Buscar

Ana Lúcia Rosa dos Santos - Primeira prova de Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Lúcia Rosa dos Santos - Pedagogia (1981577)
RESPONDER AVALIAÇÃO - Avaliação I - Individual (Cod.:740140)
Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16) – Prova - 46339025
Período para responder - 25/04/2022 - 10/05/2022
1 - A Geografia está redefinida como ciência social. E nunca o espaço do ser humano foi tão importante para o desenvolvimento da História. Por isso, a Geografia é a ciência do presente, é inspirada na realidade contemporânea. Referente ao ensino e à ciência geográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A Geografia tem o objetivo de contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação de lugares realizada pelos homens, pois é através da organização do espaço que os homens dão sentido aos arranjos econômicos e aos valores sociais e culturais construídos historicamente. 
( ) O objeto da Geografia é o espaço geográfico, ou seja, o conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações que procuram revelar as práticas sociais dos diferentes grupos. 
( ) A Geografia contribui para pensar o espaço enquanto uma forma religiosa de se expressar no mundo na qual passam todas as relações científicas e se estabelecem as redes espiritualistas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - V - F.
C) V - F - V.
D) F - F - V.
2 - Na educação, método é caminho, é opção por um trajeto até o alcance de objetivos que se sintetizam na aprendizagem. Diversos métodos de ensino podem transformar a didática pedagógica e, consequentemente, o desempenho de alunos nos ambientes escolares. Com relação ao conceito de Método de Ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Método pode ser entendido como conjunto de procedimentos criados para se atingir determinados objetivos. 
( ) É necessário o uso de métodos para que a aprendizagem ocorra com qualidade na educação. 
( ) Ao explicar um determinado assunto em sala, o professor estará usando um álibi ideológico. 
( ) Na aplicação de quaisquer métodos, estarão presentes religiosidade, técnicas, procedimentos tradicionais e avaliação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - F.
B) V - F - F - V.
C) V - V - F - V.
D) F - V - F - F.
3 - Os métodos de ensino estão atrelados aos objetivos dos conteúdos a serem aplicados. Isso implica conhecer o perfil dos alunos e a sequência didática das atividades pedagógicas desenvolvidas. Quanto aos conceitos de método de ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os métodos de ensino são as feições de como os professores aplicam os conteúdos com o intuito de atingir a aprendizagem dos alunos de forma efetiva. 
( ) Os métodos de ensino são atividades neutras de cunho pedagógico, não necessitando ter objetivos definidos para as finalidades práticas. 
( ) Os métodos de ensino são práticas pedagógicas baseadas em atividades reflexivas e ativas com relação ao ensino e à aprendizagem. 
( ) Os métodos de ensino são as maneiras como o professor organiza as atividades pedagógicas para uma finalidade educativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - F.
B) F - V - F - V.
C) V - F - V - V.
D) F - V - V - F.
4 - O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural em função do fato deste não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento empregada. 
II- II- O espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. 
III- III- O espaço geográfico é o palco somente das realizações da natureza. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
5 - A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do ser humano em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender às demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. Tendo estas colocações como referência, assinale a alternativa CORRETA:
A) Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio religioso.
B) A Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para as aplicações práticas na realidade metafísica.
C) Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade.
D) A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições teológicas
6 - O ensino nas escolas no início do século XXI não pode ser mais baseado nos moldes do século passado. O mercado de trabalho exige dos profissionais novas capacidades de flexibilidade, adaptação e inovação para as quais a escola e também a geografia não estão correspondendo. De modo geral, sobre o ensino da disciplina de geografia, analise as afirmativas a seguir: 
I - Deve levar o aluno a entender o espaço geográfico e como as sociedades o transformam, e como se estabelecem relações de poder sobre a base territorial carregadas de disputas de interesses e contradições. 
II - Possibilitar que o aluno se perceba enquanto sujeito do espaço que estuda, percebendo que os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho em sociedade, mediados pelo conhecimento e uso da técnica. 
III - Possibilitar que o aluno perceba o meio em que vive, bem como se localizar, orientar e se locomover, entendendo o espaço em escalas diversas. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a afirmativa II está correta.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa I está correta.
7 - A psicogênese da noção de espaço passa por níveis próprios da evolução geral da criança na construção do conhecimento: do vivido ao percebido e deste ao concebido. Dessa forma, sobre Espaço vivido, Espaço percebido e Espaço concebido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Espaço vivido é o local cotidiano onde estabelecemos nossas relações humanas, onde criamos os laços afetivos, emocionais, sociais. 
( ) Espaço percebido é aquele ponto ou área do espaço que o ser humano identifica e atribui sensações e predicados, sejam eles afetivos ou não. 
( ) Espaço concebido está associado à produção das representações do espaço, e o vivido, ao espaço de representação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A) F - V - V.
B) F - F - F.
C) V - V - V.
D) F - F - V.
8 - O conceito de lugar, considerado por muito tempo como um dos mais problemáticos da Geografia, tem se destacado, recentemente, como uma das chaves para a compreensão das tensões do mundo contemporâneo. Articulando, entre outras, as questões relativas à globalização versus individualismo, sentimentos e racionalidade, pertencimento e identidade, o lugar tem se apresentado como um conceito capaz de ampliar as possibilidades de entendimento de um mundo que se fragmenta e se unifica em velocidades cada vez maiores. Diante do assunto exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a história e conseguir entender as coisas que ali acontecem. 
II- Os lugares vividos pela maioria das crianças brasileiras são espaços vazios de conteúdo, sem história, são neutros, são transitórios, em geral, de uma arquitetura de desnudamento. 
III- O lugar tem muitos significadosque são atribuídos pelas pessoas e, muitas vezes, traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos do que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade. 
IV- É possível pensar o conceito de lugar relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte de nosso cotidiano, carregados de emoções e que nos dão a sensação de segurança, de pertencimento, de identidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
9 - A ciência geográfica estuda a dinâmica da terra e sua inter-relação com a população nela inserida. Durante muito tempo na história, a Geografia ficou à mercê de outras ciências. O conhecimento geográfico remonta desde a pré-história, e o reconhecimento como ciência decorre dos estudos realizados pelos precursores. Referente aos precursores, assinale a alternativa CORRETA:
A) Milton Santos e Yves Lacoste.
B) Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
C) Alexandre Humbolt e Karl Ritter.
D) Hernández Cortez e Alejandro Sanchez.
10 - Dentre os povos da Antiguidade que possuíam conhecimento geográfico, os gregos se destacam. Este povo dominou vastas áreas do sul da Europa, Oriente Médio e nordeste da África, de onde controlavam e administravam cidades e povos. Assim, através da dominação e do comércio, acumularam conhecimentos geográficos, os quais eram enriquecidos com representações cartográficas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais conhecimentos acumulados pelos gregos:
A) Conhecimento geográfico teológico, cujo inventário sistemático de terras e povos permitia otimizar a administração do Estado.
B) Conhecimentos astronômicos com a diferenciação das estrelas dos planetas; movimento de revolução da lua em torno da Terra; conhecimentos de geometria (geografia matemática); ideias sobre as dimensões da Terra, distribuição de terras emersas e imersas, e dos seres humanos sobre a superfície; admitia-se a esfericidade da Terra, porém a teoria defendida era a geocêntrica, em que a Terra seria o centro do universo.
C) Conhecimentos sobre a religião ou superfície terrestre, obtidos através do geografia descritiva, cujo objetivo era a localização de áreas ricas em produtos comerciais, minerais, as vias de acesso a estas áreas, problemas e obstáculos ligados ao abastecimento, contorno de possíveis fronteiras e distribuição de povos e grupos étnicos sobre as terras a conquistar.
D) Conhecimentos mitológicos sobre a existência de monstros, animais de dimensões extraordinárias e informações distorcidas de áreas distantes que impediram o desenvolvimento do conhecimento geográfico na Antiguidade

Outros materiais