Buscar

Analise comportamental das emoções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANALISE COMPORTAMENTAL DAS EMOÇÕES
O presente artigo visa as discussões e análises das emoções sob a visão de Arthur W. Staats, cujo teórico afirma que que os estados emocionais estão diretamente ligados a vários transtornos de comportamento.
Para começar é importante enfatizar o princípio das informações, pois sob os olhares de Darwin que as emoções começaram a se ligar em origem e relação ao corpo. Assim os estados emocionais são frutos da linha evolutiva e individual de cada um, fazendo com que cada um sinta de forma diferente um mesmo sentimento e que seu corpo tenha uma devolutiva em ação ao sentimento. 
Skinner acredita que as emoções são impulsos para que se dê início a um comportamento advindo de circunstâncias que afetam diretamente o indivíduo, permitindo assim que este comportamento seja classificado. Para ele algumas emoções podem afetar o organismo por um momento de ação, ou afetar de forma geral fazendo com que não seja passageira; por exemplo uma pessoa em estado de raiva pode jogar o celular na parede ou usar seu punho para desferir socos na primeira coisa que ver, enquanto uma pessoa apaixonada irá tentar agradar sua paixão fazendo com que ela sorria para ela, seja presenteando ou fazer gestos que demonstrem sua paixão. Em resumo sua conclusão é de que a emoção como estado interno atua no comportamento alterando-o.
Na análise de Staats as emoções funcionam como eventos internos, que afetam o comportamento devido suas funções estimuladores, e para isso propôs um modelo teórico que estude o comportamento humano como um todo, pois na época estudar isto de forma geral era difícil, pois só conseguiam estudar de formas especificas ou por núcleos; mas o método usado por ele foi pela observação indireta e método experimental-longitudinal para verificar a base do comportamento do ser humano.
Partindo da teoria do Behaviorismo Psicológico existem três funções do estimulo: eliciar uma resposta emocional, reforça-la, e então direcionar; e este direcionamento pode se fazer de forma positiva ou negativa, pelo meio da aproximação caso positiva, e fuga ou esquiva caso negativa. Um exemplo para este critério é uma pessoa que não consegue aceitar o fim de seu namoro e bloqueia a pessoa de sua vida social e de redes sociais, enquanto uma pessoa que está feliz com algum feito pode querer abraçar forte as pessoas com quem se sente à vontade.
Mas Staats e Skinner se diferem no reconhecimento dos tipos de condicionamento, porque para Staats as respostas motoras (operantes) e emocionais (clássicas) têm igual importância enquanto Skinner não considerou isto. Então para Staats “emoção afeta o comportamento”, porque as mudanças fisiológicas não produzem experiências estimuladoras, mas as respostas emocionais causadas pelo ambiente sim produzem sensações estimuladoras que afetam o organismo que o faz aprender respostas motoras para o estimulo em questão.
De forma simplificada “emoções são condições sentidas com importância para o indivíduo em seu processo de adaptação ambiental”, sendo dado o desenvolvimento individual de como cada um sente e processa tal sentimento, fazendo o crescimento exponencial criar um comportamento adaptado de forma generalizado conforme convivência em sociedade.

Outros materiais