Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem II 
Docente: Fernanda Rodrigues Machado
Discente: Lara Cardoso de Aquino Viana 
Trabalho para a montagem da N1 
Curso de Licenciatura em Música 
Campus Limoeiro do Norte Cidade Alta
Enredos sobre o filme ‘’ O último Samurai’’ 
O ÚLTIMO SAMURAI. 
O Filme ‘’ O Último Samurai ‘’ (2003) do cineasta Edward Zwick aborda uma inspiração de uma história passada no século XIX, onde o capitão Nathan Algreen (Tom Cruise), um veterano de guerra onde lutou em uma batalha nos anos de 1861 a 1865. Nisso, o capitão é convidado pelo seu ex – comandante para treinar em um exército recém criado imperial japonês do imperador Meiji. 
Com isso, eles começam a se preparar e o capitão Algreen percebe que eles não estão preparados para lutar contra a força muito grande dos samurais. Mesmo assim , o coronel Bagley (Tony Goldwyn) os envia para a batalha. Vendo seu exército ser massacrado por samurais, o coronel Bagley foge da batalha mas o capitão Algreen continua firmemente até ser rendido pelos samurais.
Depois de perder a batalha para os samurais, o capitão Algreen começa a ser usado como um prisioneiro pelos samurais, e com isso, Algreen conhece Katsumoto (Ken Watanabe), o grande líder dos samurais. 	E conforme foi conhecendo seu prisioneiro, Katsumoto fica impressionado com a coragem de Algreen por ter lutado até o final. 
Algreen por ficar bastante tempo entre os samurais, ele acaba se interessando pela cultura deles e com isso foi aprendendo bastante da cultura dos samurais,como por exemplo alguns preceitos do código de honra dos samurais, bushidō, pensanso bastante sobre qual lado vai lutar no futuro. Passando o tempo, houve um conflito na capital japonesa Tóquio, em que com isso , Algreen passou a defender os samurais e ir contra a ocidentalização desenfreeada no país. 
ENREDO SOBRE Etnocentrismo, Relativismo Cultural, Endoculturação e Cultura.
Há de se observar que no filme se passa em um periodo no qual o Japão é um império , por ser uma nação caracterizada por uma cultura de discpilina e rigidez, existe até um conflito entre seus próprios povos,pois como diz no texto de Roque Bastos Laraia no livro Cultura: Um Conceito Antropólogico ‘’Cada pessoa tem seu papel diferente na cultura.’’
Por haver também muita pressão da parte dos Estados Unidos, houve uma força dos samurais que foram aqueles que ainda queria manter sua cultura intacta como é mostrado na primeira batalha do filme. E aí . Com a preseença do capitão Algreen, que mostra a presença da relativismo cultural, mostrando o relativismo cultural, por ser um americano interessado nas raízes culturais dos samurais. 
O Determinismo Geográfico e o Determinismo Biológico, como muito bem é mostrado no filme , mostra que os Estados Unidos com sua grande potência queria dominar o Japão para os japoneses seguirem os seus conceitos , mas os samurais mostraram que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, como diz o determinismo biológico e no determinismo geográfico em que os samurais queriam mostrar a sua influência geográfica e sua força pois não deixaram os estadunienses tomar sua cultura. 
Dentre isso , é importante observar que uma cultura pode vir desde desde nascença ou com a sua pessoa em um determinado momento de sua vida. Mostra se que a pessoa pode ter tanto a tradição de uma cultura de um povo como de várias, até a sua morte, sendo comprovado pela endoculturação como também mostra no livro Cultura de Laraia. 
A cultura e seu sentido restrito como pe bem mostrado no filme, há suas constrovérsias pois podemos notar isso hoje que isso ainda causa bastante conflito, até mesmo ainda tendo um certo preconceito. Mas, os estudos são bem claros como disse Locke , Tylor , Kroeber e todos que estudam esse assunto, que a cultura é muito abrangente. 
E neste filme , nos remete a analisar e compreender outras culturas nos quais há uma junção de valores que hoje percebemos o quanto ela pode ser influenciada por outras pessoas.

Mais conteúdos dessa disciplina