Buscar

Prévia do material em texto

Princípios da Bioética
Beneficência: praticar o bem independente da pessoa
ex.: um bandido estava assaltando um banco quando na intervenção policial ele foi baleado, ao ser levado para o hospital, os médicos e demais profissionais de saúde têm por dever ajudar a salvar a vida deste indivíduo, mesmo ele sendo um ladrão/assassino.
Não- Meleficência: não fazer o mal
o princípio pode ser representado pela frase em latim: “primum non nocere” (primeiro, não prejudicar)
ex.: Em uma pesquisa para a cura do câncer foi comprovado em testes que em 90% dos casos obtiveram a cura, entretanto 10% morreram por consequência de efeitos colaterais.
Neste caso, a pesquisa será suspendida e a vacina/medicamento não poderá ser utilizado. 
OBS.: é observável que este caso obedece o décimo Código de Nuremberg, que corresponde de que o pesquisador deve está disposto a suspender a pesquisa.
Outro exemplo, utilizar dos conhecimentos em anatomia para ferir alguém intencionalmente.
Entretanto, esses casos são interrompidos por outro princípio ético, a autonomia.
Autonomia: qualquer procedimento em um indivíduo deve ser autorizado por ele, o que pode bater de frente com o princípio de não-maleficência, pois, exemplo: há um paciente terminal, que necessita apenas dos cuidados paliativos para amenizar a dor, então cabe ao paciente decidir se vai continuar com os cuidados ou não, entretanto o médico sabe que se parar estará infringindo o princípio da não-maleficência. Neste caso, o princípio maior a se cumprir é o da autonomia
O princípio da autonomia é amparado pelo direito, ao abrigo do Código de Ética Médica Brasileiro (Capítulo V, Artigo 31).
Tal artigo destaca o direito do paciente de ter a sua autonomia respeitada, no seguinte trecho onde é indicado que o médico é proibido de:
“(...) desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte”
Justiça: justiça distributiva ou equidade
A distribuição dos serviços de saúde deve ser realizada de forma justa devendo haver igualdade de tratamento para todos os indivíduos, independente de classe social, raça, cor, etnia, orientação sexual, opinião política, entre outros.
ex.: o caso real aconteceu em Oregon, nos Estados Unidos.
Com objetivo de proporcionar atendimento básico de saúde a um número maior de pessoas, o governo local reduziu os atendimentos de saúde que possuíam custos elevados.
Dessa maneira, foi possível realizar a distribuição mais alargada dos recursos disponíveis, abrangendo uma quantidade maior de pessoas para o atendimento de saúde.
Ref. Bibliográfica:
http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/264/os-principios-bioeticos/en-US#:~:text=A%20Bio%C3%A9tica%2C%20tendo%20a%20vida,N%C3%A3o%20Malefic%C3%AAncia%2C%20Autonomia%20e%20Justi%C3%A7a.

Mais conteúdos dessa disciplina