Buscar

UNIDADE 2 - ESTRATÉGIAS DO P DE PRODUTO - GESTÃO DE MARKETING - RAFAEL GLITZ DOS SANTOS

Prévia do material em texto

ESTRATÉGIAS DO “P” DE PRODUTO
Case Apple
Como podemos definir a Apple, sem dúvidas é um case de sucesso ligada diretamente a estratégia do “P” de produto, onde a sua marca não foi por acaso que se tornou uma mais amadas pelo consumidor e adorada por um fã clube incondicional.
Mas para que Apple podasse chegaste neste patamar e passar a sua concorrente direta Samsung que era líder no seguimento de telefones, ela lançou o iPhone que traduziu ainda mais a função de integralização da Apple, pois era um telefone com as funções de um computador, que ao longo dos anos, foi submetido a atualizações que o tornou o smartfone mais popular do mundo. Era a aposta para “reinventar o telefone” uma proposta do dispositivo era completamente inédita. A tela é touchscreen, memória interna própria, loja com aplicativos próprios app store e um dos últimos lançamentos Steve Jobs foi a criação do icloud, nada mais do que sincronizar todos os dispositivos Apple em um banco de dados do usuário na nuvem.
A empresa claramente adota a estratégia de diferenciação no mercado. Investe em pesquisa e desenvolvimento de produto e na construção de uma marca identificada com os valores de inovação, design e criatividade para se destacar na mente do consumidor e essa estratégia competitiva permite que a marca posicione o iPhone, seu carro-chefe, sempre entre as opções mais caras de smartfones, independentemente do país.
O consumidor, que percebe o valor da marca que está comprando e quer o status social que ela carrega, não se importa em pagar mais pelo produto, onde o posicionamento premium exige que a empresa ofereça benefícios perceptíveis nos seus produtos. Por isso, novos modelos são lançados regularmente, no momento de declínio do ciclo de vida do modelo anterior. Dessa forma, os clientes são sempre estimulados a ter o último dispositivo.
Em toda a história da Apple, a máxima não era apenas gerar dinheiro, mas a inovação e a partir daí, pode-se ver que a adaptação e inovação da empresa são inegáveis. Steve Jobs reinventou a empresa diversas vezes e junto com Steve Wozniac, o cofundador, criaram uma marca sem comparação, capaz de se renovar, detendo de uma variedade de produtos e serviços que nenhuma outra empresa detinha, o que foi uma vantagem inquestionável frente a vasta concorrência.

Continue navegando

Outros materiais