM.BR Adquirir Curso Completo em: QUERO ME INSCREVER! Link de Checkout: https://sun.eduzz.com/1032702 Página do Curso: https://www.julison.com.br/tributarioavancado Meu Instagram: https://instagram.com/oliveira.julison http://www.julison.com.br/ http://www.instagram.com/OLIVEIRA.JULISON http://www.instagram.com/OLIVEIRA.JULISON https://www.youtube.com/c/JulisonOliveira https://www.youtube.com/c/JulisonOliveira https://www.julison.com.br/ https://sun.eduzz.com/1032702 https://sun.eduzz.com/1032702 https://www.julison.com.br/tributarioavancado https://instagram.com/oliveira.julison WWW.JULISON.COM.BR MÓDULO 04 – 54 QUESTÕES TEMAS DAS QUESTÕES: • COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA • CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DOS IMPOSTOS • IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 3 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 1 - QUESTÕES FGV Q.01 (FGV/ISS-Cuiabá/2016) A atual Constituição Federal instituiu competências tributárias comuns, privativas e residuais. Sobre a atribuição de competência definida pela Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta. a) Os Municípios são competentes para instituir o imposto sobre transmissão “causa mortis” e doação, de quaisquer bens ou direitos. b) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm competência comum para instituir contribuição de intervenção no domínio econômico. c) Apenas os Estados e o Distrito Federal têm competência para a instituição de contribuição de melhoria, decorrente de obra pública. d) Os Estados têm competência para instituir imposto incidente sobre a prestação de transporte interestadual e intermunicipal. e) Os Estados e o Distrito Federal podem instituir impostos não previstos na Constituição Federal de 1988, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição. Q.02 (FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, os impostos extraordinários: a) são de competência da União e só podem ser instituídos em caso de guerra externa, interna ou sua iminência; b) são de competência da União e podem ter fato gerador próprio de tributos de competência das demais pessoas políticas de direito público interno; c) podem ser exigidos nos casos de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência; d) devem ser instituídos por meio de lei complementar; e) deverão ter a sua cobrança suprimida imediatamente, quando cessadas as causas de sua criação. Q.03 (FGV/Pref. Recife-PE-Auditor do Tesouro Municipal/2014) Com relação à competência tributária, assinale a afirmativa correta. a) Permite que uma pessoa jurídica de direito público delegue a outra a atribuição de executar leis em matéria tributária, conforme a legislação. b) Significa que todos os entes políticos que compõem a Federação estão dotados de competência legislativa plena. c) Representa o poder que é outorgado pela Constituição Federal para a criação de tributos a todos os entes administrativos de direito público. d) Admite a delegação da administração dos tributos, porém não confere ao delegatário as garantias e privilégios do poder delegante. e) Autoriza que pessoa jurídica de direito público possa exercer, em caráter residual, a competência conferida a outrem que, entretanto, não a exerce Q.04 (FGV/AL-BA-Auditor/2014) Com referência à competência tributária, assinale a afirmativa correta. a) Limita-se à esfera legislativa e é plena para todos os entes políticos. b) É plena nas esferas legislativa, administrativa e de julgar para todos os entes políticos. c) à União cabe a competência tributária plena, sendo limitada para Estados e Municípios. d) No caso da União, está restrita à possibilidade de editar normas gerais de direito tributário. e) Aos Estados e Municípios cabe a competência plena na esfera legislativa. Q.05 (FGV/PGE-RO-Analista da Procuradoria/2015) Em nosso Sistema Tributário, a competência residual tributária pode ser exercida: a) pelo Distrito Federal, que pode instituir impostos e taxas próprios dos municípios; b) pelos Municípios, que podem criar novos tributos de interesse local, observando os princípios constitucionais da anterioridade de exercício e da legalidade; c) pelos Estados, que podem instituir contribuições que não tenham fato gerador e base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal; d) pela União, que, através de lei complementar, pode instituir impostos que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal; e) pelos Estados e Municípios, que podem instituir contribuições especiais, que não sejam cumulativas e tenham a receita destinada à manutenção dos serviços de regiões metropolitanas. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 4 de 50 WWW.JULISON.COM.BR Q.06 (FGV/SEFAZ-MT-Auditor Fiscal/2014) Com relação ao Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), assinale a afirmativa correta. a) Pode ser instituído pela União, pelos Estados e pelos Municípios, no exercício de competência concorrente. b) Pode ser instituído pela União, mas, enquanto esta não o fizer, poderão instituí-lo os Estados, no exercício de competência supletiva. c) Pode ser instituído pela União, mas, enquanto esta não o fizer, poderão instituí-lo os Municípios, no exercício de competência supletiva. d) Pode ser instituído apenas pela União, por meio de lei complementar, inexistindo competência concorrente ou supletiva de qualquer outro ente público. e) Pode ser instituído apenas pela União, por meio de lei ordinária, inexistindo competência concorrente ou supletiva de qualquer outro ente público. Q.07 (FGV/PGM-Niterói-RJ-Procurador/2014) Para custear serviço de saúde em favor de seus servidores, o Município X institui, por lei ordinária, contribuição compulsória equivalente a um dia de remuneração dos funcionários públicos a seu serviço. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. a) A lei municipal é inconstitucional, porque tal contribuição só poderia ser instituída por lei complementar. b) A lei municipal é constitucional, pois se insere no exercício da autonomia político-administrativa do Município. c) A lei municipal é inconstitucional, por violação à vedação de exigência de tributo com efeito confiscatório. d) A lei municipal é constitucional, pois compete ao Município instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário próprio. e) A lei municipal é inconstitucional, porque só à União compete instituir contribuições sociais para custeio da seguridade social, que abrange os serviços de saúde. Q.08 (FGV/ISS-Cuiabá/2014) Com relação ao Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), assinale a afirmativa correta. a) Pode ser instituído pela União, pelos Estados e pelos Municípios, no exercício de competência concorrente. b) Pode ser instituídopela União, mas, enquanto esta não o fizer, poderão instituí-lo os Estados, no exercício de competência supletiva. c) Pode ser instituído pela União, mas, enquanto esta não o fizer, poderão instituí-lo os Municípios, no exercício de competência supletiva. d) Pode ser instituído apenas pela União, por meio de lei complementar, inexistindo competência concorrente ou supletiva de qualquer outro ente público. e) Pode ser instituído apenas pela União, por meio de lei ordinária, inexistindo competência concorrente ou supletiva de qualquer outro ente público. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 5 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 2 - QUESTÕES CEBRASPE/CESPE Q.01 (CESPE/SEFAZ-RS-Auditor Fiscal/2019) Instituir contribuições previdenciárias de servidores públicos do Distrito Federal é competência exclusiva da União. Q.02 (CESPE/SEFAZ-RS-Auditor Fiscal/2019) Com relação à competência tributária dos entes federados, assinale a opção correta. a) O Distrito Federal e os municípios têm competência para instituir contribuições para o custeio de serviços de iluminação pública. b) Os estados federados e o Distrito Federal têm competência residual para legislar sobre empréstimos compulsórios. c) Os municípios, os estados federados, o Distrito Federal e a União têm competência concorrente para instituir contribuições sociais interventivas e de interesse das categorias profissionais. d) À União competem originariamente os impostos sobre doações de bens imóveis quando o donatário vier a ser beneficiado com os direitos reais em dois ou mais estados. e) Aos municípios e ao Distrito Federal competem os impostos incidentes sobre operações relativas à circulação de mercadorias com a mudança de titularidade. Q.03 (CESPE/SEFAZ-RS-Técnico Tributário/2018) A capacidade ativa de arrecadação tributária pode ser transferida a título precário a outras pessoas jurídicas de direito público. Q.04 (CESPE/CGM-João Pessoa/2018) Em relação à divisão das competências em matéria tributária, compete ao município instituir o IPTU, o ITBI e o ISSQN. Q.05 (CESPE/PGM-Manaus-Procurador/2018) Compete aos municípios instituir o ITCMD. Q.06 (CESPE/TCE-MG-Analista de Controle Externo/2018) Determinado município da Federação, ao instituir contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública e contribuição de melhoria, decorrente de obra pública, exerce, respectivamente, a) competência residual e competência privativa. b) competência privativa e competência residual. c) competência comum e competência privativa. d) competência privativa e competência comum. e) competência comum e competência comum. Q.07 (CESPE/EBSERH-Analista Administrativo/2018) No caso de importação de produtos de bens estrangeiros industrializados, a base de cálculo do IPI equivale ao preço normal do produto, acrescido não só das taxas exigidas para a entrada do produto no país, mas também dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador ou dele exigíveis. Q.08 (CESPE/PGM-João Pessoa-Procurador/2018) A Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa foi consultada a respeito da possibilidade de se aumentar a receita orçamentária decorrente de imposto territorial rural. Em relação a essa situação hipotética e ao referido tributo, é correto afirmar que, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), o município a) deverá auferir a totalidade do produto de arrecadação, se optar por promover sua cobrança e fiscalização. b) não poderá realizar fiscalização e cobrança, uma vez que o imposto em questão é um tributo federal. c) poderá deferir ao Estado sua cobrança e fiscalização. d) poderá aumentar a alíquota por lei municipal. e) poderá instituir renúncia fiscal por meio de lei municipal. Q.09 (CESPE/EMAP-Analista Portuário/2018) Para a ocorrência do fato gerador do imposto sobre a importação de produtos estrangeiros, é necessário que o bem seja incorporado à economia interna. Q.10 (CESPE/MPE-RR-Promotor de Justiça/2017) Um imóvel localizado na área urbana de determinado município é utilizado por seu proprietário comprovadamente para o exercício exclusivo de atividades agrícola e pecuária. Nessa situação hipotética, a) é cabível apenas a cobrança do ITR, por expressa previsão legal, uma vez que o imóvel é utilizado em exploração agrícola e pecuária. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 6 de 50 WWW.JULISON.COM.BR b) o IPTU e o ITR serão tributos devidos e cobrados cumulativamente, pois se referem a dois fatos geradores distintos: o IPTU será devido em razão da propriedade urbana; o ITR será devido pelo uso de imóvel em atividades agrícola e pecuária. c) embora sejam devidos, os dois tributos não poderão ser cobrados cumulativamente, pois ambos incidem sobre o mesmo bem, devendo ser aplicado o princípio da não cumulatividade: o contribuinte terá o direito de descontar do valor do IPTU devido o montante que for eventualmente pago a título de ITR. d) somente será cabível a cobrança do IPTU, uma vez que o critério aplicado pelo CTN é o da localização do imóvel, sendo irrelevante a destinação dada por seu proprietário. Q.11 (CESPE/PC-PE-Delegado/2016) O imposto sobre produtos industrializados (IPI), além de ser não cumulativo, será progressivo em função da essencialidade do produto. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 7 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 3 - QUESTÕES FCC Q.01 (FCC/Prefeitura de Manaus-Assistente Técnico Fazendário/2019) A Constituição Federal outorga competência para as pessoas jurídicas de direito público interno instituírem impostos. De acordo com o texto constitucional e com a legislação tributária nacional em vigor, compete aos Municípios instituir impostos sobre a) a transmissão inter vivos, a qualquer título, inclusive por doação, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição. b) serviços de qualquer natureza, inclusive de transporte intramunicipal, definidos em lei complementar. c) a propriedade predial e territorial urbana e rural. d) a transmissão, a qualquer título, inclusive causa mortis, exclusivamente de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição. e) serviços de qualquer natureza, inclusive de transporte intermunicipal, definidos em lei ordinária municipal específica. Q.02 (FCC/TRF 4ª Região-Técnico Judiciário/2019) A Constituição Federal de 1988 estabelece que o Brasil é uma república federativa formada pela união indissolúvel dos estados e municípios e do distrito federal, e na parte que trata DA TRIBUTAÇÃO E DO ORÇAMENTO, determina as competências tributárias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Conforme a referida Constituição, são tributos que podem ser instituídos pela União: a) imposto sobre operações de crédito, contribuição de melhoria, contribuição para o custeio da iluminação pública e imposto sobre serviços. b) imposto sobre a renda, imposto sobre importação de produtos estrangeiros e imposto sobre grandes fortunas. c) contribuição de intervenção no domínio econômico, contribuição de melhoria, imposto sobre propriedades territoriais urbanas e taxa de fiscalização de portos e ferrovias. d) taxa de serviço de polícia de fronteira, contribuição previdenciária, imposto sobre a renda, e imposto sobre a propriedade de veículos automotores terrestres e aquáticos. e) taxa de expedição de certidões, taxa de vigilância sanitária, imposto sobre produtos industrializados destinados ao exterior e imposto sobre propriedade territorial urbana. Q.03 (FCC/Prefeitura de Manaus-TécnicoFazendário/2018) De acordo com a Constituição Federal, os Municípios têm competência para instituir, na forma da lei, a) contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública. b) o ITBI, imposto que incide sobre a transmissão de quaisquer bens, a título oneroso. c) o IPVA, que incide sobre a propriedade de quaisquer veículos licenciados no Município. d) o IPTU, imposto que a incide sobre a propriedade e a transmissão de bens imóveis. e) o ITCMD, que incide sobre a transmissão de quaisquer bens ocorrida dentro dos limites municipais. Q.04 (FCC/ Assembleia Legistiva de SE - Analista Legislativo/2018) De acordo com a Constituição Federal, tanto os Estados como os Municípios brasileiros têm competência para instituir a) empréstimos compulsórios, condicionado a aval da União, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas. b) o Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana, contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública e taxas pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. c) taxas, em razão do exercício do poder de polícia, contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas, e contribuição cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime de previdência próprio, de caráter contributivo e solidário. d) tributos interestaduais e intermunicipais com a finalidade de limitar o tráfego de pessoas ou bens, http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 8 de 50 WWW.JULISON.COM.BR sempre que a segurança pública estiver ameaçada, podendo, na vigência de estado de emergência decorrente desta ameaça, serem instituídos e cobrados empréstimos compulsórios e contribuições de intervenção no domínio econômico. e) o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, contribuição de melhoria, taxas em razão do exercício do poder de polícia e empréstimos compulsórios, condicionado a aval da União. Q.05 (FCC/DPE-RS-Defensor Público do Estado/2018) Considerando-se as competências tributárias previstas na Constituição Federal, é autorizada a) à União a instituição de impostos sobre produtos industrializados. b) aos Estados e ao Distrito Federal a instituição de impostos sobre operações de câmbio. c) à União a instituição de impostos sobre a propriedade de veículos automotores. d) aos Municípios a instituição de impostos sobre circulação de mercadorias. e) aos Estados e ao Distrito Federal a instituição de imposto sobre grandes fortunas. Q.06 (FCC/CLDF-Procurador Legislativo/2018) O Código Tributário Nacional, no Título II do Livro Primeiro, trata da competência tributária. De acordo com estas regras, a) a competência dos Municípios para legislar concorrentemente sobre o IPVA, em razão da repartição de receita tributária deste imposto entre Estados e Municípios, alcança apenas os veículos de propriedade de pessoas naturais e jurídicas com domicílio nos referidos Municípios. b) a competência dos Municípios para legislar concorrentemente sobre o IPVA, em razão da repartição de receita tributária deste imposto entre Estados e Municípios, alcança apenas os veículos que efetivamente circulam no Município, durante mais de 181 dias por ano, demonstrando o uso concreto de vias públicas. c) a competência dos Municípios para legislar concorrentemente sobre o IPVA, em razão da repartição de receita tributária deste imposto entre Estados e Municípios, alcança apenas os veículos licenciados nos referidos Municípios. d) a competência para legislar sobre o ITR será dos Municípios, sempre que estes optarem por fiscalizar e cobrar este imposto, como estabelecido no inciso III do § 4o do art. 153 da Constituição Federal, desde que, com isso, não ocorra redução do valor do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal. e) o não exercício da competência tributária dos Municípios para instituir o ITBI não defere à União, nem aos Estados em que eles estão localizados, a competência para instituir o referido imposto. Q.07 (FCC/CLDF-Consultor Legislativo/2018) De acordo com a Constituição Federal, o Distrito Federal pode instituir tributos de competência tanto estadual como municipal. Em razão disso, esta pessoa jurídica de direito público poderá instituir a) o ICMS sobre a prestação de serviços de transporte intramunicipal, intermunicipal e de comunicação. b) o ISSQN sobre a prestação de serviços de transporte intramunicipal, intermunicipal e de comunicação. c) impostos sobre a prestação de serviços de transporte intramunicipal e intermunicipal. d) o ICMS sobre a prestação de serviços de transporte intramunicipal e intermunicipal e o ISSQN sobre a prestação de serviços de comunicação. e) o ICMS sobre a prestação de serviços de comunicação e o ISSQN sobre a prestação de serviços de transporte intramunicipal e intermunicipal. Q.08 (FCC/CLDF-Consultor Técnico Legislativo/2018) A Constituição Federal, em seu art. 147, estabelece que “ao Distrito Federal cabem os impostos municipais”. Ao atribuir esta competência específica para o Distrito Federal instituir impostos municipais, a Constituição a) proíbe que o Distrito Federal institua taxas pelo poder de polícia. b) proíbe que o Distrito Federal institua a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública. c) proíbe que o Distrito Federal institua contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime próprio de previdência. d) permite, por via indireta, que o Distrito Federal institua o IOF, o ITR e o IPI. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 9 de 50 WWW.JULISON.COM.BR e) não proíbe que o Distrito Federal institua contribuição de melhoria. Q.09 (FCC/CLDF-Consultor Técnico Legislativo/2018) O Sistema Tributário Nacional disciplinado pela Constituição Federal contempla diversas exações, sendo que, algumas delas, recebem a denominação de “contribuições”. De acordo com a atribuição de competências expressa no texto constitucional, as contribuições a) de melhoria, decorrentes de obras realizadas no território da pessoa jurídica de direito público, podem ser instituídas por essa pessoa jurídica e, de acordo com o Código Tributário Nacional, desde que essas obras acarretem o incremento organizado do processo de urbanização da região em que a obra venha a ser realizada. b) especiais para a modernização dos órgãos estaduais de segurança podem ser instituídas pelos Estados e pelo Distrito Federal. c) para o custeio dos regimes previdenciários estatutários próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em benefício dos servidores titulares de cargos efetivos dessas pessoas jurídicas de direito público, podem ser por elas instituídas. d) extraordinárias para o reforço da segurança das fronteiras, podem ser instituídas exclusivamente pela União, na iminência ou no caso de guerra externa, sem prejuízo da instituição dos impostos extraordinários constitucionalmente previstos. e) para o custeio do serviço de iluminação pública, na forma das respectivas leis, podem ser instituídas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios. Q.10 (FCC/TJ-SC-Juiz Estadual/2017) A respeito da competência legislativa sobre normas gerais em matéria tributária: a) Trata-se de competência concorrente da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. b) Trata-se de competência exclusiva da União. c) É afastada pelo exercício da competência plena dos entes tributantes quanto aos seus respectivos tributos. d) Pode ser exercida por lei ordinária, desde que comprovadaa relevância e urgência da matéria. e) Não tem relevância alguma para o imposto de transmissão causa mortis e doação de bens ou direitos. Q.11 (FCC/PGE-MA-Procurador do Estado do Maranhão/2016) Sobre a competência tributária, considere os itens a seguir. I. Muito embora a competência tributária seja privativa, a União pode instituir impostos de competência dos Estados e do Distrito Federal no âmbito dos Territórios Federais. II. A competência tributária pode ser exercida por outro ente na hipótese específica do ente constitucionalmente competente não instituir o tributo que tem previsão de repartição constitucional de receitas. III. A imunidade tributária expressa a incompetência do ente para instituição do tributo na situação ali prevista, podendo ser fixada na Constituição Federal ou em lei complementar. IV. A competência para instituição de tributos é privativa, ou seja, quando atribuída a um ente político os demais estão automaticamente proibidos de instituí-lo, visto não ser admitido ser tributado duas vezes por um mesmo fato imponível. É correto o que se afirma APENAS em a) I e IV. b) II e III. c) II e IV. D) I, II e III. Q.12 (FCC/ARSETE-Advogado/2016) Caso um determinado Município brasileiro decida instituir, em seu território, contribuições previstas na Constituição Federal, ele poderá fazê-lo em relação às contribuições a) para o custeio do regime previdenciário próprio dos servidores titulares de cargos efetivos desse Município, cobrada desses servidores e em benefício deles, bem como contribuições de interesse das categorias profissionais em atividade neste Município. b) para o custeio do serviço de iluminação pública, desde que o Estado em que se localiza esse Município não a tenha instituído, mas não poderá instituir contribuições de interesse das categorias econômicas em atuação neste Município. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 10 de 50 WWW.JULISON.COM.BR c) de intervenção no domínio econômico em âmbito municipal, bem como contribuições de melhoria, decorrentes de obras realizadas no Município. d) de melhoria, decorrentes de obras públicas realizadas pelo poder público municipal, mas não poderá instituir contribuições sociais de intervenção no domínio econômico, em âmbito Municipal. e) para o custeio do regime previdenciário dos servidores federais, estaduais e municipais, titulares de cargos efetivos e que atuem nas respectivas repartições públicas localizadas neste Município. Q.13 (FCC/PGM-Teresina-Analista Administrativo/2016) Considere: I. Há bis in idem quando uma pessoa jurídica de direito público tributa mais de uma vez o mesmo contribuinte sobre o mesmo fato gerador. II. Ocorre bitributação quando duas pessoas de direito público tributam o mesmo contribuinte sobre o mesmo fato gerador. III. Haverá inconstitucionalidade ainda que a bitributação esteja prevista no próprio texto constitucional. Está correto o que se afirma APENAS em a) III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I. Q.14 (FCC/SEFAZ-MA-Auditor Fiscal/2016) Relativamente aos tributos de competência dos entes federados, a Constituição Federal a) autoriza a União a instituir impostos novos, não previstos no texto constitucional, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição, cabendo aos Estados e ao Distrito Federal 20% dessa arrecadação, a título de repartição de receita. b) autoriza a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a instituir impostos, taxas, contribuições sociais e de melhoria, cabendo somente à União instituir empréstimos compulsórios. c) não autoriza a União a instituir impostos que sejam da competência dos Municípios, exceto no caso de guerra interna ou golpe de Estado. d) autoriza a União a instituir impostos extraordinários, que também sejam da competência dos Estados, devendo entregar-lhes 50% da receita auferida, a título de repartição de receita. e) permite apenas aos Municípios instituir e cobrar a contribuição de melhoria. Q.15 (FCC/TJ-GO-Juiz Estadual/ 2015) Considere as seguintes afirmativas: I. A competência tributária pode ser deslocada para outro ente diante da inércia na instituição do tributo pelo ente político originalmente competente. II. A competência se distingue da capacidade tributária ativa porque esta está relacionada à instituição do tributo e aquela à cobrança do tributo. III. A competência tributária é fixada pela Constituição da República. IV. A imunidade tributária significa ausência de competência do ente para instituir tributo na situação definida pela norma constitucional imunizante. V. A competência tributária pode ser delegada por lei a outro ente político, hipótese em que se torna também o titular da capacidade tributária ativa. Está correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. B) III, IV e V. c) I e II. d) IV e V. e) III e IV. Q.16 (FCC/TCM-GO-Auditor Conselheiro Substituto/2015) De acordo com a Constituição Federal, a competência tributária para instituir o ICMS é dos Estados federados e do Distrito Federal. Relativamente a este imposto e, considerando a disciplina estabelecida no Código Tributário Nacional, a) a atribuição da função de arrecadar o ICMS pode ser cometida à pessoa jurídica de direito privado e isso não constitui delegação de competência. b) os Estados não poderão delegar sua competência tributária a nenhuma outra pessoa, mas poderão delegar aos Municípios a atribuição de fiscalizá-los, não podendo essa atribuição ser revogada sem a anuência do município que recebeu essa atribuição. c) o não-exercício da competência tributária pelo Estado defere-a, primeiramente, à União e, caso http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 11 de 50 WWW.JULISON.COM.BR essa competência não seja por ela exercida, defere- a aos Municípios localizados no território do Estado que não a exerceu. d) a competência para legislar sobre ele é tanto dos Estados como dos Municípios que se encontram nesse Estado, em razão de uma parte do produto da arrecadação desse imposto pertencer a esses Municípios. e) a competência para instituir esse tributo poderá ser delegada aos Municípios localizados no território desse Estado. Q.17 (FCC/TCM-GO-Auditor Conselheiro Substituto/2015) De acordo com a Constituição Federal, os Municípios brasileiros podem a) mediante prévia autorização do Congresso Nacional, e por meio de lei complementar, instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública. b) instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observados os princípios da legalidade, anterioridade, anterioridade nonagesimal (noventena) e da irretroatividade. c) instituir imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição. d) em caráter excepcional, mediante lei complementar e prévia autorização do Senado Federal, instituir empréstimos compulsórios, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse social. e) instituir imposto sobre a prestação de serviços de qualquer natureza, definidos em lei complementar, inclusive a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, definida na Lei Complementar nº 87/1996. Q.18 (FCC/TCM-GO-Auditor de Controle Externo/2015) De acordo com a Constituição Federal, são tributos de competência a) do Distrito Federal: o ITBI, o IGF, o ITCD e o ISSQN. b) federal: o II, o IE, o ITR e os impostos extraordinários passíveis deserem instituídos na iminência ou no caso de guerra externa. c) estadual: o ICMS, o IPTU, o IPVA e o ITCD. d) municipal: o ISSQN, o IPTU, o ITR e o ITBI. e) federal: o IPI, o ITBI, o IOF, ITCD e o IR. Q.19 (FCC/TCM-GO-Auditor de Controle Externo/2015) A Constituição Federal atribui competência à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para instituir impostos, taxas e contribuições de melhoria. Essas pessoas jurídicas de direito público também têm competência para instituir contribuições. De acordo com a Constituição Federal, os Municípios podem instituir contribuições a) 1. para o custeio do serviço de iluminação pública, na forma das respectivas leis, 2. sociais e 3. cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário estatutário. b) 1. para o custeio do serviço de iluminação pública, na forma das respectivas leis, 2. cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário estatutário e 3. de intervenção no domínio econômico. c) 1. de intervenção no domínio econômico e 2. de interesse das categorias profissionais ou econômicas. d) 1. de intervenção no domínio econômico, 2. sociais e 3. de interesse das categorias profissionais ou econômicas. e) 1. cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário estatutário e 2. para o custeio do serviço de iluminação pública, na forma das respectivas leis. Q.20 (FCC/MANAUSPREV-Procurador Autárquico/2015) De acordo com a Constituição Federal, os Municípios têm competência tributária para instituir a) a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública e a contribuição de melhoria. b) o ITR, observadas as cláusulas de convênio específico com a União para esse fim. c) o IR sobre os rendimentos auferidos pelos funcionários estatutários dos órgãos que compõem sua administração direta. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 12 de 50 WWW.JULISON.COM.BR d) o ITBI sobre as transmissões de bens imóveis, por compra e venda ou por doação. e) o ISSQN sobre a prestação de serviço de transporte intermunicipal de carga. Q.21 (FCC/CGM São Luís-Auditor de Controle Interno/2015) De acordo com a Constituição Federal, compete à União instituir impostos sobre a) grandes fortunas, nos termos de lei complementar; operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; propriedade territorial rural. b) importação de produtos estrangeiros; propriedade predial e territorial urbana; renda e proventos de qualquer natureza. c) produtos industrializados; transmissão “causa mortis” e doação, de quaisquer bens ou direitos; grandes fortunas, nos termos de lei complementar. d) exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; propriedade de veículos automotores; operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários. e) propriedade territorial rural; transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis; exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados. Q.22 (FCC/ PGM-Cuiabá - Procurador/2014) Procurador do município de Cuiabá consultado sobre possibilidades legislativas de iniciativa do executivo municipal que propiciassem um aumento da arrecadação, elaborou parecer indicando quais seriam as espécies tributárias de competência do município passíveis de serem alteradas. São tributos de competência da União, dos Estados e dos Municípios, respectivamente: a) Imposto sobre a propriedade territorial rural; Imposto sobre a prestação de Serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei ordinária federal; Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias. b) Imposto sobre a transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos; Imposto sobre a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis por acessão física; Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. c) Impostos extraordinários, no caso de iminência de guerra externa ou interna; Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana; Imposto sobre a prestação de serviços de comunicação. d) Imposto sobre serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar; Imposto sobre grandes fortunas, nos termos de lei ordinária federal; Imposto sobre a prestação de serviços de transporte interestadual. e) Imposto sobre operações relativas a valores mobiliários; Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias; Imposto sobre a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza. Q.23 (FCC/ TRF 4ª Região-Técnico Judiciário/2014) Sobre o Sistema Tributário Nacional, considere: I. Segundo a Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: impostos, taxas e contribuição de melhoria. II. A Constituição Federal é fonte instituidora de tributos, especialmente impostos e contribuições especiais. III. Constitucionalmente, o princípio da capacidade contributiva é direcionado aos impostos, que terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte. IV. Segundo a Constituição Federal, a União tem competência para instituir impostos municipais, desde que sejam instituídos sobre Territórios não divididos em Municípios. V. É vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir tributos sobre patrimônio, renda e serviços, relacionados com as finalidades essenciais dos templos de qualquer culto. Está correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) III, IV e V. c) I, II e V. d) I, III e IV. e) II, IV e V. Q.24 (FCC/SEFAZ PE-Auditor Fiscal do Tesouro Estadual/2014) De acordo com a Constituição Federal, a) a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir contribuição de http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 13 de 50 WWW.JULISON.COM.BR melhoria, decorrente de obra pública, ainda que não haja valorização imobiliária dela decorrente. b) a União poderá instituir empréstimos compulsórios, mediante medida provisória, no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional. c) os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública. d) a União poderá instituir, mediante lei ordinária, na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação. e) a União poderá instituir, mediante lei ordinária, impostos não compreendidos em sua competência tributária, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal. Q.25 (FCC/Pref. Teresina-PI-Analista de Orçamento e Finanças Públicas/2016) A respeito do imposto sobre produtos industrializados é INCORRETO afirmar que a) se inclui dentre os impostos de competência da União. b) será seletivo, em função da essencialidade do produto. c) terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei. d) será não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores. e) incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior. Q.26 (FCC/Prefeitura de Teresina - Assistente Técnico Administrativo/2016) De acordo com a Constituição Federal, o Poder Executivo NÃO poderá alterar as alíquotas dos impostossobre a) exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados. b) importação de produtos estrangeiros. c) renda e proventos de qualquer natureza. d) produtos industrializados. e) operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos e valores mobiliários. Q.27 (FCC/TCE-CE-Analista de Controle Externo/2015) O ITR a) tem a Prefeitura como sujeito ativo da respectiva relação jurídico-tributária, substituindo-se à União no exercício da função de fiscalização e cobrança desse imposto. b) terá a arrecadação repartida entre a União e a Prefeitura, nos casos de esta optar pelo exercício das funções de fiscalização e cobrança desse imposto. c) incidirá, em detrimento da cobrança do IPTU, sobre a propriedade localizada em área urbana utilizada para a exploração extrativa vegetal. d) será cobrado conjuntamente com o IPTU, de competência municipal, sobre propriedades rurais situadas nas zonas urbanas, definidas em lei municipal, que contem com determinados melhoramentos construídos ou mantidos pelo Poder Público. e) não pode ser exigido inclusive sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário ou arrendatário que não possua outras propriedades. Q.28 (FCC/PGE-BA-Analista de Procuradoria/2013) O Imposto de Renda de Pessoa Física a) tem lançamento por declaração, na medida em que o Fisco só passa a exigir o crédito tributário decorrente do imposto de renda após a apresentação, pelo contribuinte, da Declaração de Ajuste Anual. b) tem alíquota proporcional, pois as alíquotas vão aumentando gradativamente, conforme vai aumentando a base de cálculo, que é a renda ou provento de qualquer natureza. c) relativamente às rendas auferidas pelos servidores públicos estaduais e municipais, é de competência do Estado e do Município, respectivamente. d) pode ser instituído somente por lei complementar e não deve obediência à anterioridade anual e nonagesimal. e) tem por fato gerador as rendas e proventos de qualquer natureza (acréscimos patrimoniais líquidos) auferidos em determinado período de tempo. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 14 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 4 - OUTRAS BANCAS Q.01 (VUNESP/ISS-Guarulhos-Inspetor Fiscal de Rendas/2019) A competência para instituir impostos não cumulativos e que não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal, mediante lei complementar, é chamada de competência tributária a) extraordinária concorrente de todos os entes da Federação. b) plena dos Estados, Distrito Federal e Municípios. c) excepcional da União, exercida em caso de guerra externa ou sua iminência. d) ordinária de todos os entes da Federação. e) residual da União. Q.02 (VUNESP/Câmara Municipal de Poá-SP- Procurador/2016) Segundo a Constituição Federal do Brasil, a União, no exercício da sua competência residual, poderá instituir, mediante lei a) complementar, impostos não previstos na sua competência originária, desde que sejam não- cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição. b) ordinária, na iminência ou no caso de guerra externa, empréstimos compulsórios, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação. c) ordinária, impostos não previstos na sua competência originária, desde que sejam não- cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição. d) ordinária, empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência. e) complementar, impostos não previstos na sua competência originária, desde que sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição. Q.03 (VUNESP/Pref. Registro-SP-Advogado/2016) Acerca da competência tributária, é correto afirmar que a) é delegável, irrenunciável e seu exercício é obrigatório. b) é delegável e renunciável, mas seu exercício é facultativo. c) é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa de direito público a outra, nos termos estabelecidos pela Constituição Federal. d) constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou função de arrecadar tributos, como se verifica em relação às instituições financeiras. e) o não-exercício da competência tributária pelos Estados ou pelos Municípios a defere à União. Q.04 (VUNESP/TJ-SP-Titular de Serviços de Notas e de Registros/2014) Em relação à competência residual tributária da União Federal, outorgada pela Constituição, é correto afirmar que: a) esse direito não está sujeito ao princípio de legalidade e somente pode ser utilizado em caso de guerra ou comoção interna grave. b) é o direito de instituir taxas e contribuições de melhoria. c) é direito de a União instituir impostos não previstos no artigo 154, I da Carta Magna, desde que eles sejam não cumulativos e não tenham base de cálculo própria dos demais impostos descritos na Constituição. d) é o direto de a União instituir impostos e contribuições sociais por lei complementar, desde que não cumulativos Q.05 (VUNESP/ISS-Campinas-Auditor Fiscal/2019) A respeito do imposto sobre produtos industrializados, é correto afirmar com base na Constituição Federal que a) terá majorado seu impacto na aquisição do exterior de bens de capital pelo contribuinte. b) será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de plantas industriais improdutivas. c) será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da não cumulatividade. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 15 de 50 WWW.JULISON.COM.BR d) incidirá também nas operações de venda destinadas ao exterior. e) será seletivo em função da essencialidade do produto. Q.06 (VUNESP/Pref. Rosana-SP-Procurador/2016) Caso determinado município opte, na forma da lei, por fiscalizar e cobrar o Imposto Territorial Rural, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal, é correto afirmar que a) não poderá fazê-lo, por invadir competência federal constitucionalmente prevista. b) poderá fazê-lo, somente se a União delegar sua competência legislativa a fim de que o município publique lei instituindo o imposto em seu âmbito territorial. c) não poderá fazê-lo, salvo se a União renunciar expressamente à competência que possui. d) poderá fazê-lo, se a União autorizar, e desde que o município lhe repasse 50% da receita que arrecadar. e) poderá fazê-lo, caso em que terá direito à totalidade dos valores que a título do imposto arrecadar. Q.07 (VUNESP/Câmara Municipal Jaboticabal-SP- Agente Contábil e Financeiro/2015) O imposto, de competência da União, cujo fato gerador é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; e de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos anteriormente, é o a) Imposto sobre Bens de Capital e da Renda. b) Imposto sobre a Produção e Circulação. c) Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. d) Imposto sobre Transmissão Inter vivos. e) Imposto sobre Operações Financeiras. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 16 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 5 - GABARITOS FGV CESPE/CEBRASPE FCCOUTRAS BANCAS 1 D 5 D 2 B 6 D 3 A 7 E 4 C 8 D 1 E 6 D 11 E 2 A 7 E 3 C 8 A 4 C 9 C 5 E 10 A 1 B 8 E 15 E 22 E 2 B 9 C 16 A 23 D 3 A 10 B 17 B 24 D 4 C 11 A 18 B 25 E 5 A 12 D 19 E 26 C 6 E 13 B 20 A 27 C 7 C 14 A 21 A 28 E 1 E 5 E 2 A 6 E 3 C 7 C 4 C http://www.julison.com.br/ MÓDULO 04 Página 17 de 50 WWW.JULISON.COM.BR MÓDULO 05 – 62 QUESTÕES TEMAS DAS QUESTÕES: • IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS ESTADOS E DF http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 18 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 1 - QUESTÕES FGV Q.01 (FGV/SEFIN-RO-Auditor Fiscal/2018) Joaquim Elias efetivou a remessa de 100 cabeças de gado da Fazenda Boa Vista, para a Fazenda Ribanceira, ambas de sua propriedade, sendo a primeira no Estado de Rondônia e a segunda no Estado de Tocantins. O gado é de sua titularidade, conforme prova documental incontroversa, inclusive do pagamento do imposto devido quando da aquisição dos animais. A Fazenda Estadual de Rondônia, no entanto, está a exigir o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) no deslocamento do rebanho de uma para outra propriedade. Nessa hipótese, o imposto a) não é devido, por que já foi pago na etapa anterior. b) é devido, por haver diferimento do pagamento do tributo. c) não é devido, por ser mero deslocamento físico do gado. d) é devido, por que há circulação da mercadoria. e) é devido, já que há substituição tributária. Q.02 (FGV/SEFIN-RO-Técnico Tributário/2018) Na entrega de mercadoria importada do exterior, considera-se ocorrido o fato gerador do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o momento em que se dá a) o desembaraço aduaneiro. b) a entrada da mercadoria no estabelecimento do destinatário. c) a saída da mercadoria do exterior. d) a aquisição da mercadoria, ainda que a mercadoria não seja entregue corretamente. e) a entrega da declaração de importação pelo estabelecimento adquirente. Q.03 (FGV/Pref. Cuiabá-Auditor Fiscal/2016) Em relação à incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre operações interestaduais de exportação e importação, analise as afirmativas a seguir. I. Cabe ao Senado Federal, por meio de Resolução, estabelecer as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação. II. Nas operações interestaduais que destinam bens a consumidor final, será aplicada a alíquota interna do Estado, quando o destinatário for contribuinte do ICMS. III. Incide ICMS sobre a entrada de bens importados por pessoa física, qualquer que seja sua finalidade. Assinale: a) se somente a afirmativa II estiver correta. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Q.04 (FGV/SEFIN-RO-Auditor Fiscal/2018) Argeu, residente e domiciliado no Estado de Rondônia, doou ao filho César, residente no Estado de Goiás, um rebanho com 2 mil cabeças de gado, o qual se encontra na Fazenda Riacho Doce, localizada no Estado de Mato Grosso. Nesse caso, o Imposto incidente sobre a doação a) é devido no Estado de Mato Grosso, onde está o rebanho. b) é devido no Estado de Goiás, onde reside o donatário. c) não é devido, por não haver incidência sobre transmissão de animais. d) é devido no Estado de Rondônia, onde o doador tem domicílio. e) é devido no Estado em que a escritura pública de doação for lavrada. Q.05 (FGV/SEFIN-RO-Auditor Fiscal/2018) Júlio Cesar, nascido, criado e falecido no Estado de Rondônia, deixou para ser inventariado um terreno a ser partilhado entre seus dois filhos e herdeiros, um deles menor. Nessa situação, a base de cálculo do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) será o valor a) que o herdeiro indicar na petição inicial do inventário. b) constante da última declaração de bens e direitos feita por Júlio. c) venal do imóvel, assim entendido o valor de mercado do bem, na data do óbito. d) venal do imóvel, assim entendido o valor de mercado do bem, na data de início do inventário. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 19 de 50 WWW.JULISON.COM.BR e) constante do espelho do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), emitido no ano do falecimento de Júlio. Q.06 (FGV/SEFIN-RO-Auditor Fiscal/2018) O Estado X editou uma lei na qual fixou alíquotas progressivas, que variam de 1% a 8% do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), em razão do valor do bem a ser transmitido e sua localidade. Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta. (A) A fixação de alíquotas do ITCD não cabe aos Estados-membros e sim ao Senado Federal. (B) A fixação de alíquotas progressivas do ITCD é inconstitucional, uma vez que a progressividade, no caso dos impostos reais, só pode ser adotada se houver expressa previsão constitucional. (C) A progressividade estabelecida é válida, porém a alíquota máxima de 8% viola o confisco, uma vez que restringe desmedidamente o matrimônio do contribuinte. (D) A fixação de alíquotas progressivas do ITCD não ofende a Constituição Federal, pois é um imposto que revela efetiva capacidade contributiva de quem percebe a transferência patrimonial. (E) A fixação de alíquotas progressivas do ITCD é inconstitucional, uma vez que a Constituição Federal veda a progressividade de impostos de natureza real. Q.07 (FGV/AL-BA-Auditor/2014) Com referência à competência para exigir o pagamento do imposto causa mortis e doação, analise as afirmativas a seguir. I. Tratando-se de bens imóveis e respectivos direitos, o Estado competente para exigir o imposto será o da situação do bem ou do Distrito Federal. II. Se a mutação patrimonial envolver sucessão aberta no exterior, a competência transmuda-se para o local do óbito. III. Com relação a títulos, competente será o Estado onde o inventário ou o arrolamento se processar. IV. No que diz respeito aos bens móveis, a competência, no caso de doação, é do domicílio do donatário, mesmo se residente no exterior. Assinale: a) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. b) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 20 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 2 - QUESTÕES CEBRASPE/CESPE Q.01 (CESPE/SEFAZ-RS-Auditor Fiscal/2019) De acordo com a CF, no que se refere à distribuição de competência legislativa de natureza tributária, a) cabe ao Senado Federal estabelecer, obrigatoriamente, as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações internas e às operações de exportação. b) é obrigatório ao Senado Federal estabelecer alíquotas mínimas de ICMS nas operações internas. c) é facultado ao Senado Federal fixar alíquotas máximas nas operações internas para resolver conflito específico que envolva interesse de estados federados. d) cabe ao Senado Federal fixar alíquotas mínimas do imposto sobre heranças e doações (ITCD). e) cabe ao Senado Federal fixar alíquotas máximas do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA). Q.02 (CESPE/SEFAZ-RS-Auditor Fiscal/2019) Nas operações interestaduais, o ICMS incide sobre a) operações que destinem mercadorias ao exterior, inclusive produtos primários e produtos industrializados semielaborados. b) operações de entrada de bem importado do exterior por pessoa jurídica que não seja contribuinte habitual do imposto. c) operações de qualquer natureza, dasquais decorra a transferência de propriedade de estabelecimento industrial. d) operações com ouro, quando este for definido em lei como instrumento cambial. e) operações que envolvam livros, jornais, periódicos e o papel destinado à impressão destes. Q.03 (CESPE/SEFAZ-RS-Auditor Fiscal/2019) O ICMS é espécie tributária que pode ser classificada como um imposto a) direto e especial, que deverá ser seletivo. b) indireto e real, que poderá ser seletivo. c) direto e pessoal, que deverá ser seletivo. d) indireto e pessoal, que poderá ser seletivo. e) direto e real, que poderá ser seletivo. Q.04 (CESPE/SEFAZ-RS-Auditor Fiscal/2019) Determinado produto, oriundo do estado de São Paulo, foi comprado, pela Internet, por consumidor final residente no estado do Rio Grande do Sul. Nesse caso, com relação ao ICMS devido nessa negociação, é correto afirmar que o estado do Rio Grande do Sul a) não fará jus ao ICMS, devendo o estado de São Paulo auferir o valor integral de alíquota interna. b) fará jus ao diferencial entre a alíquota interna de ICMS do estado do Rio Grande do Sul e a alíquota interestadual apenas se o destinatário final for contribuinte do tributo. c) fará jus à integralidade da alíquota interna de ICMS do estado do Rio Grande do Sul. d) fará jus ao diferencial entre a alíquota interna de ICMS do estado de São Paulo e a alíquota interestadual. e) fará jus ao diferencial entre a alíquota interna de ICMS do estado do Rio Grande do Sul e a alíquota interestadual. Q.05 (CESPE/PGE-PE-Procurador/2018) Determinada empresa de revenda de veículos usados aceitou automóvel de passeio em consignação com o objetivo de intermediar a venda. Dada a pouca demanda dos clientes pelo veículo, resolveu transportá-lo para uma de suas filiais, dentro do mesmo estado, com maior visibilidade de mercado. No que se refere a essa situação hipotética, considere as asserções apresentadas a seguir. I O ICMS incide sobre a operação de transferência entre as filiais, mas não sobre a operação de consignação. II Para a incidência do ICMS, exige-se a transferência física da mercadoria. Assinale a opção correta. a) As asserções I e II são falsas. b) A asserção I é verdadeira, e a II, falsa. c) A asserção I é falsa, e a II, verdadeira. d) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I. e) As asserções I e II são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I. Q.06 (CESPE/TJ-CE-Juiz Estadual/2018) Segundo a CF, a isenção do ICMS, salvo previsão legal específica, http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 21 de 50 WWW.JULISON.COM.BR a) implicará crédito, que será compensado em operações posteriores nas situações em que o imposto seja cumulativo. b) acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores e não implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações seguintes. c) não implicará crédito a ser compensado nas operações anteriores nem nas posteriores, salvo se o contribuinte optar pelo sistema de não cumulatividade. d) será aplicada apenas nas situações em que o imposto for cumulativo, mas será vedada a compensação em relação ao imposto cobrado nas operações anteriores. e) acarretará crédito a ser compensado nas operações seguintes, desde que o contribuinte recolha o tributo com base no lucro real. Q.07 (CESPE/PGM-João Pessoa-Procurador/2018) A Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa foi instada a se manifestar sobre a incidência tributária no caso de serviço de transporte dentro do município e no caso de fornecimento de mercadorias com simultânea prestação de serviços em restaurantes. Nessa situação hipotética, a) o ICMS incidirá no tocante ao fornecimento de mercadorias, e o ISS, sobre os serviços de forma segregada. b) incidirá ISS sobre a primeira operação, e ICMS, sobre a segunda. c) incidirá ISS em ambas as operações. d) incidirá ICMS em ambas as operações. e) incidirá ICMS sobre a primeira operação, e ISS, sobre a segunda. Q.08 (CESPE/PGM-Fortaleza-Procurador/2017) O sujeito passivo do ICMS não pode, ainda que de boa-fé, aproveitar os créditos decorrentes de nota fiscal posteriormente declarada inidônea e emitida em virtude de efetiva concretização do negócio jurídico de compra e venda. Q.09 (CESPE/PGM-Belo Horizonte-Procurador/2017) Depois de ter sido regularmente contratada pelo município de Belo Horizonte – MG para o fornecimento de equipamentos médicos de fabricação estrangeira a hospitais municipais, a empresa Alfa, importadora de bens e mercadorias, tornou-se, nos termos do contrato administrativo celebrado com o município, a responsável pela importação e pelo pagamento de todos os tributos exigíveis por ocasião do desembaraço aduaneiro. Tendo os equipamentos ficado retidos na aduana em razão do não recolhimento do ICMS incidente sobre as mercadorias, a Alfa alegou que o imposto deveria ser recolhido pelo município de Belo Horizonte, destinatário final dos produtos. Entendeu a empresa que o ICMS não faz parte do desembaraço aduaneiro, visto que o fato gerador ainda não teria ocorrido e não decorreria do ato de importação, ou seja, o referido imposto somente seria devido no momento da entrada dos bens no estabelecimento do destinatário final. Considerando as regras de direito tributário, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética. a) É devida a retenção aduaneira, pois o ICMS não poderia ser cobrado de quem não é contribuinte habitual do imposto. b) Na entrada de mercadoria importada do exterior, é legítima a cobrança do ICMS por ocasião do desembaraço aduaneiro. c) Como os bens não serão comercializados, o ICMS não é devido, pois inexiste o fato gerador do tributo. d) O ICMS não é devido, dada a imunidade tributária. Nesse caso, somente pode ser exigido o imposto sobre a importação, sendo vedada a bitributação. Q.10 (CESPE/Defensor Público Federal/2017) A isenção ou não incidência do ICMS acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores, salvo se houver determinação legal em contrário. Q.11 (CESPE/CGE-PI-Auditor Governamental/2015) De acordo com lei complementar pertinente, os estados e o DF podem decidir sobre a concessão de isenções, incentivos e benefícios fiscais, e, no caso do ICMS, isso deve ocorrer mediante convênio. Q.12 (CESPE/TCE-RN-Técnico Jurídico/2015) O ICMS é um tributo não-cumulativo, que incide na cadeia de circulação de mercadorias. Diferentemente do IPI, o ICMS pode ser seletivo, qualidade do tributo que é maior ou menor gravado http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 22 de 50 WWW.JULISON.COM.BR diante de sua importância e relevância para a economia nacional e bem-estar da população. Q.13 (CESPE/MPU-Analista/2015) O imposto sobre heranças e doações incidente sobre bens móveis é de competência da unidade da Federação onde tais bens forem localizados. Q.14 (CESPE/PGE-AM-Procurador do Estado/2016 É inconstitucional a fixação de alíquota progressiva para o ITCMD. Q.15 (CESPE/TCE-PA-Auditor de Controle Externo/2016) Situação hipotética: O inventário de determinado contribuinte nascido em São Luís e residente em Manaus que faleceu em São Paulo foi aberto em Belo Horizonte. De seu inventário faz parte um imóvel situado em Salvador. Nesse caso, o imposto sobre heranças e doações referente a esse imóvel deve ser pago em Belo Horizonte. Q.16 (CESPE/TJ-DF-Titular de Serviços de Notas e de Registros/2014) A respeito do imposto sobre transmissão causa mortis e da doação, assinale a opção correta. a) Caso o doador tenha domicílio ou residência no exterior, a instituição do imposto será regulada por decreto legislativo. b) As alíquotas mínimas referentes aos impostosem questão serão fixadas pelo Congresso Nacional. c) A instituição desse imposto implica crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes. d) Em função da essencialidade dos bens, o imposto deverá ser seletivo. e) No que diz respeito a títulos e créditos, o referido imposto compete ao estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao DF. Q.17 (CESPE/TJ-DF-Titular de Serviços de Notas e de Registros/2014) A respeito do imposto sobre transmissão causa mortis e da doação, assinale a opção correta. a) Caso o doador tenha domicílio ou residência no exterior, a instituição do imposto será regulada por decreto legislativo. b) As alíquotas mínimas referentes aos impostos em questão serão fixadas pelo Congresso Nacional. c) A instituição desse imposto implica crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes. d) Em função da essencialidade dos bens, o imposto deverá ser seletivo. e) No que diz respeito a títulos e créditos, o referido imposto compete ao estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao DF. Q.18 (CESPE/TCE-PR-Analista de Controle Externo/2016) Conforme a CF, compete aos municípios instituir imposto sobre a propriedade de veículos automotores. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 23 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 3 - QUESTÕES FCC Q.01 (FCC/DPE-SP-Defensor Público/2019) Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é correto afirmar: a) É lícito ao contribuinte de boa-fé aproveitar créditos de ICMS decorrentes de nota fiscal posteriormente declarada inidônea, desde que demonstrada a existência da compra e venda indicada no documento. b) O fornecimento de mercadorias com a simultânea prestação de serviços de bares, restaurantes e estabelecimentos similares não constitui fato gerador do ICMS, uma vez que perfaz a hipótese de incidência do ISSQN. c) Em razão do princípio da obrigatoriedade da tributação, as operações mistas, aquelas que comportam um “duplo objeto negocial”, podem ser tributadas por diversas pessoas políticas sem que se caracterize a bitributação, uma vez que constituem o fato gerador de dois ou mais tributos. d) Não caracterizam fato gerador do ICMS as hipóteses de movimentação de mercadorias entre estabelecimentos de um mesmo contribuinte, salvo se a movimentação ocorrer entre estabelecimentos situados em Estados diferentes ou entre Estados e o Distrito Federal. e) A contratação de arrendamento mercantil caracteriza o fato gerador do ICMS, devendo o tributo ser pago pela pessoa física ou jurídica que figurar no contrato como arrendatário do bem, firmada ou não a cláusula de opção de compra. Q.02 (FCC/DPE-RS-Defensor Público/2018) Quanto ao entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre o imposto incidente sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS), analise as assertivas abaixo: I. Constitui fato gerador do ICMS o deslocamento de mercadorias de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte. II. O ICMS incide no serviço dos provedores de acesso à internet. III. O ICMS não incide sobre o serviço de habilitação de telefone celular. IV. O ICMS não incide sobre o fornecimento de água tratada por concessionária de serviço público. V. É devida a cobrança de ICMS nas operações ou prestações de serviço de transporte terrestre interestadual e intermunicipal de passageiros e de cargas. Está correto o que consta APENAS de: a) II, III e IV. b) I, IV e V. c) III, IV e V. d) I, II e III. e) II e V. Q.03 (FCC/MPE-PB-Promotor de Justiça/2018) Embora o ICMS seja um dos impostos mais minuciosamente disciplinados no texto constitucional, a própria Constituição Federal estabeleceu que algumas matérias deveriam ser disciplinadas por meio de lei complementar federal. Em razão disso, no âmbito do ICMS, cabe à lei complementar a) definir “processo de industrialização”, para fins de incidência deste imposto e inclusão do IPI em sua base de cálculo; fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços; e dispor sobre substituição tributária. b) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados; definir suas alíquotas; e excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos além dos mencionados no próprio texto constitucional. c) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias; disciplinar o regime de compensação do imposto; e definir infrações e cominar penalidades para irregularidades praticadas contra a legislação do imposto. d) disciplinar o regime de compensação do imposto; definir seus contribuintes; e fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços. e) excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos, além dos mencionados no próprio texto constitucional; prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias; e fixar as datas para pagamento do http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 24 de 50 WWW.JULISON.COM.BR imposto retido antecipadamente por substituição tributária. Q.04 (FCC/SEAD-AP-Analista Jurídico/2018) Sobre a fixação de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, na disciplina da Constituição Federal, o Senado Federal a) não poderá fixar alíquotas máximas do imposto para solver conflitos federativos. b) não poderá, em hipótese alguma, estabelecer alíquotas mínimas para operações internas. c) só poderá fixar alíquotas máximas nas operações e prestações internas. d) fixará todas as alíquotas do imposto, desde que a cobrança seja feita na origem. e) estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações interestaduais e de exportação. Q.05 (FCC/COPERGÁS-Contador/2016) De acordo com a Constituição Federal, o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS a) não incide sobre operações que destinem lubrificantes a outros Estados, mas incide, nesse mesmo tipo de operações, quando se tratar de combustíveis gasosos, derivados de petróleo, e de álcool combustível. b) não incide sobre operações que destinem energia elétrica a outros contribuintes, nem sobre operações que destinem mercadorias para o exterior. c) incide sobre operações que destinem brincos e anéis de ouro a outros Estados, mas não incide sobre serviços prestados a destinatários no exterior. d) incide nas prestações de serviço de comunicação, nas modalidades de radiodifusão de sons e imagens de recepção livre e gratuita. e) incide sobre o valor total da operação, quando mercadorias forem fornecidas com serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios, bem como sobre operações que destinem petróleo não refinado a outros Estados. Q.06 (FCC/SEFAZ-MA-Técnico da Receita Estadual/2016) A Constituição Federal atribui competência ao Estado para instituir o ICMS. De acordo com o texto constitucional, esse imposto a) não incidirá sobre operações que destinem mercadoriaspara o exterior, vedada a manutenção e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operações e prestações anteriores. b) será não-cumulativo, exceto quando se tratar de mercadorias e serviços sujeitos ao regime de substituição tributária, com retenção antecipada do imposto. c) não incidirá sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, energia elétrica e álcool carburante. d) não compreenderá, em sua base de cálculo, o montante do IPI, sempre que a mercadoria seja considerada essencial tanto pela legislação do IPI, como pela legislação do ICMS. e) incidirá sobre o valor total da operação, quando mercadorias forem fornecidas com serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios. Q.07 (FCC/SEFAZ-MA-Técnico da Receita Estadual/2016) A Constituição Federal determina que algumas matérias atinentes ao ICMS sejam disciplinadas por meio de resolução do Senado Federal. De acordo com as regras constitucionais, é facultado a essa Casa Legislativa, por meio de resolução, a) estabelecer as alíquotas mínimas do imposto nas operações internas. b) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade. c) disciplinar o regime de compensação do imposto. d) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias. e) excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos além daqueles já mencionados no texto constitucional. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 25 de 50 WWW.JULISON.COM.BR Q.08 (FCC/SEFAZ-PI-Auditor Fiscal/2015) Em relação ao ICMS, cabe à lei complementar I. fixar a base de cálculo, de modo que o montante do imposto a integre, também na importação do exterior, de bem, mercadoria ou serviço. II. regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados. III. fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Q.09 (FCC/SEFAZ-PI-Auditor Fiscal/2015) Cabe ao Senado Federal, além de outras competências, I. estabelecer as alíquotas de ICMS aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação, por meio de resolução, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria simples de seus membros. II. fixar as alíquotas mínimas de IPVA. III. fixar as alíquotas máximas de ITCMD. Está correto o que se afirma em a) II, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III. Q.10 (FCC/SEFAZ-PE-Julgador Administrativo/2015) A empresa Costura Inglêsa, que atua no comércio varejista de tecidos, por meio de estabelecimento situado no Município de Timbaúba/PE, realizou operação com outro estabelecimento da mesma pessoa jurídica, localizado no Município do Teresina/PI, destinando-lhe material para a confecção de fardamento dos funcionários. Sobre a hipotética situação relatada, a) não incide ICMS, pois as operações realizadas entre estabelecimentos pertencentes à mesma pessoa jurídica são imunes ao mencionado imposto. b) não incide ICMS, posto que a destinatária utiliza o material adquirido para uso e consumo, e não para fins de revenda por meio de atos de comércio, o que afasta a exação de indicado imposto. c) não incide ICMS, não obstante previsão expressa em lei em sentido contrário, porquanto não houve circulação de mercadoria, pois não ocorreu a transferência de titularidade do bem, na medida em que a operação foi realizada entre estabelecimentos de uma mesma pessoa jurídica. d) incide ICMS, visto que houve operação relativa à circulação de mercadoria, caracterizado pelo fato de a operação ter tido como objeto mercadoria destinada a posterior comercialização ou industrialização por parte do estabelecimento destinatário. e) incide ICMS, uma vez que a saída de mercadoria de um estabelecimento para o outro de mesma titularidade, constitui fato gerador do referido imposto apenas quando situados em Estados distintos. Q.11 (FCC/SEFAZ-PE-Julgador Administrativo/2015) A empresa Tudo Mais, que atua na prestação de serviço de terraplanagem, sediada no Estado do Paraíba, adquiriu da empresa Machine Express, sediada nos Estados Unidos, um trator de esteira para utilizar na exploração de sua atividade, tendo o equipamento ingressado no país por meio do Porto de Suape, no Estado do Pernambuco. Nesse caso, a) a empresa Tudo Mais, na condição de contribuinte, deverá recolher o ICMS para o Estado do Pernambuco, pois nas operações de importação o mencionado imposto cabe ao Estado por meio do qual foi promovido o desembaraço aduaneiro da mercadoria, bem ou serviço. b) a empresa Tudo Mais, na condição de contribuinte, deverá recolher o ICMS para o Estado da Paraíba, pois nas operações de importação o mencionado imposto cabe ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço. c) a empresa Machine Express, na condição de contribuinte, deverá recolher o ICMS para o Estado da Paraíba, pois nas operações de importação o mencionado imposto cabe ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 26 de 50 WWW.JULISON.COM.BR d) a empresa Machine Express, na condição de contribuinte, deverá recolher o ICMS para o Estado do Pernambuco, pois nas operações de importação o mencionado imposto cabe ao Estado por meio do qual foi promovido o desembaraço aduaneiro da mercadoria, bem ou serviço. e) nenhuma das empresas deverá recolher ICMS, tendo em vista que o destinatário do objeto da operação não é contribuinte do imposto e o bem adquirido não constitui mercadoria, mas bem destinado ao ativo fixo da empresa. Q.12 (FCC/SEFAZ-PE-Julgador Administrativo/2015) Sobre a incidência do ICMS, é correto afirmar: a) O serviço de habilitação de celular, enquanto operação integrante da prestação de serviço de comunicação a título oneroso, está sujeita à incidência do ICMS. b) A saída física de máquinas, utensílios e implementos a título de comodato está sujeita à oneração do ICMS, pois consubstancia negócio jurídico que tem o condão de transferir o domínio da mercadoria. c) O fornecimento de água potável por empresas concessionárias não é tributável por meio do ICMS, visto que as águas em estado natural são bens públicos e não mercadorias. d) A venda de softwares por meio de transferência eletrônica de dados não se submete à incidência do ICMS, pois não se trata de bem móvel corpóreo destinado à mercancia. e) Não incide ICMS sobre operações que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre serviços prestados a destinatários no exterior, razão por que não é assegurado o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operações e prestações anteriores. Q.13 (FCC/SEFAZ-PE-Auditor Fiscal/2014) A empresa Linho e Linha, indústria que desenvolve atividade têxtil, com sede no Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, em face de uma crise assolou seu seguimento na região. Com o propósito de obter recursos para honrar os compromissos que havia assumido, resolveu, então, alienar dezessete máquinas de confecção de roupas, as quais foram adquiridas pela empresa Corte e Costura, sediadano Município de Recife- PE. Nesse caso, a empresa Linho e Linha a) não deverá pagar ICMS sobre a operação envolvendo a venda das máquinas de confecção de roupas, pois não houve circulação de mercadoria, mas transferência, a título oneroso e não habitual, de titularidade de bem do ativo fixo. b) deverá pagar ICMS sobre a operação envolvendo a venda das máquinas de confecção de roupas, uma vez que houve circulação de mercadoria, na medida em que houve negócio jurídico por meio do qual se transferiu para outrem, a título oneroso, o domínio de bens móveis. c) deverá pagar o ICMS correspondente ao diferencial de alíquotas sobre a operação envolvendo a venda das máquinas de confecção de roupas, já que o destinatário dos produtos está sediado em outro município. d) deverá pagar ICMS sobre a operação envolvendo a venda das máquinas de confecção de roupas, porque, na qualidade de adquirente dos equipamentos, é a contribuinte do imposto. e) deverá pagar ISSQN sobre a operação envolvendo a venda das máquinas de confecção de roupas, pois as máquinas serão empregadas na prestação de serviços de confecção. Q.14 (FCC/TCE-RS-Auditor Público Externo/2018) Sobre o imposto sobre transmissão de causa mortis e doação de quaisquer bens e direitos, é correto afirmar que a) poderá ser instituído pela União. b) compete ao Conselho Nacional de Política Fazendária fixar suas alíquotas máximas. c) apenas poderá incidir sobre grandes fortunas. d) compete ao Congresso Nacional fixar suas alíquotas máximas. e) compete ao Senado Federal fixar suas alíquotas máximas. Q.15 (FCC/SEF-SC-Auditor Fiscal/2018) Os Estados têm competência para instituir o ITCMD em seus territórios. De acordo com as normas constitucionais a este respeito, cabe à lei complementar regular a competência para sua instituição, nos casos em que o a) de cujus, que sempre tiver tido seu domicílio no país, houver falecido, deixando apenas herdeiros de nacionalidade estrangeira. b) testamento tiver sido declarado nulo e os herdeiros declarados indignos, ou se todos os http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 27 de 50 WWW.JULISON.COM.BR herdeiros ou legatários forem domiciliados no exterior, na data da abertura da sucessão. c) de cujus, que sempre tiver tido seu domicílio no país, houver doado bens imóveis aqui localizados, menos de 360 dias antes da abertura da sucessão. d) doador tiver mudado seu domicílio de um Estado federado para outro, menos de 360 dias antes de antecipar a legítima para seus herdeiros necessários. e) de cujus possuía bens no exterior ou o seu inventário tiver sido processado no exterior. Q.16 (FCC/SEF-SC-Auditor Fiscal/2018) De acordo com a Constituição Federal, o ITCMD será devido ao Estado de Santa Catarina, caso ocorra a) transmissão causa mortis de valor em dinheiro, depositado em agência bancária localizada neste Estado, sendo que o processo de inventário tramita na Comarca de Curitiba/PR, e os herdeiros e legatários desta importância estão domiciliados em Chapecó/SC. b) doação de bem móvel localizado no Município de Palmas/TO, sendo o donatário domiciliado neste Estado e o doador domiciliado no Distrito Federal. c) doação do direito real de laje, relativamente a bem imóvel localizado no Município de Porto Alegre/RS, cujo titular da construção- base seja domiciliado no Município de Blumenau/SC e o titular do direito real de laje seja domiciliado, temporariamente, no Município de Nova Iguaçu/RJ. d) doação de bem imóvel localizado em Município catarinense, sendo o doador domiciliado no Município de Manaus/AM e o donatário domiciliado em país estrangeiro. e) transmissão causa mortis do direito real de superfície, relativamente a bem imóvel localizado no Município de Fortaleza/ CE, cujo titular da propriedade tem domicílio no Município de Joinville/SC, o autor da herança tinha domicílio no Município de Chapecó/SC, e os herdeiros têm domicílio no Município de Bragança Paulista/SP. Q.17 (FCC/DPE-AP-Defensor Público/2018) Antonio faleceu no Amapá, onde residia, deixando para seus sucessores a propriedade sobre bem imóvel e o direito de posse sobre outro imóvel, todos situados no Pará, além da propriedade de veículo automotor que se encontrava em uso de familiar residente em Roraima. Considerando que o processo de inventário foi regularmente aberto perante uma das Varas do Amapá, o imposto sobre a transmissão causa mortis será devido, nos termos da Constituição Federal, a) apenas ao Amapá, competente para instituir o tributo sobre a transmissão de todos os bens deixados pelo falecido. b) ao Pará, relativamente à transmissão da propriedade e do direito de posse sobre o imóvel; a Roraima, relativamente à transmissão da propriedade do veículo automotor. c) ao Pará, relativamente à transmissão da propriedade sobre o imóvel; ao Amapá, relativamente à transmissão do direito de posse sobre o imóvel e ao direito de propriedade do veículo automotor. d) ao Pará, relativamente à transmissão da propriedade e do direito de posse sobre o imóvel; ao Amapá, relativamente à transmissão da propriedade do veículo automotor. e) apenas ao Pará, relativamente à transmissão da propriedade e do direito de posse sobre o imóvel, sendo vedada pela Constituição Federal a instituição de imposto sobre a transmissão causa mortis de veículo automotor. Q.18 (FCC/PGE-MT-Analista/2016) Rafael, domiciliado em Cuiabá/MT, no ano de 2014, era proprietário de uma fazenda de gado nos arredores de Campo Grande/MS. Um ano antes de sua morte, doou 200 cabeças a seu primo Francisco, domiciliado em Rio Branco/AC, que as aceitou de bom grado, restando ao doador outras 300 cabeças. Seis meses antes de falecer, Rafael mudou seu domicílio, de Cuiabá para Porto Velho/RO, cidade em que acabou vindo a falecer, em 2015, e onde se processou o inventário judicial dos únicos bens que deixou: a fazenda e as 300 cabeças de gado. De acordo com a Constituição Federal, o ITCMD incidente sobre a transmissão a) por doação das 200 cabeças é devido ao Acre. b) causa mortis da fazenda é devido a Mato Grosso. c) por doação das 200 cabeças é devido a Mato Grosso do Sul. d) por doação das 200 cabeças é devido a Mato Grosso. e) causa mortis da fazenda e das 300 cabeças é devido a Mato Grosso do Sul. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 28 de 50 WWW.JULISON.COM.BR Q.19 (FCC/PGE-MT-Procurador/2016) O imposto de transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos, de competência estadual, a) incide sobre a transmissão de bens, realizada entre pessoas jurídicas, em decorrência da transferência da propriedade de bem imóvel em virtude de aumento de capital aprovada pelos órgãos societários das pessoas jurídicas envolvidas. b) onera atos jurídicos relativos à constituição de garantias reais sobre imóveis. c) será devido em favor do Estado do Mato Grosso, em relação às doações de dinheiro, sempre que o donatário estiver domiciliado nessa Unidade da Federação, ou no Distrito Federal. d) não incidirá sobre as transmissões ou doações em que figurarem como herdeiros, legatários ou donatários, os partidos políticos e suas fundações, respeitados os requisitos de lei. e) tem lançamento apenas na modalidade “por declaração”. Q.20 (FCC/SEFAZ-MA-Técnico da Receita Estadual/2016) A Constituição Federal atribui competência aos Estados para instituir o ITCD. De acordo com o texto constitucional, esse imposto terá a) competência para sua instituição regulada por lei complementar, se o donatário residir ou tiver domicílio em Estado diverso daquele em que estiver domiciliado o doador. b) competência para sua instituição regulada por lei complementar, se o doador tiver domicilio no exterior. c) suas alíquotasmáximas fixadas por lei complementar. d) competência para sua instituição regulada por lei complementar, se o de cujus possuía bens imóveis em Estado federado diverso daquele que foi o do seu último domicílio. e) suas alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal. Q.21 (FCC/SEMPLAN-Teresina-Analista em Gestão Pública/2016) Considere: I. Imposto sobre transmissão causa mortis, e doação de quaisquer bens ou direitos. II. Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. III. Imposto de exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados. IV. Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias. Incluem-se na competência da União os impostos indicados APENAS em a) III. b) I, II e IV. c) I e III. d) II e IV. e) III e IV. Q.22 (FCC/PGM-Teresina-Analista Administrativo/2016) Instituir impostos sobre produtos industrializados, sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos inclui-se na competência a) dos Estados e Distrito Federal. b) dos Estados e do Distrito Federal, dos Estados e do Distrito Federal e da União, respectivamente. c) da União, da União, e dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente. d) da União. e) da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente. Q.23 (FCC/TCM-RJ-Auditor Substituto de Conselheiro/2015) O ITCMD a) é devido em favor do Estado do domicílio do donatário, no caso de doações de bens móveis. b) poderá ser progressivo, a despeito da inexistência de disposição expressa autorizando a progressividade das alíquotas do ITCMD no texto constitucional. c) é devido em favor do Estado do donatário para o caso de doações de imóveis localizados no exterior, desde que o donatário seja domiciliado no Brasil. d) é devido em partes iguais aos Estados envolvidos, sempre que haja pluralidade de domicílios civis. e) poderá ser cobrado concomitantemente com o ITBI na hipótese de transmissão de bens móveis. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 29 de 50 WWW.JULISON.COM.BR Q.24 (FCC/TJ-AL-Juiz/2015) Dr. Misael, renomado advogado, com escritório na cidade de Rio Largo/AL, foi consultado a respeito da incidência do ITCMD em transmissões de bens e direitos realizadas por alguns de seus clientes, tendo tomado nota das seguintes informações: − Júlio, que, na data de seu falecimento, era domiciliado no Município de Batalha/AL, deixou para sua filha, Telma, domiciliada em Porto Alegre/RS, o imóvel de sua propriedade, situado na cidade de Aracaju/SE. − Marcos, domiciliado em Natal/RN, possuía um prédio comercial localizado na cidade de Arapiraca/AL, que foi dado em usufruto gratuitamente a seu tio Arquimedes, domiciliado na cidade de São Luiz/MA, para que nele instalasse uma pequena padaria. − Adelaide, domiciliada no Município de Japaratinga/AL, possuía um veículo automotor, que fica permanentemente em sua casa de praia, na cidade de João Pessoa/PB, que foi doado a seu cunhado Joca, domiciliado na cidade de Salvador/BA, para utilizá-lo como táxi na capital baiana. − Augusto, domiciliado no Município de Maceió/AL, possuía uma caderneta de poupança em agência bancária da cidade de Recife/PE, com saldo no valor de R$ 200.000,00, importância essa que foi doada a seu irmão Carlos, domiciliado na cidade de Manaus/AM. − Dalva, domiciliada em União dos Palmares/AL, proprietária de dez caminhões adaptados para o transporte de cana, utilizados e guardados na fazenda de sua propriedade, localizada no município de Campo Maior/PI, doou a fazenda e os veículos a seu sobrinho Tarcísio. Com base nas notas tomadas pelo ilustre advogado e nas disposições da Constituição Federal acerca do ITCMD, e considerando, ainda, que todas essas transmissões são tributadas, Dr. Misael respondeu corretamente a consulta formulada quando afirmou que o ITCMD incidente sobre a transmissão a) por doação feita por Dalva a Tarcísio é devido integralmente ao Estado do Piauí. b) causa mortis decorrente do falecimento de Júlio é devido integralmente ao Estado de Alagoas. c) por doação feita por Marcos a Arquimedes é devido integralmente ao Estado de Alagoas. d) por doação feita por Adelaide a Joca é devido integralmente ao Estado da Bahia. e) por doação feita por Augusto a Carlos é devido integralmente ao Estado de Pernambuco. Q.25 (FCC/TJ-SC-Juiz/2015) Klaus, viúvo, domiciliado em Blumenau/SC, faleceu em 2013 e deixou bens no valor de R$ 1.800.000,00 a seus quatro filhos: Augusto, Maria, Marcos e Teresa. Augusto, domiciliado em Chapecó/SC, em pagamento de seu quinhão, recebeu o terreno localizado em Maringá/PR. Maria, domiciliada em Belo Horizonte/MG, renunciou a seu quinhão a favor de sua irmã, Teresa. Marcos, domiciliado em São Paulo/SP, em pagamento de seu quinhão, recebeu o montante depositado na conta corrente que Klaus mantinha em São Paulo e com o imóvel localizado à beira-mar, em Torres/RS. A Teresa, domiciliada em Campo Grande/MS, em pagamento de seu quinhão, couberam os bens móveis deixados pelo falecido. Marcos renunciou ao imóvel localizado em Torres a favor de sua irmã, Teresa. O processo judicial de arrolamento dos bens deixados por Klaus correu em Blumenau/SC. Considerando as informações acima e a disciplina estabelecida na Constituição Federal acerca da sujeição ativa do ITCMD, compete ao Estado de a) São Paulo o imposto sobre a renúncia de Marcus em relação ao terreno recebido, pois essa renúncia caracteriza doação e o doador está domiciliado em São Paulo. b) Santa Catarina o imposto incidente sobre a transmissão causa mortis do terreno recebido por Augusto. c) Santa Catarina o imposto incidente sobre a transmissão causa mortis de todos os bens deixados por falecimento de Klaus. d) Mato Grosso do Sul, Estado de domicílio de Teresa, o imposto incidente sobre a transmissão causa mortis dos bens móveis recebidos por ela. e) Minas Gerais o imposto incidente sobre a transmissão inter vivos, não onerosa, de bens móveis integrantes do quinhão recebido por Teresa, em razão da renúncia efetivada por Maria. Q.26 (FCC/PGE-MT-Analista-Administrador/2016) No que diz respeito às alíquotas dos impostos estaduais, a Constituição Federal determina que cabe a a) lei complementar federal fixar as alíquotas internas máximas do ICMS. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 30 de 50 WWW.JULISON.COM.BR b) resolução do Senado Federal estabelecer as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações interestaduais. c) lei complementar federal fixar as alíquotas máximas do IPVA. d) lei complementar federal fixar as regras para diferenciação das alíquotas do IPVA em razão do tipo e utilização do veículo. e) resolução do Senado Federal fixar as alíquotas mínimas do ITCMD. Q.27 (FCC/PGE-RN-Procurador/2014) Analise os itens abaixo. I. O IPVA é um imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal, mas pode ser instituído pelos Municípios na ausência de legislação estadual. II. As alíquotas mínimas para o IPVA são fixadas por Resolução do Senado Federal. III. O IPVA pode ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e da utilização dos veículos. IV. O IPVA pode ter alíquotas progressivas em razão do valor venal do veículo, conforme disposição expressa na Constituição Federal. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV. Q.28 (FCC/SEAD-PI-Analista de Planejamento e Orçamento/2013) Considere as seguintes afirmações: I. Assim como o IPI de competência da União, o ICMS de competência estadual deve ser seletivo em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. II. As alíquotasinternas do ICMS não poderão ser inferiores às previstas para as operações interestaduais, a não ser que haja deliberação em contrário dos Estados e do Distrito Federal nos termos dos previstos pela Constituição Federal. III. O IPVA deve ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização dos veículos e suas alíquotas ínimas devem ser fixadas pelo Senado Federal. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II e III. c) I. d) II. e) III. Q.29 (FCC/AL-PB-Procurador/2013) Resolução do Senado Federal estabelecerá as alíquotas mínimas para a cobrança do IPVA instituído pelos Estados e pelo Distrito Federal. Q.30 (FCC/INFRAERO-Advogado/2011) Considere: I. ITCMD (Imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de bens ou direitos). II. ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza). III. ITBI (Imposto sobre a transmissão intervivos de bens imóveis e direitos a eles relativos) IV. IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) V. IPI (Imposto sobre produtos industrializados) Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir os impostos indicados APENAS em a) II e III. b) I e IV. c) I. d) II, III e V. e) II. Q.31 (FCC/PGE-MT-Procurador do Estado/2011) Sobre o IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é correto afirmar que. a) tem seu fato gerador, base de cálculo e contribuintes definidos no Código Tributário Nacional. b) a majoração de alíquota não se submete à regra da anterioridade nonagesimal. c) terá alíquotas mínimas fixadas por resolução do Senado Federal. d) considera-se veículo automotor, para fins de incidência do IPVA, apenas os de circulação terrestre. e) segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, pode ter alíquotas progressivas em razão do valor venal do veículo automotor. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 31 de 50 WWW.JULISON.COM.BR Q.32 (FCC/PGE-AM-Procurador do Estado/2010) Em relação às alíquotas do IPVA, a legislação tributária do Estado poderá estabelecer a) apenas valores venais distintos, não podendo alterar as alíquotas. b) alíquotas diferentes em função do tipo e utilização, desde que observe a alíquota mínima fixada pelo Senado Federal. c) apenas a base de cálculo, devendo adotar a mesma alíquota dos demais Estados, em função do princípio da uniformidade geográfica. d) alíquotas diferentes em função do tipo e utilização, desde que observe a alíquota máxima fixada pelo Senado Federal. e) alíquotas em função do tipo, utilização e marca, aplicando- se apenas os limites estabelecidos na Lei Orgânica do Estado. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 32 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 4 - OUTRAS BANCAS Q.01 (VUNESP/ISS-Campinas-Auditor Fiscal/2019) A respeito do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, é correto afirmar que a) a isenção ou não incidência, salvo determinação em contrário da legislação implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes. b) deverá ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. c) tem suas alíquotas fixadas por lei nacional (“Lei Kandir”), de maneira a mitigar os problemas decorrentes da chamada “guerra fiscal”. d) resolução do Senado Federal, aprovada pela maioria absoluta de seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação. e) as alíquotas internas, nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, não poderão jamais ser inferiores às previstas para as operações interestaduais. Q.02 (CESGRANRIO/LIQUIGÁS-Profissional Júnior- Ciências Contábeis/2015) O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é tradicional no sistema brasileiro, realizando a função que, em outros países, cabe ao Imposto sobre Valor Agregado. É uma das características desse tributo, no sistema nacional, a a) progressividade b) unitariedade c) residualidade d) habitualidade e) não cumulatividade Q.03 (CESGRANRIO/LIQUIGÁS-Profissional Júnior- Ciências Contábeis/2015) Nos termos da Constituição Federal, no caso do ICMS sobre operações com lubrificantes e combustíveis derivados de petróleo, o imposto caberá ao Estado onde ocorrer a(o) a) captação b) exploração c) descarte d) transporte e) consumo Q.04 (CESGRANRIO/Petrobrás-Profissional Júnior/2015) Com relação ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação é lícito afirmar que ele é um imposto de competência do a) Estado, do Distrito Federal e do Munícipio para operações ou prestações que se iniciem no território nacional. b) Estado e do Distrito Federal, ainda que as operações ou prestações se iniciem no exterior. c) Estado e do Munícipio para operações ou prestações que se iniciem no território nacional. d) Estado e da União, ainda que as operações ou prestações se iniciem no exterior e) Estado, da União e do Município para as operações ou prestações que iniciem no território nacional. Q.05 (VUNESP/TJ-PA-Juiz de Direito Substituto/2014) No que respeita ao imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos (ITCMD), cuja titularidade impositiva pertence aos Estados e ao Distrito Federal, é correto afirmar que a) terá suas alíquotas máximas fixadas por lei complementar. b) terá a competência para sua instituição regulada por lei complementar se o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve seu inventário processado no exterior. c) relativamente a bens móveis compete ao Estado da situação do bem, ou ao Distrito Federal. d) relativamente a bens imóveis e respectivos direitos compete aos Estados onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao Distrito Federal. e) terá a competência para sua instituição regulada por resolução do Senado Federal se o doador tiver domicílio ou residência no exterior. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 33 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 5 - GABARITOS FGV CESPE/CEBRASPE FCC OUTRAS BANCAS 1 C 5 C 2 A 6 D 3 B 7 A 4 D 1 C 7 B 13 E 2 B 8 E 14 E 3 B 9 B 15 E 4 E 10 C 16 E 5 A 11 C 17 E 6 B 12 C 18 E 1 A 8 E 15 E 22 E 29 C 2 C 9 B 16 D 23 B 30 B 3 D 10 C 17 D 24 C 31 C 4 E 11 B 18 D 25 E 32 B 5 C 12 C 19 D 26 B 6 E 13 A 20 B 27 B 7 A 14 E 21 A 28 D 1 D 2 E 3 E 4 B 5 B http://www.julison.com.br/ MÓDULO 05 Página 34 de 50 WWW.JULISON.COM.BR MÓDULO 06 – 60 QUESTÕES TEMAS DAS QUESTÕES: • IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS • REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 35 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 1 - QUESTÕES FGV Q.01 (FGV/ALERJ-Procurador/2017) São tributos classificados como indiretos, de competência da União, Estados e Municípios, respectivamente: a) Imposto sobre produtos industrializados - IPI, Imposto sobre a transmissão causa mortis e doação – ITD e Imposto sobre a transmissão de bens imóveis – ITBI; b) Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS e Imposto sobre Propriedade Territorial Rural – ITR, quando cobrado pelos Municípios; c) Contribuições de intervenção no domínio econômico - CIDE, Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadoriase sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS e Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS; d) Imposto sobre produtos industrializados – IPI, Imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA e Contribuição para o custeio da iluminação pública – COSIP, quando cobrada na conta de energia elétrica; e) Imposto sobre produtos industrializados – IPI, Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS e Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS. Q.02 (FGV/TCM-SP-Agente de Fiscalização/2015) Lei municipal, publicada em 20 de dezembro de 2015, aumenta a base de cálculo e também a alíquota do IPTU. Em relação ao fato gerador que ocorrerá em 1º/01/2016: a) será aplicável a nova base de cálculo e será aplicável a nova alíquota; b) não será aplicável a nova base de cálculo, mas será aplicável a nova alíquota; c) será aplicável a nova base de cálculo e não será aplicável a nova alíquota; d) não será aplicável a nova base de cálculo e não será aplicável a nova alíquota; e) será aplicável a nova base de cálculo e será aplicável metade da nova alíquota. Q.03 (FGV/Agente Fazendário-Niterói/2015) Quanto ao Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana - IPTU, a matéria que poderá ser veiculada por decreto é a: a) redução das alíquotas; b) majoração da base de cálculo; c) atualização da base de cálculo, desde que por índice oficial de correção monetária; d) redução da base de cálculo; e) atualização da base de cálculo, por qualquer dos índices de preço adotados pelo mercado. Q.04 (FGV/TCE-RJ-Auditor Substituto/2015 O Município Alfa altera a legislação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que, graças às inovações introduzidas, passa a ter alíquotas (i) diferenciadas pela localização do imóvel; e (ii) progressivas conforme o valor do imóvel. Nesse contexto, é correto afirmar que: a) é constitucional a inovação introduzida no item (i), apenas; b) é constitucional a inovação introduzida no item (ii), apenas; c) é constitucional a inovação introduzida em ambos os itens; d) é inconstitucional a inovação introduzida em ambos os itens, pois a diferenciação e a progressividade de alíquota do IPTU é tema reservado à lei complementar nacional; e) é inconstitucional a inovação introduzida em ambos os itens, pois nem mesmo por lei complementar se admite a diferenciação e a progressividade de alíquota do IPTU em razão da localização e do valor do imóvel. Q.05 (FGV/ISS-Cuiabá/2014) A pessoa jurídica Alfa Ltda. presta serviços de manutenção de eletrodomésticos. Por meio de concorrência pública, é contratada pelo Município Beta para a manutenção de eletrodomésticos utilizados nas escolas daquela municipalidade. Ao emitir a fatura para a cobrança de seus serviços a pessoa jurídica Alfa Ltda., estabelecida no próprio Município Beta, computou o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente na operação. Nesse caso, a pessoa jurídica Alfa Ltda. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 36 de 50 WWW.JULISON.COM.BR a) está correta, pois o ISS incide regularmente na operação realizada. b) está errada, pois a manutenção de eletrodomésticos não sofre a incidência do ISS. c) está errada, pois, embora o ISS incida sobre o tipo de serviço indicado, o Município é beneficiado pela isenção do tributo, mesmo inexistindo lei específica, visto que o Município não pode pagar tributo para ele mesmo. d) está errada, pois, embora o ISS incida sobre o tipo de serviço indicado, o Município é beneficiado pela imunidade do ISS. e) está correta, esteja ou não o tipo de serviço indicado sujeito ao ISS, pois um Município não pode contratar serviços e suportar o tributo cuja instituição é de sua própria competência. Q.06 (FGV/Pref. Salvador-BA-Técnico de Nível Superior/2017) O Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) incide sobre a) o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários. b) o valor dos depósitos bancários relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras. c) o principal, os juros e os acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras. d) as exportações de serviços para o exterior do país. e) o serviço proveniente do exterior. Q.07 (FGV/Pref. Cuiabá-MT-Auditor Fiscal/2016) Sobre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), analise as afirmativas a seguir. I. Caso a transmissão do bem imóvel ocorra sem o pagamento do ITBI devido, os tabeliães e escrivães ficam solidariamente obrigados ao pagamento, relativamente aos atos por eles ou perante ele praticados, em razão do seu ofício. II. O pagamento do ITBI poderá ser progressivo em razão do valor do imóvel, conforme autorização constitucional. III. O ITBI incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização ou integralização de capital. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Q.08 (FGV/PGM-Niterói-RJ-Procurador/2014) Lei federal introduz três inovações na legislação tributária, todas concernentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), esclarecendo que elas deverão ser obrigatoriamente observadas por todos os Municípios I. fixa alíquota mínima do tributo; II. estabelece hipóteses de isenção do tributo; e III. fixa a data de recolhimento do tributo. Assinale: a) se somente são inválidas as inovações I e III. b) se somente são inválidas as inovações II e III. c) se somente é inválida apenas a inovação II. d) se são inválidas as inovações I, II e III. e) se somente é inválida apenas a inovação I Q.09 (FGV/PGM-Niterói-RJ-Procurador/2014) Com relação à disciplina constitucional do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Pode ser progressivo no tempo. ( ) Pode ser progressivo em razão do valor do imóvel. ( ) Pode ter alíquota diferente de acordo com a localização e o uso do imóvel. As afirmativas são, respectivamente, a) V, V e V. b) F, V e V. c) F, F e F. d) V, F e F. e) V, V e F. Q.10 (FGV/PROCEMPA-Analista Administrativo- Advogado/2014) Determinado município publica, em 10.06.2013, lei alterando a legislação anterior (que até ali previa alíquota fixa de IPTU para todos os imóveis http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 37 de 50 WWW.JULISON.COM.BR localizados em seu território e sujeitos à incidência do imposto). A nova lei prevê: I. alíquotas progressivas em razão do valor do imóvel; e II. alíquotas diferenciadas em razão da localização do imóvel. Com base no exposto, assinale a afirmativa correta. a) A nova lei é inválida em relação às duas previsões por ela introduzidas, pois a fixação de alíquotas do IPTU é reservada à lei complementar nacional. b) A nova lei é válida e produzirá efeitos sobre os fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014. c) A nova lei é válida apenas quanto à progressividade de alíquotas em razão da localização do imóvel. d) A nova lei é válida apenas quanto à diferenciação de alíquotas em razão da localização do imóvel. e) A nova lei é inválida em relação às duas previsões por ela introduzidas, pois a CRFB não admite alíquotas de IPTU progressivas ou diferenciadas. Q.11 (FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015) Pertence aos Municípios:a) cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem; b) quarenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados; c) cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios; d) trinta e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação; e) oitenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem. Q.12 (FGV/SEFAZ-RJ-Auditor Fiscal/2011) A CRFB traça as linhas gerais para a repartição das receitas tributárias nos arts. 157 a 161. É correto afirmar que a Constituição determina que a) o produto da arrecadação do ITR seja dividido entre Estados e Municípios, relativamente aos imóveis neles situados, exceto se o Município fiscalizar e cobrar o referido imposto. b) a União entregue 50% (cinquenta por cento) do produto da arrecadação do IPI aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados. c) seja vedada a retenção à entrega dos recursos atribuídos a partir das receitas tributárias aos Estados, Municípios e ao DF, exceto adicionais e acréscimos relativos a impostos. d) caiba à lei ordinária disciplinar os aspectos relativos à repartição de receitas tributárias. e) pertençam aos Municípios 25% (vinte e cinco por cento) do produto da arrecadação do ICMS do Estado sobre a circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 38 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 2 - QUESTÕES CEBRASPE/CESPE Q.01 (CESPE/STM-Analista Judiciário/2018) Situação hipotética: Uma empresa, localizada no município de São Paulo – SP, contratou outra empresa, estabelecida no município do Rio de Janeiro – RJ, para a prestação do serviço de demolição de uma obra situada no município de Campinas – SP. Assertiva: Nessa situação hipotética, o ISS sobre o serviço será devido ao município de São Paulo – SP. Q.02 (CESPE/TRE-PE-Analista Judiciário/2017) O ISS a) é devido por serviços prestados que não constituam atividade preponderante do prestador. b) é de competência da União, com arrecadação destinada aos municípios. c) exclui a cobrança sobre serviços cuja prestação se tenha iniciado no exterior. d) pode ser cobrado em conjunto com o ICMS. e) tem sua incidência condicionada à denominação dada ao serviço prestado. Q.03 (CESPE/PGE-SE-Procurador/2017) Os tributos cuja instituição compete aos municípios incluem o a) ITBI, o IPI e o IPVA. b) ITR, o ITCMD e o IPI. c) ITBI, o IPVA e o ITCMD. d) IPTU, o ITR e o ISSQN. e) IPTU, o ITBI e o ISSQN. Q.04 (CESPE/TRT-7-Analista Judiciário- Contabilidade/2017) A principal finalidade do imposto sobre serviços (ISS) é a arrecadação de recursos para o titular da competência tributária. Por esse motivo, o ISS configura um tributo essencialmente a) fiscal. b) indireto. c) adicional. d) pessoal. Q.05 (CESPE/TCE-PA-Auditor de Controle Externo/2016) O aspecto material da hipótese de incidência de ISSQN consiste na prestação de serviços, conceito jurídico de direito privado que indica uma obrigação de fazer a favor de terceiros mediante remuneração, de modo que abrange a atividade de locação de bens móveis. Q.06 (CESPE/MTE-Contador/2014) A prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal está sujeita à incidência do ISS. Q.07 (CESPE/Polícia Federal-Contador/2014) Considere que determinada fundação mantida pelo poder público tenha contratado a prestação de serviços de instalação de andaimes em seu edifício principal. Considere, ainda, que o domicílio do prestador do serviço localize-se em município diverso daquele da sede da fundação. Nessa situação, prevalecerá como local para o pagamento do ISS o domicílio do prestador do serviço. Q.08 (CESPE/TJ-SE-Titular de Serviços de Notas e de Registros/2014) Assinale a opção correta com relação ao IPTU. a) Na determinação da base de cálculo do IPTU, computa-se o valor dos bens móveis mantidos em caráter permanente no imóvel para efeito de sua utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade. b) Conforme previsão do CTN, apenas o proprietário do imóvel é considerado contribuinte do IPTU. c) Para os efeitos do IPTU, considera-se zona urbana aquela definida como tal em lei municipal e que conte com sistema de abastecimento de água, requisito mínimo expressamente previsto no CTN. d) Conforme entendimento do STF, a utilização de índices superiores aos índices oficiais de correção monetária para a majoração do valor venal de imóveis para efeito de cobrança do IPTU será inconstitucional se não tiver sido prevista em lei em sentido formal. e) Considera-se fato gerador do IPTU, imposto de competência dos estados, a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana de município. Q.09 (CESPE/TEM-Contador/2014) A alíquota máxima do ISS é de 2%, de acordo com a Lei Complementar n.º 116/2003. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 39 de 50 WWW.JULISON.COM.BR Q.10 (CESPE/STJ-Analista Judiciário/2018) A repartição das receitas tributárias deve observar rigorosamente a competência tributária de cada ente político. Q.11 (CESPE/TCE-PA-Auditor de Controle Externo/2016) O produto arrecadado pela União proveniente do imposto de renda é partilhado com os estados e municípios de forma indireta, por meio da instituição de fundos, qualificando-se como direito subjetivo dos entes federativos beneficiados. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 40 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 3 - QUESTÕES FCC Q.01 (FCC/DPE-SP-Defensor Público/2019) Considere as assertivas abaixo a respeito do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e seu regramento legislativo constitucional. I. O rol de serviços previstos pela Lei Complementar Federal nº 116, de 31 de julho de 2003, é taxativo, não se admitindo interpretações analógicas ou extensivas por parte da legislação municipal em face do princípio da estrita legalidade. II. No que concerne ao ISSQN, a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, estabelece que os Municípios e o Distrito Federal, mediante lei, poderão atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário à terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação, inclusive no que se refere à multa e aos acréscimos legais. III. A Constituição Federal de 1988 garante a imunidade do ISSQN em relação aos Municípios e ao Distrito Federal e às demais pessoas políticas, salvo nos casos de exploração de atividade econômica realizada por empresas estatais, concessionários e permissionários que prestem seus serviços mediante regras de direito privado e pagamento mediante preço público ou tarifa. IV. Isenções ao ISSQN deverão ser veiculadas mediante lei complementar federal, vedada sua concessão por meio delei municipal ou distrital. Está correto o que se afirma APENAS em: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I e IV. e) II e IV. Q.02 (FCC/CLDF-Consultor Legislativo/2018) A empresa Festas & Eventos, localizada no Distrito Federal, tem como atividade a organização de bufês para casamentos e batizados. Relativamente a cada evento que realiza, ela emite, apenas, a documentação fiscal relativa ao ISSQN, com a finalidade de documentar tanto a prestação de serviços realizada, como o fornecimento de alimentos e bebidas, pois ela entende que somente este imposto incide sobre o serviço prestado e sobre a alimentação e as bebidas fornecidas. Considerando o disposto na Lei Complementar federal 116/2003, e levando em conta, ainda, que o Distrito Federal tem competência para instituir tanto o ISSQN, como o ICMS, verifica-se que o procedimento da empresa está a) incorreto, pois, na medida em que incide o ISSQN sobre a prestação de serviços, e o ICMS sobre o fornecimento de alimentação e bebidas, a empresa deveria ter pagado o ISSQN sobre os serviços prestados e o ICMS sobre a mercadoria fornecida. b) incorreto, pois incide somente o ICMS tanto sobre a prestação de serviços, como sobre o fornecimento de alimentação e bebidas. c) correto, pois, embora incida o ISSQN sobre a prestação de serviços, e o ICMS sobre o fornecimento de alimentação e bebidas, no caso do Distrito Federal, que tem competência para instituir ambos os impostos, a legislação local admite que se lance apenas o ISSQN, pela soma dos serviços prestados e mercadorias fornecidas. d) incorreto, pois, embora incida o ISSQN sobre a prestação de serviços, e o ICMS sobre o fornecimento de alimentação e bebidas, no caso do Distrito Federal, que tem competência para instituir ambos os impostos, a legislação local admite que se lance apenas o ICMS, pela soma dos serviços prestados e mercadorias fornecidas. e) correto, pois incide somente o ISSQN tanto sobre a prestação de serviços, como sobre o fornecimento de alimentação e bebidas. Q.03 (FCC/TCM-GO-Procurador/2015) Em conformidade com a atribuição de competência tributária feita pela Constituição Federal, a tributação a) da transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, está no campo de incidência do ITCMD. b) das prestações de serviço de comunicação está no campo de incidência do ISS. c) da transmissão de uma propriedade territorial rural por doação está no campo de incidência do ITR. d) das prestações de serviço de transporte intramunicipal está no campo de incidência do ISS. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 41 de 50 WWW.JULISON.COM.BR e) da transmissão onerosa de veículo automotor, entre irmãos domiciliados na mesma unidade federada, está no campo de incidência do IPVA. Q.04 (FCC/TCM-RJ-Conselheiro Substituto/2015) Siglas Utilizadas: STF: Supremo Tribunal Federal. ISS ou ISSQN: Imposto sobre serviços de qualquer natureza. ICMS: Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. ITCMD ou ITCD ou ICD ou ITC: Imposto sobre transmissão causa mortis e doação. Considere o seguinte dispositivo de Lei Municipal: Não incide o ISS sobre o serviço de transporte intermunicipal de passageiros. Tal disposição legal constitui a) isenção concedida pela lei municipal. b) hipótese de exclusão do crédito tributário definida pela legislação municipal. c) disposição legal inconstitucional, pois institui um benefício fiscal do ISSQN concedido sem amparo em Lei Complementar, e em violação ao texto constitucional. d) enunciado legal ineficaz. e) renúncia de receita tributária. Q.05 (FCC/TCM-RJ-Conselheiro Substituto/2015) A isenção de ISSQN sobre a prestação de serviços públicos objetos de contrato de Parceria Público Privada concedida por lei pelo próprio Município que seja o parceiro público é a) medida conveniente e oportuna, pois não faz sentido tornar o serviço público municipal mais oneroso por conta do ISSQN que poderia ser arrecadado pelo próprio Município. b) inconstitucional, pois depende de convênio firmado entre os Municípios. c) constitucional, pois o Município tem o poder de tributar bem como o de isentar do ISSQN, observados, dentre outros, os princípios da legalidade, isonomia, capacidade contributiva e o interesse público. d) constitucional, pois na falta de disposição de lei complementar dispondo sobre os procedimentos relativos à concessão de benefícios, os Municípios têm a competência plena para concedê-los mediante lei. e) inconstitucional, independentemente da edição de lei ordinária municipal ou do interesse público relativo à modicidade tarifária do serviço público objeto da Parceria Público Privada. Q.06 (FCC/TJ-PI-Juiz/2015) Atenção: Para responder a questão, considere a seguinte situação hipotética: Banco Gaita S/A, instituição financeira regulamente constituída segundo as leis brasileiras, com estabelecimento matriz em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul e estabelecimento filial em Teresina, Estado do Piauí, onde desempenha suas atividades empresariais em imóvel próprio. Em Teresina o Banco Gaita S/A presta “Serviços relacionados ao setor bancário ou financeiro, inclusive aqueles prestados por instituições financeiras autorizadas a funcionar pela União ou porquem de direito”, passíveis de tributação por meio do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza − ISS, por serem expressamente contemplados no item 15 da Lista de serviços anexa à Lei Complementar federal n o 116/2003. De seu turno, a lei daquele Município nordestino tributa pelo ISS o preço desses serviços à alíquota de 5%. Procurando incrementar sua competitividade no referido Município, os dirigentes do Banco Gaita S/A reúnem-se com o líder da oposição da Câmara de Vereadores do Município de Teresina, após o que o parlamentar se comprometeu a apresentar projeto de lei (i) reduzindo a alíquota do ISS incidente nestes casos para 3% e, adicionalmente, (ii) concedendo benefício fiscal consistente no desconto de 50% do ISS devido pelas instituições financeiras que se comprometerem a manter estabelecimentos bancários em Teresina pelo prazo mínimo de 5 anos. Após regular processo legislativo, a lei, com estas disposições normativas é aprovada e publicada. Em seu juízo, e segundo a disciplina constitucional aplicável ao caso, esta lei é a) parcialmente constitucional, pois a iniciativa de lei em matéria de isenção e redução de tributos não é privativa do Chefe do Poder Executivo, tendo sido vulnerada, contudo, a disciplina constitucional balizadora do benefício fiscal concedido, permanecendo incólume, a despeito disto, a fixação da nova alíquota do ISS. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 42 de 50 WWW.JULISON.COM.BR b) integralmente constitucional, pois a iniciativa de lei em matéria de isenção e redução de tributos não é privativa do Chefe do Poder Executivo, não tendo sido vulnerada, ainda, a disciplina constitucional balizadora da nova alíquota do ISS e do benefício fiscal concedido. c) integralmente inconstitucional, pois a iniciativa de lei em matéria de isenção e redução de tributos é privativa do Chefe do Poder Executivo, apesar de não ter sido vulnerada a disciplina constitucional balizadora da nova alíquota do ISS e do benefício fiscal concedido. d) integralmente inconstitucional, pois, apesar de a iniciativa de lei em matéria de isenção e redução de tributos não ser privativa do Chefe do Poder Executivo, restaram vulneradas as disciplinas constitucionais balizadoras da nova alíquota do ISS e do benefício fiscal concedido. e) parcialmente constitucional,pois a iniciativa de lei em matéria de isenção e redução de tributos não é privativa do Chefe do Poder Executivo, tendo sido vulnerada, contudo, a disciplina constitucional balizadora da nova alíquota do ISS, permanecendo incólume, a despeito disto, o benefício fiscal concedido. Q.07 (FCC/ALEPE-Analista Legislativo/2014) A característica comum ao ICMS e ao ISS é a a) imunidade integral nas exportações. b) instituição e cobrança descentralizada. c) não-cumulatividade. d) guerra Fiscal disciplinada apenas pela Constituição Federal. e) incidência excludente da cobrança do IPI sobre as mesmas operações ou prestações Q.08 (FCC/ELETROSUL-Administrador/2016) Considere que determinado Município, em face da queda de arrecadação de tributos que vem experimentando no exercício em curso, pretenda ampliar a receita proveniente da cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano − IPTU. Considerando os preceitos constitucionais que regem a matéria, a Municipalidade poderá a) aumentar o tributo, independentemente de lei, desde que para o próximo exercício, observando, assim, o princípio da anualidade. b) aumentar a base de cálculo do imposto, com incidência a partir do exercício seguinte e após 90 dias da edição de lei específica. c) criar novo tributo, na forma de taxa e com a mesma base de cálculo do IPTU, mediante lei, observados os princípios da anterioridade e anualidade. d) estender a cobrança do referido imposto à propriedade territorial rural, mediante lei específica, com vigência apenas a partir do exercício seguinte à sua publicação. e) majorar alíquotas, de forma progressiva, com incidência ainda no exercício em curso, desde que observada a anterioridade de 90 dias. Q.09 (FCC/TCM-GO-Conselheiro Substituto/2015) A Constituição Federal, no inciso I do seu art. 156, estabelece: “Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I − propriedade predial e territorial urbana;” De acordo com a Constituição Federal, o IPTU está sujeito aos princípios da legalidade, a) exceto no que diz respeito à fixação de sua base de cálculo, que pode ser estabelecida por decreto, irretroatividade, anterioridade, mas não está sujeito ao princípio da anterioridade nonagesimal (noventena). b) exceto no que diz respeito à variação de sua alíquota, que pode ser aumentada por decreto, irretroatividade, anterioridade e anterioridade nonagesimal (noventena). c) irretroatividade, exceto no que diz respeito ao desmembramento de um município em dois ou mais municípios, anterioridade e anterioridade nonagesimal (noventena). d) irretroatividade, anterioridade e anterioridade nonagesimal (noventena), sendo que o princípio da noventena não se aplica a fixação da base de cálculo do IPTU. e) irretroatividade, anterioridade nonagesimal (noventena), não se aplicando o princípio da anterioridade ao exercício em que houver desdobramento de um município em dois ou mais municípios. Q.10 (FCC/TJ-GO-Juiz/2015) O IPTU, a) é um imposto exclusivamente proporcional, de acordo com o valor venal do imóvel. b) admite progressividade extrafiscal, denominada no tempo, que varia de acordo com o valor venal do imóvel. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 43 de 50 WWW.JULISON.COM.BR c) têm que ter alíquotas progressivas em razão da localização e da destinação do imóvel, submetendo- se ao princípio da capacidade contributiva. d) poderá ter alíquotas progressivas em razão do valor venal do imóvel ou no tempo, e seletivas de acordo com a localização e o uso do imóvel, conforme o caso. e) não pode ter alíquotas progressivas porque se trata de imposto real, não se submetendo ao princípio da capacidade contributiva. Q.11 (FCC/TCE-AM-Auditor/2015) De acordo com o Código Tributário Nacional e com a Constituição Federal, o tributo que tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município denomina-se a) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Rural. b) Contribuição de Melhoria. c) Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Bens e Direitos. d) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. e) Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a eles Relativos. Q.12 (FCC/ISS-Teresina-Auditor Fiscal/2016) De acordo com a disciplina estabelecida na Lei Complementar no 116, de 31 de julho de 2003, o ISS a) incide sobre as exportações de serviços para o exterior do País, nos termos estabelecidos em lei. b) não incide sobre a prestação de serviços em relação de emprego, regida pela CLT, dos diretores de conselho fiscal de sociedades, salvo disposição de lei municipal em contrário. c) tem como contribuinte o tomador do serviço. d) tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa a essa Lei, desde que tais serviços se constituam como atividade preponderante do prestador. e) incide sobre os serviços mencionados na lista anexa à referida Lei, afastada a incidência do ICMS sobre eles, mesmo que sua prestação envolva fornecimento de mercadorias, ressalvadas as exceções expressas na própria lista. Q.13 (FCC/Pref. Campinas-SP-Procurador/2016) A previsão de alíquotas progressivas no tempo para o IPTU depende apenas de lei municipal, hipótese em que terão aplicação imediata para todas as situações em que existe caracterizado desatendimento à função social da propriedade urbana. Q.14 (FCC/PGM-Campinas-Procurador/2016) Sobre os impostos municipais é correto afirmar: a) Existe imunidade de ITBI para, dentre outras, a hipótese de incorporação de uma pessoa jurídica por outra, desde que a atividade preponderante da incorporadora não seja a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil. b) O ITBI poderá ter alíquotas progressivas de acordo com o valor venal do imóvel, assim como acontece também com o IPTU. Neste caso, quanto maior o valor venal do imóvel, maior será a alíquota incidente. c) A previsão de alíquotas progressivas no tempo para o IPTU depende apenas de lei municipal, hipótese em que terão aplicação imediata para todas as situações em que existe caracterizado desatendimento à função social da propriedade urbana. d) O Município tem completa autonomia para fixar por lei as alíquotas mínima e máxima para o ISS, que terá alíquotas fixas para todos os tipos de serviços tributáveis, variando apenas em relação ao serviço, desde que haja expressa previsão em lei municipal. e) As isenções, incentivos e benefícios fiscais relativos ao ISS somente podem ser concedidos por meio de lei complementar nacional como forma de coibir a prática da guerra fiscal entre os Municípios. Q.15 (FCC/SEFAZ-PE–Julgador Administrativo Tributário do Tesouro Estadual/2015) Suponha que a empresa X, que explora atividade de arrendamento mercantil, incorporou a empresa Y, sendo-lhe transmitida a propriedade dos bens móveis e imóveis da segunda empresa. Nesse caso, a) não incide ITBI, posto que a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão e extinção de pessoa jurídica é imune ao referido imposto. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 44 de 50 WWW.JULISON.COM.BR b) incide ITBI, pois o fato de a adquirente explorar atividade de arrendamento mercantil afasta a imunidade do mencionado tributo sobre a transmissão de bens de direitos decorrente de incorporação. c) não incide ITBI, visto que a exação do referido imposto pressupõe a presença de pessoas físicas nos polos da relação jurídico-tributária, já recai sobre a transmissão inter vivos. d) a responsabilidade tributária da empresa X abrange os tributos, nãoalcançando as multas, posto que a penalidade tem caráter pessoal e não pode ser transferida para quem não cometeu infração. e) a responsabilidade tributária da empresa X abrange os tributos e a multa moratória, não incluindo as multas punitivas, por força do princípio de intransmissibilidade da sanção. Q.16 (FCC/TJ-GO-Juiz/2015) Sobre o ITBI é correto afirmar que a) incide sobre a transmissão, a qualquer título, da propriedade de bens imóveis, por natureza ou acessão física. b) não incide sobre a cessão de direitos relativos à transmissão de bens imóveis por ato inter vivos, a título oneroso. c) é um imposto de competência municipal e do Distrito Federal, sendo devido ao Município do domicílio do comprador, titular da respectiva capacidade contributiva. d) não incide sobre a cessão de direitos reais de garantia sobre o bem imóvel. e) não incide sobre a promessa de compra e venda de bem imóvel. Q.17 (FCC/TCM-RJ-Procurador/2015) Certo município, para ver aumentada sua arrecadação através do Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos por ato oneroso de bens imóveis − ITBI, amplia a incidência do imposto sobre a alienação fiduciária de bem imóvel. Esta medida é a) perfeitamente válida, já que na alienação fiduciária a propriedade fiduciária já é transferida para o credor fiduciário. b) ilegal, pois não há transmissão onerosa de bem imóvel na alienação fiduciária, posto que a transmissão é gratuita. c) inconstitucional, pois a Constituição Federal exclui da regra matriz de incidência do ITBI os direitos reais de garantia. d) ilegal, enquanto direito real de garantia, pois só pode haver a incidência do ITBI com o registro da garantia do cartório de registro de imóveis. e) constitucional, pois a alienação fiduciária de bem imóvel é uma cessão de direito real de aquisição, passível de tributação por ITBI se o negócio for oneroso. Q.18 (FCC/SEF-SC-Auditor Fiscal da Receita Estadual/2018) De acordo com a Constituição Federal, aos Municípios pertencem 50% do produto da arrecadação do a) ITR, relativamente aos imóveis situados em sua área urbana, desde que os Municípios optem por fiscalizar e cobrar este imposto. b) ICMS incidente, especificamente, sobre a prestação de serviços de radiodifusão livre e aberta em seu território. c) ITR, relativamente aos imóveis neles situados, desde que optem por não fiscalizar nem cobrar este imposto. d) ITCMD incidente sobre a transmissão de bens imóveis localizados em seu território. e) IPVA incidente sobre a propriedade de veículos licenciados em seu território, desde que seu proprietário nele tenha domicílio, e o referido veículo tenha menos de 20 anos de fabricação. Q.19 (FCC/SEAD-AP-Analista Jurídico/2018) Sobre a repartição de receitas tributárias, conforme a Constituição Federal, os a) Municípios participam da arrecadação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, em 50% do montante relativo aos veículos licenciados em seus territórios. b) Estados e Distrito Federal participam da arrecadação do Imposto sobre a Renda, em 20% do montante relativo aos fatos geradores ocorridos em seus territórios. c) Municípios participam da arrecadação do Imposto sobre Transmissão de Bens Causa Mortis e Doações, em 20% do montante relativo aos fatos geradores ocorridos em seus territórios. d) Estados, Distrito Federal e Municípios não participam da arrecadação do Imposto sobre a Renda. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 45 de 50 WWW.JULISON.COM.BR e) Municípios participam da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, em 10% do montante relativo aos fatos geradores ocorridos em seus territórios. Q.20 (FCC/Pref. São Luís-Procurador/2016) Um Município brasileiro publicou matéria, no periódico local, esclarecendo aos munícipes de que a Secretaria Municipal de Finanças efetivamente fiscaliza e cobra o IPTU referente à totalidade dos imóveis localizados em seu território, e que, também, já há 6 anos, optou por fiscalizar e cobrar o ITR de todos os imóveis que se localizam nesse território, sem proporcionar qualquer redução deste último imposto, bem como sem promover qualquer forma de renúncia fiscal. O mesmo periódico, em matéria recentemente publicada, informou que o referido Município é um dos campeões de arrecadação do ICMS, do IPVA, do ITCD, do ISSQN, do IPTU e do ITBI em seu Estado. Com base nas normas da Constituição Federal acerca da repartição de receitas tributárias, a esse Município pertencem a) 50% da receita do IPTU e 25% da receita do ITCD. b) 25% da receita do IPVA e 50% da receita do ITR. c) 50% da receita do IPVA e 25% da receita do ICMS. d) 100% da receita do ITR, 50% da receita do ITCD e 25% da receita do ICMS. e) 90% da receita do ISSQN e 50% da receita do ITBI. Q.21 (FCC/ISS-Teresina-Auditor Fiscal/2016) É no texto da Constituição Federal que se encontram as atribuições de competência tributária em relação aos impostos, e também, as regras básicas de repartição de receitas de alguns desses impostos. De acordo com o texto constitucional, cabem aos Municípios a) 50% do produto da arrecadação do IPVA, a ser repartido entre os Municípios localizados no Estado competente para instituir esse imposto, de modo proporcional ao número de habitantes desses Municípios. b) de origem do metal, 70% do montante da arrecadação do IOF, incidente sobre o ouro ativo financeiro ou instrumento cambial, devido na operação de origem. c) 25% do produto da arrecadação do ICMS sobre operações com mercadorias e sobre prestações de serviço de transporte interestadual e intermunicipal, e 50% do produto da arrecadação desse mesmo imposto sobre prestações de serviço de comunicação. d) 50% do produto da arrecadação do ITR, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo- lhes 80% desse produto, quando ele for fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal. e) 75% do produto da arrecadação do IR, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por suas autarquias. Q.22 (FCC/SEFAZ-PI-Auditor Fiscal/2015) Do produto da arrecadação do I. IR incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelos Estados e pelo Distrito Federal, por suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem, 75% pertencem ao ente federado que tiver efetuado o pagamento. II. IPVA, 50% pertencem aos Municípios em que os veículos automotores se encontrarem licenciados. III. ICMS, 25% pertencem aos Municípios. IV. ITR, 50% pertencem aos Municípios, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo- lhes 99,3% desse produto, no caso de o Município optar por fiscalizar e cobrar o referido imposto, e desde que essa opção não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal. Está correto o que se afirma APENAS em a) II e III. b) II e IV. c) I e II. d) I, III e IV. e) I e IV. Q.23 (FCC/ TRF 3ª Região-Analista Judiciário/2014) Sobre repartição de receitas tributárias, analise os itens a seguir: I. Os Estados repartem com os Municípios o produto de sua arrecadação com o ICMS. II. A União reparte o produto de sua arrecadação com Imposto sobre a Renda Pessoa Física incidente na fonte com os Estados e Municípios. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 46 de 50 WWW.JULISON.COM.BR III. Os Municípios repartem o produto de sua arrecadação com Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza com os Estados. IV. O ente federado que institui empréstimo compulsório tem que repartir 25% do produto da arrecadação com os demais entes, em partesiguais. V. A União reparte com os Estados e Distrito Federal o produto de sua arrecadação com imposto residual. Está correto o que consta APENAS em a) I e V. b) II e IV. c) III e V. d) I, II e IV. e) III, IV e V. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 47 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 4 - OUTRAS BANCAS Q.01 (ESAF/AFRFB/2012) A progressividade no tempo das alíquotas do IPTU – imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, prevista na Constituição Federal, como medida de política pública que busca dar efetividade à função social da propriedade, caracteriza-se pela a) seletividade. b) parafiscalidade. c) capacidade contributiva. d) extrafiscalidade. e) essencialidade. Q.02 (VUNESP/ISS-Campinas-Auditor Fiscal/2019) A empresa ABC Logística Ltda. (“ABC”) é dedicada à atividade de locação de galpões logísticos e possui imóvel não utilizado em suas atividades que gostaria de destinar à venda. Outra empresa, a XYZ Sociedade de Arrendamento Mercantil S/A (“XYZ”), interessada no imóvel em questão, propõe à ABC a seguinte operação, com o objetivo de reduzir a incidência de impostos: (i) cisão da empresa ABC, com destinação do imóvel ao patrimônio de nova empresa resultante da cisão chamada SPE Consultorias Ltda. (“SPE”), seguida imediatamente de; (ii) aquisição pela XYZ da integralidade das ações da SPE detidas pela ABC; e de, (iii) incorporação integral da SPE pela XYZ. A respeito dessa operação, assinale a alternativa correta. a) A operação resultaria em economia de impostos caso, em lugar da operação de cisão, fosse utilizada em substituição à SPE uma empresa “de prateira”, pois não incide ITBI nas operações de transmissão de bens incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em decorrência de realização de capital. b) A operação não resultará em economia de impostos municipais, pois, embora haja imunidade constitucional do ITBI na transmissão do imóvel relativamente à operação de cisão, o mesmo não ocorre quanto à posterior operação societária de incorporação da empresa SPE. c) A operação não resultará em economia de impostos municipais, em decorrência da atividade econômica a que se dedica a empresa vendedora do imóvel, que corresponde à exceção prevista à imunidade constitucional. d) A operação resultará em economia de impostos municipais, pois não incide ITBI nas operações de transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em decorrência de cisão. e) A operação não resultará em economia de impostos municipais, em decorrência da atividade econômica a que se dedica a empresa adquirente final do imóvel, que corresponde à exceção à imunidade constitucional. Q.03 (VUNESP/ISS-Guarulhos-Inspetor Fiscal de Rendas/2019) De acordo com a Constituição Federal, em relação ao imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), cabe à lei complementar a) conceder e revogar isenções, incentivos e benefícios fiscais. b) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa de serviços para outro Município e exportação para o exterior. c) dispor sobre substituição tributária. d) excluir da sua incidência exportações de serviço para o exterior. e) definir seus contribuintes e disciplinar o regime de compensação do imposto. Q.04 (VUNESP/Pref. Sertãozinho-SP-Procurador/2016) Os municípios podem, exercendo a opção que lhes permite a Constituição Federal, cobrar e fiscalizar um imposto pertencente à competência impositiva de outro ente tributante, caso em que terão direito a totalidade do produto da arrecadação. Trata-se do imposto sobre a) a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física. b) transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos. c) propriedade territorial rural. d) produtos industrializados. e) propriedade de veículos automotores. Q.05 (VUNESP/Pref. Caieiras-SP-Assessor Jurídico/2015) É imposto que não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 48 de 50 WWW.JULISON.COM.BR preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, a locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil. Trata-se do imposto cuja competência impositiva pertence a) à União, exclusivamente b) à União, privativamente. c) aos Estados. d) aos Municípios. e) aos Estados e ao Distrito Federal. Q.06 (VUNESP/TJ-SP-Juiz Substituto/2015) Na cobrança do ISSQN sobre serviços bancários, é correto afirmar, com base nos atuais julgamentos do STJ, que a) a lista de serviços previstos na legislação é taxativa e não admite outras inclusões. b) a lista de serviços previstos na legislação é taxativa, porém, admite leitura extensiva para serviços idênticos embora com denominações distintas. c) a lista de serviços previstos na legislação é exemplificativa, logo, admite outras inclusões. d) a lista de serviços previstos na legislação para a atividade bancária tem tratamento específico porque os serviços bancários têm natureza genérica, sujeitos, portanto, como regra, ao pagamento daquele tributo. Q.07 (VUNESP/TJ-SP-Juiz Substituto/2015) Na Arguição de Inconstitucionalidade 0056693- 19.2014, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ao analisar legislação do Município de São Paulo, fixando a base de cálculo do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), concluiu que a) a base de cálculo do ITBI a ser considerada pelo contribuinte é aquela periodicamente apurada pelo órgão municipal competente. b) compete ao contribuinte impugnar, caso discorde da cobrança, o valor indicado como base de cálculo do ITBI pela Municipalidade, presumido como correto. c) é válido instituir como base de cálculo do ITBI o valor pelo qual o bem ou direito é negociado à vista. d) o contribuinte deve recolher o ITBI e o IPTU adotando como base de cálculo o valor venal de referência. Q.08 (VUNESP/TJ-SP-Juiz Substituto/2015) O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do ARE 639632 AgR/MS, ao analisar a questão relativa à cobrança progressiva do IPTU estabeleceu alguns parâmetros e, de acordo com tal julgamento, é correto afirmar que a) a parafiscalidade é o fenômeno por meio do qual se busca a concretização da função social da propriedade. b) é inconstitucional o regime de alíquotas progressivas do IPTU com base no valor venal do imóvel. c) a progressividade extrafiscal também tem previsão normativa no Estatuto da Cidade. d) os pressupostos e condições para aplicação da progressividade extrafiscal e da progressividade fiscal devem ser os mesmos. Q.09 (VUNESP/Pref. São José dos Campos-SP-Auditor Tributário Municipal/2015) Em relação às transferências constitucionais que recebe de outros entes da federação, é correto afirmar que os municípios participam com a) cinquenta por cento (50%) do produto da arrecadação do imposto cobrado pela União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados. b) vinte por cento (20%) do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. c) vinte por cento (20%) do imposto de renda e proventos de qualquer natureza, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. d) vinte e cinco por cento (25%) do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedadede veículos automotores licenciados em seus territórios. e) dez por cento (10%) do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. Q.10 (VUNESP/Pref. São José dos Campos-SP-Auditor Tributário Municipal/2015) Cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado de São Paulo sobre a propriedade de veículos automotores licenciados no território do Município de São José dos Campos pertence a essa Municipalidade. Suponha-se, por hipótese, que o Município de São José dos Campos http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 49 de 50 WWW.JULISON.COM.BR não cumpra com medidas, impostas pelo Estado, de economia de água por conta da crise hídrica. Em consequência, o Estado de São Paulo retém os valores arrecadados a título de IPVA e condiciona seu pagamento ao cumprimento das metas de economia de água. A conduta do Estado de São Paulo, nesse caso, pode ser considerada a) irregular, pois a Constituição Federal considera que a retenção de valores devidos a título de repartição de receitas é possível desde que haja autorização do Senado Federal. b) regular, pois permitida pela Constituição Federal, que considera que a retenção de valores pelo Estado é possível, desde que haja ato administrativo específico e motivado. c) irregular, por previsão expressa da Constituição Federal, que veda a retenção ou qualquer restrição à entrega e ao emprego dos recursos atribuídos aos Municípios por repartição de receitas tributárias, não sendo tal hipótese prevista como exceção. d) regular, pois a Constituição Federal prevê que o Estado pode reter tais valores por motivos de força maior e para pagamento de seus créditos. e) irregular, pois a conduta estadual somente estaria amparada se houvesse um decreto federal de calamidade pública no âmbito do Estado de São Paulo ou do Município de São José dos Campos. Q.11 (VUNESP/Pref. São José dos Campos-SP- Procurador/2017) A União entregará, do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, 10% aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados; dos recursos que receberem a esse titulo, os Estados entregarão aos respectivos Municípios o percentual de a) 21,5%. b) 22,5%. c) 25%. d) 27,5%. e) 50%. Q.12 (VUNESP/Pref. Porto Ferreira-SP-Procurador/2017) Na repartição das receitas tributárias, a União entregará, do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados, 49% aos Fundos de Participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Desse percentual, caberá ao Fundo de Participação dos Municípios: a) 50%. b) 30%. c) 25%. d) 22,5%. e) 21,5%. Q.13 (VUNESP/Pref. Alumínios-SP-Procurador/2016) Segundo a Constituição Federal do Brasil (CFB), pertencem aos Municípios a) cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. b) cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. c) trinta e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. d) vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. e) trinta e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. Q.14 (VUNESP/Pref. Marília-SP-Procurador/2016) Do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), pertencem aos Municípios a) 22,5%. b) 25% c) 27,5%. d) 30%. e) 50%. http://www.julison.com.br/ MÓDULO 06 Página 50 de 50 WWW.JULISON.COM.BR 5 - GABARITOS FGV CESPE/CEBRASPE FCC OUTRAS BANCAS 1 E 7 A 2 C 8 D 3 C 9 A 4 C 10 B 5 A 11 C 6 E 12 E 1 E 7 E 2 A 8 D 3 E 9 E 4 A 10 E 5 E 11 E 6 E 1 C 8 B 15 B 22 A 2 A 9 D 16 D 23 A 3 D 10 D 17 C 4 D 11 D 18 C 5 E 12 E 19 A 6 A 13 E 20 C 7 B 14 A 21 B 1 D 6 B 11 C 2 E 7 C 12 D 3 D 8 C 13 A 4 C 9 A 14 B 5 D 10 C http://www.julison.com.br/