Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:745507) Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social (SES46) Prova: 43756272 Período para responder: 
22/03/2022 - 22/04/2022
1-Os espaços profissionais do assistente social situam-se em diversas áreas. Após a sua legitimação enquanto profissão reconhecida por lei, o Serviço Social passou a ter uma valorização maior, por isso que para ser assistente social a pessoa precisa cursar o ensino superior, ter graduação, pois a profissão exige competência e qualificação profissional e não como era considerado no passado, em que bastava a simples boa vontade, espírito benevolente e caritativo. Assim, analisando o Serviço Social enquanto profissão disserte sobre os espaços profissionais (campos/áreas) em que o assistente social pode atuar.
Resposta esperada
Os espaços profissionais (campos/áreas) em que o assistente social pode atuar são diversos, sendo uma das principais o das políticas sociais públicas e privadas, sendo o assistente social requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Poderá atuar na área da Seguridade Social, abrangendo o tripé assistência, saúde e Previdência Social. O profissional poderá atuar nas políticas direcionadas aos segmentos populacionais com crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros, população indígena, carcerária, famílias, entre outros. Área empresarial, setor privado, indústrias, área educacional, área sociojurídica, movimentos sociais, Terceiro Setor abrangendo as organizações não governamentais, conselhos diversos de políticas públicas, entre outros inúmeros setores e áreas.
2-A gênese do Serviço Social no Brasil emerge com a efetivação da primeira escola de Serviço Social no Brasil, sendo criada em 1936 no Estado de São Paulo, com forte influência da Igreja Católica. Nesse sentido, analisando o percurso do Serviço Social no cenário brasileiro, disserte sobre os aspectos da trajetória do Serviço Social no Brasil.
Resposta esperada
Podemos especificar alguns aspectos sobre a trajetória do Serviço Social no Brasil, como, por exemplo, as bases para sua implantação a partir do reconhecimento das tensões sociais, com o processo de industrialização e desenvolvimento desenfreado do capitalismo, que forçou o surgimento das escolas de Serviço Social no país. Após São Paulo, foi no Rio de Janeiro que surgiu a segunda escola de Serviço Social no Brasil, ambas com forte influência da Igreja Católica. O desenvolvimento de comunidade era prioritário na sociedade brasileira, sob influência norte-americana, como forma de manter condições apropriadas para a legitimação e continuidade do sistema capitalista no país. A partir dos anos de 1960, com o movimento de reconceituação do Serviço Social é que este foi realmente descaracterizado de ações caritativas, benevolentes e assistencialistas, com vários encontros e debates sobre a profissão. Foi-se percebendo que era chegado o momento de que a profissão fosse regulamentada e reconhecida profissionalmente. De filantropia, o Serviço Social passou a ser reconhecido como profissão.

Continue navegando