Buscar

Introdução à Assistência Farmacêutica Exercícios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução à Assistência Farmacêutica Exercícios
Aula 1
		1.
		A Lei Eloy Chaves de 1924 foi um marco na história dos trabalhadores brasileiros. Qual a sua importância?
	
	
	
	Ela foi responsável para a criação da carteira assinada 
	
	
	É a Lei de criação das CAP's (Caixa de aposentadorias e pensões) 
	
	
	Foi importante para a criação do SUS 
	
	
	Ela criou os planos de saúde 
	
	
	Foi importante para a criação da Saúde Pública 
	Explicação: Foi Eloy Chaves, um advogado, que elaborou a Lei de criação das CAP's (Caixa de aposentadorias e pensões). Com uma contribuição durante os anos trabalhados os trabalhadores poderiam solicitar a aposentadoria. Antes dessa Lei os trabalhadores continuavam trabalhando mesmo idosos, pois necessitavam sustentar a família. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com a Proclamação da República no Brasil elaborou-se uma Constituição que assinalava a preponderância dos grandes Estados nas decisões nacionais. Assim, o poder centralizou-se nos Estados produtores de café da região centro-sul, instalando-se a política do "café com leite". Essa Constituição incorporou a saúde como uma área de âmbito estatal estabelecendo sua estrutura e locais de atuação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um presidente deste período e a respectiva vertente na área da saúde.
	
	
	
	Prudente de Morais - reconciliação
	
	
	Marechal Deodoro - alquimismo
	
	
	Rodrigues Alves - higienização
	
	
	Getúlio Vargas - centralismo
	
	
	Campos Sales - tradicionalismo
	Explicação: Rodrigues Alves implantou a vertente da higienização na saúde.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Historicamente a saúde passou por diversas fases desde o descobrimento do Brasil, até a Primeira República no início do século XX. Constatou-se: 
	
	
	
	A vinda da família real para o Brasil em 1850 conferiu à colônia status de capital do Império, sem interferir no sistema de saúde, pois não havia nem controle sanitário mínimo dos navios que chegavam aos portos do país. 
	
	
	No período do descobrimento havia modelo de atenção à saúde definido; os recursos eram provenientes da terra (plantas e ervas) e do conhecimento dos curandeiros; havia médicos e farmacêuticos vindos diretamente de Portugal para tratar todos os habitantes da nova colônia, o Brasil. 
	
	
	A vinda de Imigrantes europeus após a Abolição da Escravatura, não interferiu no acesso da população às condições mínimas de saúde. 
	
	
	Na primeira República a falta de um modelo sanitário e as epidemias como varíola, febre amarela, tuberculose e sífilis além das endemias rurais como doença de Chagas e malária, a questão sanitária passou a ser tomada como uma questão política por Oswaldo Cruz, realizando campanhas sanitárias de prevenção e vacinação. 
	
	
	Na primeira República já havia um modelo sanitário implantando, não havendo nenhuma restrição por parte da população às campanhas higienistas realizadas por Oswaldo Cruz. 
	Explicação: A questão aborda os diversos períodos da saúde no Brasil, com ênfase no primeiro modelo de saúde pública no Brasil, introduzido por Oswaldo Cruz. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em 1900 foi criado o Instituto Soroterápico Federal, para a fabricação de soros e vacinas. Qual foi a reação da população com a vacinação antivaríola obrigatória?
	
	
	
	O governo não ofereceu a vacina
	
	
	A população se revoltou 
	
	
	A população ajudou com a pesquisa 
	
	
	A população aceitou, pois sabia da importância da vacinação. 
	
	
	A população não foi vacinada 
	Explicação: A população se revoltou, pois era um modelo novo de saúde a de prevenção da doença e não de tratamento da doença, o resultado foi o óbito, feridos e presos na revolta. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Oswaldo Cruz agiu exclusivamente com base na autoridade de seus conhecimentos médicos, sem a preocupação de esclarecer a opinião pública. Ele manteve sua ação e esbarrou em forte resistência ao combate à varíola por meio da vacina. A população estava cética em relação à sua eficácia, e persistiam sérias dúvidas sobre os seus efeitos reais. A maioria acreditava que a vacina era um meio de contrair a doença. Oswaldo Cruz não hesitou: colocou os vacinadores na rua, e estes, apoiados por policiais, entravam nas casas e vacinavam à força. Contudo, para atingir resultados definitivos era necessária a vacinação em massa, num processo rápido. 
Em favor do governo, um projeto de lei tornou a vacinação obrigatória. A resistência, porém, já havia ganhado as ruas. Num comício contra a vacina os representantes populares assumiram espontaneamente a direção do evento com discursos explosivos. A intervenção da polícia deu origem ao confronto que se espalhou por toda a cidade.
(Adaptado de: Luiz Koshiba e Denise M. F. Pereira. História do Brasil: no contexto da História ocidental. São Paulo: Atual, 2003. p.399) 
A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa
	
	
	
	do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.
	
	
	do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.
	
	
	da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.
	
	
	do desenvolvimento social e econômico do país por meio da revolução no âmbito da saúde.
	
	
	da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No período da primeira República aconteceram diversos fatores relevantes a saúde pública do Brasil. Aponte nos itens abaixo o conjunto de fatores que representa tal relevância: 
	
	
	
	A população brasileira, em particular a da cidade do Rio de Janeiro, então capital da recente República, aceitou com facilidade a vacinação para varíola, promovida pelo governo federal por sugestão de Oswaldo Cruz.
	
	
	Foram relatados nesta época os primeiros encontros dos sanitaristas exigindo soluções mais eficazes na área da saúde e suas sugestões e estudos foram ignorados. 
	
	
	Foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública que visava à extensão dos serviços de saneamento urbano e rural, além da higiene industrial e materno-infantil; a Saúde Pública passou a ser tomada como questão social, com destaque para as campanhas sanitaristas de Oswaldo Cruz. 
	
	
	Neste período o movimento sanitário, mesmo que incipiente, foi incapaz de gerar na população estratégias para a promoção da saúde. 
	
	
	Oswaldo Cruz propôs uma reforma sanitária que tinha como iniciativas a promoção de registro demográfico, a construção de laboratórios específicos para o diagnóstico etiológico além da fabricação organizada de produtos profiláticos para uso em massa; todas as ações propostas por esse eminente cientista não foram aceitas pelo governo brasileiro. IV - Neste período o movimento sanitário, mesmo que incipiente, foi incapaz de gerar na população estratégias para a promoção da saúde. 
	Explicação: A saúde Pública do Brasil na primeira República foi encarada como uma questão política pelo governo federal, contando com a colaboração de diversos sanitaristas com destaque para Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1904 foi publicada uma lei sobre a vacinação contra a varíola, gerando uma revolta popular, denominada Revolta da Vacina. Aponte as principais características desse episódio e sua correlação com a vacinação.
	
	
	
	Movimentos estudantis e populares iniciaram as manifestações, sob a liderança de políticos governistas ao governo e médicos favoráveis à vacina. 
	
	
	Após o episódio a vacinação tornou-se obrigatória e passado algum tempo, com aceitação dessa medida, a epidemia de varíola foi controlada.
O modelo de saúde desse período que envolve uma abordagem coletiva e ambiental da doença e caracteriza-se pela prática autoritária recebe o nome de sanitarismo campanhista. 
	
	
	A aprovação dessa lei permitia a entrada das brigadas sanitárias acompanhadas por policiais nas residências para a vacinação com o apoio da população. 
	
	
	A vacinação obrigatória foi aceita pela população, sem nenhum tipo de manifestação contrária. 
	Explicação: A Revolta da Vacina constitue o principal modelo de sanitarismo campanhista, em que se prioriza a solução imediata, sob a ação de campanhas, com auxílio de poder policial, à força, independente de qualquer vontade da população envolvida. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre as CAPs (Caixas de Aposentadorias e Pensões) assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	Corresponde ao primeiro período da história previdenciária brasileira.
	
	
	Concediam benefícios na prestação de serviços do tipo de consultas médicas e fornecimento de medicamentos.
	
	
	Foi o embrião do Seguro Social no Brasil.
	
	
	Foram regulamentadas por meio da Lei Elói Chaves.
	
	
	Foi o embrião do Sistema Único de Saúde.
	Explicação: Apesar do primeiro sistema de saúde do país estar relacionado às CAPs não é possível afirmar que estas foram o embrião do SUS, que tem enormes diferenças frente ao proposto pelas CAPS.
Aula 2
	1a Questão 
	
	
	
	A partir de 1930, o Brasil esteve sob o comando político do presidente Getúlio Vargas, quando foi promovida uma reforma administrativa e política. Algumas mudanças marcaram intensamente as ações de saúde nesse período. Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguma dessas mudanças.
		
	
	Extinção do Ministério da Saúde.
	
	O Estado retirou direitos sociais do trabalhador.
	
	Várias instituições de trabalho deixaram de criar serviços de atendimento ambulatorial de caráter terapêutico.
	
	Unificação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS) com a criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs).
	
	Implantação de um sistema de saúde 100% privado, sendo que o Estado não teria mais nenhum papel social neste contexto.
	Explicação: Vargas unificou as CAPs criando as IAPs.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O Sistema Nacional de Saúde foi criado sob a Lei 6.229/1975, e através desta Lei, foram definidas as responsabilidades das várias instituições, sendo a Previdência Social responsável pela assistência individual e curativa. Os cuidados preventivos e de alcance coletivo ficaram sob a responsabilidade de qual Ministério?
		
	
	Ministério de Aposentadoria e Pensões 
	
	Ministério Nacional da Previdência Social 
	
	Ministério Nacional da Previdência Médica 
	
	Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde
	
	Ministério da Educação e Saúde
	Explicação: O Ministério da Educação e Saúde Pública foi criado em 1930, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, tais como os de saúde, esporte, educação e meio ambiente, comprometendo a qualidade dos serviços prestados. Os Ministérios Nacional da Previdência Social, Nacional da Previdência Médica e de Aposentadoria e Pensões não existiram. 
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a Constituição Federal de 1988 e suas abordagens com relação à saúde, assinale a alternativa correta.
		
	
	Determinou que a saúde é um direito do Estado e um dever de toda a sociedade.
	
	Determinou que o acesso universal e igualitário à saúde não seria possível em um país de dimensões continentais.
	
	Determinou que, dentre as diretrizes do sistema único de saúde, deveria haver descentralização, com direção em cada esfera de governo e participação da comunidade.
	
	Determinou que dentre as diretrizes do sistema de saúde deveria haver centralização e prioridade para atividades curativas.
	
	Determinou que o financiamento do sistema de saúde seria feito com recursos do orçamento da Seguridade Social, somente, sem possibilidade de recorrer a outras fontes.
	Explicação: Descentralização e participação da sociedade são diretrizes do SUS.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Qual foi o órgão que foi criado em 1967, unificando todos os Institutos, concentrando recursos financeiros e ampliando a compra de serviços da rede privada.
		
	
	Instituto Soroterápico Federal (ISF)
	
	Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
	
	Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs)
	
	Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAPs)
	
	Instituto Nacional da Previdência Social (INPS)
	Explicação: Antes de assumir a direção geral da saúde pública, Oswaldo Cruz ocupava o cargo de diretor técnico do Instituto Soroterápico Federal, que começou a funcionar em 25 de maio de 1900, conhecido como Manguinhos. A partir de 1933, ocorreu a unificação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) e criou os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs). Assim, o único órgão que foi criado em 1967 foi o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Segundo a Lei orgânica 8080/90, entende-se por vigilância epidemiológica:
		
	
	Conjunto de medidas de controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
	Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
	
	Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
	
	Conjunto de iniciativas desenvolvidas no âmbito de hospitais públicos e privados que visam notificar e controlar doenças infecto-contagiosas.
	
	 Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O Brasil esteve sob o comando político do presidente Getúlio Vargas, a partir de 1930, quando foi promovida uma reforma administrativa e política, que gerou algumas mudanças e ações de saúde nesse período. Qual das alternativas abaixo não representa estas mudanças?
		
	
	O Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador.
	
	Várias instituições de trabalho passaram a criar serviços de atendimento ambulatorial.
	
	Neste período, o Estado não garante mais os direitos sociais ao trabalhador.
	
	As medidas adotadas caminhavam no sentido de manter a força de trabalho em condições de produção.
	
	O Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador.
	
Explicação: Neste período o Estado passou a garantir direitos sociais ao trabalhador. As medidas adotadas caminhavam no sentido de manter a força de trabalho em condições de produção, várias  instituições de trabalho passaram a criar serviços de atendimento ambulatorial de caráter terapêutico e alguns em nível de reabilitação.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Em 1988 na Constituição Federal, incorpora uma perspectiva inovadora ao tratar a saúde como garantia de direitos afirmando que:
		
	
	A assistência à saúde é livre para a iniciativa privada, pois o Estado não tem possibilidade de garantir o acesso de todos os cidadãos às ações e serviços de saúde necessários
	
	Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas e o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
	
	Saúde é direito de todos aos cidadãos que contribuírem mensalmente para a previdência social.
	
	Saúde é dever do Estado, cabendo-lhe coordenar as ações e delegar à iniciativa privada a prestação de serviços de saúde
	
	Saúde é direito de todos, desde que o Estado do disponha
dos recursos necessários para a implantação das ações, priorizando os mais pobres.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O Sistema Único de Saúde foi proposto:
		
	
	No ano de 1994, com a eleição do presidente Fernando Henrique Cardoso;
	
	No ano de 1992, durante o “impeachment” do presidente Fernando Collor;
	
	No ano de 1990, no início do governo do presidente Fernando Collor;
	
	No ano de 1986, durante a VIII Conferência Nacional de Saúde;
	
	No ano de 1964, durante a ditadura militar;
Aula 3
	1a Questão 
	
	
	
	O SUS com seus preceitos de universalidade, integralidade e hierarquização, tem por objetivo à reestruturação do sistema de saúde. Mas para o cidadão o que esses preceitos impactam?
		
	
	Comprovação do local de moradia para ter acesso à assistência médica
	
	Satisfação das necessidades assistenciais no nível primário de atenção à saúde
	
	Suplementação dos custos dos serviços prestados.
	
	Utilização de diferentes níveis hierarquizados de atenção à saúde
	
	Contribuição à previdência social para ter acesso à assistência médica
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi feita pela:
		
	
	8ª Conferência Nacional de Saúde.
	
	Constituição Federal.
	
	Decreto nº 99438/90.
	
	Lei nº 8142/90.
	
	Lei nº 8080/90.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, um fator determinante e um fator condicionante da saúde:
		
	
	o saneamento básico e o desenvolvimento urbano.
	
	a alimentação e a organização econômica do país.
	
	a moradia e o transporte público.
	
	o meio ambiente e a organização industrial nacional.
	
	o lazer e o acesso aos serviços essenciais.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O SUS é seguramente a resposta adequada aos problemas de saúde do nosso país. Os princípios para a operacionalização deve(m) ser :
		
	
	Todas as afirmativas acima estão corretas
	
	Oferta de informações sobre o sistema de funcionamento de serviços
	
	Aprimoramento de reclamações tornado-os mais efetivos
	
	Remuneração adequada ao profissional de saúde
	
	Respeito ao direito do cidadão
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Das opções abaixo, assinale aquela que não é um princípio ético ou operacional do Sistema Único de Saúde (SUS):
		
	
	Universalidade
	
	Centralização
	
	Regionalização
	
	Participação dos cidadãos
	
	Equidade
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a lei 8.080/1990 que regula o campo de atuação do SUS, assinale a alternativa que não apresenta um dos campos de atuação.
		
	
	Execução de ações de vigilância epidemiológica.
	
	Execução de ações de saúde do trabalhador.
	
	Execução de ações de vigilância sanitária.
	
	Execução de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
	
	Execução de ações de desenvolvimento de novos medicamentos.
	Explicação: Desenvolvimento de medicamentos não é uma atribuição do SUS.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Com relação à participação complementar no SUS, é FALSO afirmar
		
	
	Terão preferência para participar do SUS as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
	
	Será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
	
	Os critérios e os valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos, respectivamente, pelas direções estadual e municipal do SUS, aprovados nos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.
	
	A fixação dos critérios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remuneração deverá estar fundamentada em demonstrativo econômico-financeiro que garanta a efetiva qualidade dos serviços contratados.
	
	Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no SUS.
	Explicação: O valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial não serão de responsabilidade apenas do SUS 
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Qual das seguintes alternativas não corresponde os princípios éticos/doutrinários do SUS?
		
	
	Universalidade 
	
	Integralidade 
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	Regionalização 
	
	Equidade
	
Aula 4
	1a Questão 
	
	
	
	As ações e serviços de saúde do SUS:
		
	
	têm participação prioritária da iniciativa privada;
	
	têm organização hierarquizada em níveis de complexidade crescente;
	
	são organizados de forma centralizada, não regionalizada; 
	
	são executadas diretamente por ele, obrigatoriamente; 
	
	só podem ser executados através da iniciativa privada. 
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde que garante a toda a população brasileira a não-exclusão do acesso às ações e serviços de saúde, a inclusão do direito à informação relativa ao processo saúde-doença, às leis que regem os serviços e os direitos enquanto cidadão é:
		
	
	Igualdade.
	
	Integralidade
	
	Resolutividade.
	
	Equidade.
	
	Universalização.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Chaves (2007), patente pode ser definida como um privilégio temporário protegido internacionalmente por meio de acordos e representam a garantia de um monopólio absoluto aos detentores dos processos e produtos patenteados naqueles países que aderem a tais acordos. Frente ao apresentado, assinale a alternatica CORRETA:
		
	
	Os produtos patenteados custam mais caro, o que estimula a concorrência no mercado farmacêutico e amplia o acesso a medicamentos. 
	
	A concessão de patente inibe a concorrência no mercado farmacêutico e amplia o acesso a medicamentos. 
	
	A diminuição da concorrência devida às patentes tende a levar ao aumento dos preços praticados de medicamentos. 
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	As patentes permitem que um medicamento seja comercializado de forma monopólica, o que amplia o acesso a medicamentos. 
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A indústria farmacêutica nacional caracteriza-se por produzir medicamentos para qual público alvo:
		
	
	Pacientes de programas especiais do Ministério da Saúde como o de DST/AIDS.
	
	Pacientes transplantados e imunosuprimidos.
	
	Pacientes portadores de doenças extremamente negligenciadas e negligenciadas
	
	Pacientes portadores de doenças extremamente negligenciadas e doenças globais.
	
	Pacientes portadores de doenças globais; pacientes portadores de "doenças do século XX-XXI tais como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Com relação ao mercado farmacêutico mundial, é correto afirmar:
		
	
	É um mercado insignificante, ou seja, gera pouco lucro para as empresas que o compõem.
	
	A distribuição dos recursos para pesquisa por melhores tratamentos é igual para todas as doenças existentes. 
	
	Investe na busca de tratamentos para doenças de maior ocorrência em países subdesenvolvidos.
	
	Investe na busca de tratamentos para doenças de maior ocorrência em países desenvolvidos.
	
	Baseia-se no altruísmo e não nas relações econômico-financeiras.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O mercado farmacêutico nacional, caracteriza-se por:
		
	
	Possuir um parque de indústrias de imunoderivados avançado, com produção de diversos produtos todos vindos de processos de pesquisa e desenvolvimento do governo brasileiro.
	
	A maior parte do mercado brasileiro é constituído por indústrias transnacionais que investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, realizando transferência de tecnologias de modo permanente.
	
	Caracteriza-se por ser um mercado inovador, com alternância de lideranças nas vendas de medicamentos entre as indústrias nacionais, as públicas e as transnacionais
	
	A maior parte do mercado brasileiro é constituído por indústrias transnacionais que não investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, reproduzindo e vendendo no país fármacos desenvolvidos
em suas matrizes no exterior.
	
	Ser constituído de diversas indústrias nacionais farmacêuticas; líderes de venda. ocupando as 10 primeiras posições do ranking de vendas de medicamentos no mercado brasileiro.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	É aquele que, de acordo com a definição da estratégia de regionalização de cada estado, apresente papel de referência para outros municípios, em qualquer nível de atenção. Tal definição significa:
		
	
	Município sede 
	
	Módulo assistencial
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	Região saúde
	
	Município pólo
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Sobre o mercado nacional e internacional de medicamentos, marque a alternativa falsa:
		
	
	A Lei de Propriedade Industrial (Lei de patentes) prevê a quebra de patentes de medicamentos em caso de emergência nacional ou interesse público. 
	
	O mercado farmacêutico internacional é caracterizado por alto grau de inovação no setor, em que medicamentos são registrados apenas se apresentarem benefícios claros em relação a outros medicamentos já registrados. 
	
	O mercado farmacêutico está concentrado nas mãos de laboratórios transnacionais, popularmente conhecidos como indústrias farmacêuticas multinacionais. 
	
	A inelasticidade ao aumento de preços e a assimetria de informação entre consumidores, médicos e indústria farmacêutica são característica da demanda do mercado farmacêutico. 
	
	O Brasil está entre os dez maiores mercados farmacêuticos do mundo na atualidade
	
Explicação: O mercado farmacêutico nacional sofre influência do mercado internacional, está entre os dez maiores do mundo, tem pouca inovação tecnológica e pouco incentivo à P&D, além de ser controlado por indústrias transnacionais.
	
Aula 5
	1a Questão 
	
	
	
	A Política Nacional de Medicamentos foi aprovada em outubro de 1998 (BRASIL, 1998b), tornando-se o instrumento norteador de todas as ações no campo da política de medicamentos no país. Qual das alternativas a seguir não corresponde um foco para a reorientação da assistência farmacêutica?
		
	
	No desenvolvimento de iniciativas que possibilitam a redução dos preços dos produtos, viabilizando, inclusive, o acesso da população aos produtos do setor privado.
	
	Na promoção do uso racional dos medicamentos.
	
	Orientação ao paciente. 
	
	Na centralização da gestão.
	
	Na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público. 
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A política Nacional de Medicamentos, criada em 1998, possui diversas diretrizes, e dentro das diretrizes há algumas prioridades. Quais seriam as prioridades?
		
	
	Reorientação da Assistência Farmacêutica, Promoção do uso racional de medicamentos, Organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos. 
	
	Revisão permanente da Rename, Reorientação da Assistência Farmacêutica e Promoção do uso racional de medicamentos. 
	
	Revisão permanente da Rename, Reorientação da Assistência Farmacêutica, Promoção do uso racional de medicamentos e Organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos. 
	
	Revisão permanente da Rename, Reorientação da Assistência Farmacêutica, Promoção do uso irracional de medicamentos, Organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos. 
	
	Revisão permanente da Rename, Promoção do uso racional de medicamentos, Organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos.
	Explicação: Revisão permanente da Rename, Reorientação da Assistência Farmacêutica, Promoção do uso racional de medicamentos, Organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Os medicamentos essenciais são aqueles que servem para satisfazer às necessidades de saúde prioritárias da população e selecionados de acordo com a sua importância para a saúde pública, a evidência sobre a eficácia e a segurança e relação custo efetividade. Sobre os medicamentos essenciais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A relação de medicamentos essenciais nacional deve ser a base para a organização das listas estaduais e municipais de medicamentos essenciais 
	
	A relação de medicamentos essenciais nacional no Brasil denomina-se RENAME 
	
	O processo de seleção dos medicamentos essenciais é de base comparativa, estando baseado em critérios, como eficácia, segurança e conveniência para o paciente 
	
	A adoção da relação de medicamentos essenciais nacional é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos (PNM) 
	
	Após a definição de relação de medicamentos essenciais, não é necessário sua atualização e revisão periódica 
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Qual das alternativas não representa um fundamento no processo de reorientação da Assistência farmacêutica?
		
	
	d) Desorganização dos serviços farmacêuticos.
	
	a) Na descentralização da gestão.
	
	c) Na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público.
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	b) Na promoção do uso racional dos medicamentos.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Qual das alternativas a segui não corresponde uma prioridade do PNM (Política Nacional de Medicamento)?
		
	
	Promoção do uso racional de medicamentos.
	
	Reorientação da Assistência Farmacêutica.
	
	Revisão permanente da Rename.
	
	Organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos.
	
	Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O que não é Eixo estratégico do PNAF?
		
	
	d) Utilização da Rename
	
	e) Pactuação de ações intersetoriais que visem à internalização
	
	a) Não garantir o acesso e a eqüidade às ações de saúde
	
	c) Desenvolvimento, valorização, formação, fixação e capacitação de recursos humanos.
	
	b) Qualificação dos serviços de assistência farmacêutica
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos é a adoção da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que:
		
	
	Deve ser continuamente atualizada, com ênfase ao conjunto de medicamentos voltados à assistência hospitalar em níveis terciário e quaternário. 
	
	Favorece o processo de centralização da gestão da saúde, uma vez que deve ser adotada integralmente em todo o território nacional. 
	
	Contém informações relativas aos medicamentos, inclusive quanto à sua absorção e ação no organismo 
	
	Deve servir de base para o direcionamento da produção farmacêutica e para o desenvolvimento científico e tecnológico. 
	
	Reúne os medicamentos considerados básicos e indispensáveis para atender a totalidade dos problemas de saúde da população. 
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A RENAME 2010 norteia a oferta, a prescrição e a dispensação de medicamentos nos serviços do SUS, com a possibilidade de adaptação da relação aos perfis específicos de morbimortalidade das populações pelos Estados, os Municípios e o Distrito Federal, garantindo-lhes o acesso a medicamentos com uso racional. Os medicamentos disponibilizados pelo SUS não estão restritos aos medicamentos constantes da RENAME e estão fragmentados em vários programas. Com relação aos programas do SUS, analise as alternativas abaixo e assinale a correta. 
		
	
	Os Medicamentos Excepcionais são disponibilizados pelo SUS e destinados ao tratamento de patologias específicas que atingem um número limitado de pacientes, sendo adquiridos pelas Secretarias Municipais de Saúde, que é ressarcida pelo Ministério da Saúde através da Autorização de Pagamento de Alto Custo. 
	
	Os Medicamentos para o Programa Saúde da Família (PSF) são financiados e adquiridos pelo Estado e distribuídos aos municípios em quantidade proporcional à população coberta pelo programa. 
	
	Os Medicamentos para hipertensão arterial e são destinados para o atendimento de pacientes cadastrados no Programa Nacional de Assistência Farmacêutica, sendo os mesmos distribuídos diretamente pelo Ministério da Saúde aos Estados habilitados para esses programas.
Os Medicamentos Estratégicos são aqueles utilizados para o tratamento de agravos referentes a programas específicos do Ministério de Saúde e atendem aos programas nacionais de DST/AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Sangue e Hemoderivados, Diabetes e Controle de Endemias. 
	
	Na Assistência Farmacêutica Básica existe uma pactuação de um elemento mínimo obrigatório a ser disponibilizado na atenção básica, parte dos medicamentos constantes da RENAME, onde o financiamento é responsabilidade dos Estados e Municípios. 
	Explicação: Lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Trata-se de um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS ¿ uma das estratégias da PNM para promover o acesso a medicamentos, bem como seu uso seguro e racional. 
Aula 6
		1.
		Produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária, o medicamento similar a um produto de referência ou inovados, que se pretende ser com este intercambiável, com comprovação de sua eficácia, segurança e finalidade é denominado.
	
	
	
	Alopático 
	
	
	Genérico
	
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	
	De referência
	
	
	Homeopático
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA. ( ) Dentro da racionalidade do Armazenamento dos estoques é preciso considerar o aproveitamento de espaço, considerar a facilidade de transporte alem de considerar a proximidade das áreas de produção e consumo. ( ) A seleção tem o objetivo de proporcionar ganhos terapêuticos e econômicos. Deve definir, estabelecer e consensuar uma relação de medicamentos essenciais, escolhidos de acordo com o perfil epidemiológico da população local (enfermidades prevalentes), para atender às reais necessidades da população. A seleção de medicamentos deve ser feita por uma comissão de profissionais de saúde, com conhecimentos especializados, por critérios de essencialidade, qualidade e eficácia comprovada. Sua utilização deve ser obrigatória nos serviços de saúde, especialmente pelos prescritores. Deve ser revisada periodicamente e amplamente divulgada a todos os profissionais de saúde. ( ) Dispensação é o ato farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta a apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. ( ) O processo de programação da aquisição de medicamentos é uma atividade que só pode ser exercida pelo farmacêutico; é uma atividade do ciclo da Atenção Farmacêutica; é uma atividade que tem por objetivo selecionar o que será adquirido; é uma atividade que deve suceder a seleção e preceder a aquisição de medicamentos. ( ) Para implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o ciclo da Assistência Farmacêutica, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, aquisição, controle de qualidade, distribuição e atenção farmacêutica. 
	
	
	
	V, V, V, F, F
	
	
	V, F, V, F, V
	
	
	F, V, F, F, V
	
	
	V, F, V, V, F
	
	
	F, F, F, V, V
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com a Resolução número 338, de 6 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde, que aprovou a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, Assistência Farmacêutica que não tinha por função e atividade:
	
	
	
	Garantir condições adequadas para o armazenamento de medicamentos.
	
	
	Distribuir e dispensar medicamentos.
	
	
	Gestão de estoques.
	
	
	Gerenciar o processo de aquisição de medicamentos.
	
	
	Não manter cadastro atualizado dos usuários, unidades e profissionais de saúde.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados os mesmos efeitos de eficácia e segurança, é denominado:
	
	
	
	Medicamento genérico
	
	
	Remédio
	
	
	Medicamento similar
	
	
	Produto farmacêutico intercambiável
	
	
	Produto biodisponível 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considerando o conceito assistência farmacêutica definido pela Política Nacional de Assistência Farmacêutica, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	É um campo multidisciplinar, interdisciplinar e intersetorial 
	
	
	É uma atividade privativa do farmacêutico
	
	
	Envolve ações gerenciais e assistenciais
	
	
	Tem o farmacêutico como um dos possíveis gestores, mas se caracteriza por uma atividade multiprofissional e que pode envolver diferentes gestores.
	
	
	É um conjunto de ações que tem o medicamento como insumo essencial e visa o seu acesso e uso racional 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual a finalidade da Política Nacional de Assistência Farmacêutica?
	
	
	
	Contribuir na melhoria da qualidade de vida da população, integrando somente ações reabilitação da saúde.
	
	
	Contribuir na melhoria da qualidade de vida da população, integrando somente ações de recuperação e reabilitação da saúde.
	
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	
	Contribuir na melhoria da qualidade de vida da população, integrando somente ações de promoção.
	
	
	Contribuir na melhoria da qualidade de vida da população, integrando ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com a Resolução número 338, de 6 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde, que aprovou a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, Assistência Farmacêutica (AF) é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Qual das atividades a seguir não está inclusa no conjunto de atividades do ciclo de assistência farmacêutica previsto no PNAF?
	
	
	
	Aquisição
	
	
	Armazenamento
	
	
	Prescrição
	
	
	Seleção de medicamentos
	
	
	Programação
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para cumprir com o objetivo de ofertar os medicamentos necessários à população e garantir seu uso adequado, o serviço de assistência farmacêutica cumpre uma série de etapas organizadas em um ciclo. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas etapas.
	
	
	
	Armazenamento.
	
	
	Validação.
	
	
	Programação.
	
	
	Seleção.
	
	
	Distribuição.
	Explicação: Validação não é uma etapa do ciclo da assistência farmacêutica.
Aula 7
		1.
		"Autorização concedida por uma autoridade judicial ou administrativa para a utilização por terceiros, de uma invenção patenteada, sem o consentimento do titular da patente", também reconhecida como uma importante estratégia para a garantia do acesso a medicamentos. Sobre que conceito relacionado a patente de medicamentos estamos falando? 
	
	
	
	Tratados de livre comércio
	
	
	Licenciamento compulsório
	
	
	Direito de propriedade intelectual
	
	
	Registro de medicamentos
	
	
	Acordo TRIPS
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	É necessário que o campo de atividade da farmacovigilância se expanda e evolua, pois ainda não incluem as plantas medicinais, produtos derivados do sangue e vacinas. 
	
	
	A farmacovigilância tem a finalidade de identificar os riscos relacionados aos problemas que envolvem os produtos farmacológicos no mercado, não se preocupando com a perda da eficácia e com o uso indevido ou abuso de medicamentos. 
	
	
	todas as alternativas estão incorretas 
	
	
	No Brasil ainda não existem pressupostos legais referentes à farmacovigilância, incluindo-a nas atribuições da Vigilância Sanitária e nas competências do Sistema Único de Saúde (SUS). 
	
	
	Segundo a Organização Mundial da Saúde, a farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ensaio Clínico, sob a ótica da epidemiologia, é um estudo experimental e prospectivo. O ensaio clínico de fase II é caracterizado por:
	
	
	
	administração e monitorização do fármaco em prevalência da doença.
estudo de farmacocinética e farmacodinâmica do medicamento.
	
	
	reações adversas e interações clínicas relevantes.
	
	
	comparação do fármaco pesquisado x placebo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No Brasil, foi criada uma rede de Hospitais que acompanha a eficácia e a segurança de medicamentos e Insumos de saúde. Qual a opção que representa a referida rede?
	
	
	
	Hospitais parceria público-privada
	
	
	Hospitais Soroterápico Federal 
	
	
	Hospitais guardiões
	
	
	Hospitais da farmacovigilância 
	
	
	Hospitais Sentinelas
	Explicação: As Redes de Hospitais Soroterápico Federal, parceria público-privada e guardiões não foram criados. A farmacovigilância é caracterizada por atividades que devem ocorrer em todas as fases de desenvolviment0o de um medicamento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre as fases da pesquisa clínica assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Na fase III os ensaios das etapas anteriores são realizados em grande amostra de pacientes.
	
	
	Na fase II os medicamentos são testados em pacientes voluntários sadios.
	
	
	Na fase V o medicamento já está no mercado.
	
	
	O registro do medicamento precisa ser realizado durante a fase II.
	
	
	Na fase I são feitos testes em animais.
	Explicação: A alternativa apresenta corretamente a definição de fase III, na qual os testes são feitos com maiores amostras de pacientes.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa que ordena a numeração corretamente. 1 - Fase 1 2 - Fase 2 3 - Fase 3 4 - Fase 4 (Farmacovigilância) ( ) Tem como objetivo avaliar a efetividade em curto prazo e com número menor de pacientes. ( ) São estudos pós-comercialização, com base no registro; (normalmente sob chancela de órgão regulador ou indústria). ( ) Tem como objetivo a avaliação preliminar sobre segurança (não eficácia) com voluntários. ( ) Tem como objetivo estabelecer efetividade com número maior de pacientes e de preferência em estudos de duplo-cego. 
	
	
	
	3, 4, 1, 2 
	
	
	1, 2, 3, 4 
	
	
	2, 4, 1, 3 
	
	
	2, 1, 4, 3 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A indústria farmacêutica é considerada o setor que mais investe em inovação, assim foi criado uma parceria, que representa uma estratégia significativa e importante para os medicamentos destinados a tratamento das doenças negligenciadas, pois o interesse para a obtenção de novos produtos nessa área é primordialmente do governo. Qual a opção que apresenta esta parceria?
	
	
	
	Parceria da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais 
	
	
	Parceria Ministérios da Educação e Saúde
	
	
	Parceria Público-privada 
	
	
	Parceria Nacional da Previdência Médica 
	
	
	Parceria Governo-Estado 
	Explicação: As Parcerias Ministérios da Educação e Saúde, Nacional da Previdência Médica, Governo-Estado, da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais não foram criados. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O processo de desenvolvimento de novos medicamentos ocorre através de várias etapas que seguem uma determinada seqüência:
	
	
	
	Testes pré-clínicos, testes clínicos, registro e síntese e purificação.
	
	
	Experimentos em seres humanos, Síntese e purificação, testes pré-clínicos, testes clínicos e registro.
	
	
	Síntese e purificação, testes pré-clínicos, testes clínicos e registro.
	
	
	Testes clínicos, testes pré-clínicos, registro e síntese e purificação.
	
	
	Síntese e purificação, testes clínicos, testes pré-clínicos, e registro.
	Explicação: A etapa de Síntese e purificação é sempre a primeira pois representa a atividade aplicada a uma nova substancia candidata a um medicamento. Seguida ocorre as etapas de Testes pré-clínicos e clínicos, que envolvem técnicas laboratoriais de experimentação em animais. E finalmente ocorre o registro do medicamento.
Aula 8
		1.
		Qual das questões a seguir é verdadeira sobre a produção dos genéricos.
	
	
	
	b) São produzidos após lançamento da patente de um medicamento inovador
	
	
	c) São produzidos após lançamento da patente de um medicamento de referência ou inovador.
	
	
	a) São produzidos após o lançamento da patente de um medicamento de referência
	
	
	d) São produzidos depois de expirada a patente de um medicamento de referência ou inovador
	
	
	e) Segundo a necessidade de cada país, independente de prazos de patentes
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A política de implantação de medicamentos genéricos teve como objetivo:
	
	
	
	c) Proporcionar medicamentos inadequados e com gastos elevados com a assistência farmacêutica.
	
	
	b) Proporcionar gastos elevados com assistência farmacêutica.
	
	
	e) Propiciar à população medicamentos com preços mais acessíveis e reduzir gastos com a assistência farmacêutica.
	
	
	a) Proporcionar medicamentos adequados e aumentos com gastos com a assistência farmacêutica.
	
	
	d) Nunca ofertar mais de uma alternativa dos medicamentos genéricos cuja compra foi solicitada.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para a dispensação de medicamentos genéricos, qual das questões a seguir é a correta?
	
	
	
	Será permitida ao farmacêutico a substituição PR uma alternativa terapêutica
	
	
	Será permitida, ao farmacêutico, a substituição por uma alternativa farmacêutica ou medicamento com equivalentes químicos
	
	
	Somente é permitida a dispensação do medicamento genérico ou do medicamento com equivalentes químicos.
	
	
	Somente será permitida a dispensação por uma alternativa terapêutica ou medicamento de referência. 
	
	
	Somente será permitida a dispensação do medicamento de referência ou de genérico correspondente
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando um medicamento pode ser caracterizado genérico?
	
	
	
	Apresenta-se como alternativa terapêutica.
	
	
	Apresenta-se como similar
	
	
	É bioequivalente e tem equivalência farmacêutica
	
	
	Apresenta equivalência química
	
	
	Apresenta-se como alternativa farmacêutica
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Lei nº 9787 de 1999 é a responsável pela regulamentação dos genéricos, por isso é conhecida como Lei dos Genéricos. Segundo essa legislação o que caracteriza os medicamentos similares?
	
	
	
	b) Ser dispensado de registro na ANVISA
	
	
	e) Ser designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB), ou Denominação Comum Internacional (DCI)
	
	
	c) Ter teste de bioequivalência e biodisponibilidade
	
	
	d) Ser identificado por nome comercial ou marca
	
	
	a) Ter obrigatoriamente teste de bioequivalência
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Lei nº 9787 de 1999 é a responsável pela regulamentação dos genéricos, por isso é conhecida como Lei dos Genéricos. Segundo essa legislação o que caracteriza os genéricos?
	
	
	
	Não precisa de provas de biodisponibilidade
	
	
	É similar ao de referência a não pode ter marca
	
	
	Pode ser patenteado
	
	
	Não é intercambiável e tem marca
	
	
	Ser dispensado dos testes de bioequivalência
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia as definições abaixo e depois responda a pergunta: Biodisponibilidade: característica relacionada à eficácia clínica do medicamento. Traduz-se na velocidade e quantidade do princípio ativo ou fármaco, contido no medicamento, que alcança a circulação geral. Para medicamentos administrados via intravenosa, essa propriedade não existe porque o processo de absorção não ocorre por essa via de administração. Bioequivalência: É o estudo de biodisponibilidade comparativa entre dois ou mais medicamentos administrados em uma mesma via extravascular. Avalia os parâmetros relacionados à absorção do fármaco, a partir da forma farmacêutica administrada, contendo a mesma dosagem e mesmo desenho experimental. Dois produtos são bioequivalentes se suas biodisponibilidades (velocidade e extensão da absorção) são semelhantes, após administração na mesma dosagem. Entendendo ambas as definições e lembrando que o medicamento genérico tem a mesma biodisponibilidade e bioequivalência do medicamento de referência responda: 
	
	
	
	É aceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência,
uma vez que terá a mesma dosagem apesar de não ser absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	
	
	É inaceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá a mesma dosagem e será absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	
	
	É aceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá a mesma dosagem e será absorvido nas mesmas quantidades que o de referência
	
	
	É inaceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que sua eficácia não é comprovada 
	
	
	É aceitável que o medicamento genérico seja intercambiável com o de referência, uma vez que terá uma dosagem aproximada será absorvido nas mesmas quantidades que o de referência 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale abaixo a definição correta de medicamento similar:
	
	
	
	Medicamento que utiliza denominação genérica, apresenta o mesmo fármaco, concentração, forma farmacêutica e via de administração que o medicamento de referência ou de marca, mas não tem com ele, comprovada sua bioequivalência. Não podendo, por isso, ser com ele intercambiável. 
	
	
	Medicamento que utiliza denominação genérica, apresenta o mesmo fármaco, concentração, forma farmacêutica e via de administração que o medicamento de referência ou de marca, mas não tem com ele, comprovada sua bioequivalência. Podendo ser com ele intercambiável. 
	
	
	Produto igual ou comparável ao de referência em quantidade de princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, modo de administração e qualidade, que não pretende ser com ele intercambiável. É geralmente produzido após expiração ou renúncia da patente e de direitos de exclusividade, comprovando sua eficácia, segurança e qualidade através de testes de biodisponibilidade e equivalência terapêutica. 
	
	
	Produto comercializado há bastante tempo no mercado, com o qual outros medicamentos pretendem ser intercambiáveis. Para esses medicamentos, houve a necessidade de investimento em pesquisa e sua eficácia, segurança, qualidade e biodisponibilidade, são comprovadas e reconhecidas pela autoridade sanitária nacional.
	
	
	Produto igual ou comparável ao de referência em quantidade de princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, modo de administração e qualidade, que pretende ser com ele intercambiável. É geralmente produzido após expiração ou renúncia da patente e de direitos de exclusividade, comprovando sua eficácia, segurança e qualidade através de testes de biodisponibilidade e equivalência terapêutica. 
Aula 9
		1.
		Conhecido como pai da Farmácia, estimulou o estudo das propriedades e a composição dos medicamentos, defendendo a idéia de que os medicamentos tivessem propriedades opostas às da causa da doença. Qual o nome deste estudioso da composição dos medicamentos? 
	
	
	
	Paracelso
	
	
	Hipócrates
	
	
	Georg Ebers
	
	
	Oswaldo Cruz
	
	
	Galeno 
	Explicação: Em 1.500 a.C. a Medicina egípcia é comprovada por meio da descoberta feita pelo pesquisador Georg Ebers, quando decifrou em um papiro. Em 460-370 a.C., o médico Hipócrates foi considerado o pai da Medicina, surgindo na Grécia, a Medicina racional a partir da observação clínica e do desenvolvimento de uma proposta terapêutica. Em 1240 d.C., foi por intermédio do médico Paracelso que a Química tornou-se uma parte importante da Farmácia. No período de 1902-1906, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado diretor geral de saúde pública. Sua missão era combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre Galeno (considerado o pai da farmácia) assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Estimulou o estudo das propriedades e a composição dos medicamentos, e defendeu a ideia de que os medicamentos tivessem propriedades opostas às da causa da doença.
	
	
	É considerado também o pai da odontologia.
	
	
	Sua irmã, Galiléia, influenciou sua vida nos aspectos de conhecimento científico.
	
	
	Trata-se do precursos dos cursos de farmácia no Brasil.
	
	
	Foi um famoso professor de química na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
	Explicação: Galeno foi o pai da farmácia e o precursos dos estudos sobre os medicamentos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Atualmente, são varias as áreas de atuação do farmacêutico, regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia. Qual das alternativas não apresenta uma destas áreas de atuação?
	
	
	
	Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência;
	
	
	Bacteriologia clínica;
	
	
	Auditoria farmacêutica;
	
	
	Através de diagnósticos, atuar na cura de doenças e restauração da saúde
	
	
	Banco de leite humano;
	Explicação: A função do Médico é direcionada à cura de doenças e restauração da saúde com base no seu diagnóstico.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É função do farmacêutico:
	
	
	
	a) As orientações prestadas pelo farmacêutico ao paciente jamais podem ser por escrito ou por meio de material de apoio adequado.
	
	
	d) Explicar clara e detalhadamente ao paciente o benefício do tratamento, conferindo-se a sua perfeita compreensão, o uso correto, seguro e eficaz dos medicamentos de acordo com as necessidades individuais do usuário
	
	
	b) As contra-indicações, interações e possíveis efeitos secundários do medicamento só podem ser explicados pelo profissional prescritor.
	
	
	e) O farmacêutico não deve procurar os meios adequados para ficar ciente de que o paciente não tem dúvidas sobre o modo de ação dos medicamentos.
	
	
	c) Não cabe ao farmacêutico explicar e/ou orientar a prescrição sobre o medicamento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre o código de ética do farmacêutico, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve cumprir as disposições legais que disciplinam a prática profissional no país, sob pena de advertência.
	
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve atuar sempre com o maior respeito à vida humana.
	
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve zelar pelo perfeito desempenho ético da farmácia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.
	
	
	Ele prevê que o farmacêutico pode exercer sua profissão com objetivo exclusivamente comercial.
	
	
	Ele prevê que o farmacêutico deve responder pelos atos que praticar ou pelos que autorizar no exercício da profissão.
	Explicação: Exercer a profissão com objetivo exclusivamente comercial é algo que o código de ética condena, portanto esta é a alternativa incorreta.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em 1240, na Idade Média, qual foi a importância da promulgação da Magna Carta da Farmácia?
	
	
	
	Parceria da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais 
	
	
	Criação das primeiras boticas ou apotecas consideradas as precursoras das farmácias modernas.
	
	
	Criação dos "sandalinis", locais destinados à preparação e a comercialização de medicamentos e perfumes.
	
	
	A separação entre Farmácia e Medicina, passando a reconhecer a profissão de farmacêutico.
	
	
	Fundação da primeira escola de Farmácia, de onde saíam os especialistas em substâncias terapêuticas.
	Explicação: No século II , os árabes fundaram a primeira escola de Farmácia de onde saíam especialistas em substâncias terapêuticas e também criaram os sandalinis, locais destinados à preparação e à comercialização de medicamentos e perfumes. No século X, na Espanha e na França, foram criadas as primeiras boticas ou apotecas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A partir das obras de um médico, considerado o pai da Medicina, surge, na Grécia, a Medicina tracional a partir da observação clínica e do desenvolvimento de uma proposta terapêutica. Qual o nome deste médico observador da terapia clínica?
	
	
	
	Oswaldo Cruz
	
	
	Paracelso
	
	
	Georg Ebers
	
	
	Hipócrates
	
	
	Galeno 
	Explicação: Em 1.500 a.C. a Medicina egípcia é comprovada por meio da descoberta feita pelo pesquisador Georg Ebers, quando decifrou em um papiro. Em 130-200 d.C., Galeno, conhecido
como pai da Farmácia, foi muito influenciado pelos ensinamentos de Hipócrates. Em 1240 d.C., foi por intermédio do médico Paracelso que a Química tornou-se uma parte importante da Farmácia. No período de 1902-1906, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado diretor geral de saúde pública. Sua missão era combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No exercício de sua atividade é necessário que o farmacêutico obedeça ao Código de Ética da profissão. Qual alternativa apresenta o que o farmacêutico não deve fazer?
	
	
	
	Zelar pelo perfeito desempenho ético da farmácia.
	
	
	Manter seus conhecimentos técnicos e científicos atualizados.
	
	
	Atuar sempre com o maior respeito à vida humana. 
	
	
	Exercer sua profissão com objetivo exclusivamente comercial.
	
	
	Cumprir as disposições legais que disciplinam a prática profissional no país.
	Explicação: O Código de ética do farmacêutico, caracteriza que é necessário que o farmacêutico obedeça as normas deste código, destacando o que o farmacêutico deve e não deve fazer.
Aula 10
		1.
		Leia o parágrafo abaixo e responda: Automedicação: uso de medicamentos sem prescrição médica, na qual o próprio paciente decide qual medicamento utilizar. Inclui-se nesta designação genérica a prescrição (ou orientação) de medicamentos por pessoas não habilitadas, como amigos, familiares ou balconistas de farmácia. (BORTOLI et al., 1998). Em face do que foi descrito o papel do farmacêutico ante a automedicação é: 
	
	
	
	Proporcionar assessoria ao paciente sobre os medicamentos vendidos sob prescrição médica que este deseje ingerir e incentivar o uso racional de medicamentos;
	
	
	Proporcionar assessoria ao paciente sobre os medicamentos antibacterianos que este deseje ingerir e incentivar o uso racional de medicamentos;
	
	
	Proporcionar assessoria ao paciente sobre os medicamentos controlados com receituário especial que este deseje ingerir e incentivar o uso racional de medicamentos;
	
	
	Proporcionar assessoria ao paciente sobre qualquer medicamento que este deseje ingerir e incentivar o uso racional de medicamentos;
	
	
	Proporcionar assessoria ao paciente sobre os medicamentos livres de prescrição que este deseje ingerir e incentivar o uso racional de medicamentos;
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Atenção Farmacêutica pode ser definida como:
	
	
	
	missão principal do farmacêutico, que é a provisão responsável de cuidados relacionados a medicamentos com o propósito de conseguir resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes
	
	
	é o mesmo que assistência farmacêutica e farmácia clínica
	
	
	ato do profissional farmacêutico de entregar os medicamentos ao paciente, no momento da dispensação
	
	
	envolve desde as atividades administrativas da farmácia (ex: compra, programação) até as atividades de acompanhamento farmacoterapêutico
	
	
	é a verificação de pressão arterial, glicemia, aplicação de injetáveis
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo a OMS , há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. Considera-se como NÃO obstáculo para o uso racional de medicamentos no Brasil: 
	
	
	
	O excesso de medicamentos disponíveis no mercado.
	
	
	Carência de profissionais farmacêuticos capacitados no acompanhamento farmacoterapêutico. 
	
	
	Insuficiência de diretrizes clínicas tanto no setor privado como público. 
	
	
	Prática da automedicação responsável. 
	
	
	Propaganda e marketing de medicamentos. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um paciente entra em sua farmácia e solicita um medicamento sem apresentar a prescrição médica, figurando um uso inapropriado de medicamento. Tal fato poderá ter diversas consequências, dentre as alternativas que seguem, qual não é resultado desse uso inapropriado?
	
	
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	
	Causar eventos adversos
	
	
	Não causar Resistência a antibióticos
	
	
	Causar Farmacodependência.
	
	
	Ter Eficácia limitada
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual dos problemas a seguir não se refere a um problema encontrado nas prescrições?
	
	
	
	Prescrição única
	
	
	Prescrição extravagante
	
	
	Sobreprescrição
	
	
	Prescrição múltipla
	
	
	Prescrição incorreta
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando que um paciente hipertenso que estava com muitas dores na coluna foi ao médico e recebeu a prescrição de um analgésico, não recebendo a prescrição do medicamento par a sua hipertensão. Qual das alternativas a seguir representa corretamente um tipo de problemas na prescrição?
	
	
	
	Prescrição extravagante
	
	
	Sobreprescrição
	
	
	Subprescrição
	
	
	Prescrição múltipla
	
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Assinale a alternativa que contém a definição CORRETA:
	
	
	
	Medicamento Similar é o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.
	
	
	O medicamento genérico foi estabelecido pela Lei no. 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. Pode ser definido como medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional (DCI)
	
	
	Bioequivalência é a quantidade de droga aplicada que chega no seu local de ação e que apresenta uma resposta farmacológica
	
	
	Biodisponibilidade refere-se a fármacos que são fabricados por laboratórios diferentes, com a mesma composição, que apresentam a mesma biodisponibilidade.
	
	
	Equivalente Farmacêutico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a Atenção Farmacêutica. I - O termo ¿Atenção Farmacêutica¿ é derivado da filosofia que inspirou a criação da Farmácia Hospitalar. II - A filosofia contida na Atenção Farmacêutica é prestar orientação ao usuário, mas dentro de uma visão integral, complexa, profunda do paciente em sua relação com o medicamento. III - Através da Atenção Farmacêutica há a detecção de efeitos adversos ao medicamento e apresentação de sugestões para atenuá-los. IV - A Atenção Farmacêutica atua somente no campo hospitalar. São corretas somente as afirmativas: 
	
	
	
	a) II e III
	
	
	e) I, III e IV
	
	
	b) I e IV
	
	
	c) I, II e III
	
	
	d) I, II e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?