Buscar

Resumo Genética e Melhoramento Animal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Genética e Melhoramento Animal
Importância do estudo da genética
· Genética é o estudo de dois fenômenos distintos: a hereditariedade e a variação. A hereditariedade é o fenômeno pelo qual os descendentes se assemelham aos seus ascendentes. a variação pode ser definida como sendo todas as diferenças ambientais ou genéticas entre os organismos relacionados pela descendência.
· Variação ambiental , pode-se dizer que a variabilidade é causada por diferentes genéticas entre os indivíduos. Quanto maior o efeito do ambiente, menos exata será a estimativa do genótipo do animal. Por outro lado, a variabilidade pode também ser consequência de diferenças no ambiente ao qual os indivíduos são submetidos.
· A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos.
Seleção e cruzamento 
· A seleção é a escolha dos melhores animais que serão utilizados como reprodutores e os cruzamentos são acasalamentos entre raças distintas com o intuito de se obter a heterose e a complementariedade dos animais.
· No critérios de seleção as características são usadas para alcançar o melhoramento das características de importância econômica
· No critério de seleção é necessário analisar algumas coisas como a circunferência escrotal do animal, a fertilidade das fêmeas, variabilidade, tamanho da população entre outras.
· Tipos de seleção, temos: individual, entre rebanhos e dentro dos rebanhos
· O cruzamento é o acasalamento de animais de diferentes raças
· O objetivo do cruzamento é aproveitar as vantagens da heterose e combinação entre raças e absorção de raças
· Heterose ou vigor hibrido é a superioridade da media dos filhos em relação a media dos pais. As causas da heterose são dominância, sobre dominância e epistasia.
Tipos de cruzamentos 
· São eles: simples, continuo ou absorvente, triplo e duplo entre quatro raças.
· Cruzamento continuo ou absorvente consiste no uso continuo de reprodutores de raças geneticamente superiores, até que haja a absorção da raça de menor potencial genético.
· Cruzamento triplo é a opção para o criador que deseja obter alto grau de heterose e, ao mesmo tempo, alto nível de produção, provenientes das raças utilizadas nos cruzamentos. O criador precisa adquirir machos puros da raça C e fêmeas cruzadas ½ AB, para reposição do plantel
· Cruzamento duplo entre quatro raças é a opção para o criador que deseja aproveitar a heterose individual do hibrido duplo, a heterose materna, atribui as fêmeas cruzadas, e a paterna, atribuível aos machos cruzados.
Valor genético – DEP
· A DEP representa a metade do valor genético do animal, e indica a capacidade de transmissão genética de determinado individuo, para uma característica particular. Vale ressaltar que uma dessas definições de herdabilidade é a regressão do valor genético sobre o valor genotípico
Acurácia 
· A “certeza” ou “segurança” com que cada DEP é estimada também varia. Para animais com grande número de informações, significando principalmente uma progênie numerosa, a “certeza” da DEP é elevada. Para animais com poucas informações, a “certeza” da DEP pode ser baixa. A esta “certeza” ou “segurança” atribui-se o nome de acurácia que tem sido utilizado.
Seleção pela progênie 
· É um teste chamado “teste de progênie”, que é uma prova zootécnica voltada para identificar valores genéticos dos touros e avaliar a capacidade do animal reprodutor em repassar as suas filhas as suas qualidades. produzidas por acasalamentos aleatórios com sêmen codificado, em rebanhos puros e mestiços..
Endogamia ou consanguinidade 
· É o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consaguíneo o endogâmico.
Tipos de consaguinidade
· Acasalamento consanguíneo estreito: É a união entre irmãos ou pais com filhos
· Acasalamento consanguíneo colaterais: É a união entre primos; primos com tios, ou avos com netos
Exogamia 
· É quando acontece o acasalamento de indivíduos não aparentados, ou seja, não possuem grau de parentesco. A exogamia heterose é comumente utilizada na pratica para se obterem as vantagens da heterose, normalmente chamada de vigor hibrido. 
Correlação genética 
· A herdabilidade é a proporção herdável da variabilidade total da característica, a correlação genética mede o grau de associação genética entre duas características e o ganho genético exprime o avanço decorrente da seleção para uma característica na geração seguinte em relação a população original.
Estrutura populacional 
· A estrutura populacional de uma espécie, isto é, o conjunto de suas características genéticas e demográficas, é resultando da ação e das interações de uma serie de mecanismos evolutivos e ecológicos.

Continue navegando