Buscar

Logistica Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando as características de um determinado mercado-alvo regional, quais modelos de suprimento e de distribuição internacional seriam mais compatíveis com a experiência de uma empresa brasileira de pequeno ou médio porte? Apresente os seus argumentos. Não se esqueça de embasar suas colocações. Troque ideias com seus colegas de turma. Envie links de vídeos, casos ou reportagens sobre o tema para construirmos sua visão.
Em meu entender do enunciado, temos que levar em consideração primeiramente em que ramo a empresa atuaria no cenário internacional. Vamos trabalhar na premissa que a instituição em questão seria uma startup engajada na fabricação de determinados eletrônicos.
Mesmo se tratando de um empreendimento de pequeno ou médio porte sem experiências anteriores, mas que tenha o mínimo de informação e conhecimento de Incoterms, suprimento internacional e que esteja em um cenário de mercado comum tendo a possibilidade de pleitear uma Joint Venture, acredito que seria um empreendimento promissor.
Traduzindo-se ao pé da letra, a expressão joint-venture quer dizer "união com risco". Ela, de fato, refere-se a um tipo de associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria. Por essa definição, qualquer sociedade, mesmo envolvendo pessoas físicas, poderia ser classificada como joint-venture. Porém, a expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas empresas.
O e-commerce abriu muito as portas do comércio internacional favorecendo as novas empresas a ingressarem na empreitada global. Sabendo precificar seus produtos, procurar de forma recorrente novos fornecedores que possam fortalecer a cadeia de suprimento, estando atentos as oscilações do mercado em relação a politica e a outros fatores, é possível navegar nesse mar de oportunidade mundial.
Referências
https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2110:catid=28&Itemid=
https://ndmadvogados.com.br/artigos/o-que-e-joint-venture-saiba-como-ela-pode-ser-solucao-para-sua-startup#:~:text=Para%20pequenas%20e%20m%C3%A9dias%20empresas,sozinha%2C%20explorar%20todo%20mercado%20dispon%C3%ADvel.
https://app.startse.com/artigos/o-que-e-uma-startup?utm_term=&utm_campaign=Search+%7C+app.startse.com+-+Maximizar+Cliques+-+Campanha+de+Conteudo+-
+Artigo&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_acc=5481106700&hsa_cam=12950075678&hsa_grp=138029097807&hsa_ad=587147902694&hsa_src=g&hsa_tgt=dsa-1706028819037&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=CjwKCAjwiuuRBhBvEiwAFXKaNLzyjQM0Fu38gVHGYh-WO23vYBtMrim4XSXTFKAB-62ENA-6UOK90RoCNbkQAvD_BwE

Continue navegando