Buscar

LITERATURA DE AUTORIA FEMININA

Prévia do material em texto

LITERATURA DE AUTORIA FEMININA
Acadêmicas: Analice e Giovana
A figura feminina na história
Na 1° Constituição Republicana Brasileira, era vedado à mulher o direito ao voto e à candidatura à representação política;
Os códigos jurídicos tratavam apenas o adultério feminino como crime;
Em Portugal, a mulher precisava de autorização do marido para deixar o país.
Pioneiras na escrita feminina brasileira
A voz feminina na literatura é recente;
Nas primeiras obras, não se tinha uma visão radical feminina; 
A mulher, na sociedade patriarcal, tinha muitos limites;
Como eram afastadas da sociedade patriarcal, dedicavam-se à leitura e educação.
Ana Baldanha
O Ramalhete, 1845.
Ideias românticas.
Maria Firmino
Úrsula, 1854.
Ideias abolicionistas.
A representatividade feminina na literatura atual
a presença de mulheres na literatura é tão fundamental quanto em outras tantas áreas em que o feminino ganhou representatividade ao longo dos tempos. Hoje em dia existe um grande número de escritoras que conquistaram sucesso arrebatador com livros das mais diferentes temáticas e para variados públicos.
De MULHER para MULHERES...
O Valkirias é um espaço dedicado à cultura pop criado e realizado exclusivamente por mulheres. Aqui queremos analisar, comentar, discutir, esmiuçar não só o que as várias áreas do entretenimento oferecem em termos de técnica ou trama, mas também (e principalmente) aquilo que elas nos fazem sentir, como elas nos representam (ou se nos representam) e qual a importância de tudo isso. Queremos propor reflexões – para quem nos lê, mas também para nós mesmas — sobre aquilo que consumimos.
https://valkirias.com.br/
Olhos d’Água, por Conceição Evaristo
Conceição quis deixar claro desde o início que todas elas têm olhos d’água, de tantos apertos que passam no seu cotidiano. Através dos contos curtíssimos de um livro com 114 páginas, a autora passa com maestria a sua mensagem.
Nada a Dizer, por Elvira Vigna
O romance conta a história de uma mulher que se descobre traída pelo marido e passa por uma série de processos: o de detestar a amante, o de tentar entender o que aconteceu, o de reinventar a si mesma e tentar descobrir quem ela é, que espaço ocupa, o que representa, enfim, para o marido.
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, por Martha Batalha
Eurídice é uma mulher invisível do subúrbio carioca do Rio de Janeiro por volta das décadas de 40/ 50/ 60. Ela podia fazer qualquer coisa, mas a sociedade lhe deu cuecas, panelas e um marido bastante complicado que passa a vida jogando em sua cara que ela não sangrou na noite de núpcias. Martha vai contar essa história colocando no caminho muitas verdades tratadas com ironia e alguns outros personagens também muito bem construídos que vão traçar um panorama do que era ser uma mulher nessa época – e em muitas outras.
Luna Clara & Apolo Onze, por Adriana Falcão
Luna Clara & Apolo Onze é um livro para todas as pessoas do mundo, encantador para adultos e crianças. É com personagens de nomes incríveis – Aventura, Doravante, Madrugada, Equinócio e Odisseia – Adriana vai contando histórias de amor, de espera, de desencontros e de tudo o que há no meio de Desatino do Norte e Desatino do Sul.
Todos nós adorávamos caubóis, por Carol Bensimon
No início do livro, Cora está pronta para partir em uma aventura. Ela e sua melhor amiga, Julia, vão entrar no carro e sair em uma viagem sem planejamentos por cidades do Rio Grande de Sul. Mas, não é só uma história sobre duas amigas viajando sozinhas quando todo mundo acredita que elas não deviam estar viajando sozinhas – não que isso seja pouco, é só que o livro vai além.
Escritas: mulheres e literatura
Vídeo postado no Youtube, no canal #KDmulheres? Escrita, literatura e empoderamento.
No quarto vídeo da série documental "Escritas", Alice Ruiz, Mel Duarte, Carola Saavedra, Elisa Lucinda e Estrela Ruiz Leminski colocam questões sobre o protagonismo feminino na literatura.
https://youtu.be/jpd7Lfc-fO4
 “Nós podemos fazer isso!”
Referências
8 livros para ler mulheres brasileiras. Valkirias, 25 jul. 2017. Disponível em http://valkirias.com.br/ler-mulheres-brasileiras/ . Acesso em: 09 de março de 2021.
MELLO, Claudio José de Almeida. Pós-modernidade, pós-modernismo e a literatura de autoria feminina: vozes de Resistência na literatura brasileira. Scripta, Uniandrade, v. 10, n. 1, p. 9-24, jan.-jun. 2012.

Continue navegando