Buscar

ESTUDO DIRIGIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
DIREITO DAS COISAS
1 Existem várias teorias relacionadas à propriedade, mas as duas principais são: a teoria subjetiva da posse e a teoria objetiva da posse, que em última análise se opõem ao aspecto evolutivo do instituto. A maioria das doutrinas é baseada na teoria objetiva usada.
A teoria da posse subjetiva foi idealizada por Savigny, que disse: Como possuidor, o sujeito deve ter um corpus e um animus. A conexão cumulativa e o corpus estão relacionados ao objeto, o que significa que ele está entendendo seus benefícios. O animus, denominado elemento alma, é o animus voltado para as pessoas, ou seja, a intenção de ser o mestre. Compreender a hostilidade de uma pessoa é subjetivo.
Portanto, parece ser uma teoria das lacunas e deixa espaço para a teoria da posse objetiva, onde Ihering criticou a teoria de Savigny, em um exemplo mais moderno, construir tijolos em qualquer terreno, mesmo que não haja nada próximo a ele. Gente, se alguém pega, é roubo.
2 A posse pode ter a natureza de direitos de propriedade, se for baseada nesta categoria de direitos; é o caso quando o proprietário exerce a propriedade de sua própria propriedade ou no desenvolvimento de direitos de propriedade, que é também a origem do desenvolvimento da posse .
3 A posse velha é a de ano e dia ou mais, e a posse nova é a de menos de ano e dia, no entanto essa distinção ficou à cargo do magistrado pois o Código Civil não faz distinção de ambas. 
4 A aquisição da propriedade em sua origem, a saber, a compreensão das coisas, o exercício dos direitos e a disposição das coisas ou direitos, e a derivação, que é a tradição e herança da posse, ou quando a pessoa acha algo no lixo, ou abandonado que não tem dono. 
5 A aquisição da propriedade divide-se em origem, a saber, a compreensão das coisas, o exercício dos direitos e a disposição das coisas ou direitos, e a derivação, que é a tradição e herança da posse. A propriedade pode ser obtida através do modelo original sem o consentimento do anterior proprietário, e a propriedade pode ser obtida através do modelo derivado com o consentimento do anterior proprietário, causando assim uma transferência de propriedade. O entendimento das coisas reside na posse de coisas que “não têm dono”, isto é, se está abandonado ou não pertence a ninguém. Também pode ser dito que coisas podem ser tiradas de outras pessoas sem sua permissão, constituindo posse ilegal. Basta obter o poder de fato e uma relação com um determinado bem por meio da ação. Quando se trata de imóveis, as preocupações se revelam por meio da ocupação do imóvel.

Continue navegando