Buscar

hipersensibilidade I

Prévia do material em texto

Relembrando resposta humoral e celular:
Microrganismo entra, o macrófago reconhece que expressa o receptor MHC de classe 2 , esse macrófago vai migrar para os linfonodos mais próximos onde irá encontrar Linfócitos TH, fazer a apresentação do antígeno. Quando ele estimular o Linfócito Th dependendo do mediador ele pode se dividir em duas subclasses, que são TH1 e TH2. O Linfócito Th1 ativa o Linfócito T-citotóxico, e o Linfócito Th2 ativa o Linfócito B que se transforma em Plasmócito e vira anticorpo .
A hipersensibilidade que é uma sensibilidade desacerbada (exagerada) do sistema imunológico, é uma resposta que de alguma forma altera alguma etapa da resposta humoral ou celular.
A hipersensibilidade se manifesta em forma de alergia.
Alergia Atopica = são indivíduos que tem a alergia já na sua predisposição genética (hereditário), é uma resposta que o animal vai provavelmente ter a sua vida toda, em maior ou em menor escala (probabilidade) dependendo da época que ele estiver. 
Alergia Temporária = são determinadas por variações de estres ( nutricional, mudança de ambiente, maturação sexual, do proprietário...), tudo que o animal possa se sentir alguma forma estressado, deprimido, podem levar a uma reação de mudança de resposta temporária.
Então a hipersensibilidade de tipo 1 pode ser Atópica ou Temporária.
Na temporária é fácil, é só retirar o que está dando problema, dar um tempo para o organismo voltar ao normal e depois pode-se reintroduzir a substancia que deu alergia.
Na Atópica é bom saber o que está dando alergia para poder tirar do organismo do animal.( exemplo = cachorro com alergia a pó)
Sempre que for falado de hipersensibilidade, em algum momento da vida do indivíduo aconteceu uma pré-exposição( ao que agora está apresentando alergia) . 
A resposta de hipersensibilidade é uma resposta do sistema imune alterada.
A alergia vai se manifestar a partir de uma segunda exposição, onde já tenha tido uma pré-sensibilização. Então há um momento em que o corpo entra em contato com a substancia, monta uma resposta alterada, e mediante a um segundo contato com a mesma substancia o organismo desenvolve a resposta.
A pré-sensibilização é necessária para montar a resposta, a partir dai vamos ter varrições de uma resposta alérgica (hipersensibilidade) para outra.
A hipersensibilidade do tipo 1 também é chamada de imediata, pois ela irá ocorrer nos primeiros minutos pós exposição.
Um alérgino = uma substancia estranha que o corpo resolveu achar que era estranho. (exemplo : pólen) .
No momento que o pólen entra no pulmão do animal, esses pólen entraram em contato com macrófagos, e um indivíduo atópico reconhece uma alergênica como se fosse um MO, então o macrófago recolhe essa substancia e leva para o linfonodo para apresentar para o linfócito TH, esse linfócito TH é estimulado, vira linfócito Th2, que ativa linfócito B, vira plasmócito e produz anticorpo. O anticorpo mais comum produzido quando falamos de alérgino é o anticorpo do tipo IgE, esse IgE cai na corrente sanguínea vai para os tecidos, no tecido ele se acopla nos receptores para IgE de mastócito (que é a célula que irá fazer a bagunça na hipersensibilidade do tipo 1), então no tecido o mastócito está sendo “armado” prendendo muitos IgE nos receptores dele. Em uma segunda exposição o IgE que está acoplado no mastócito reconhece o alérgo , a membrana se desestabiliza e libera histamina ( a partir da segunda exposição a resposta é rápida). 
A reação alérgica que nós vemos normalmente é devido a histamina liberada, pois ela faz vaso dilatação, estimula uma reação inflamatória ( vaso dilata, sai plasma, sai sangue), causando vermelhidão, edema, calor...
 Quanto mais mastócito pré -sensibilizados tiver, mais grave será a alergia.
Para ter uma reação alérgica generalizada, provavelmente houve tanta produção de anticorpo, que uma boa parte dos mastócitos no corpo do animal recebeu IgE. 
A relação do mastócito com IgE = é que o mastócito tem receptor para a porção Fc do anticorpo IgE.
O que tem de errado nessa resposta é o reconhecimento de um alérgino como se fosse um MO e a continuidade da resposta.
Para amenizar a alergia podemos usar um anti- histamínico. 
Então sempre vai fazer memoria quando envolver Linfócito, pois para haver a produção de anticorpo tem que ter memória. Provavelmente depois de um ano ele pode ter o mesmo tipo de resposta.

Continue navegando